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Passageiros reclamam da demora dos ônibus em Porto Alegre

quarta-feira, 1 de julho de 2020

O transporte coletivo de Porto Alegre, que tem circulado com passageiros sentados, em razão do decreto da Prefeitura, acabou criando um problema para os rodoviários. Pela nova determinação, os ônibus somente poderão circular com limite máximo de passageiros sentados, sem ninguém em pé. No entanto, muitos usuários não estão gostando de esperar um longo tempo nas paradas. 

Tanto nos veículos da zona Sul quanto nas zonas Leste e Norte, os usuários dos ônibus têm reclamado dos veículos que acabam por não parar nas paradas e da demora para conseguir embarcar.

Dois locais, as paradas da Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, e os terminais da avenida Salgado Filho, no Centro Histórico, têm chamado a atenção pela grande concentração de pessoas nas paradas, principalmente nos primeiros horários da manhã e no final de tarde. 

Motoristas alertam
Os motoristas alertam os usuários para as novas regras. No terminal da Salgado Filho, a auxiliar administrativa Larissa Macedo Antunes, que aguardava o ônibus da linha Menino Deus, afirmou que nos últimos dias percebeu mais passageiros nas paradas. "Os ônibus passam com passageiros sentados e tanto o motorista quanto o cobrador têm feito o sinal de que não vão parar", destacou. Além do limite de passageiros, o decreto da Prefeitura determina que usuários, motoristas e cobradores devem usar máscaras, conforme já vinha sendo orientado.

O presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte (Stetpoa), Sandro Abbade, afirmou que além de não haver nenhum avanço ou qualquer negociação com o sindicato patronal sobre os parcelamentos de salários, as recentes alterações indicadas em decreto municipal "complicaram ainda mais". 

"Agora só podemos transportar passageiros sentados, essa decisão para nós, que estamos na ponta e precisamos dizer quem sobe ou não, está bem difícil", definiu Abbade.

Segundo ele, alguns trabalhadores já relataram, inclusive, a ocorrência de enfrentamentos por parte de passageiros dentro de bairros mais afastados da Capital, pois o condutor alerta sobre a lotação máxima e muitas pessoas não querem ficar na parada. 

"Tem gente que não quer entender, querem subir no ônibus de qualquer jeito, daqui a pouco começam os dias de chuva e está ficando mais complicado para nós", ressaltou, reforçando que deixar passageiros "na rua" e o trabalhador ter que enfrentar isso tem sido praticamente inviável.

Além dessa situação Abbade reiterou que a categoria aguarda a prorrogação da Medida Provisória 936, do governo Federal, que trata da redução de carga horária e de salário, bem como da complementação dos salários por parte do governo. "Para nós está sendo um ano muito difícil, cada semana entra um decreto novo, esperando uma medida provisória que não sai, os empresários sinalizando uma dificuldade financeira, então está sendo muito difícil pra nós", assinalou. 

O próximo movimento do sindicato, segundo Abbade, será a tentativa de agendar uma reunião com o prefeito Nelson Marchezan Júnior. "Precisamos de algum apoio, algum sinal", disse.  

Medidas são para seguranças das pessoas 
A prefeitura de Porto Alegre informou, em nota, que as medidas adotadas "são para segurança das pessoas". "Compete às empresas de ônibus e seus funcionários cumprirem e fazerem cumprir as determinações legais. O número máximo de passageiros no coletivo sempre foi tarefa da tripulação, tendo agora apenas a diminuição em função da pandemia. Todos os serviços estão com diminuição de atendimento e compete ao prestador tal controle, não sendo diferente nos ônibus. Pedimos a colaboração da população e também da tripulação do transporte público para conter o contágio pelo novo coronavírus".

 A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) informou que "orienta a tripulação a controlar, na medida do possível, o acesso de passageiros nos coletivos, atendendo ao decreto municipal. Pedimos também, para que os colaboradores evitem qualquer tipo de confronto com o usuário". 

Informações: Correio do Povo
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Em Salvador, Prefeitura anuncia início das obras do segundo e terceiro trechos do BRT

O início das obras dos trechos dois e três do sistema BRT fora autorizado nesta segunda-feira (29) pelo prefeito ACM Neto.

O primeiro trecho, entre o Parque da Cidade e a região da rodoviária, já está em andamento, com 75% das obras concluídas e previsão de entrega em dezembro. Para chegar à Estação da Lapa, o sistema, que será integrado ao metrô, vai passar pelas avenidas ACM, Magalhães Neto e Vasco da Gama.

A prefeitura informou sobre a extensão dos trechos do transporte, custo da obra e prazo para entrega. Confira:

TRECHO 2 – Lapa/Cidade Jardim (do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av.Vasco da Gama)

R$ 203,7 milhões
Extensão: 6,9 km
Prazo: 28 meses
Empresa: Consórcio Engetec/PCE
TRECHO 3 – Parque da Cidade Pituba-Itaigara (Posto dos Namorados)

R$ 37,6 milhões
Extensão: 1,8 km
Prazo: 11 meses
Empresa: Engetec Construções e Montagem S/A
OBRAS COMPLEMENTARES - BRT:

Trincheira bidirecional (nova Tancredo Neves) - ligação avenida Tancredo Neves – avenida Magalhães Neto

R$ 42.975.816,46
Empresa: Consórcio OAS/Future ATP
Prazo: 11 meses
Construção de via nova e subterrâneo (Trincheira)
Recapeamento de vias existentes
Ajustes na passarela existente
Drenagem
Iluminação em LED
Paisagismo e equipamentos urbanos
Funções do equipamento:

1. Proporcionar conexão direta da Av. Magalhães Neto com a região interna (miolo) e com a pista principal da Av. Tancredo Neves;

2. Reduzir o fluxo intenso no trecho da pista marginal da Av. Tancredo Neves entre a Av. Magalhães Neto e a Rua José Peroba;

3. Melhorar a fluidez na Av. Tancredo Neves, priorizando o transporte coletivo;

4. Facilitar o acesso dos pedestres ao “miolo” ampliando a passarela existente;

5. Possibilitar a implantação de ciclovia na região

Informações: G1 Bahia
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EMTU distribui 2 mil máscaras para passageiros das linhas intermunicipais em Campinas

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo começou a distribuir, nesta segunda-feira (29), 2 mil máscaras para passageiros de ônibus das linhas intermunicipais no Terminal Metropolitano de Campinas (SP). A medida foi tomada para evitar o avanço do novo coronavírus.

Os motoristas receberam um lote, às 9h30, com os equipamentos de proteção e devem distribuir para as pessoas que entrarem no transporte público sem máscara. A utilização do item é obrigatória nos ônibus em todo o Estado de São Paulo.

As máscaras são de pano, portanto podem ser lavadas e reutilizadas. No Terminal, passam 63 linhas da EMTU que circulam por 20 cidades da região.

Informações: G1 Campinas e Região
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Verba liberada para Metrô beneficiará estações do Recife, Jaboatão e Cabo

Os R$ 22,8 milhões liberados pelo Governo Federal para melhorias no Metrô do Recife serão distribuídos em três intervenções de infraestrutura, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Além da construção de uma ponte sobre o Rio Pirapama, em Jaboatão dos Guararapes, anunciada no último dia 22, quando foi anunciado o repasse, seis estações da linha Centro terão suas cobertas recuperadas e três estações do Cabo de Santo Agostinho passarão por adequação de acessibilidade.

Um segundo projeto, para recuperação de equipamentos, orçado em R$ 15 milhões está sendo analisado.

Este é o primeiro investimento no Metrô do Recife nos últimos nove anos. A verba chega após o aumento escalonado das tarifas, que passaram de R$ 1,60, em 2019, para R$ 4, neste ano. Na distribuição do valor, no entanto, não são contempladas questões de manutenção das linhas ou dos trens, que apresentam problemas constantemente.

De acordo com o superintendente do Metrô Recife, Carlos Ferreira, com a construção da ponte, que faz parte do projeto de duplicação da linha Diesel (VLT), a expectativa é que passageiros passem a aguardar menos tempo pelos trens nas estações da área e, consequentemente, mais gente seja atendida.

“Vai representar uma diminuição no tempo de espera, que hoje gira em torno de 50 minutos, uma hora, para 20 minutos. Com isso, esperamos aumentar quatro vezes o número de usuários, que gira em torno de 5 mil. A gente espera que vá passar para 20 mil pessoas”. O processo está em fase de licitação.

A linha beneficiada com esta obra liga Jaboatão dos Guararapes ao Cabo de Santo Agostinho, que também terá melhorias em sua rede. As estações de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos e Santo Inácio passarão por adequação de acessibilidade.

Também passam por obras seis das 19 estações da linha Centro. Serão feitos reparos nas cobertas, que apresentam problemas estruturais como goteiras, nas estações Alto do Céu, Jaboatão, Barro, Werneck, Santa Luzia e Afogados, localizadas em Jaboatão e no Recife.

No último dia 22, o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve em Pernambuco e fez o anúncio do repasse. Apesar das reclamações de passageiros e recorrentes transtornos no sistema, não foram anunciadas melhorias, com esta verba, no sistema elétrico e de manutenção dos três ou estações. Segundo a CBTU, de janeiro a julho de 2019, o sistema parou e os passageiros tiveram que descer dos trens 73 vezes.

Ainda de acordo com Carlos Ferreira, um segundo projeto está sendo analisado. “A gente já tratou com o Ministério para a captação de recursos, na ordem de R$ 15 milhões, que é para recuperar equipamentos que fazem manutenção. São máquinas que estão quebradas e precisamos recuperá-las para justamente minimizar esse tipo de evento”. Não há, no entanto, confirmação ou previsão para a chegada deste segundo investimento.

Informações: G1 PE
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Em Curitiba, Urbs coloca 100% da frota em mais 15 linhas de ônibus

quinta-feira, 25 de junho de 2020

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai reforçar mais 15 linhas de ônibus, que passam a operar com 100% da frota. As mudanças vão envolver linhas alimentadoras e diretas que registraram maior movimento nas últimas semanas.

Nesta quarta-feira (17/06), passam a funcionar com a frota completa as linhas diretas 506 - Bairro Novo e 508 - Sítio Cercado (anti-horário), e as alimentadoras 515 - Iguape II, 528 - Boqueirão/Pinheirinho, 531 - Sta. Inês e 548 - Osternak/S. Cercado. Serão beneficiadas as regiões do Boqueirão e Sitio Cercado.

Na próxima segunda-feira (22/6) retomam a operação em 100% linhas das regiões Pinheirinho, Tatuquara, Capão Raso e CIC. Entram nesta lista as linhas alimentadoras 617 - JD. Ludovica, 646 - Pompéia/Janaína, 650 - Sta.Rita/Pinheirinho, 658 - C.Raso/Caiuá, 659 - Caximba/Olaria, 680 - Rurbana, 684 - Rio Bonito, 685 - Rio Bonito/CIC e 772 - Tupy/Juliana.

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o monitoramento do comportamento das linhas é permanente e novos ajustes poderão ser feitos.

Distanciamento
Desde segunda-feira, os ônibus da capital estão circulando com 50% da capacidade de lotação. A determinação é para manter o distanciamento entre os passageiros e evitar a propagação do novo coronavírus, que se acelerou nas últimas semanas.

A medida vale para todas as linhas. Nos terminais, os expressos, articulados, biarticulados e linha direta saem com 30% de ocupação e quando atingem 50% da capacidade só param para desembarques. Os alimentadores, convencionais, interbairros e especiais também só circulam com 50% da lotação.

Informações: URBS
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No Recife, Avenida Agamenon Magalhães ganha Faixa Azul

terça-feira, 16 de junho de 2020

O principal corredor viário da cidade, a Avenida Governador Agamenon Magalhães, recebe 4 km de Faixa Azul nesta terça-feira (16). Calcula-se que o equipamento beneficiará mais de 250 mil passageiros que trafegam nas 64 linhas de ônibus que circulam na via diariamente, mais pessoas que os veículos particulares, que transportam, em média, 150 mil passageiros na avenida, apesar de ocupar mais espaço. O novo corredor exclusivo será implantado na pista central da avenida e terá 4 km de extensão, fazendo o Recife chegar à marca de 62 km de corredores de ônibus, sendo 180% implantados desde 2013, quando havia 22 km. O projeto é fruto de diversos estudos e intervenções feitos ao longo de anos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), com o objetivo de não prejudicar o fluxo de veículos na via. Além disso, para viabilizar a implantação, será feita, também, uma nova mudança de circulação para o acesso aos condutores que vêm da Avenida Governador Agamenon Magalhães para a Rua Joaquim Nabuco.

No sentido Boa Viagem, a Faixa Azul terá início a partir da imediação do Viaduto da Avenida João de Barros até a altura do Real Hospital Português. Alguns trechos terão fluxo misto de veículos para conversões ou acesso na pista, por isso, o condutor deve ficar atento à sinalização vertical e horizontal. Já no sentido Olinda, o equipamento terá início nas proximidades da Rua João Asfora e seguirá até a imediação do Viaduto da Avenida João de Barros.

Para conclusão do projeto da Faixa Azul da Agamenon, outras nove intervenções foram feitas previamente. Por ser uma implantação de grande complexidade, técnicos e gestores da CTTU estudaram o trânsito e o fluxo de veículos e pessoas na cidade por anos para entregar o corredor exclusivo da maneira mais responsável. Com os estudos, o órgão implantou o novo plano de circulação para Ilha do Retiro, para facilitar os acessos aos bairros da Torre, Madalena e Graças, assim como a faixa reversível da Avenida Beira Rio, uma solução de engenharia de trânsito baseada no fluxo de veículos em cada hora do dia. A Rua do Paissandu também passou por mudanças com realocação de semáforos no entorno e mais espaços para pedestres. Na saída da Ilha do Leite para Avenida Governador Agamenon Magalhães, houve mudança no acesso à pista local para diminuir os conflitos. A Rua Dom Bosco passou a ter sentido duplo em um dos seus trechos, uma nova entrada para o bairro da Ilha do Leite foi feita para quem vem da Avenida Governador Agamenon Magalhães, pela Rua João Asfora. Além disso, recentemente, foram implantadas a restrição de circulação de veículos na Praça do Derby e o reordenamento do trânsito na imediação entre a Agamenon e Avenida Rui Barbosa. Todas essas intervenções foram feitas em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

A ampliação das faixas exclusivas para transportes públicos demonstra o diferencial desta gestão da Prefeitura do Recife em fazer por quem mais precisa e o posicionamento da PCR em garantir o direito à mobilidade e mais qualidade de vida a esse público. Os usuários de transporte coletivo, em sua maioria trabalhadores e estudantes, têm a diminuição do tempo de viagem nas localidades contempladas com os equipamentos. Na Faixa Azul das avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira, por exemplo, houve um ganho de 118% na velocidade dos transportes coletivos e, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, o equipamento garantiu mais 66% na velocidade desses veículos.

De acordo com a pesquisa de origem e destino desenvolvida pelo Instituto Pelópidas Silveira, mais de 78% dos recifenses vão ao trabalho utilizando um dos seguintes modais: transporte público, bicicleta ou a pé, o que revela a importância das faixas azuis na cidade. Para além dos grandes corredores, a CTTU garante a mobilidade dos ônibus nas periferias por meio de disciplinamento de estacionamentos e intensificação das fiscalizações para coibir irregularidades como parada sobre calçada e estacionamentos em locais em desacordo com a sinalização e, dessa forma, garante espaços na vias aos transportes coletivos.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância de garantir mais espaço para os ônibus nas vias. “Garantir espaço para o transporte público em uma avenida de grande porte como a Agamenon Magalhães é priorizar quem mais precisa e implantar uma política de mobilidade mais justa, que prioriza espaços ocupados por pessoas, não por veículos praticamente vazios. A Faixa Azul é uma das principais marcas desta gestão e nos deixa orgulhosos porque é um caminho para avançar pela qualidade de vida dos nossos cidadãos”, explica.

OUTRAS INTERVENÇÕES – Será feita, também, na terça-feira (16), uma eliminação de giro à esquerda para os veículos que vêm da Avenida Governador Agamenon Magalhães no sentido Olinda e desejam acessar a Rua Joaquim Nabuco, o que garantirá mais tempo de verde no semáforo da Agamenon.

Para os condutores que vêm na Avenida Governador Agamenon Magalhães em direção a Olinda e desejam acessar a Rua Joaquim Nabuco, a rota alternativa será o acesso à pista local, que deverá ser feito até a última agulha antes do cruzamento com a Praça do Derby, para entrar na Rua Carlos Pôrto Carreiro, girar à esquerda na Rua Dom Bosco e cruzar a Avenida Governador Agamenon Magalhães em direção à Rua Joaquim Nabuco. A segunda parte da mudança é a implantação de um canteiro no início da Avenida Joaquim Nabuco, que servirá para redução da distância entre as travessias e o ordenamento do trânsito, dessa forma, quem vem da Rua Dom Bosco e deseja seguir em direção ao Derby, deverá acessar as faixas da esquerda no pontilhão e seguir pela pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Já os condutores que vêm da Avenida Governador Agamenon Magalhães em direção ao Pina e desejam acessar a pista local, deverão fazer na nova entrada que será sinalizada na pista, na imediação da Rua Joaquim Nabuco, já que a agulha de acesso à pista local foi fechada.

Agentes de trânsito estarão nas ruas para orientar os condutores durante os primeiros dias das novas mudanças. É importante estar atento às sinalizações verticais e horizontais para evitar infrações de trânsito e respeitar o equipamento de Faixa Azul, que garante a mobilidade de transportes coletivos.

Informações: Prefeitura do Recife e Blog Meu Transporte
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