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Em Campinas, MPT propõe pagamento com cartões para eliminar dupla função em ônibus

terça-feira, 8 de março de 2016

O Ministério Público do Trabalho propôs às empresas do transporte público, em Campinas (SP), a adoção de um sistema em que o usuário possa pagar a tarifa com cartão bancário. A medida está entre as sugestões do órgão para tentar eliminar a dupla função exercida pelos motoristas, desde a saída dos cobradores. A associação das companhias (Transurc) diz que fará avaliação.

Em despacho assinado nesta semana, o procurador Silvio Beltramelli Neto explicou que a medida está entre as ações que serão adotadas em Jundiaí (SP), onde o mesmo problema foi investigado pelo MPT. O novo sistema de cobrança começa a funcionar a partir de 7 de março.

Outras duas sugestões foram feitas às companhias VB Transporte e Turismo, Coletivos Pádova, Consórcio Urbcamp, Onicamp Transporte Coletivo e Consórcio Cidade Campinas. Uma delas é a instituição do Bilhete Único, implantado no município desde 2006, segundo a Transurc.

A outra proposta do MPT trata da situação em que o passageiro está com dinheiro, mas não tem bilhete ou cartão bancário. Segundo Beltramelli Neto, neste caso o usuário deve viajar na parte da frente do ônibus e, na sequência, descer em área cercada do terminal onde haja uma cabine apta a receber o valor da passagem, atualmente em R$ 3,80, e comprar um bilhete se precisar.

"Tais providências, frise-se, têm por escopo expresso a completa eliminação da circulação de moeda no interior dos veículos", informa texto do documento.

A saída dos 1,2 mil cobradores provocou precarização do trabalho dos motoristas e há risco de acidentes, segundo o MPT.

A assessoria de imprensa da Transurc informou que avaliará as propostas, mas não mencionou detalhes. O procurador concedeu prazo de 15 dias para respostas.

Riscos aos usuários
Segundo a assessoria do MPT, o procurador constatou durante diligências que a média de cobranças feitas por viagem é superior à quantidade alegada pelas empresas.

Outro problema verificado foi que parte dos recebimentos ocorreu com o veículo em movimento, o que eleva risco de acidentes.

À época em que as apurações começaram, o Sindicato das Empresas de Transporte da Região Metropolitana (Setcamp) alegou que a maioria dos usuários utiliza o Bilhete Único, portanto, não usa dinheiro nos coletivos.

Orientações
A Emdec, responsável pela fiscalização do sistema de transporte público em Campinas, informou na ocasião que motoristas são orientados a não receber com ônibus em movimento.

A assessoria da Transurc explicou que, dos 1,2 mil cobradores de ônibus contratados no município, 700 foram reaproveitados em novas funções, e os demais desligados.
"Só não foi possível quantidade maior [reaproveitamento] porque parte dos ex-colaboradores decidiu sair das empresas e, por conta disso, optaram por fazer acordos", informa texto.

Informações: G1 Campinas e Região
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VLT e ônibus devem ser integrados em Outubro na Baixada Santista

A integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista com o sistema de ônibus local pode ocorrer em outubro.

A malha do transporte sobre pneus da região é composto por 37 linhas, com uma frota de cerca de 350 ônibus, que atendem a uma demanda diária de 150 mil passageiros por dia.

Em Santos, estudos para a integração estão sendo feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Já em São Vicente, a integração depende da licitação da empresa que vai operar o município, que deve ocorrer em julho.

Bilhete Único

De acordo ainda com a publicação, a EMTU estuda uma modelo de bilhete único, que atenda toda a região, e sirva para ônibus e VLT. No entanto, não existe prazo para implantação da funcionalidade.

Informações: Portal ViaTrolebus
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Em Teresina, Primeiro terminal de integração dos ônibus será entregue neste mês

O primeiro terminal do transporte coletivo de Teresina deverá ser entregue ainda neste mês de março. Localizado no bairro Dirceu Arcoverde, na Zona Sudeste, o Terminal do Livramento deverá receber mensalmente 970 mil usuários, sendo 44 mil por dia.  Ao todo, oito terminais estão sendo construídos. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (7), pelo gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Vinícius Rufino, em entrevista ao Jornal do Piauí. 

Além do Terminal do Livramento, outros dois deverão ser entregues à população no primeiro semestre de 2016, são os localizados no Itararé, também na Zona Sudeste, e o do bairro Bela Vista, na Zona Sul da capital. 

Cada região da cidade terá dois terminais, o segundo da Zona Sul, no Parque Piauí, está com as obras paralisadas diante do impasse da retirada das árvores da praça, onde será construído o terminal. Um movimento chamado de #OcupeAPraça foi realizado por militantes ambientalistas, moradores e simpatizantes para evitar a derruba das plantas. 

De acordo com o gerente de planejamento da Strans, Vinícius Rufino, a construção dos terminais é um importante passo no sistema de mobilidade urbana da capital, pois deverá agilizar e diminuir o tempo de viagens dos usuários. 

“A idéia principal dos terminais de integração é proporcionar uma dinâmica maior das viagens, independente do local de destino, a partir das integrações entre as zonas. Hoje já existe uma integração entre elas, mas é de maneira limitada. Agora vamos ter uma integração de forma mais dinâmica com diversas possibilidades”, disse.

Informações: CidadeVerde
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Blumenau passa a contar com novas linhas de ônibus

A partir desta segunda-feira (7), o transporte coletivo de Blumenau, no Vale do Itajaí, irá circular com novos horários. Dos 240 veículos que a empresa Viação Piracicabana comprometeu-se em contrato a oferecer, 220 ônibus irão circular e 20 veículos ficarão de reserva para eventual demanda.

As tabelas de horários das linhas estão disponíveis no site do Seterb.

Alteração de linhas
Temporariamente, as linhas 103 – Itoupava Rega e 105 - Divisa Massaranduba serão atendidas pela linha 104 – Vila Itoupava. A linha 157 – Ilha do Salto será atendida pela linha 155 – Badenfurt e a linha 212 – Cidadão I será atendida pela linha 422 – Rua Brusque. 

A linha 307 – Francisco Becker não irá operar. Como opção alternativa, os usuários desta linha poderão utilizar o Troncal 31 – Via Rua dos Caçadores ou seguir até o Terminal Velha.

Informações: G1 SC
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Nova Iguaçu tem mudanças na frota de ônibus

No próximo dia 14, as ruas de Nova Iguaçu terão novas cores. Os 454 ônibus de 83 linhas do município começarão a circular com a nova pintura padronizada. Os veículos serão operados pelos consórcios Reserva de Tinguá e Serra do Vulcão, que venceram a concorrência e são os novos concessionários do transporte na cidade. O lay-out dos coletivos será apresentado nesta terça-feira, em cerimônia no Bairro da Luz. A mudança visual tem o objetivo de facilitar a identificação pelos usuários e a fiscalização da prefeitura, além de ser uma das exigências da licitação, que promete oferecer mais conforto.

Na operação, pelo menos uma alteração. A Salutran, que atualmente tem a maior frota do município, ficou fora da concorrência, iniciada no ano passado. “As linhas licitadas não são fixas. Elas podem ser reduzidas ou ampliadas, se houver necessidade. Vão circular veículos com idade média de cinco anos. Este número pode, também, aumentar ou diminuir. Antes, as empresas só tinham permissões, agora são concessões”, afirmou o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema.

Sete empresas formam os dois consórcios: Vera Cruz, Linave, Brazinha, Mirante, Nilopolitana, Expresso Nossa Senhora da Glória e São José. “No dia 14 haverá fiscalização e só vão circular os ônibus padronizados. Faremos divulgação com panfletos e banners para não pegar a população de surpresa. O que está em questão não é só a nova cor dos ônibus, mas sim uma melhor qualidade no serviço, com maior pontualidade e motoristas mais treinados”, acrescentou Borborema.

Não há na licitação, no entanto, meta para que as empresas substituam a frota por veículos refrigerados. A tarifa de R$ 3,50 será mantida.

Ainda segundo ele, as cores dos novos ônibus foram escolhidas para lembrar a história de Nova Iguaçu. “O laranja lembra a época dos laranjais, o branco, uma das cores da cidade, e o cinza, que está na parte debaixo do coletivo, é para sujar menos. Outra novidade é que eles não terão apenas o nome do trajeto de identificação, mas também os números”, disse. 

Ampliação de terminal deve melhorar trânsito da cidade

Dois terminais rodoviários da Baixada Fluminense devem ser reformados e ampliados até o fim do ano. Além de Nilópolis, a rodoviária de Nova Iguaçu já teve as obras iniciadas. O terminal ganhará quatro plataformas, ampliando a capacidade e passam a ter acessibilidade, novo sistema de câmeras de monitoramento e controle de acesso, além de nova iluminação. Haverá também cobertura, lojas, áreas de alimentação e melhor organização para embarques.

A nova estrutura da rodoviária vai contar ainda com seis guichês de bilheteria, estacionamento com 30 vagas e novos banheiros. Serão instaladas 39 novas baias para ônibus, aumentando de 30 para 33 o número de linhas e de 17 para 20 empresas operando no terminal. Ao todo, serão 59 novas lojas e 25 quiosques, em área de 10.950 m².

“Com ônibus padronizados e um terminal moderno e ampliado, o trânsito ficará melhor, pois hoje muitos não cabem nas baias e ficam circulando próximos da rodoviária em busca de uma vaga”, lembrou Rubens Borborema.

Empresas tradicionais ficam de fora

Empresas tradicionais como a Salutran e Niturvia ficaram fora da licitação e não vão poder mais circular por Nova Iguaçu. “Será estranho não ver mais um ônibus da Salutran passando pelas ruas. Todos os dias embarco na linha Nova Iguaçu x Cerâmica e vamos ficar um pouco órfãos, pois estavá-mos acostumados com as cores cinza e azul. Com a padronização será melhor a visualização. Hoje, muitos dos letreiros não estão bem iluminados”, contou a dona de casa Lilian Reis, 38 anos.

Para o presidente do consórcio Reserva de Tinguá, Ramiro Brandão, a população sentirá diferença significativa na operação do transporte. “Haverá mais pontualidade e frequência dos ônibus. Acabou essa história de a empresa definir o tempo de intervalo dos coletivos. Os passageiros vão ficar menos tempo nos pontos e o serviço será mais ágil”, afirmou.

Informações: O Dia
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Motoristas de ônibus de Maringá aceitam proposta e encerram greve

A greve dos motoristas de ônibus de Maringá, no norte do Paraná, foi encerrada na noite de segunda-feira (7). A categoria aceitou a proposta acordada com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) em audiência realizada na sexta-feira (4).

A paralisação começou em 1° de março, quando nenhum ônibus circulou pelo município, mas foi suspensa no dia 2. Em assembleia, os motoristas decidiram retomar as atividades até a realização de audiência entre o Sindicato dos Motoristas do Transporte de Maringá e Região (Sinttromar), as empresas Transporte Coletivo Cidade Canção e Cidade Verde Transporte e o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR).

saiba maisMotoristas aprovam greve nos ônibus urbanos e metropolitanos de MaringáPrimeiro dia de greve de motoristas de ônibus de Maringá é tumultuado

Por unanimidade os trabalhadores aceitaram a proposta acordada no TRT-PR entre empresas e sindicato.

Ficou definido que os salários dos motoristas serão reajustados conforme o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), será implementado o Programa de Participação nos Resultados (PPR) no valor anual de R$ 1.860, a partir de junho e a gratificação de função será mantida. Ainda conforme a ata divulgada pelo TRT-PR, o valor do PPR deverá ser pago em duas parcelas iguais, a primeira em setembro e a segunda em fevereiro de 2017.

O acordo ainda prevê que o Sinttromar e as empresas devem discutir, em 2017, a transformação do PPR em vale-alimentação.

Informações: G1 PR
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