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Em Curitiba, Iluminação ao redor do Terminal do Guadalupe está sendo melhorada

domingo, 17 de janeiro de 2016

O terminal de ônibus Guadalupe, na região central de Curitiba, está tendo o sistema de iluminação pública melhorado e isso deve aumentar a percepção de segurança para os usuários do sistema de transporte coletivo e para a população que passa diariamente pelo local.

As intervenções iniciaram com a substituição de luminárias e lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico (cor branca) no entorno do terminal e, em breve, a iluminação pública vai melhorar ainda mais com as intervenções na Rua João Negrão - que integram o pacote de revitalização da iluminação no Bairro Rebouças - e também estão em andamento.

As medidas de revitalização no Rebouças (projeto lançado no final de 2015) abrangem as ruas Conselheiro Laurindo, Rockfeller (entre Silva Jardim e Getúlio Vargas), João Viana Seiler (entre Conselheiro Laurindo e Marechal Floriano) e Avenida Iguaçu (entre João Negrão e Marechal Floriano) e tem previsão de término ainda no primeiro semestre deste ano.

As melhorias de iluminação no terminal de transporte vão auxiliar a Guarda Municipal no monitoramento e na prevenção de delitos comuns na região, como tráfico de drogas, roubos e furtos. “É fundamental essa mudança na iluminação que é mais uma ação preventiva no sentido de aumentar a segurança para quem utiliza o terminal de ônibus, ajudando inclusive no trabalho das forças de segurança para diminuir a criminalidade em Curitiba”, comenta o secretário municipal de Defesa Social, Renê Roberto Witek. “Também demonstra o compromisso e a preocupação da gestão municipal com uma Curitiba mais segura”, complementou.

Informações: Bem Paraná

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No Recife, Linhas que trafegam na Av. Antônio de Góes terão mudanças em virtude da Via Mangue

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A fim de melhorar a mobilidade no entorno da Av. Antônio de Góes e devido à inauguração da Via Mangue no sentido subúrbio/cidade, o Grande Recife realiza uma alteração no itinerário de algumas linhas de ônibus a partir deste fim de semana (16 e 17).

No sábado (16), cinco linhas que atendem a pista sul (lado esquerdo) da Antônio de Góes passarão a atender as paradas da pista norte (lado direito). As linhas 021 – Joana Bezerra/ Shopping RioMar, 026 – TI Aeroporto/ TI Joana Bezerra, 053 – Shopping RioMar (Opcional), 072 – Candeias (Opcional) e 080 – Joana Bezerra/ Boa Viagem, que atualmente atendem as paradas do lado esquerdo, trafegarão apenas pela direita da avenida. As paradas 010111 e 010115, que ficam localizadas no lado direito, receberão outro abrigo para comportar os passageiros.

Alterações Via Mangue – Já no domingo (17), o Túnel do Pina (Rua Manoel de Brito) passará a ser mão única, sentido Rua República Árabe Unida/ Avenida Antônio de Góes. Com isso, as linhas que trafegam pelo túnel terão o itinerário alterado.

As paradas também terão mudanças. O ponto de ônibus nº 010114, localizado no canteiro central da pista esquerda da Av. Antônio de Góes, próximo à Ponte Gov. Agamenon Magalhães, será extinto com o início das mudanças. Com isso, as linhas 011 – Piedade/Derby, 013 - Jardim Beira Rio (Pina), 039 - Setúbal (Príncipe), 040 - CDU / Boa Viagem / Caxangá, 043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby), 044 - Massangana (Boa Vista), 050 - PE-15/Boa Viagem, 069 - Conjunto Catamarã e 910 - Piedade/Rio Doce, que atendiam a esta parada, terão como último ponto de embarque e desembarque na Av. Antonio de Góes a parada anterior, nº 010112, localizada na mesma pista, no canteiro central, antes do cruzamento com a Rua Manoel de Brito (Túnel do Pina).

Outra parada que será extinta é a nº 010116, localizada na Rua Nogueira de Souza. Uma opção para os usuários que fazem uso dela é a parada 01 do Shopping RioMar, nº 010348, localizada na Rua República Árabe Unida.

Confira abaixo as linhas que terão o itinerário modificado com a abertura da Via Mangue:

024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem)
070 – Candeias / Shopping RioMar
118 – Prazeres / Boa Viagem
910 – Piedade / Rio Doce (itinerário Principal)
Sentido Av. Antônio de Góes (pista da esquerda) / Shopping RioMar: ...Av. Antônio de Góes (pista da esquerda), Rua Arquiteto Augusto Reinaldo,  Rua República Árabe Unida...

910 - Piedade/Rio Doce (itinerário Principal)
Sentido Shopping RioMar / Av. Antônio de Góes: ...Rua Manoel de Brito (Túnel do Pina), Av. Antônio de Góes (pista da direita), Ponte Gov. Agamenon Magalhães...

011 – Piedade/Derby
014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
053 – Shopping RioMar (Opcional)
069 - Conjunto Catamarã
518 – Apipucos RioMar (Opcional)
910 - Piedade/Rio Doce (itinerário Principal)
Sentido Cabanga / Pina: ...Ponte Governador Paulo Guerra,   Avenida Herculano Bandeira,   Rua Arquiteto Augusto Reinaldo,   Avenida República Árabe Unida...   
Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente pelo 0800.081.0158.   

Informações: GRCT


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Fiscalização da EPTC recolhe sete veículos do Uber em Porto Alegre

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recolheu sete veículos que trabalhavam por meio do aplicativo Uber em Porto Alegre, durante fiscalização realizada na quinta-feira (14).

Para recuperar os veículos que foram aprendidos, os condutores terão de pagar multa de R$ 5,8 mil. Em caso de reincidência, o valor dobra.

No decorrer do dia, a EPTC realizou oito operações em diversos pontos da capital, que resultaram em 130 autuações e 58 veículos recolhidos. As principais irregularidades registradas foram estacionamento irregular, falta de documentação, desrespeito à faixa exclusiva para ônibus e abandono de veículos.

A polêmica do Uber
O Uber chegou a Porto Alegre há quase dois meses e ainda é considerado um serviço ilegal pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Em novembro, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que proíbe o transporte de passageiros em veículos particulares cadastrados por aplicativos como o Uber. Três veículos parceiros do Uber já foram multados, já que o serviço é considerado clandestino, conforme a legislação que regulamenta o transporte de passageiros na capital gaúcha.

O aplicativo também não foi bem recebido por muitos taxistas da cidade. Em novembro, um motorista do Uber foi agredido por dois motoristas de táxi e, mais recentemente, um veículo foi cercado por dez taxistas que suspeitavam que o carro seria vinculado ao Uber.

Informações: G1 RS


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Em SP, Rua Lino Coutinho terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira,18

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 2 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Lino Coutinho, entre as ruas Greenfeld e dos Patriotas, no sentido Centro, a partir desta segunda-feira, 18/01.

A nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda a sexta-feira das 6 às 9 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 18 de janeiro, a malha de faixas exclusivas chegará aos 485 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 395 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

População beneficiada

Pelas vias, no trecho desta implantação, circulam 08 linhas de ônibus, com frequência média de 46 ônibus/hora, transportando 82 mil passageiros em média por dia útil.

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 1º/02 a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

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Sem acordo, Greve de ônibus em Cascavel continua

A falta de acordo em uma nova reunião entre as empresas e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo na quinta-feira (14) fez a greve dos ônibus de Cascavel, no oeste do Paraná, entrar no quinto dia seguido nesta sexta-feira (15). A estimativa é que o impasse seja resolvido na Justiça. No dia 20, caso até lá não haja entendimento, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR) em decidirá por dissídio coletivo e determinará o percentual de aumento dos salários da categoria.

Os trabalhadores do setor exigem, entre outros, um reajuste salarial de 15% - que já assinalaram aceitar entre 12% e 13% - e aumento do valor do vale- alimentação dos atuais R$ 170 para R$ 250, além de R$ 300 de participação nos lucros das empresas. As empresas responsáveis pelo serviço na cidade, no entanto, oferecem reajuste de 10,97% - o equivalente à inflação no período - e vale-alimentação de R$ 200.

O sindicato exige ainda que a data base volte para maio, mas o consórcio de empresas diz que só podem mudar de dezembro para novembro.

Informações: G1 PR, com informações da RPC em Cascavel

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Metrôs do Rio e de São Paulo concentram liberações do BNDES em mobilidade urbana

Os metrôs do Rio de Janeiro e de São Paulo ficaram com a maior parte dos R$ 6 bilhões desembolsados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o segmento metroviário no ano passado – R$ 2,3 bilhões foram para o Rio e R$ 2,7 bilhões para São Paulo. O restante dos recursos foi diluído e boa parte destinada ao metrô de Salvador.

Ao todo, o BNDES liberou para mobilidade urbana R$ 8,5 bilhões no ano passado, com aumento de 30% em relação ao ano anterior (R$ 6,5 bilhões). “Foi um grande crescimento, apesar da crise”, disse o chefe do Departamento de Mobilidade Urbana do banco, Rodolfo Torres. Em 2012, os desembolsos do BNDES com essa finalidade somaram R$ 1 bilhão.

Do montante de R$ 8,5 bilhões, R$ 2 bilhões foram repassados para obras dos sistemas de transporte coletivo de passageiros BRT (Bus Rapid Transit), ou transporte rápido por ônibus, e VLT (veículo leve sobre trilhos), e o restante para trens.

Segundo Torres, os recursos para mobilidade urbana vêm crescendo há algum tempo. “O que realizamos em 2015 foi plantado lá atrás. É a colheita de uma plantação feita em anos anteriores.”

Neste ano, pode haver queda de até 25% na liberação de recursos para o setor, “porque não está havendo renovação de projetos”. Torres destacou que mobilidade urbana não é um segmento que tenha investimentos pontuais que se efetivem em poucos meses. São investimentos decorrentes de um planejamento longo que depende, inclusive, do Poder Público e de licitações. “É um ciclo longo”, afirmou Torres. Ele disse que, apesar da crise, a sociedade precisa investir em modelos de projetos de mobilidade para quando o país estiver em um ciclo de economia positivo.

O Departamento de Mobilidade Urbana do BNDES espera concluir, até o terceiro trimestre deste ano, análise do projeto da Linha 6 do metrô de São Paulo. O valor total de financiamento do banco  para o projeto é R$ 6 bilhões, e os desembolsos ocorrerão ao longo dos próximos cinco anos. No Rio, o principal projeto para 2016, avaliado em R$ 540 milhões, é referente à mobilidade da Ponte Rio-Niterói e inclui melhoria dos acessos à cidade de Niterói e à Linha Vermelha.

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