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Ônibus começam a circular por 24h em Salvador a partir deste sábado, Confira as linhas:

sábado, 11 de julho de 2015

Os ônibus da capital baiana começam a circular durante 24h a partir da madrugada do sábado (11). Denominada "Corujão Salvador", a operação contará com quinze linhas rodando de 0h às 4h. Todas as linhas partirão da Estação da Lapa e seguirão itinerários específicos, de modo a garantir assistência a várias regiões da cidade. 

Todos os detalhes serão apresentados em coletiva no Palácio Thomé de Souza, às 9h30, nesta sexta-feira (10). O evento contará com a presença do prefeito e do secretário de Mobilidade, Fábio Mota. 


A novidade já havia sido anunciada em maio, durante a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), que faz o monitoramento em tempo real dos ônibus de Salvador via GPS. O centro está instalado na Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em Amaralina, e permitirá o acompanhamento de todos os veículos que compõem a frota de transporte coletivo da cidade. 

Na ocasião, ACM Neto também adiantou que até o final de 2016 será realizada a melhoria em 800 pontos de ônibus e a Estação da Lapa passará por uma "grande reforma".

Confira quais são as 15 linhas que irão circular no "Corujão Salvador":
1. Lapa-Paripe (Comércio / Calçada/ Subúrbio)
2. Lapa-Pirajá (São Caetano / Est. de Campinas / Pirajá)
3. Lapa-Faz. Grande do Retiro (Nazaré / Liberdade / Faz. Grande do Retiro / Capelinha)
4. Lapa-Ribeira (Ribeira/Massaranduba/ Vl. Rui Barbosa/Uruguai)
5. Lapa-Santa Mônica (Cidade Nova/Pau Miúdo/Caixa D´Água/Pero Vaz/IAPI/Sta. Mônica)
6. Lapa-Brotas (Daniel Lisboa/Brotas/Eng. Velho de Brotas/Cosme de Farias/Luís Anselmo/Matatu/Lad. Bandeirantes)
7. Lapa - Águas Claras  (Est. Matadouro/Cajazeira 6/7/Águas Claras)
8. Lapa - 7 de Abri (Sete de Abril/Nova Brasília/Est. do Coqueiro Grande/Faz. Grande 4/3/2)
9. Lapa-Castelo Branco (Castelo Branco/Cajazeiras 8/11/ Faz. Grande 1/Boca da Mata)
10. Lapa-Pernambués/Cabula (Pernambués / Silveira Martins / Hospital Roberto Santos / Est. Barreiras / Sussuarana /  Paralela / Cabula 6 / Tancredo Neves/Mata Escura/Jd. Sto. Inácio)
11. Lapa- Vale dos Lagos (Paralela/São Rafael/Vale dos Lagos/S. Marcos/Pau da Lima/Colina Azul)
12. Lapa-Centro de Convenções  ( Imbui/Boca do Rio / Itapuã / Praias do Flamengo/ Pituba)
13. Lapa-Barra/Graça (Centenário / Barra / B.Avenida / Lad. da Barra / Graça)
14. Lapa- Chapada  (Itaigara /Orla/ Av. Dorival Caymmi / S. Cristovão/ Mussurunga)

15. Lapa-Federação (Cardeal da Silva/ Eng.velho da Federação/Amaralina/Nordeste)

Informações: Correio 24 Horas


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Corredores de ônibus recebem novos radares em Belo Horizonte

sexta-feira, 10 de julho de 2015

As avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, em Belo Horizonte, terão 14 novos radares de avanço de sinal funcionando a partir desta sexta-feira. Os equipamentos irão operar somente nas faixas exclusivas do Move e não monitoram a pista mista.

De acordo com a BHTrans, os radares ainda não detectam a invasão da busway por veículos particulares. A empresa que administra o trânsito na capital diz que a instalação dos equipamentos voltados para esse tipo de monitoramento serão anunciados em breve. No entanto, os motoristas que invadirem a pista exclusiva de ônibus e avançarem o sinal vermelho serão flagrados pelos radares.

Faixas de pano alertando para o início da fiscalização serão implantadas nos locais. A capital mineira passa a contar com 84 equipamentos que detectam avanço de sinal vermelho. A BHtrans diz que os equipamentos são importantes para o aumento das condições de segurança na circulação dos usuários das vias do município. Para a instalação dos equipamentos, a empresa diz que segue critérios de estudos técnicos que apontam locais com maior fluxo de pedestres e maior potencial para ocorrências de acidentes.

Os equipamentos foram instalados nos seguintes locais:
1. Av. Antônio Carlos, 6.804 - sentido Centro / Bairro
2. Av. Antônio Carlos, entre o Viaduto São Francisco e a Rua Viana do Castelo – sentido Centro / Bairro
3. Av. Antônio Carlos, entre a Rua Viana do Castelo e o Viaduto São Francisco – sentido Bairro / Centro
4. Av. Antônio Carlos, 4.157 – sentido Bairro / Centro
5. Av. Antônio Carlos, esquina com Av. Coronel José Dias Bicalho – sentido Bairro / Centro
6. Av. Antônio Carlos, esquina com Av. Coronel José Dias Bicalho – sentido Centro / Bairro
7. Av. Antônio Carlos, 7.596 – sentido Centro / Bairro
8. Av. Antônio Carlos, 7.635 – sentido Bairro / Centro
9. Av. Antônio Carlos, 6.627, esquina com Av. Reitor Mendes Pimentel – sentido Bairro / Centro
10. Av. Cristiano Machado, esquina com Rua Jacuí – sentido Bairro / Centro
11. Av. Cristiano Machado, 2.273 – sentido Bairro / Centro
12. Av. Cristiano Machado, 2.150 – sentido Centro / Bairro
13. Av. Cristiano Machado, esquina com Av. Silviano Brandão – sentido Bairro / Centro
14. Av. Cristiano Machado, esquina com Av. Silviano Brandão – sentido Centro / Bairro

Informações: Estado de Minas


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Grande Recife poderá ter greve de ônibus na terça-feira

A partir da próxima terça-feira, motoristas, cobradores e fiscais de ônibus vão parar. A categoria decretou estado de greve, na tarde desta sexta-feira, após rejeitar a proposta de reajuste salarial e de benefícios oferecida pelas empresas. Os rodoviários alegaram estar frustrados com o que aconteceu ano passado, quando o Tribunal Superior do Trabalho reduziu o aumento concedido aos profissionais a 10% no salário e no tíquete de alimentação. 

A decisão foi tomada em assembleia, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitanas da Mata Sul e Norte (STTREPE), no bairro de Santo Amaro. Na reunião, o presidente do sindicato, Benilson Custódio, apresentou a proposta oferecida pelos patrões na mesa de negociação dessa quinta.

As empresas ofereceram reajuste de 27% no valor do tíquete de alimentação, que passaria de R$ 188 para R$ 220. No salário, o aumento seria de 9,5%. Os motoristas de ônibus ganham, atualmente, R$ 1.765 e passariam a receber R$ 1993, os cobradores, que ganham R$ 812, receberiam R$ 889, e os fiscais, pagos por R$ 1.141, ganhariam R$ 1.239. Desde o início das negociações, no entanto, o objetivo da categoria é que o tíquete suba para R$ 300. A proposta dos empresários não foi aceita.

"A questão toda é a frustração com o que aconteceu ano passado. A categoria queria R$ 300 no auxílio e aumento de, pelo menos, 30%. Sabemos que, diante de outras questões, o valor é alto. Queríamos negociar. Mas eles só fizeram a reposição do índice inflacionário. Decretamos estado de greve hoje (sexta) e a greve começa a partir da 0h de terça", adiantou o assessor de comunicação do Sindicato, Genildo Pereira.

Após a rodada de negociação dessa quinta, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) emitiu nota oficial a respeito da proposta dos patrões. Confira abaixo o documento na íntegra:

"A Urbana-PE vem se esforçando há muito tempo, especialmente nas duas últimas semanas, para celebrar uma nova convenção coletiva com a categoria profissional. Durante esse processo buscou uma solução que atendesse ao máximo aos interesses dos trabalhadores, sem esquecer, entretanto, a responsabilidade exigida pelo atual momento nacional.

Após longas e reiteradas reuniões conciliatórias, a Urbana-PE e a Comissão de Negociação designada pelo sindicato profissional chegaram a um acordo que compôs satisfatoriamente as pretensões dos trabalhadores, incluiu benefícios inéditos para a categoria e representou o limite da capacidade de negociação do setor.

A solução acordada com a Comissão de Negociação do sindicato profissional, integrada por representantes de todas as facções que compõem a categoria, é a mais favorável dos últimos anos.

Sua rejeição pela assembleia desta sexta-feira implica num retrocesso para os próprios empregados, pelo que se pede aos rodoviários que reconsiderem a decisão pela greve. A população e a economia local não podem ser tratadas como meros instrumentos de negociação para uma categoria.

A Urbana-PE informa que não medirá esforços para evitar a interrupção do serviço de transporte público de passageiros e minimizar eventuais transtornos à sociedade."

Informações: Diário de Pernambuco


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Tarifa do transporte coletivo de Criciúma sofre reajuste

O prefeito Márcio Búrigo divulgou agora há pouco no Programa Ponto Final da Rádio Som Maior o novo valor da passagem do transporte coletivo de Criciúma. Os usuários passam a pagar a partir da zero hora deste domingo, o valor de R$ 3,18 no cartão e R$ 3,50 na catraca. 

Conforme Búrigo, ainda na manhã de hoje, a Administração Municipal se reuniu com o Movimento dos Usuários do Transporte Urbano de Criciúma (Mutuc) e com outras pessoas envolvidas no assunto para a checagem dos números e definiu o valor do reajuste. “Abrimos mãos de vários impostos e chegamos ao valor de R$ 3,19 e definimos então por R$ 3,18”, disse o prefeito. 

Informações: Clica Tribuna


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Passeio ciclístico pede ciclovias nas rodovias que integram o DF‏

“A bicicleta integra as cidades”. O tema do 13º Passeio Anual Rodas da Paz ressalta a possibilidade de viver a cidade utilizando a bicicleta como meio de transporte. A frase aponta também a necessidade de integração das regiões administrativas do Distrito Federal por meio de ciclovias. O evento deve reunir 6 mil pessoas no dia 26 de julho. O Museu Nacional é o local de concentração, a partir das 8h da manhã.

A lei distrital 3.639 – que prevê a construção de ciclovias nas rodovias – completa dez anos no mês do passeio, julho. Porém, os ciclistas ainda não viram atendidas, por exemplo, suas demandas pelas ciclovias da EPTG e da Estrutural. As vias segregadas para os usuários de bicicleta nas rodovias poderiam significar o respeito e proteção à vida. A cada dia, 200 mil pessoas saem do entorno para vir ao DF. Afinal, a área central concentra grande parte dos empregos, fazendo com que milhares de trabalhadores se transportem diariamente por essas distâncias.

A Rodas da Paz acredita que o deslocamento pelas estradas parques poderia ser muito mais agradável, sob o céu de Brasília e por entre áreas verdes – em vez do congestionamento e poluição atuais. Os cidadãos, ao utilizarem a bicicleta, vivenciam o caminho: veem as árvores e animais do cerrado, cumprimentam as pessoas, param no comércio local, formam laços sociais e afetivos.

O objetivo do evento é promover o uso deste veículo, que é barato, de fácil acesso, não poluente e saudável. O passeio é aberto ao público de todas as idades, agregando ciclistas já habituados com a prática e também iniciantes. Há inclusive um circuito, na Esplanada, voltado para as crianças: o Passeio Rodinhas da Paz. Ciclistas fantasiados de palhaços vão acompanhar a garotada e garantir a segurança no trajeto.

Todos os participantes são convidados a se fantasiarem e decorarem as bicicletas para comemorar o direito à cidade. Também serão realizados sorteios de brindes, em especial para as pessoas que chegarem no horário. Haverá distribuição de material informativo e ações educativas para o trânsito, promovidas pela Diretoria da Educação de Trânsito do DETRAN e também pelo Corpo de Bombeiros.

Não esqueça de se preparar para o passeio. Faça a revisão da bicicleta, passe filtro solar e leve garrafa d’água. A CAESB vai providenciar água para os participantes encherem as garrafas antes da saída. Para chegar até o local do passeio, as bicicletas poderão ser transportadas nos dois últimos vagões do metrô, segundo autorização excepcional da Companhia do Metropolitano do DF para o evento. Orienta-se o uso do cartão flex para carregar o valor de mais de uma viagem e evitar filas nas estações.

No dia do passeio, publique suas fotografias pelo Facebook com a hashtag #RodasdaPaz. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.rodasdapaz.org.br. Compartilhe esta ideia! A bicicleta conecta pessoas, amores, trabalhos, prazeres e a cidade.

Serviço: Passeio Anual Rodas da Paz 2015
Concentração: a partir das 8h do dia 26/07 (domingo)
Local: Em frente ao Museu Nacional
Trajeto tradicional: Museu Nacional, Esplanada, Ponte JK |17km
Trajeto Rodinhas da Paz: Duas voltas na Esplanada |4km
Renata Florentino – 61 9333-7880 |Maurício Pinheiro – 8137-1135
Inscrições: www.rodasdapaz.org.br até 24 de julho
Fotos do Passeio de 2014 para divulgação: circuitos tradicional e rodinhas
Realização: Rodas da Paz
Patrocínio: Conjunto Nacional, Instituto Sabin e Grupo Ágil
Apoio: Administração Regional de Brasília, GDF, Balaio Café, Caiaque Sport, Comércio Verde, Cult 22, Cultura FM, Cycling, Escola VitaBhaya Yôga, Federação Metropolitana de Ciclismo, Girabike, Greens, Sindicato da Habitação no Distrito Federal e Transamérica

Informações: Rodas da Paz
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Marcopolo amplia família de ônibus urbanos e rodoviários no Brasil

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Apesar da crise que também assola o setor de transporte de passageiros (leia aqui), a Marcopolo decidiu lançar cinco modelos de ônibus – três do segmento urbano e dois rodoviários – que ainda não faziam parte do portfólio de produtos da encarroçadora de ônibus. A família Torino ganhou três novas opções: os modelos Express (articulado), Low Entry (convencional) e Torino motor traseiro, enquanto os novos Ideale e Paradiso 1350 completam a gama de lançamentos.

“O objetivo é oferecer aos nossos clientes a melhor solução, de acordo com as características do seu negócio e serviço. Desde o consagrado Torino com motor dianteiro, o de menor custo de aquisição e operação, até o Torino Express articulado, com capacidade para mais de 130 passageiros”, afirma Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo. 

Indicado para operações simples em corredores planejados ou exclusivos, como BRT, o novo Torino Express articulado tem comprimento total de 20 a 23 metros, que permite acesso ao veículo em plataformas de nível ou mesmo em vias simples, como calçadas comuns. O modelo, já testado por operadoras, como a Transoeste, do Rio de Janeiro, pode ser montado sob quaisquer chassis. Entre as novidades, conta com novo painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional, além de novos conjuntos óticos (traseiro e frontal) que incluem luz diurna. O salão de passageiros ficou 0,05 centímetros mais largo, agora com 2,55 metros de largura, aumentando o espaço do corredor entre os bancos dos passageiros.

O segundo modelo, o Torino Low Entry, como o próprio nome diz é uma opção de carroceria com entrada em piso baixo, sendo um produto complemento do Torino Express articulado. A suspensão pneumática, assim como a versão Express, facilita o acesso, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que o veículo desce ao nível da plataforma de embarque/desembarque. Com comprimento de até 13,3 metros e largura de 2,60 metros, possibilita a colocação de mais poltronas, sem perda da área de circulação e do espaço interno, tem capacidade para transportar até 90 passageiros. “Diversas cidades ainda não têm sistemas de BRT’s. Criamos o Torino Low Entry por ser uma opção mais barata que um articulado ou um modelo para BRT ou BRS. A vantagem é que sua padronização se encaixa com os demais modelos, gerando a comunização das peças, reduzindo o custo de manutenção”, comenta Petras Amaral Santos, gerente de design e inovação. 

Por sua vez, o novo Torino com motor traseiro possui as mesmas características técnicas do Torino com motor dianteiro e traz como principal diferencial o melhor conforto termoacústico. Para ele, foi desenvolvido um novo sistema de isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura ambiente do salão de passageiros. Também com piso baixo, o veículo facilita o acesso para embarque e desembarque, sem a necessidade da instalação de elevadores para cadeirantes. 

Já os rodoviários Ideale e Paradiso foram reformulados: o primeiro foi atualizado a partir do design mais moderno, com nova grade e para-choque dianteiros, além de conjunto óptico de LED. O veículo é indicado para operações que demandam menos sofisticação que a família G7 (Geração 7). Com largura de 2,55 metros (antes eram 2,50 metros), o novo Ideale traz nova porta no sistema In-Swing, que abre para dentro, evitando contanto e acidentes com os passageiros, com opções de vidros de correr ou de borracha. Internamente, são disponíveis as novas poltronas de 1 e de 1,03 de largura contra as anteriores de 9,70 utilizada na versão antiga, além das luzes de LED em todo o corredor e o sistema eletrônico embarcado. 

Já o Paradiso 1350, lançado no México em 2012, sofreu algumas alterações para atender o mercado brasileiro: o modelo topo de linha da família Paradiso traz como diferenciais o maior espaço para bagagens – 1,35 metro de saia lateral com até 19,57 metros cúbicos – novo interior, com novas poltronas e toalete redesenhado, desenvolvido para atender as necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias. 

O painel de instrumentos segue padrões da indústria automobilística de veículos leves. Como opcional, há possibilidade de montagem de duas classes, como primeira classe e executiva, semelhante aos aviões de grande porte. Com 14 metros de comprimento e 2,60 metros de largura, o Paradiso 1350 pode ser montado com diferentes marcas de chassis, nas configurações 6x2. 

PREÇOS

Torino Express articulado: R$ 400 mil
Torino Low Entry: R$ 215 mil
Torino motor traseiro: R$ 200 mil
Novo Ideale: R$ 215 mil (com ar-condicionado) 
Paradiso 1350: R$ 370 mil (com ar-condicionado).

Informações: Automotive Business
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