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No Rio, Especialistas alertam para a necessidade de revisão na segurança dos BRT's

domingo, 18 de janeiro de 2015

Na última terça-feira (13), duas colisões com ônibus do BRT na Zona Oeste do Rio, que deixaram 150 pessoas feridas, aumentaram ainda mais a estatística de acidentes envolvendo este tipo de transporte. Desde a inauguração, em 2012, os BRTs colecionam atropelamentos e choques com veículos que invadem a faixa exclusiva, mostrando que o sistema precisa de aperfeiçoamento. Relatos de usuários do consórcio nas redes sociais mostram que esse tipo de acontecimento é frequente e coloca em risco a vida de quem utiliza o transporte. Especialistas alertam para a necessidade de sinalizações mais eficientes, trabalhos educativos e revisões no quesito segurança. 

Eva Vider, engenheira de transportes e professora da Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que o sistema do BRT no Rio é novo e diferente daquilo que os moradores da cidade estão acostumados. “É como um metrô sobre rodas cortando a cidade na superfície. É uma intervenção diferente e pode ser perigosa, apesar da sinalização ser de certa forma bem feita, qualquer descuido pode se tornar um acidente”, explica.

Segundo a professora da UFRJ, os três anos de implantação, com novas linhas sendo inauguradas desde então, não foram o suficiente para o carioca se acostumar com o novo meio de se locomover pela cidade. “Teve pouca informação para a população. Antes da implantação do projeto, não houve uma discussão e nem um movimento para educar melhor as pessoas no trânsito nesse sentido”.

Ainda, de acordo com Eva, no inicio da implantação do sistema do BRT, a velocidade máxima dos ônibus chegou a ser reduzida, numa tentativa de diminuir acidentes, como os atropelamentos. “Talvez essa quantidade de acidentes esteja mostrando que o projeto precisa ser revisto no quesito da segurança. A ideia seria reforçar os mecanismos de segurança colocando cercas segregando de uma forma física o sistema. E por ele ser um transporte diferente é preciso que se tenha um investimento maior na educação do trânsito, chamar a população para entender melhor o transporte”, afirma.

Já Alexandre Rojas, engenheiro de Transportes Urbanos e Mobilidade e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), afirma que as invasões à pista exclusiva do BRT são a razão principal dos acidentes. “O BRT funciona como uma linha segregada. É um transporte feito para trafegar sozinho em uma parte separada da pista. Além disso, o tempo de frenagem de um carro articulado, por exemplo, é maior do que um carro de passeio, ou seja, ele não é um transporte apto para parar de forma abrupta”, explica Rojas.

Ainda segundo o professor da Uerj, os motoristas do BRT costumam ser mais qualificados do que aqueles que dirigem ônibus comuns. “Eles costumam ganhar mais do que a maioria dos motoristas de ônibus, por isso passam por um treinamento mais qualificado. Rojas chama os acidentes que acontecem no BRT como “inexplicáveis”. “Se o BRT tem uma pista separada, então, em teoria, a possibilidade de acidentes deveria ser muito menor”.

No entanto, o professor da Uerj destaca a necessidade de uma sinalização melhor. “Ter uma sinalização mais contundente é uma boa forma de prevenção, e uma cerca para evitar a travessia fora da faixa”, opina.

Acidentes

Os acidentes da última terça-feira aconteceram em dois pontos distintos. O primeiro foi na estação do Pontal, na pista sentido Alvorada, e deixou 30 pessoas feridas. Cerca de 30 minutos depois, na mesma pista, outro acidente acontecia, na altura da estação Cetex do BRT, também no sentido Alvorada. A colisão, um pouco mais grave, deixou 120 pessoas feridas.

Os passageiros envolvidos no acidente chegaram a relatar que um dos motoristas estava ao celular no momento do acidente. Outros motivos, como falha dos freios e o relato do motorista, que disse que teve a visão prejudicada pelo reflexo do sol, estão sendo avaliados.

A Secretaria de Municipal de transportes abriu uma sindicância para apurar se houve falha técnica ou humana. O consórcio que gere o BRT deve apresentar explicações em cinco dias, contados a partir da data do acidente.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o consórcio do BRT apresentou , na quinta-feira (15), as imagens das câmeras de segurança do veículo envolvido no acidente próximo a estação do Cetex, no sentido alvorada e, diferentemente do que alegaram os passageiros, o motorista aparece com as duas mãos ao volante. A gravação é referente a sete minutos antes do acidente que deixou 120 pessoas feridas.

Já na gravação das câmeras do veículo do BRT envolvido no acidente da estação do Pontal, no sentido alvorada, e que deixou 30 pessoas feridas, não é possível ver o motorista. De acordo com informações da SMTR, a partir de agora é preciso aguardar a investigação da perícia técnica da Polícia Civil para se manifestar sobre o caso.

Após o acidente, a Polícia Civil abriu dois inquéritos para apurar as causas dos acidentes envolvendo os dois ônibus do BRT. Após a lauda pericial, o consórcio avisou que vai se manifestar sobre o caso.

Informações: Jornal do Brasil

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CET inaugura nova faixa exclusiva para ônibus no centro nesta segunda

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai inaugurar nesta segunda-feira (19) um trecho de 200 metros de faixa à direita para ônibus na rua Coronel Xavier de Toledo, região central de São Paulo. 

A faixa exclusiva compreende o trecho entre a rua Sete de Abril e o viaduto do Chá, no sentido avenida São João. Segundo a CET, não haverá alterações no tráfego para a ativação da faixa. A circulação será exclusiva para ônibus de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. 

O período de adaptação para os motoristas é até o dia 26 de janeiro, quando a fiscalização será intensificada na via. Transitar na faixa em horário proibido é infração leve, com multa de R$ 53,20 e perda de três pontos na carteira de habilitação, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. 

Segundo a CET, circulam pelo trecho 36 linhas de ônibus, com média de 203 ônibus por hora nos horários de pico, e cerca de 322 mil passageiros ao dia. Com esses 200 metros, a malha de faixas à direita implantadas pela atual gestão somará 462,3 km. 

Informações: CET

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Operação dos VLTs na Paraíba deve começar em fevereiro, diz CBTU

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) deve começar a ser incorporado no sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa a partir da segunda quinzena de feveiro, segundo informou a coordenação de manutenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na capital. As duas composições de VLT que já chegaram à Paraíba estão operando em fase de testes desde dezembro de 2014.

De acordo com o coordenador de manutenção da CBTU em João Pessoa, Sérgio Marcelino, o órgão aguarda o encerramento dos testes para que o VLT possa entrar em operação comercial. “Os testes seguem uma programação própria da fábrica que constrói os veículos. São feitos testes de frenagem, tração e também a adaptação da via ferroviária para evitar pontos de choque que podem danificar os carros”, disse.

Ainda segundo Marcelino, o processo de substituição das locomotivas atuais pelos VLTs deve acontecer gradualmente. “No começo os dois veículos (trens e VLTs) funcionarão ao mesmo tempo, mas conforme outros VLTs sejam entregues, as locomotivas devem parar de funcionar comercialmente e serão destinadas apenas para manobras de manutenção da CBTU”, informou. O terceiro VLT deve chegarà Paraíba em abril deste e outros cinco veículos serão entregues nos próximos dois anos.

O VLT é um tipo de trem mais moderno, rápido e seguro e a entrega e funcionamento dos veículos faz parte do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa. Cada composição do VLT tem três carros e capacidade para 600 pessoas. Os veículos irão operar na malha ferroviária atual de 30km ligando as cidades de Santa Rita e Cabedelo, passando por Bayeux e João Pessoa. 
“Ainda faz parte da modernização a instalação de três ou quatro novas estações, além de uma reforma nas atuais e também uma campanha para apresentar os veículos aos usuários e também conscientizar para preservar os carros”, completou Marcelino.

Ao final do processo de modernização, prevista para os próximos quatro anos, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 55 minutos para até 15 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições. Também prevê um salto no número de passageiros transportados de 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.

Por Adneison Severiano
Informações: G1 PB

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Usuários reclamam de integração entre ônibus e metrô no Distrito Federal

Usuários do transporte coletivo do Distrito Federal reclamam que a integração entre ônibus e metrô não funciona e que por isso estão pagando duas passagens.

O servidor público Civaldo Menezes diz que gastou R$ 66 a mais em dezembro por falha no sistema. Nesta sexta-feira (16), na estação de metrô de Taguatinga Sul, a catraca descontou R$ 3 do cartão-cidadão de Menezes. Apesar de a integração permitir que ele utilize um ônibus na sequência sem pagar pelo serviço, o cartão teve descontado R$ 1,50 referente à tarifa normal do tipo de transporte. "Não era para cobrar a passagem, então estou pagando a integração sem precisar pagar."

Também servidor público, Amilton Martins percebe o desconto de R$ 1,50 a mais toda vez que faz a integração do metrô para o ônibus. "Esperamos que resolva porque agora não adianta colocar o cartão, dizer que é da integração."

Um funcionário da Transportes Coletivos de Brasília (TCB), empresa responsável pela integração, que não quis se identificar, disse que uma falha no sistema está acontecendo há um mês.

Em nota, o DFTrans admitiu que há problemas em algumas catracas de estações do metrô e que por isso a integração não é realizada. O orgão não informou quando o sistema será corrigido e orientou os usuários a procurarem agentes do metrô em caso de problema.

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Em Feira de Santana, Tarifa de ônibus passa a custar R$ R$ 2,70

Os usuários do transporte coletivo da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, já começaram a pagar mais caro pela tarifa de ônibus. É que o reajuste de R$ 2,35 para R$ 2,70, definido pelo Conselho Municipal de Transportes, passa a valer a partir deste sábado (17). O decreto autorizando o aumento das passagens foi divulgado na sexta-feira (16) pela prefeitura da cidade, a segunda maior da Bahia.

O reajuste de 14,9% na tarifa local do transporte público foi aprovado na segunda-feira (12). O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, afirmou que a decisão foi tomada pela maioria do Conselho - que tem representantes do poder público, empresários e sociedade civil -, sendo que o estudo de um nova previsão tarifária foi acordado com rodoviários no dia 24 de dezembro de 2013, após paralisação que afetou o transporte público durante três dias no município.

"Tivemos todo um cuidado para fazer o calculo tarifário e a taria em Feira, ao contrário do que aconteceu em várias capitais do Brasil, ficou 6% abaixo da inflação. É uma tarifa razoável e justa, que leva em consideração o aumento dos custos", afirmou o secretário, em entrevista ao G1.

Reajuste
Conforme Tuy, o aumento da tarifa em 2015 é justificado por dois motivos. O primeiro estaria relacionado à falta de aumento no valor da passagem há dois anos - em 2013 e 2014, não houve reajuste em Feira.

O secretário ainda lembra que, em 2013, ao contrário de outras cidades brasileiras, Feira reduziu a tarifa, que caiu de R$ 2,50 para R$ 2,35.

A primeira justificativa, segundo o secretário de Transporte, leva ao segundo motivo que explica o aumento na passagem. Segundo ele, as empresas alegaram desequilíbrio nas contas. Além disso, conforme o secretário, durante os dois últimos anos houve aumento de salário e acréscimo no valor combustível, lubrificantes e insumos.

De acordo com Ebenezer Tuy, o município de Feira de Santana tem frota de 224 veículos, que são administrados por duas empresas: Princesinha do Sertão e 18 de Setembro. O secretário municipal de Transportes informou, também, que ainda esse mes deve ser divulgado o edital para licitação do transporte coletivo da cidade.

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Tarifa do transporte coletivo passa a custar R$ 3,10 em Uberaba

O transporte coletivo em Uberaba  passa a funcionar com tarifa de R$3,10 a partir de segunda-feira (19). O reajuste foi anunciado nesta sexta-feira (16), após reuniões do Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba (CMTP) para avaliar planilhas de empresas concessionárias, que solicitaram o custo de R$3,12. Em julho de 2013, após manifestações, o valor vigente de R$ 2,90 foi reduzido para R$ 2,80.

O CMTP se manifestou em ata, por unanimidade, favorável à correção da tarifa classificada como "inevitável" pelo longo período sem nenhuma alteração. Em porcentagem, a alteração significou aumento de 10,7%. As justificativas se respaldam na inflação acumulada próxima a 14% no período de estabilidade do preço da passagem; aumento de 30% no valor do óleo diesel e 15% na mão de obra e insumos. Dados da documentação mostram que em Uberaba a gratuidade no transporte impacta o preço da tarifa em cerca de 30%.

A atual gestão exigiu modernização da frota, que apresentará 15 novos ônibus neste sábado (16). Outra novidade no transporte coletivo diz respeito ao sistema BRT, cuja operação está prevista para ser iniciada entre os dias 20 e 30 de janeiro.

Por Alex Rocha
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