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Traçado do VLT que ligará centro de BH a Confins é definido

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A diretriz básica do traçado do transporte leve sobre trilhos que ligará o hipercentro de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, na região metropolitana da capital, já foi definido, segundo o governo do Estado. As opções de trajeto foram apresentadas pelas empresas que participam do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), assinado em junho deste ano.

Na primeira etapa do PMI, quatro empresas apresentaram propostas e todas elas apontaram o transporte sobre trilhos na modalidade VLT em suas diferentes configurações como a tecnologia a ser utilizada no sistema.

Traçado

Segundo o governo do Estado, o traçado proposto tem início no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) e segue pela Via Expressa Leste-Oeste sentido Carlos Prates. Passando pelo bairro Padre Eustáquio, o trajeto alcança a avenida Pedro II seguindo por ela até o cruzamento com o Anel Rodoviário, passando pela avenida Tancredo Neves e chegando próximo à orla da Lagoa da Pampulha.

De lá, continua por um vale até o bairro Pio XII e depois segue acompanhando leito de córregos até a avenida Vilarinho. Da Vilarinho, segue até a altura da avenida Baleares, onde transpõe o relevo e pela alameda José Maria Alkimin chega ao bairro Morro Alto, próximo à  Cidade Administrativa.

A partir deste ponto, as composição segue em direção ao Aeroporto de Confins, acompanhando a rodovia MG-010. De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), existe a intenção de fazer com que a linha faça a ligação, no trajeto de volta, entre o Aeroporto de Confins e o da Pampulha. No entanto, isso só será definido nas próximas fases do PMI.

Processo

Com a definição do traçado e da tecnologia, as empresas interessadas em continuar participando do PMI deverão apresentar estudos complementares de demanda, de engenharia e  infraestrutura, de impacto urbanístico, social e ambiental, além de modelo econômico- financeiro e plano de negócios.

Estas informações, segundo o governo, são indispensáveis para se conhecer os custos da implantação do projeto e posterior lançamento dos editais de concorrência, para contratação de empresas para construção, manutenção e operação do novo sistema de transporte.

Por Bruna Carmona
Informações: O Tempo

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Burocracia impede licitação que previa a compra de 300 novos radares de trânsito em São Paulo

O TCM (Tribunal de Contas do Município) suspendeu a licitação que previa a compra de 300 novos radares de trânsito. Os equipamentos seriam instalados em ônibus para flagrar motoristas invadindo os corredores e faixas exclusivas dos coletivos em São Paulo. Os auditores da corte encontraram 12 irregularidades na concorrência da prefeitura, entre elas a constatação de que "não restou justificada a necessidade da contratação à luz dos princípios que regem a administração pública."
Foto: Andrea R. Laurenti Magri
Os chamados ônibus "dedo-duro" iriam fiscalizar também outras infrações, como o desrespeito ao rodízio municipal e também flagrar veículos procurados ou sob investigação. É a sétima licitação sob suspeita que o tribunal barra da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Em pouco menos de 15 meses, o colegiado de cinco conselheiros já mandou paralisar, por suspeita de irregularidades, mais de R$ 6,3 bilhões em licitações.

A nova suspensão, decidida pelo presidente e conselheiro Edson Simões, ocorre menos de dois meses após o governo petista anunciar a compra dos radares, ao custo de R$ 43,1 milhões. Para o TCM, a licitação não tem orçamento detalhado que demonstre os custos de cada equipamento. Isso infringe a lei federal de licitações (8.666/93), segundo os auditores.

O equipamento que seria instalado nos ônibus é uma espécie de radar móvel em movimento constante. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, 70% das autuações em faixas exclusivas à direita foram feitas por marronzinhos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e fiscais da SPTrans (São Paulo Transporte). Com os novos radares, a prefeitura pretendia liberar os fiscais para organizar o trânsito, o que é defendido por especialistas de trânsito.

Irregularidades

Entre as série de justificativas do TCM para suspender a licitação está, segundo o órgão, a falta de especificações técnicas exigidas por um decreto municipal sobre o processo de licitações.

O órgão também afirma que o edital para a contratação dos radares LAP (leitura automática de placas) não tem planilhas detalhadas de custo unitário dos equipamentos e ausência de índices usados pela prefeitura para avaliar a saúde econômica da empresa que vencer a licitação. Na decisão de suspender a contratação, o TCM também afirma questiona a Prefeitura cobrar da empresa vencedora tanto a instalação dos equipamentos quanto de sinalização.

O tribunal já suspendeu também outros projetos prioritários da gestão Haddad nos últimos meses. As disputas para a construção de 150 km de corredores de ônibus (de R$ 4,8 bilhões) e da nova inspeção veicular (R$ 420 milhões) também foram barradas pelo TCM.

O presidente Edson Simões também já havia mandado parar, em julho, a compra de 824 câmeras que seriam usadas em uma central da CET responsável por controlar a operação dos semáforos inteligentes.

No mês passado, o tribunal encontrou suspeitas de irregularidades e barrou a licitação para um pacote de obras e reformas em prontos-socorros, creches e escolas da periferia, de custo calculado em cerca de R$ 110 milhões. Outra licitação paralisada pelo tribunal foi para a construção de um data center do Bilhete Único.

Líder do governo Haddad na Câmara Municipal, Arselino Tatto (PT) tem criticado publicamente os conselheiros pela paralisação de projetos importantes para o governo.Tatto é irmão do secretário de transportes Jilmar Tatto.

— Talvez os cinco conselheiros queiram administrar a cidade. Só que eles precisam ser eleitos para isso.

Nos próximos 15 dias, o governo pretende prestar os esclarecimentos solicitados pelo TCM para retomar a licitação dos radares para flagrar motoristas nos corredores de ônibus.

Informações: R7.com

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Grande Recife: Linha Camaragibe (CENTRO) passa a operar exclusivamente com BRT Via Livre

domingo, 12 de outubro de 2014

A partir dessa segunda-feira (13/10) a linha 2450 – Camaragibe (Centro) passará a circular exclusivamente com veículos BRT. A ação é mais um passo para a implantação total do Corredor Leste/Oeste, com previsão até o final do ano. Devido à mudança, a linha 2480 – Camaragibe/Derby terá acréscimo de cinco veículo na operação e passa a circular com 15 BRTs, realizando 97 viagens e com intervalo de sete minutos no horário de pico. A linha 2450 continua operando com 18 veículos e realizando 119 viagens por dia, com o mesmo intervalo de sete minutos.

As linhas do Via Livre têm origem no Terminal Integrado de Camaragibe e seguem para a Praça do Derby e para a Av. Guararapes, no centro, atendendo todas as dez estações em funcionamento do corredor, sendo elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. 

Com a novidade, os usuários moradores do município de Camaragibe, com destino ao centro do Recife, continuam com as opções de deslocamento por integração temporal ou pelas linhas que seguem direto para o Centro do Recife, sendo elas: 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07. 

Para a integração temporal, o usuário dispõe das seguintes linhas: 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá, 2460 – TI Camaragibe (Príncipe) e 2469 – TI Camaragibe/CDU que realizam integração temporal com as linhas 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07 e com todas as estações de BRT do Leste/Oeste. A operação funciona tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. Ou seja, o usuário que quiser utilizar o BRT pode pegar uma das linhas citadas acima, descer na Caxangá e embarcar em qualquer uma das estações de BRT do corredor e seguir nas linhas 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby. 

A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado em suas linhas de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

Informações: GRCT

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Em SP, Estação Sé do metrô ganha Wi-Fi gratuito

Desde o final da semana passada, usuários do metrô de São Paulo ganharam uma novidade tecnológica: a conexão Wi-Fi. O acesso gratuito à internet foi disponibilizado na estação Sé, na linha 1-Azul.

O hotspot está localizado no mezanino da estação, atrás das escadas de embarque no sentido Jabaquara e antes das escadas de embarque no sentido Tucuruvi. A área foi delimitada com placas e, segundo o metrô, o Wi-Fi suporta somente 200 acessos simultâneos.

Para usar o serviço, o usuário deve se conectar à rede "wifi_metro_sp", cadastrar seu e-mail e aceitar os termos de uso. Cada pessoa poderá usar a rede por 20 minutos, e após o período, deverá esperar 15 minutos para se conectar novamente. O tempo de uso, no entanto, é superior a outras grandes capitais, como Rio de Janeiro (15 minutos, duas vezes ao dia) e Tóquio (15 minutos, cinco vezes ao dia).

Até o final do ano, o metrô pretende instalar Wi-Fi em mais cinco estações. A previsão é que até o final de 2015, todas as estações do metrô de São Paulo recebam o serviço.

Informações: Diário de S. Paulo 

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Região Norte de Brasília recebe 40 novos ônibus

A região norte de Brasília recebeu neste sábado, 40 novos ônibus da empresa Piracicabana. Serão contemplados aproximadamente três mil usuários das cidades de Sobradinho, Planaltina, Arapoangas e Plano Piloto, que fazem parte da Bacia 1.

Para o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi, as mudanças do transporte público do Distrito Federal têm acontecido gradativamente. “A entrada da Piracicabana com novos veículos para substituir as linhas da Riacho Grande já era prevista. Estávamos só esperando a chegada dos carros da fábrica”, ressaltou.

Os coletivos irão substituir a frota da empresa Riacho Grande, que atendia as demandas das regiões.  A antiga empresa operava com 30 veículos, fazendo as linhas que saiam do Arapoangas e após chegarem ao Plano Piloto eram reaproveitadas nas linhas circulares.

NOVO SISTEMA - O transporte público de Brasília foi divido em cinco Bacias. A frota antiga foi retirada de circulação e hoje 2.630 novos ônibus atendem todo o Distrito Federal.  Foram criados corredores exclusivos, onde os ônibus não ficam presos no trânsito e podem circular livremente e com rapidez.

A modernização do transporte aconteceu também com a implantação do Expresso DF Sul, que reduziu as viagens da região de Santa Maria e Gama ao o Plano Piloto em até uma hora.

Outra novidade do sistema foi a implantação da integração. De posse do cartão Cidadão, o usuário pode, em até duas horas de intervalo entre as viagens e no mesmo sentido, utilizar ônibus e metrô, pagando apenas uma única passagem. Estudantes, portadores de necessidade especiais e idosos acima de 65 anos não pagam passagem, basta apenas se cadastrar em um dos postos SBA.

Abaixo você pode conferir quais serão as linhas atendidas pela nova empresa:

Linhas que a empresa Piracicabana passa a operar em Arapoangas e Planaltina:

0.616     Arapoangas  / Eixo Norte-Sul (EAS) 

616.1     Arapoangas - Paranoá (Ponte JK) / Rod. Plano Piloto   

616.2     Arapoangas - Estâncias / Eixo Norte-Sul 

616.3     Arapoangas - Condomìnios-Estâncias/Eixo Norte-Sul 

616.5     Arapoangas - (Av. Independencia / Eixo Norte-Sul   

616.6     Arapoangas - Estâncias (I - V) / l2 Norte-Sul (Esplanada)

0.643     Arapoangas - / W3 Norte / Sul - EAS 

0.603     Planaltina (Arapoangas) / Clube do Congresso (Sobradinho)  

603.1     Planaltina (Jardim Roriz) / Clube do Congresso (Sobradinho)

Linhas que a empresa Piracicabana passa a operar no Plano Piloto:

0.103  Rodoviária do Plano Piloto / Av. das Nações Sul

103.2  Rod.Plano PilotoW3 SUL / Av. Nações /Academia de Tenis

107.3  Circ. Rod. Plano Piloto / L2 - W3 Sul (Esplanada-EAS)

114.2  Circ. Rod. Plano Piloto / W3 Sul - L2 Sul (EAS - UNIEURO)

0.128  Rodoviária do Plano Piloto / Granja do Torto

128.1  Rodoviária Plano Piloto / Granja do Torto (Zoobotânica)

128.3  Rodoviária Plano Piloto / L2 Norte / Granja do Torto

128.4  Rod.Plano Piloto / L2 Sul / W3 Sul-Norte / Granja do Torto

145.1  Estação da Asa Sul / L2 Norte (Esplanada)

Informações: Jornal de Brasília

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Prefeitura de BH vai contratar segurança armada para estações do BRT/Move

De acordo com o prefeito, a expectativa é de que sejam contratados 150 vigilantes para conter os casos de roubo, violência e vandalismo. As plataformas já contavam com segurança comum, contratada pela BHTrans. Ainda segundo Lacerda, enquanto a licitação não é concluída, guardas municipais serão deslocados de outras áreas para reforçar a segurança na estações. 

Algumas estações do transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte já foram alvos de assaltos e furtos desde o início da operação do sistema. O último caso registrado aconteceu no dia 3, quando bandidos renderam funcionários da Estação Pampulha pela manhã. 

Segundo a Polícia Militar, um dos bandidos estava armado e ameaçou as funcionárias do guichê. Primeiro as trabalhadoras ouviram alguém bater na porta da bilheteria, mas quando foram atender não encontraram ninguém. Logo depois, os ladrões aproveitaram a chegada de outra funcionária para entrar na cabine. 

No Centro de Belo Horizonte, o problema são os furtos de placas de alumínio das estações. Em setembro, um adolescente de 17 anos foi detido após arrancar as peças da fachada de uma das estações, durante a noite.

Por Cristiane Silva e Guilherme Paranaiba
Informações: Estado de Minas

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