Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em SP, Bilhete Único Diário começou a funcionar nesta segunda-feira

terça-feira, 20 de maio de 2014

A partir desta segunda-feira (19) começa a funcionar o Bilhete Único Diário, opção para quem precisa usar o transporte metropolitano por apenas um dia. A nova modalidade é recomendada para turistas e permite viagens ilimitadas por um período de 24 horas.

Para usar apenas uma modalidade de transporte - só ônibus ou só transporte sobre trilhos - o bilhete custará R$ 10. Neste caso, o bilhete pode compensar para quem fizer a partir de quatro viagens por dia, já que cada uma custa R$ 3. Já a versão integrada (ônibus e trilhos) custará R$ 16.

A cota passa a contar a partir do momento em que o cartão é usado pela primeira vez e deixa de funcionar após completar 24 horas de uso. Usuários que já têm o novo Bilhete Único, emitido a partir de 2013, podem fazer a recarga diária em qualquer posto da SPTrans.

A partir do dia 24 de maio a opção também estará disponível aos passageiros que preferirem comprar um novo bilhete, sem a necessidade de cadastro. A tarifa, entretanto, fica mais cara. A versão para um modal custa R$ 15 e a integrada R$ 24, além de R$ 3 reais pelo cartão. A partir da segunda recarga os passageiros só precisarão pagar o valor da passagem.
A cota diária pode ser utilizada por usuários comuns, beneficiários, estudantes e para os que usam vale-transporte. Os estudantes pagam R$ 5 pelo bilhete com apenas um tipo de transporte, e R$ 10 pela versão integrada.

Para se cadastrar e receber o novo Bilhete Único, basta acessar o site da SPTrans.

Bilhete Semanal
O Bilhete Semanal é outra opção para turistas em passagem por São Paulo e pode ser adquirido desde o dia 5 de abril. Usuários não cadastrados pagam a tarifa de R$ 48 pela versão para apenas um meio de transporte ou R$ 75 para a versão integrada.

Informações: G1 SP
READ MORE - Em SP, Bilhete Único Diário começou a funcionar nesta segunda-feira

Para desafogar terminais superlotados, Grande Recife pensa em aderir ao Bilhete Único

Sem mesmo ter sido referendado pelas convenções partidárias, o pré-candidato ao governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), já apresentou o que deve ser a sua principal bandeira de campanha: a implementação do bilhete único temporal para ser usado nos diversos modais de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR). A proposta, já para 2015 se eleito, é manter somente a tarifa A (R$2,15) e extinguir os anéis B (R$ 3,35) e D (R$ 2,75). Paulo enfrentaria, neste caso, a resistência dos empresários do transporte com a garantia do reembolso para cobrir o déficit.

Paulo confia que com o BRT em funcionamento e os 25 terminais integrados prontos (sete ainda em construção) até o final do ano, o governo do Estado tem fôlego para desembolsar cerca de R$ 8 milhões mensais para cobrir o buraco, prevê.

Segundo ele, os cálculos foram pensados para não haver aumento de passagem. “A conta já está sendo feita para manter o mais baixo (valor). Não é nossa intenção (aumentar)”, diz. Ele acredita valer a pena o alto aporte financeiro que o governo vai reservar para garantir a bilhetagem temporária, que dura por três horas: “Ainda está muito difícil para o usuário. É preciso motivar. Precisamos priorizar esse conforto, desafogar os terminais”.
Terminais superlotados
Antes resistente, o Grande Recife Consórcio vê com bons olhos a proposta. O presidente Nelson Menezes contou que a bilhetagem única seria um próximo passo. “Não foi pensado ainda porque precisa de aporte de recurso, dos corredores”. Ainda que sem projeto ou estudo para aferir a viabilidade, ele calcula um déficit de R$ 40 milhões ao ano, cerca de 4% do orçamento.

Por Carolina Albuquerque
Informações: Jornal do Comércio

READ MORE - Para desafogar terminais superlotados, Grande Recife pensa em aderir ao Bilhete Único

Greve de ônibus em São Luís está confirmada nesta quarta

O secretário administrativo do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Isaías Castelo Branco, anunciou a paralisação dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus da capital, foi confirmada para a próxima quarta-feira (21).

Em entrevista nesta tarde, Izaias disse que a paralisação por tempo indeterminado é decorrente da intransigência do Sindicato das Empresas de Transporte (SET). Disse ele que foram feitas várias reuniões para se discutir sobre a reivindicação dos rodoviários e, até o momento, o SET não chegou a um consenso.

Veja nota enviada pelo Sindicato dos Rodoviários

Em decisão unânime tomada durante Assembléia Geral Extraordinária da categoria, os rodoviários decidiram decretar greve geral, a ser iniciada nesta quarta – feira (21.05) à meia noite, por tempo indeterminado.

Em Ofício encaminhado ao SET / Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís na última sexta –feira (16.05), o STTREMA / Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do MA oficializou a decisão de greve geral da categoria, em resposta ao não atendimento pelo Sindicato Patronal, da pauta de reivindicações referentes às negociações de aumento salarial da categoria.

O SET lamenta o impasse nas negociações entre os dois Sindicatos e os eventuais transtornos de uma greve para a população. Mas segundo o Sindicato Patronal (SET) as empresas de ônibus não têm a mínima condição de atender às reivindicações dos rodoviários, considerando-se a atual situação deficitária e de total desequilíbrio econômico-financeiro do setor de transportes de São Luís.

Informações: Imirante.com

READ MORE - Greve de ônibus em São Luís está confirmada nesta quarta

Motoristas de ônibus de São Paulo aceitam proposta patronal e desistem de greve

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (19), motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista, que ameaçavam entrar em greve, aceitaram a proposta feita pelas empresas e desistiram da paralisação. A assembleia foi realizada na rua Pirapitingui, na Liberdade (centro), em frente à sede do Sindimotoristas, sindicato que representa os trabalhadores dos coletivos municipais de São Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa da entidade, o SP Urbanuss --sindicato que representa as empresas de ônibus-- melhorou a proposta feita anteriormente. As empresas aceitaram conceder aumento salarial de 10%, vale-refeição diário de R$ 16,50 (atualmente o valor é de R$ 15,30), além de uma parcela fixa anual de R$ 850, referente à participação nos lucros e resultados (PLR).

A proposta apresentada pelas empresas na semana passada era de 5,2% de reajuste (percentual que cobriria a inflação do último ano), aumento de R$ 0,20 no vale-refeição diário e PLR de R$ 600. Em assembleia na quarta-feira (14), realizada após reunião de conciliação no TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo), a categoria rejeitou a proposta.

Procurado pela reportagem na última quarta, o SP Urbanuss disse que não poderia subir a proposta por conta do prejuízo que as empresas vêm tendo com os ônibus queimados. Na manhã de hoje, motoristas e cobradores realizaram uma passeata entre o sindicato e a Prefeitura de São Paulo, que também fica no centro.

Redução no tempo de serviço
O acordo fechado hoje entre os trabalhadores e as empresas prevê também: reconhecimento de insalubridade, que permitirá aos motoristas e cobradores se aposentarem com 25 anos de trabalho (atualmente o tempo de serviço é de 35 anos para homens e 25 para mulheres); licença-maternidade de 180 dias; e melhoria na qualidade dos produtos da cesta básica.

Funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que também ameaçam entrar em greve, realizam assembleias nesta segunda para decidir se irão paralisar ou não. 

Informações: Do UOL, em São Paulo

Leia também sobre:
READ MORE - Motoristas de ônibus de São Paulo aceitam proposta patronal e desistem de greve

Motoristas de Cuiabá e Várzea Grande devem deflagrar greve nesta terça

A desembargadora Maria Beatriz Theodoro, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT23), determinou que os trabalhadores do sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital, mantenham o mínimo de 70% da força de trabalho em atividade atividade durante a greve da categoria – marcada para iniciar à 0h desta terça-feira (20) e com potencial para afetar cerca de 350 mil usuários.
Justiça determinou percentual mínimo de trabalhadores atuando. (Foto: Denise Soares/G1)
A decisão foi proferida nesta segunda-feira por força de medida cautelar ajuizada pelo sindicato das empresas do transporte coletivo urbano (STU) e o presidente do sindicato dos trabalhadores (Stett), Ledevino da Conceição, já anunciou que foi notificado da medida liminar e que deverá contestá-la por meio de recurso. Enquanto ingressam com recurso judicial, os motoristas deverão cumprir a medida, assegurou o sindicalista.

A greve dos motoristas foi definida no último domingo, quando parte significativa da frota que atende Cuiabá e Várzea Grande não saiu das garagens devido à assembleia da categoria, o que causou transtornos aos usuários. Durante o plantão judiciário, uma liminar chegou a ser concedida em favor do STU para que pelo menos 80% dos ônibus fossem mantidos em circulação.

Desta vez, com o processo redistribuído para a desembargadora do TRT23, a Justiça considerou que transporte coletivo é um serviço essencial – de modo que o direito de greve no setor deve ser limitado – e levou em conta que não houve aviso da paralisação dos cerca de 1,5 mil trabalhadores dentro do prazo legal de 72 horas.

Além disso, a desembargadora Maria Beatriz ponderou que “diante da ausência do transporte coletivo, os cidadãos tendem a recorrer ao transporte privado, o que hodiernamente, em razão das obras relacionadas à Copa do Mundo de Futebol, significaria o colapso do trânsito na capital do Estado”.

A magistrada determinou multa diária de R$ 30 mil caso o sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo não mantenha o mínimo de 70% da força de trabalho em atuação durante a greve. Além da medida, a Justiça agendou audiência de conciliação entre trabalhadores e empresas no próximo dia 22.

Reivindicações
O presidente do Stett, Ledevino Conceição, informou que os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 7,5%, recebimento de vale-alimentação de R$ 400,00 por mês, bonificação para motoristas que atuam sem cobradores dentro dos veículos de R$ 250,00, protetor solar para trabalhadores que atuam expostos ao sol e bonificação por carga horária de cursos de qualificação ligados à atividade no transporte coletivo.

Em nota à imprensa, o STU explicou que não pode conceder mais de 4,63% de aumento salarial - conforme resolução do Conselho Municipal de Transporte - e alegou que vem negociando com os trabalhadores do transporte coletivo desde 25 de abril “dentro de critérios que não gerem custos que possam onerar significativamente o preço da tarifa e nem penalizar o usuário do sistema de transporte coletivo urbano de Cuiabá”.

Renê Dióz
Informações: Do G1 MT

READ MORE - Motoristas de Cuiabá e Várzea Grande devem deflagrar greve nesta terça

Greve de ônibus em Jundiaí prejudica mais população

Ao menos 25 ônibus foram apedrejados em Jundiaí, interior de São Paulo, nesta segunda-feira ao se completar o quinto dia de greve dos rodoviários. Ninguém saiu ferido. Segundo testemunhas, um grupo de grevistas tentou impedir que os veículos circulassem. Eles teriam ameaçado os motoristas e pediram que os passageiros saíssem dos veículos.

Por causa da onda de violência, as empresas decidiram tirar de circulação a partir das 20h os poucos coletivos que estavam em operação. Cerca de 132 mil usuários foram prejudicados por cada dia de paralisação.

Cerca de 4 mil funcionários das três empresas concessionárias aderiram ao movimento. Em duas assembleias realizadas na manhã e tarde de hoje, a maioria decidiu por continuar a paralisação. Os grevistas pedem 15% de aumento enquanto que os empresários oferecem 8%.

A prefeitura de Jundiaí solicitou ao Tribunal Regional de Trabalho (TRT) que atue com firmeza quanto ao cumprimento da determinação do próprio órgão de colocar em operação 70% da frota nos horários de pico e 50% nos demais períodos do dia.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores disse em nota que a decisão pela paralisação não foi acordada em assembleia com anuência do sindicato e que "a greve está por conta dos trabalhadores".

Informações: Portal Terra

Leia também sobre:
READ MORE - Greve de ônibus em Jundiaí prejudica mais população

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960