Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Fortaleza, Faixas de ônibus serão próximas ao canteiro

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Na próxima semana, a Prefeitura de Fortaleza começa a implantar 10 paradas de ônibus no canteiro central da Avenida Bezerra de Menezes, em virtude do sistema Bus Rapid Transit (BRT). A expectativa é de que, a partir de agosto, os usuários de transporte coletivo do corredor Bezerra de Menezes passem a ter acesso aos veículos, embarcando e desembarcando no canteiro central.

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinf), Roberto Resende, no decorrer dos 3km da Avenida, serão implantados cinco conjunto de estações, onde em cada uma, haverá duas paradas de ônibus em cada lado da via. Conforme ele, para a implantação do projeto, a ciclovia da avenida sofrerá alterações, e o tráfego de ciclista passará por detrás das paradas.

Conforme a Seinf, no mesmo período, o trecho que corresponde ao BRT Antônio Bezerra/Centro, que detém 7km, também estará funcionando dentro do mesmo sistema.

ÔNIBUS SERÃO MODIFICADOS

Na fase de implantação do BRT, as duas faixas mais próximas ao canteiro central serão exclusivas para o transporte público, já as duas faixas próximos à lateral da via, serão destinadas para o trânsito de veículos particulares. “Na faixa mais próxima ao canteiro central, vão trafegar os ônibus comuns; já na faixa da adjacência, vão trafegar os BRT’s, que são veículos articulados com portas dos dois lados e piso baixo”, explicou.

O secretário-executivo ressaltou ainda que o corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do BRT Antônio Bezerra/Papicu que detém, ao todo, 17km, e está sendo implantado em duas fases. A primeira liga o Terminal Antônio Bezerra ao Centro, por meio da Bezerra de Menezes. “Em outubro, estarão prontos os viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Quando esta obra estiver finalizada, vamos dar seguimento à segunda fase do BRT Antônio Bezerra/Papicu que compreende do Centro da Cidade ao Papicu”.

LINHAS

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 22 linhas de ônibus urbanas e quatro do sistema complementar circulam na Avenida Bezerra de Menezes, transportando, por dia, cerca de 136 mil passageiros.  Conforme a Prefeitura de Fortaleza, além dessas ações que objetivam priorizar e dar celeridade ao transporte público em Fortaleza, mais 70km de corredores expressos de ônibus serão instalados. Os recursos para a implantação do projeto foram liberados pelo governo federal, no montante de R$ 718 milhões.

Informações: O Estado CE
READ MORE - Em Fortaleza, Faixas de ônibus serão próximas ao canteiro

Entidades distribuem livros no terminal de ônibus em Foz do Iguaçu

Nesta quarta-feira, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro foi celebrado em Foz do Iguaçu com uma ação no Terminal de Transporte Urbano (TTU). No local, motoristas e passageiros puderam levar para casa livros, revistas e volantes literários.

A ação foi organizada pelos grupos culturais iguaçuenses Associação Guatá e Casa do Teatro e chamou a atenção de quem circulava pelo terminal.

Em entrevista à CBN Foz, Julio Fornari, agende cultural da Associação Guatá, explicou os objetivos da iniciativa e ressaltou a importância da leitura.

O estudante Antonhy Sebastian levou para casa um dos livros expostos durante a ação e aprovou a iniciativa, assim como o motorista Joel Porto, que falou da possibilidade de ter acesso à cultura sem precisar sair do próprio ambiente de trabalho.

Jean Paredes, um daqueles apaixonados pela poesia, falou sobre os sentimentos que envolvem as manifestações artísticas.

A atividade ainda contou com a “Rádio Recreio Fala, Aí”, do Projeto Plugado!, um espaço para a veiculação de música, recados poéticos e dramatizações literárias. O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi instituído em 1995 pela Unesco.

Por  Vacy Alvaro
Informações: CBN Foz
READ MORE - Entidades distribuem livros no terminal de ônibus em Foz do Iguaçu

Belo Horizonte: Move metropolitano embarcará na Santos Dumont; Quatro linhas troncais serão atendidas por 31 coletivos

Parte do programa que prevê a construção de 10 novos terminais de ônibus na Grande BH e a reforma de três já existentes, o Move metropolitano, em operação a partir de sábado (26) - com a integração de 31 linhas vermelhas na Estação São Gabriel - compartilhará as estações de transferência (ETs) do Move urbano (BHTrans) na Avenida Santos Dumont.

Algumas das linhas que deixarão de vir ao Hipercentro, como a 4810 (Caeté/Belo Horizonte) e a 4882 (Nova União/Belo Horizonte), hoje partem de dentro da rodoviária. Outras, como a 4105 (Santa Luzia/Belo Horizonte via Industrial Americano), saem de ruas próximas.

A partir de maio, outras linhas em direção à região hospitalar serão integradas em uma nova fase do sistema, com o funcionamento (ainda que provisório) da Estação Bernardo Monteiro. 

As quatro novas linhas troncais do BRT com destino ao Hipercentro e Cidade Industrial (retorno na Praça da Cemig), serão atendidas por uma frota inicial de 31 coletivos. Outros 110 ônibus convencionais serão mantidos nas linhas vermelhas que deixarão de vir ao Centro, transformando-se em linhas alimentadoras até a Estação São Gabriel. 

O blog elaborou um resumo com as principais informações sobre a primeira fase do sistema, que promete reduzir em 90% (cerca de 500 ônibus vermelhos) o número de linhas no Hipercentro. Confira:

PRIMEIRA FASE DO MOVE METROPOLITANO

31 linhas vermelhas que vão de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas ao Hipercentro, serão transformadas em linhas alimentadoras, encerrando as viagens na Estação São Gabriel. De lá, o usuário terá de seguir num dos ônibus do BRT/Move metropolitano para completar a viagem, em quatro novas linhas troncais: duas até a Avenida Santos Dumont (400C, direta; e 401C, paradora), no Centro, e outras duas até a Cidade Industrial – uma pela Via Expressa (405R), outra pela Avenida Amazonas (406R) –, com retorno na Praça da Cemig.

Cinco linhas serão extintas:

4690 - Nossa Senhora de Fátima/Estação São Gabriel    Será atendida pela linha 4685
4385 - Bom Destino/Estação São Gabriel            Será atendida pela linha 4380
4130 - Córrego das Calçadas/Belo Horizonte via BR-262    Será atendida pela linha 4445
4390 - Córrego das Calçadas/Belo Horizonte via Avenida Antônio Carlos
4120 - Santa Luzia/Belo Horizonte via Vila Olga

Tarifa
Durante o transbordo, o usuário que hoje utiliza um único ônibus não pagará segunda passagem, desde que utilize o cartão Ótimo. Caso contrário, ele terá de arcar com duas tarifas (não há integração tarifária com as linhas da BHTrans).

Valores
Linhas alimentadoras (cidades-estações)    R$ 3,30 a R$ 4, em média
Linhas troncais (estações-Centro e demais regiões)    R$ 3,30 ou livre para usuários do cartão Ótimo

O cartão Ótimo está disponível nos seguintes pontos de venda em Belo Horizonte (funcionamento das 8h às 17h)*:
- Rua Aquiles Lobo, 504, Floresta
- Rua Tupinambás, 841, Centro
- Rua Professor Morais, 216, Savassi

*Há pontos de venda em Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Juatuba, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Embarque
Será feito por meio de duas plataformas:

- Estações de integração
Terminais que recebem e dão sequência às linhas. Inicialmente só estará em operação a Estação São Gabriel. Outras quatro estruturas serão acrescidas ao sistema em maio.

- Estações de Transferência (ETs)
Módulos de embarque e desembarque instalados dentro e fora dos corredores. São diferenciados das estruturas da BHTrans pela cor laranja. Até maio, 13 módulos inspirados nas estações-tubo de Curitiba serão instalados além dos corredores, na Avenida Brasília, em Santa Luzia (3), na MG-010 (8) e na Avenida Civilização, em Venda Nova (2), conforme revelou o Estado de Minas em 5 de março . 

Frota
Ônibus básico
Atuais coletivos de cor vermelha, com motor dianteiro, até 12,7 metros de comprimento e três portas à direita. Serão mantidos nas linhas até as estações do Move.

Ônibus padron
Modelo intermediário do Move equipado com ar-condicionado, suspensão a ar, comprimento de 13,2 a 15 metros e bicicletário. Circulará em linhas dentro e fora dos corredores. Serão 173 padrons ao todo.

Ônibus articulado
Grande estrela da operação do Move (chega a 19 metros de comprimento), com câmbio automático e motor traseiro como itens adicionais de conforto. Circulará, na maioria dos casos, nas linhas dos corredores. Serão 115 articulados.

Futuros terminais
Vilarinho
Receberá as linhas de Confins, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Capim Branco
Prazo de operação: maio de 2014

Morro Alto
Linhas de Vespasiano e região
Prazo de operação: maio de 2014

São Benedito
Linhas de Santa Luzia e região
Prazo de operação: funcionará como estação provisória (móvel e desmontável) a partir de maio, a exemplo de Justinópolis e Bernardo Monteiro. A estrutura definitiva fica pronta em maio de 2015
Estação de integração (provisória) do Move metropolitano

Justinópolis
Linhas de Ribeirão das Neves e região
Prazo de operação: maio (provisória) e maio de 2015 (definitiva)

Bernardo Monteiro
Linhas em direção à região hospitalar
Prazo de operação: maio (provisória), com os ônibus estacionando ao longo da Avenida dos Andradas e da Rua Ceará, e maio de 2015 (definitiva)

Tergip
Parte das linhas em direção ao Hipercentro
Prazo de operação: a atual rodoviária de BH será transformada em terminal metropolitano quando a nova rodoviária – junto à Estação São Gabriel – for inaugurada. A obra depende, segundo a Setop, de liberação da prefeitura.

Demanda
A previsão da Setop é de que o Move metropolitano entre em operação na Estação São Gabriel atendendo 35 mil passageiros/dia. 

Maiores informações:
SAC Ótimo - (31) 3516-6000
www.otimoonline.com.br

Nota
Já é possível consultar e ver as mudanças de cada linha da Estação São Gabriel no site do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG): http://www.consultas.der.mg.gov.br/grgx/sgtm/consulta_linha.xhtml 

Informações: Dzai.com.br
READ MORE - Belo Horizonte: Move metropolitano embarcará na Santos Dumont; Quatro linhas troncais serão atendidas por 31 coletivos

TCB opera a linha executiva 113, Aeroporto JK Setor Hoteleiro Norte e Sul

A TCB iniciou a operação no dia 29 de abril de 2011, a linha 0.113, saindo do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, Esplanada dos Ministérios, Setor Hoteleiro Norte, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Setor Hoteleiro Sul e Aeroporto JK. A tarifa custa R$ 8.

Para os grandes eventos Esportivos a Empresa TCB na Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014. É uma das protagonistas no efetivo transporte de torcedores no trajeto, aeroporto, setores hoteleiros norte e sul, e áreas próximas ao Estádio Nacional Mané Garrincha e Plano Piloto.

A frota alocada são cinco veículos sendo três em operação e dois reservas, a tabela horária é a cada 30minutos das 6h30 até 00hs, último veículo saindo do aeroporto de segunda as sextas- feiras e, aos sábados/domingos e feriados das 06h30 até 23:hs, último veículo saindo do aeroporto, todos os veículos com ar-condicionado e internet. O percurso é de 34,53 Km, em média de uma hora e 10 minutos.

Para ver os horários desta linha clique aqui

READ MORE - TCB opera a linha executiva 113, Aeroporto JK Setor Hoteleiro Norte e Sul

Prefeitura de Joinville anuncia audiências para discutir mobilidade

Sai de cena a licitação do transporte coletivo. Entra a construção de um modelo de mobilidade para a cidade. Depois de adiar por duas vezes o lançamento da licitação para a concessão do transporte na cidade, a Prefeitura resolveu radicalizar e apostar todas as fichas em oito meses de debate em audiências públicas, com a expectativa de encontrar uma ideia inovadora para melhorar o trânsito em Joinville.

— É hora de tirar bons projetos da gaveta. Este é o grande momento da mobilidade. Estamos fazendo um esforço muito grande e não podemos passar de fevereiro do ano que vem. É um prazo legal, fatal para lançar a licitação — justificou o prefeito Udo Döhler (PMDB) terça-feira à tarde para explicar a busca por um modelo que envolva não apenas a concessão do transporte por ônibus, mas as alternativas viárias para o trânsito de automóveis, transporte de carga e até os deslocamentos com modais que ainda não existem na cidade mais populosa do Estado.

Udo argumenta que esta não é uma aposta do governo, mas da cidade, e que deve ter como foco o planejamento para as próximas décadas. Para chegar às ideias inovadoras, a organização não governamental Embarq Brasil e a UFSC estão à frente do desenvolvimento de um plano de audiências públicas em que serão discutidas as soluções de mobilidade para a cidade.

A Embarq Brasil é uma organização não-governamental com sede em Washington tem representação em Porto Alegre e atua na área de “soluções sustentáveis” em transporte. Como a Embarq não foi contratada – o que exige licitação e um contrato legal para a participação nas discussões –, o trabalho ainda é apenas consultivo.

— Estamos negociando ainda. Mas o fato é que temos esse período para aperfeiçoar propostas. Não podemos desperdiçar tempo — disse o prefeito terça-feira à tarde.

Adiamentos sucessivos

Não foi exatamente por falta de tempo que as negociações não andaram. A concessão atual foi oficializada em 1999 pelo então prefeito Luiz Henrique da Silveira.

Desde o governo Carlito Merss, há estudos, conversas, debates e propostas de um novo modelo de licitação. Em seu último ano de mandato, o petista chegou a contratar uma consultoria para fazer o edital – o plano era lançar o processo até o fim de 2012, o que não ocorreu.

No ano passado, Udo Döhler assumiu o governo afirmando que não teria pressa para dar início ao processo. No entanto, seis meses depois garantiu que a licitação sairia até o final de seu primeito ano de mandato. Em dezembro, veio a confirmação de que o contrato com as atuais concessionárias, a Gidion e a Transtusa, seria prorrogado por mais seis meses.

Agora, diz Udo, a decisão de fazer audiências públicas e ouvir a população atende aos pedidos de organizações sociais, como o Movimento Passe Livre e a Frente de Luta Pelo Transporte Público. Mas agora, o assunto é mobilidade.

— Não adianta a gente discutir rapidinho mais dez anos de transporte pelo ônibus. Daí, vamos andar mais dez anos de ônibus com uma série de problemas na cidade. Não faz sentido buscar só uma solução para o transporte coletivo se temos que criar primeiro um modelo de mobilidade para a cidade — alegou o prefeito.

O Ippuj, a Embarq Brasil, a UFSC e técnicos de outros setores da Prefeitura devem anunciar nos próximos dias um calendário de audiências e o modelo de trabalho e, principalmente, de participação da população.

Empresas têm dúvidas sobre debate

O diretor executivo da Gidion, Alcides Bertoli, disse terça-feira que as empresas receberam a decisão da Prefeitura com “apreensão”.

— Ficamos num dilema: não sabemos se fazemos investimentos, se não fazemos investimento — afirmou Bertoli.

Segundo o executivo, a decisão de criar um modelo de mobilidade faz sentido para o transporte coletivo a longo prazo. A velocidade média dos ônibus e a média de usuários são dois números que preocupam. Ambos caem a cada ano.

— A solução não é só colocar mais ônibus rodando pela cidade. Vai ter ônibus lotado na frente e, logo atrás, outro vazio. Quanto mais ônibus se coloca nas ruas, pior a mobilidade.

Bertoli concorda que a discussão da mobilidade é urgente e garante que as equipes técnicas das empresas participarão das audiências com informações e sugestões, mesmo que não venham a ser selecionadas na licitação futura.

— Fazer só a licitação do transporte coletivo não vai mudar nada. Precisa mudar a estrutura da cidade. Caso contrário, o problema vai continuar — diz.

MPL critica a decisão da Prefeitura

Em sua página no Facebook, o Movimento Passe Livre Joinville reproduziu a informação dada na edição de terça-feira em “A Notícia” pelo colunista Jefferson Saavedra, sobre a decisão da Prefeitura de Joinville em adiar para 2015 a licitação.

O texto foi ilustrado com uma imagem do prefeito questionando sobre a licitação e o valor das passagens de ônibus.

A Frente de Luta pelo Transporte Público, do qual o o MPL faz parte, foi quem reivindicou a realização de 14 audiências públicas para discutir a licitação do transporte coletivo. Desde o ano passado, o grupo promove manifestações e mobilizações nas redes sociais para pedir pressa na licitação, além de melhorias na qualidade dos serviços prestados.

Os líderes do movimento criticam a Prefeitura por adiar por tanto tempo a decisão e dizem que o governo tem deixado para tomar decisões em cima da hora para beneficiar a Gidion e a Transtusa.

A reportagem procurou representantes do Movimento Passe Livre para comentar a decisão, mas eles não foram localizados.

Por Leandro S. Junges
READ MORE - Prefeitura de Joinville anuncia audiências para discutir mobilidade

Câmara Temática de Transporte Coletivo discute tarifa de ônibus em Palmas

O secretário municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot), Christian Zini, recebeu na tarde desta terça-feira, 22, representantes da Câmara Temática Permanente do Transporte Coletivo do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (CMAMT) para discutir o valor da tarifa de ônibus coletivo na Capital.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Tocantins (Seturb) encaminhou, no dia 18 de dezembro de 2013, uma proposta de revisão da tarifa do transporte coletivo, solicitando um aumento de R$ 2,50 para R$ 2,86 na tarifa (equivalente a 14,36% de aumento).  Para analisar o assunto foi montada uma comissão e um estudo foi elaborado. O resultado deste levantamento foi apresentado pelo titular da Samot aos membros da câmara temática nesta terça.
Na oportunidade, foi apresentada planilha de gastos das empresas responsáveis pelo transporte coletivo com pessoal, manutenção de ônibus, combustível entre outras. Foi abordada ainda a quantidade de usuários beneficiados com a gratuidade no transporte coletivo, estudantes que pagam metade e ainda o custo do sistema operacional.

As informações serão apresentadas aos conselheiros na reunião ordinária do CMAMT que ocorrerá na próxima quinta-feira, 24, às 14h, no auditório do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas). Segundo Christian Zini, que também é presidente do CMAMT, por se tratar de assunto de extrema relevância à sociedade, a reunião será aberta ao público.

“Esta discussão envolve toda sociedade e só haverá deliberação após a participação e conhecimento de todo Conselho. Haverá uma próxima reunião do CMAMT e após 15 dias desta reunião ordinária que iremos definir”, afirmou Zini.

Fazem parte da Câmara o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Tocantins (Seturb), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), o Conselho Regional de Economia do Tocantins (Corecon), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Palmas (Umesp), o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Operadores em Máquinas no Estado do Tocantins (Simtromet) e Diretórios Centrais de Estudantes (DCE’s).

Informações Conexão Tocantins
READ MORE - Câmara Temática de Transporte Coletivo discute tarifa de ônibus em Palmas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960