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No Recife, Obras do VLT na Zona Norte começam no 2º semestre de 2014

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A Prefeitura do Recife detalhou, nesta quinta-feira (19), como será a aplicação dos investimentos de R$ 2,9 bilhões em mobilidade urbana anunciados pela presidente Dilma Rousseff durante visita ao Complexo Portuário de Suape, no Litoral Sul do estado, na última terça (17). A linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Avenida Norte, um dos projetos mais esperados para desafogar o trânsito na região, vai contar com 13,4 quilômetros e as obras devem ser iniciadas no segundo semestre de 2014, com previsão de 24 a 30 meses de duração.

O trecho Norte do VLT vai contar com 17 estações, do Terminal Integrado da Macaxeira até o TI Joana Bezerra, atendendo a uma demanda estimada em 128 mil passageiros por dia. “Esse é um projeto que atende uma área de alta densidade demográfica, que gera uma demanda muito forte para o sistema coletivo de transporte”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre.


A licitação para a implantação do VLT deve sair em março do próximo ano e vai incluir tanto o projeto executivo, quanto a obra. “Com isso, nós ganhamos tempos ao incluir os dois, se não, seria uma licitação para o projeto, outra para a obra”, pontou o secretário de Infraestrutura e Serviço Urbano, Nilton Mota.

O corredor do VLT vai seguir pelo canteiro central da Avenida Norte, muito semelhante às pistas exclusivas de ônibus. Ele vai passar pela Avenida Cais do Apolo, Ponte Giratória, Avenida Sul até chegar ao TI Joana Bezerra. “Vão ser necessárias algumas desapropriações, mas tudo isso faz parte do estudo”, adiantou Alexandre. O projeto prevê, ainda, entre outros pontos, drenagem da via, embutimento de fios, uma ciclovia e obras nas calçadas.

A Avenida Domingos Ferreira, na Zona Sul da capital, também deve receber uma linha de VLT. Serão investidos R$ 31,7 milhões em estudos técnicos e de viabilidade econômica para a implantação do projeto na via e em outra área central do Recife. “Os corredores de ônibus já entram antecipando como prioridade de transporte coletivo na Avenida Domingos Ferreira para que, concluindo o estudo do VLT, ele entra e substitui”, detalhou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.

Ônibus e barcos
Os cinco corredores exclusivos de ônibus, outro investimento anunciado pela presidente Dilma Rousseff, vão custar R$ 98,3 milhões e serão semelhantes à linha azul recém-implantada no Recife. Os projetos preveem 5,5 quilômetros de pista exclusiva na Avenida Abdias de Carvalho, sete quilômetros na Avenida Beberibe, 2,6 quilômetros na Avenida Recife, oito quilômetros na Avenida Abdias de Carvalho, onde já começou a troca de placas de concreto, e 11,3 quilômetros na Avenidas Domingos Ferreira.

Já o projeto do corredor fluvial sul, que irá transportar passageiros em barcos pelo Rio Capibaribe, conta com 9,5 quilômetros, saindo da Agência Central dos Correios, na Avenida Guararapes, passando pelo bairro da Imbiribeira até chegar ao ponto final na Bacia do Pina, na altura da Rua Antônio Falcão. O projeto, realizado através de uma parceria do governo federal com o estado, está orçado em R$ 172 milhões.

Informações: G1 SP
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Trensurb testa o segundo veículo do Aeromovel

A Trensurb recebeu no fim de novembro o novo veículo do Aeromovel, o A200. O veículo está em teste estático, ele é capaz de transportar 300 pessoas, o dobro do veículo que já está em funcionamento na linha. Os testes dinâmicos serão iniciados em janeiro, após o período de testes o veículo passará para a fase de operação assistida durante 90 dias.

A linha interliga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Segundo a Trensurb, o projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional.

O sistema foi desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas.

Informações: Revista Ferroviária


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Florianópolis deverá ter bicicletários nos terminais integrados de transporte coletivo até dezembro de 2014

Um acordo entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Prefeitura celebrou um termo de ajustamento de conduta (TAC) para melhorar a mobilidade da capital. O documento foi assinado nesta quarta-feira (18).

O termo prevê que o município se comprometa a instalar espaços reservados para bicicletas na forma de estacionamentos em todos os terminais integrados de transporte coletivo municipal em até um ano, a contar da data da assinatura do termo. Os locais deverão ter, no mínimo, 30 vagas de estacionamento para bicicletas.
"É fundamental para Florianópolis, mas isso tem que ser feito corretamente. Espero que criem uma estrutura com segurança, com espaço e suporte adequado. O da Lagoa, por exemplo, virou estacionamento de motos", disse o presidente de ViaCiclo e Associação de Moradores da Lagoa, Daniel de Araújo Costa.

Acessibilidade em prédios públicos
Em outro TAC, a Prefeitura se comprometeu a adequar a Secretaria do Continente, a Secretaria da Saúde e a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. O prazo para os ajustes nas instalações dos prédios é de até 18 meses, contado a partir da assinatura do termo.

Para certificar a adequação integral das três edificações, será realizada fiscalização pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) ou pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU). Além disso, o município deverá apresentar os atestados de acessibilidade ao MPSC, em um prazo de 18 meses.

Futuro
De acordo com o promotor Daniel Paladino, será firmado futuramente um outro TAC para os demais prédios públicos locados pela Prefeitura de Florianópolis. "Foi concedido prazo de 90 dias para que a municipalidade faça um levantamento de todos os imóveis utilizados, para que possamos firmar um acordo e garantir a acessibilidade em todas as edificações", informou.

Para cada TAC, foi fixada multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento, valor a ser recolhido em favor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Estado de Santa Catarina (FRBL).

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Obras de linha de trem que ligará SP a Cumbica começam nesta sexta

As obras da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começam nesta sexta-feira (20). Quando pronta, a nova linha vai ligar a cidade de São Paulo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana.

Segundo a previsão do governo, as obras devem terminar em até 18 meses. “Vai chegar dentro do aeroporto de Cumbica. Então, nós teremos os dois aeroportos integrados ao sistema metroferroviário”, afirmou Alckmin, referindo-se à Linha 17-Ouro do Metrô (monotrilho). Já em andamento, a construção da Linha 17 deve terminar após a Copa do Mundo, no ano que vem.

A nova linha da CPTM vai ligar a estação Engenheiro Goulart da Linha 12- Safira, na Zona Leste da capital, a Cumbica. A Agência Francesa de Desenvolvimento deve conceder um financiamento de 300 milhões de euros (cerca de R$ 960 milhões). O anúncio foi feito durante a visita do presidente francês François Hollande a São Paulo, na semana passada.
"É um acordo excepcional, que vai ampliar ainda mais tudo o que podemos fazer com o Brasil, em geral, e com São Paulo, com mais eficácia, rapidez e facilidade", disse Hollande na ocasião.

Informações: G1 SP



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Recife: Três linhas de ônibus terão itinerário alterado no bairro de CDU

A Prefeitura do Recife está realizando a troca das placas de concreto da Rua Acadêmico Hélio Ramos, esquina com a Rua Amaro Gomes Poroca, no bairro de Cidade Universitária. Durante a realização da obra, que terá início nesta sexta-feira (20), três linhas de ônibus que trafegam pelo local terão alteração de itinerário, são elas: 202 – Barro/Macaxeira (Várzea), 302 – TI TIP/Caxangá e 522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa). 

Confira o novo trajeto das linhas: 

Linha 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) 

Sentido terminal/ponto de retorno: Avenida Professor Luiz Freire, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua João Francisco Lisboa, Praça do Rosário, Rua Francisco Lacerda, Rua Amaro Gomes Poroca, Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense. 

Sentido ponto de retorno/terminal: Avenida Afonso Olindense, Praça da Várzae, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Francisco Lacerda, Rua João Francisco Lisboa, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Luiz Freire. 

Linha 302 - TI TIP/Caxangá 

Sentido ponto de retorno/terminal: Avenida Professor Arthur de Sá, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua João Francisco Lisboa, Praça do Rosário, Rua Francisco Lacerda, Rua Amaro Gomes Poroca, Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense. 

Linha 522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa) 

Sentido terminal/ponto de retorno: Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua João Francisco Lisboa, Praça do Rosário, Rua Francisco Lacerda, Rua Amaro Gomes Poroca, Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense. 

Sentido ponto de retorno/terminal: Avenida Afonso Olindense, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Francisco Lacerda, Rua João Francisco Lisboa, Rua Acadêmico Hélio Ramos. 

Para mais informações, o usuário dispõe da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 

Informações: GRCT

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Em SP, MP dá 45 dias para Prefeitura proibir táxis nos corredores de ônibus

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Ribeiro Lopes afirmou nesta terça-feira, 17, que recomendará à Prefeitura de São Paulo revogar em até 45 dias a portaria que permite aos táxis usar os corredores exclusivos de ônibus. Caso a ordem não seja cumprida, o Ministério Público Estadual ajuizará uma ação civil pública contra o governo municipal. Um estudo da Secretaria Municipal dos Transportes mostra que, sem os táxis, os corredores seriam 25% mais rápidos para os ônibus.

"Findo esse prazo, sem uma justificativa plausível que leve a uma eventual renovação desse prazo, o Ministério Público ajuizará ação civil pública contra a Prefeitura, porque o nosso compromisso único e exclusivo está voltado para a população que usa ônibus na cidade", disse Ribeiro Lopes em uma entrevista da qual participou o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto.

Ainda de acordo com ele, pesquisas mostram que o paulistano médio perde quatro anos de suas vidas no trânsito. O levantamento feito pela Prefeitura a pedido da própria Promotoria mostrou que a velocidade dos ônibus pode aumentar 25% caso os táxis sejam proibidos nos corredores. "Estamos devolvendo para essas pessoas um ano de vida", declarou o promotor. "Sinto-me profundamente devedor de um ano de vida, de satisfação, a essas pessoas."


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O secretário Tatto, contudo, afirmou que não tem uma decisão sobre o assunto, argumentando que o tema precisa ser debatido com "os interessados", tanto no Conselho da Cidade quanto no de Transportes e Trânsito. Ainda assim, o dirigente declarou que os táxis "atrapalham" o deslocamento dos ônibus nos corredores. "Tudo o que invade o corredor atrapalha o ônibus. Só não sabíamos o quanto atrapalha. Verificamos que 1% dos usuários de carro (táxis) atrapalha 99% dos usuários do transporte coletivo."

O próprio levantamento da Prefeitura, entregue a Ribeiro Lopes na semana passada, recomenda a retirada dos táxis dos corredores.

A decisão não versa sobre as faixas exclusivas de ônibus, que ficam à direita na pista, e onde os táxis nunca puderam entrar.

Protesto. Nessa segunda-feira, 16, taxistas fizeram uma carreata nas regiões sul e central de São Paulo para protestar contra a proibição de circular nas faixas e corredores exclusivos de coletivos na capital. O comboio foi até o Aeroporto de Congonhas e depois seguiu para a Prefeitura.

Informações: MSN
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