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Ônibus elétrico está sendo testado em Salvador

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Tiveram início os testes do Eco-ônibus K9, veículo elétrico sustentável. O ônibus, que estará disponível para a população até 21 de dezembro, fará a linha Aeroporto-Lapa, via orla, pelo mesmo valor da tarifa comum - R$ 2,80.

A viagem inaugural para apresentação foi realizada nesta terça-feira, 3, e percorreu o trajeto de ida e volta da praça Municipal ao Campo Grande.

O ônibus é produzido pela empresa chinesa Build Your Dreams (BYD) e está cedido à prefeitura pela empresa Rio Vermelho. Considerado não poluente, ele tem como diferencial a ausência de barulho e de emissão de gases.

Com capacidade para 76 passageiros, conta com sistema de suspensão que permite rebaixá-lo para o acesso de deficientes físicos.

O K9 alcança velocidade máxima de 70 km/h, alimentado por baterias de fosfato de ferro, com autonomia de  250 km com um carregamento.

Segundo o titular da Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), Ivanilson Gomes, os testes visam chamar a atenção das empresas de ônibus para as vantagens desse modelo alternativo.
"Ele não consome diesel nem polui. O desempenho é semelhante aos modelos tradicionais, possui freios que respondem mais rápido e sobem ladeiras com mais facilidade, importante para uma cidade como Salvador", diz.
Embora considere o modelo como "eficiente e sustentável", o secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, afirma que a implantação do ônibus elétrico em Salvador esbarra em um obstáculo: o custo inicial.
"O custo ainda é alto, deve estar em torno de R$ 800 mil, enquanto um convencional chega, no máximo, a R$ 500 mil. Implantá-los é um desejo, mas não posso assegurar quando isso poderá ser  feito", afirma.
Segundo Aleluia, a renda arrecadada com as viagens do ônibus elétrico será revertida para uma instituição social, que ainda não foi definida.

Usuária
A aposentada Alice  Gonçalves, cadeirante, aprovou o sistema de acessibilidade do veículo: "Nos ônibus comuns sinto dificuldade ao subir, mesmo com o elevador. Nesse, a rampa é mais baixa e mais fácil de acessar".

O modelo prevê, ainda, a instalação de ar-condicionado. No entanto, durante o teste, o calor foi o que mais incomodou os passageiros. "As janelas são altas e pequenas. Com esse calor, é complicado andar nesse ônibus sem ar-condicionado", disse Vívian Barros, 32.

Por Luana Almeida
Informações: A Tarde







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Na Grande Vitória, Setop inicia licitação para implantar o Sistema BRT

A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) publicou, nesta quarta-feira (4),o aviso de "licitação pré-qualificação" para a concorrência, por menor preço, entre as empresas interessadas em implantar o Sistema “BRT da Região Metropolitana da Grande Vitória”. 

De acordo com o ato, publicado no Diário Oficial, a entrega da documentação para o serviço deve ser feita até o dia 20 de janeiro de 2014. O valor anunciado para a obra é de R$ 742.278 milhões. 

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMN), que prevê a construção de 32 quilômetros de corredores de ônibus e deverá interligar os terminais da Grande Vitória. O projeto prevê ainda o alargamento das calçadas e a retirada dos pontos de ônibus, que deverão ser substituídos por plataformas de embarque e desembarque construídas no canteiro central das vias. A principal promessa do serviço é a diminuição no tempo das viagens.  


Ainda que defendido pelo Estado como uma ferramenta promissora no fomento da mobilidade urbana, o governo vem recebendo críticas que vão desde a necessidade do novo sistema à sua eficácia. Enquanto parte da sociedade civil cobra que os investimentos sejam direcionados para outros projetos como aquaviário e ciclovias, inclusive na Terceira Ponte, outros alertam para as características físicas de Vitória - o sistema não solucionaria o problema de trânsito da cidade. 

O projeto tem ainda outro ponto polêmico, que é a utilização de dois galpões do Porto de Vitória para a passagem do BRT, criticada pelo Conselho Estadual de Cultura, que luta pelo tombamento das estruturas. De acordo com o Conselho, a utilização dos galpões da Codesa não respeitou uma consulta pública, nem garantiu uma discussão democrática sobre a viabilidade urbana e de estrutura da região. 

O uso dos galpões para o BRT também vem sendo duramente criticados pela sociedade civil organizada, por se tratar de um projeto que não prioriza o valor histórico da Capital e por significar a extinção de um espaço utilizado para o fomento da cultura, que deveria ser revitalizado, ao invés de destruído. 

Por Flavia Bernardes
Informações: Seculo Diário
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Grande Recife: Linhas que circulam na Pan Nordestina terão mudanças de paradas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Com o início das obras de alargamento da Rodovia Pan Nordestina, em Olinda, para a construção da estação de BRT do Corredor Norte/Sul, as linhas que trafegam no local sofrerão mudanças de paradas. Os pontos de ônibus de número 150064 e 150066, localizadas em frente a loja da Hyundai e a empresa Líder Terceirização, respectivamente, serão removidas. 

Os usuários que utilizam estas paradas passarão a pegar os ônibus no ponto de nº 150065, localizado em frente ao Fórum de Olinda. A alteração acontecerá a partir das 9h, desta quarta-feira (4). 

Para mais informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Confira as linhas que trafegam pela Rodovia Pan Nordestina: 

050 - PE-15/Boa Viagem 
821 - Jardim Brasil I (Estrada de Belém) 
822 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti) 
886 – Ouro Preto/Rio Doce 
909 – Paulista /Joana Bezerra 
911 – Ouro Preto (Cohab) 
913 – PE-15/Joana Bezerra 
915 – PE-15 
916 – Ouro Preto/Joana Bezerra 
921 – Ouro Preto (Jatobá I) 
926 – Ouro Preto (Jatobá II) 
927 – Ouro Preto (Bacurau) 
928 – Maranguape II (Bacurau) 
936 – Mirueira (Bacurau) 
946 – Igarassu (BR-101) 
956 – Igarassu (Bacurau) 
957 – Caetés I (Bacurau) 
967 – Igarassu (Sitio Histórico) 
971 – Amparo 
975 – Amparo (Bacurau) 
976 – Paulista (Prefeitura) 
977 – Paulista (Cond. Boa Vista) 
979 – Paulista (Rua do Sol) – Expresso

Informações: GRCT

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Mercedes-Benz fornece 500 ônibus para novo BRT de Belo Horizonte

A Mercedes-Benz firmou negócio importante com o Estado de Minas Gerais. A fabricante fornecerá 500 chassis de ônibus ao novo sistema BRT (Bus Rapid Transit), de transporte coletivo urbano, que começa a operar no primeiro trimestre de 2014 em Belo Horizonte, capital mineira. 

O anúncio foi feito por Curt Axthelm, gerente sênior de marketing de ônibus da Mercedes-Benz, em evento na sexta-feira, 29. Segundo o executivo, foram adquiridas 200 unidades do articulado 500 MA e mais 300 de outros modelos, como os chassis OF 1724 L, equipado com motor de 6 cilindros e 238 cavalos de potência, suspensão pneumática, coluna de direção ajustável e retarder incorporado. 

Além dos produtos, desenvolvidos no Brasil, Axthelm conta que a Mercedes também vai assessorar as equipes responsáveis pelo BRT de Belo Horizonte. “A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial para a implantação desse sistema. Está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México e Turquia. Temos um time totalmente focado em apoiar os nossos clientes.” 
O BRT de BH, conhecido como Move, terá mais de 23 quilômetros de extensão, em três vias de ligação (Antônio Carlos, Cristiano Machado e Hipercentro). Serão cerca de 40 estações de transferência, com distância média de 400 metros entre uma e outra. 

A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) espera que 700 mil passageiros sejam atendidos diariamente pelo BRT, com previsão de redução média de 45% no tempo de viagem. Os 500 ônibus da Mercedes correspondem a 80% dos veículos do novo sistema e já estão sendo enviados às empresas operadoras da BRT. 

“A escolha da nossa marca proporcionará muitos ganhos”, comenta Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de ser fabricante da mais completa linha de chassis de ônibus do País (tem 15 modelos diferentes, de micro-ônibus a superarticulados), nossa empresa oferece assessoria especializada em BRT, potencializando as vantagens desse sistema de transporte coletivo urbano para os gestores e operadores, bem como para a população, que ganha mais conforto e agilidade na mobilidade urbana.”

Informações: AutomotiveBusiness
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CET começa a multar quem invadir faixa de ônibus da avenida Sumaré

As multas para quem trafegar na faixa exclusiva de ônibus da avenida Sumaré começam a ser aplicadas nesta segunda-feira (2), de acordo com a CET. A infração, média, custará R$ 53,20 e renderá três pontos na carteira nacional de habilitação.
JF Diorio/Estadão Conteúdo
No dia 18 de novembro, foram implantadas 3,9 km de faixas exclusivas para ônibus no eixo formado pelas avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI e Henrique Schaumann, na zona oeste da cidade. Os coletivos tem prioridade à direita em ambos os sentidos dos corredores, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 h, e aos sábados, das 6 às 14 h, nos seguintes trechos de vias: na avenida Antártica, logo após a rua Barão de Tefé até a praça Marrey Junior; na avenida Sumaré, em toda a sua extensão; na avenida Paulo VI, em toda a sua extensão e na avenida Henrique Schaumann, no trecho entre a avenida Paulo VI e a rua Cardeal Arcoverde. 

A motofaixa que existia à esquerda na avenida Sumaré foi desativada e foram implantados bolsões do Projeto Frente Segura. Esses novos espaços estão nos principais cruzamentos do eixo da Sumaré, em esquinas como as das ruas Capote Valente e Lisboa.

Informações: R7.com



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Fortaleza terá R$ 719 mi para novos corredores expressos de ônibus

O Governo Federal liberou R$ 718 milhões para a construção de novos corredores expressos de ônibus, também conhecidos como BRTs (Bus Rapid Transit) em Fortaleza. O anúncio dos recursos foi feito na última sexta-feira (22) pela presidente Dilma Rousseff e pelo prefeito Roberto Cláudio. Os novos corredores fazem parte de um pacote de investimentos em mobilidade urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Com a liberação dos recursos serão construídos já a partir de 2014, aproximadamente, 70 novos quilômetros de corredores expressos de ônibus. Além dos novos corredores garantidos pelo PAC da mobilidade, a presidente Dilma assinou contrato, liberando recursos da União para implantação do BRT Senador Fernandes Távora/Expedicionários. A obra, que terá início em março de 2014, ligará o Conjunto Ceará, um dos bairros mais populosos de Fortaleza, ao centro da capital.
Além das melhorias viárias, este corredor prevê a reforma, ampliação e adequação do terminal da Parangaba, passando da área atual de 12.000 m² para 22.000 m², que representa um acréscimo de mais de 80%, tornando o terminal compatível com a demanda atual de passageiros.

Para a implantação desses corredores expressos de ônibus em Fortaleza estão previstos o melhoramento, prolongamento e duplicação de vias para formação de eixos viários complementares.

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Além disso, a padronização do sistema viário principal e formação de rotas alternativas e complementares para o transporte individual vindo dos corredores troncais com faixas exclusivas, permitindo a desobstrução dos pontos de estrangulamento, e restauração de vias degradadas, padronização de calçadas e implantação de ciclovias.

Todos os novos corredores expressos de ônibus da capital cearense fazem parte do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) e estão entre as principais medidas adotadas pela Prefeitura de Fortaleza para priorizar o transporte coletivo e a circulação de pedestres e ciclistas na cidade.

Veja a seguir como está o andamento das obras dos BRTs em Fortaleza:

BRT Alberto Craveiro (97,71% de conclusão)
BRT Antônio Bezerra/Papicu (65,00%)
BRT Paulino Rocha (56,58%)
BRT Dedé Brasil (7,46%)
Eixo Via Expressa/Raul Barbosa (8,46%)

Novos corredores expressos de ônibus:

- BRT Messejana / Centro (BR 116/Aguanambi): R$ 125 milhões (50% do valor total)
Extensão: 15,2 km
- BRT Antônio Bezerra/Messejana (Perimetral/Juscelino Kubitschek): R$ 298 milhões
Extensão: 23,2 km
- BRT - Emílio de Menezes/Vital Brasil: R$ 50 milhões
Extensão: 4,1km
- BRT - 1° Anel Expresso de Fortaleza (Complemento Av. Raul Barbosa à Av. Castelo Branco): R$ 190 milhões
Extensão: 8,5 km
- BRS - Cel. Carvalho / Pres. Castelo Branco = R$ 55 milhões
Extensão: 17,9 km

Informações: G1 Ceará
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