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Salvador terá R$ 600 milhões para construir corredor exclusivo de ônibus

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O prefeito ACM Neto anunciou nessa terça-feira (16/10) a construção de um corredor exclusivo para BRT (Bus Rapid Transit) ligando a Estação da Lapa à Ligação Iguatemi Paralela (LIP), contando com investimentos federais da ordem de R$ 600 milhões, sendo metade dos recursos provenientes do orçamento da União e metade através da concessão de empréstimos que serão pagos pelo Executivo municipal.

O anúncio foi feito na cerimônia de assinatura do contrato para construção e operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, em solenidade realizada no Gran Hotel Stella Maris e que contou com a presença do governador Jaques Wagner.



O prefeito afirmou que o projeto básico já está finalizado e que a expectativa é que as obras sejam iniciadas em 2014. “Pretendemos o mais rápido possível iniciar o processo de licitação através do sistema de RDC, que é o sistema empregado pelo governo federal, e estamos avançando com o licenciamento para as obras. Ainda será preciso aprovar o projeto na Câmara que autoriza a Prefeitura a contrair o empréstimo. Nosso desejo é que no começo do ano que vem possamos começar essa obra, que tem como prazo de conclusão dois anos e meio”, afirmou Neto à imprensa.

Ainda de acordo com o prefeito, o corredor exclusivo será implantado através de viadutos e elevados, o que vai permitir melhoria considerável da mobilidade nas regiões das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, por onde o equipamento urbano passará. “Vamos modificar o sistema de trânsito nessas regiões através de um transporte com alta velocidade, com estações definidas, privilegiando o coletivo. Há muito tempo o governo federal não tinha um projeto contratado diretamente com a Prefeitura, e agora temos fruto dessa compreensão mútua de que a cidade precisão de projetos de mobilidade”.

Dilma agradeceu ao prefeito o empenho na execução de projetos voltados para a mobilidade da capital baiana, que será influenciada positivamente também com a construção do sistema metroviário, viabilizado apenas no início desse ano após entendimento entre governo estadual e as prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas.

Informações: Tribuna da Bahia
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Motoristas e cobradores de ônibus paralisam transporte público em Foz do Iguaçu

Motoristas e cobradores de ônibus de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, paralisaram as atividades às 8h desta quarta-feira (16). Os profissionais são contra o recurso apresentado pelas empresas responsáveis pelo transporte público na cidade contra a decisão judicial que proíbe a dupla função para os condutores. Os profissionais realizam uma assembleia no Terminal de Transporte Urbano (TTU) ainda na manhã desta quarta.

“A juíza entendeu que é humanamente impossível desempenhar a dupla função, dirigir e cobrar ao mesmo tempo e desobrigou os motoristas a fazer isso. As empresas entenderam que isso é aplicável apenas nos ônibus e não nos micros e entraram com uma ação de embargo declaratório para ela ser mais precisa naquilo que ela diz”, apontou o presidente do sindicato da categoria, Dilto Vitorassi. "O usuário é nosso parceiro. Por isso devemos decidir pela paralisação apenas dos ônibus sem cobrador", adiantou.
De acordo com os trabalhadores, nos últimos dois anos, desde que o consórcio responsável pelo transporte coletivo na cidade passou a operar, ao menos 60 cobradores foram demitidos e a função precisou ser acumulada pelos motoristas. Além disso, vários ônibus que serviriam como alimentadores até terminais nos bairros foram substituídos por veículos menores. De cada quatro ônibus na cidade, um não possui cobrador.

O superintendente do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Paulo Tremarim, espera que as empresas e o sindicato entrem em acordo com o mínimo prejuízo aos usuários do serviço. “Nós, enquanto órgão de trânsito, não podemos intervir nessa negociação. Isso cabe ao sindicato e às empresas”, comentou. O transporte público na cidade conta com 43 linhas abastecidas por uma frota de 153 veículos e atender cerca de 70 mil usuários por dia.

Atualização:
Após duas horas e meia de paralisação, os ônibus do transporte público de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, voltaram a circular por volta das 10h30.

Fabiula Wurmeister
Do G1 PR, em Foz do Iguaçu
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Sistema BRT de Salvador deve ser anunciado nos próximos dias

Em entrevista coletiva durante o lançamento do Plano Estratégico 2013-2016 da Prefeitura de Salvador, o prefeito ACM Neto anunciou a intenção de construir um corredor de BRT (Transporte Rápido de ônibus) e de faixas exclusivas de ônibus entre a Lapa e a ligação Iguatemi-Paralela. Segundo o prefeito, o corredor, que já foi batizado na Prefeitura de Lapa-LIP, deve sair da Lapa, atravessar as avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e Antônio Carlos Magalhães e terminar na ligação Iguatemi-Paralela.

"Eu estou aguardando a chegada da presidenta Dilma amanhã, com a expectativa de, em conjunto com o Governo Federal, poder anunciar um grande projeto que é um grande corredor de BRT e de faixas exclusivas de ônibus", disse o prefeito. A iniciativa, de acordo com ACM Neto, é o principal projeto de mobilidade liderado pela Prefeitura, cuja execução está prevista para dois anos e meio e, portanto, com conclusão prevista para o começo do ano de 2016. 

O sistema BRT é constituído por veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. O sistema foi criado originalmente em Curitiba e depois copiado por outros municípios do Brasil e também do exterior - o BRT é o principal meio de transporte em cidades como Bogotá, na Colômbia, e Johanesburgo, na África do Sul. 

Informações: Correio 24 Horas

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Corredores exclusivos de ônibus começam a ser implantados em Mogi das Cruzes

A Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes informou que começa a implantar nesta semana corredores exclusivos de ônibus. O motorista vai ser orientado por 15 dias e depois multado se usar a faixa. A multa é de R$ 53,20, além da perda de três pontos na carteira de habilitação.

A Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, conhecida como Avenida dos Bancos, vai ter a faixa em toda a extensão. Pela via passam 4.585 veículos por hora, segundo a secretaria.

Atualmente a Rua Ipiranga, no Centro, já tem sinalização aérea indicando uma faixa preferencial para ônibus que vêm dos distritos de Jundiapeba e de Brás Cubas em direção aos terminais.

Ainda de acordo com a Secretaria, parte da Rua Presidente Campos Sales, que corta a Rua Ipiranga, também deve ser sinalizada.

Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano


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Mais rápido e barato, monotrilho agiliza ampliação de transportes sobre trilhos

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ampliar o transporte sobre trilhos de forma rápida e barata é um dos grandes desafios em todo o mundo. A construção de uma linha de metrô, que envolve grandes escavações subterrâneas, movimentações de terra que exigem certificações ambientais, desapropriações, entre outros, costuma ser demorada e não acompanhar o crescimento da demanda. Para agilizar o processo e ampliar a oferta de transporte público, o Governo de São Paulo vem utilizando o sistema de monotrilho, que fica pronto mais rápido e é mais barato, além de não interferir em redes subterrâneas de esgoto.

A principal diferença do monotrilho é sua estrutura. O metrô subterrâneo utiliza túneis para não atrapalhar o trânsito da superfície. O monotrilho, com o mesmo objetivo, usa uma estrutura elevada. Seus vagões circulam por estruturas suspensas, como passarelas, instaladas sobre os canteiros centrais de avenidas.
Um dos projetos, que foi internacionalmente premiado pela UITP (União Internacional dos Transportes Públicos), na categoria Inovação em Intermodalidade, é o da Linha 15-Prata, que vai conectar as estações Ipiranga e Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, em um percurso de 25,8 km, com 18 estações e capacidade para transportar 500 mil passageiros por dia.

A linha também será equipada com um sistema de controle automático de trens, que permite um intervalo de circulação entre trens de apenas 75 segundos. Um percurso que hoje é feito em mais de duas horas será reduzido para 50 minutos.

O Metrô utiliza ainda o sistema de monotrilho na Linha 17-Ouro, que vai ligar o Jabaquara, na zona sul, à futura estação São Paulo-Morumbi, passando pelo Aeroporto de Congonhas.

Do Portal do Governo do Estado

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Prefeitura de São Paulo testa ônibus com internet wi-fi, TV e aviso sonoro de paradas

domingo, 13 de outubro de 2013

A Prefeitura de São Paulo testa, por meio de um projeto-piloto da SPTrans, uma série de novas tecnologias em uma linha de ônibus da capital. Atualmente, 20 veículos da linha 509M – Jardim Miriam/Terminal Princesa Isabel já contam com equipamentos de Wi-Fi livre com internet banda larga, sistema de televisão que exibe notícias e serviços para os usuários e alto-falantes externos e internos, que avisam os passageiros sobre as próximas paradas do coletivo. Além disso, um painel eletrônico instalado dentro dos veículos também informa o itinerário para facilitar o desembarque do passageiro.

O projeto está sendo gradualmente ampliado para outras quatro linhas em diferentes regiões e, se aprovado após o período de monitoramento, poderá ser integrado a toda a frota do sistema de transporte coletivo - conta com cerca de 15 mil ônibus e mais de 1,3 mil linhas e itinerários.


Com acessibilidade plena para pessoas com deficiência, os “ônibus inteligentes” contam ainda com equipamentos que ajudam o setor operacional do sistema de transporte coletivo, como aparelhos de telemetria, que indicam dados do desempenho do motor, além de câmeras de segurança ligadas a central da SPTrans e sistema de GPS, que permite saber a localização instantânea do veículo e até informar os usuários em painéis nos pontos.

Os novos ônibus estão servidos com aparelhos de contador de passageiros e acompanhamento de lotação, que apontarão quando o coletivo estiver cheio e acima da capacidade. Segundo a SPTrans, a informação serviria para, por exemplo, o motorista do coletivo optar por uma viagem expressa ou com menos paradas, aumentando a velocidade e diminuindo a lotação dentro dos corredores de ônibus.

“São equipamentos que vão, de um lado, prestar melhores serviços para o usuário no sentido de orientar melhor a viagem com informações como o destino, próximas paradas e o wi-fi dentro dos ônibus para navegar na Internet e, por outro lado, outras tecnologias com grande utilidade para termos condições de operar e controlar a rede de transporte”, afirmou o diretor de gestão econômico-financeira da SPTrans, Adauto Farias.

“A cidade precisa de uma operação mais ordenada, mais disciplinada e mais organizada e essa tecnologia virá para nos ajudar nesse sentido. A ideia é de que esses equipamentos auxiliem a cidade a operar de uma maneira mais racional e confortável para o usuário”, comentou.

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Outro sistema embarcado dos veículos inteligentes, também por câmera, permite fotografar e identificar veículos que invadam, sem autorização, as faixas exclusivas e corredores de ônibus. Apesar de estar em fase de testes para servir para multas de trânsito neste tipo de caso, o sistema ainda precisaria de regulamentação pelas autoridades de trânsito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

“Na eventualidade de haver uma invasão de corredor por um veículo não autorizado, ele vai fazer o reconhecimento da placa e vai ser emitida uma multa, embora isso seja uma coisa que ainda dependa de autorizações finais da autoridade de trânsito”, disse Adauto Farias.

Usuários

Para os usuários, as novas tecnologias tornam as viagens mais confortáveis e seguras. A assistente administrativa Neide dos Santos Reis, de 46 anos, que utiliza a linha 509M – Jardim Miriam/Terminal Princesa Isabel há dois anos, acredita que os avisos sonoros e visuais externos e internos facilitam o desembarque dos passageiros e aumenta a segurança, já que o motorista não precisa mais dar informações como essas. “Antes, andava e não sabia onde estava. Até conhecia meu ponto, mas se precisasse descer antes ou em outro lugar tinha que perguntar. Com a opção da TV e da internet a viagem fica mais agradável”, afirmou.

Usuário da linha há quatro anos, o cozinheiro Claudinaldo Lopes Justino, de 35 anos, aproveita o sinal wi-fi livre para se informar na internet durante o itinerário. “É uma opção para passar o tempo enquanto viajo. Posso até me distrair que, quando chega o ponto, o sistema sonoro avisa e não perco o lugar para descer”, disse.

O motorista Expedito Caetano Costa, que trabalha na linha há 15 anos, afirma que as inovações tecnológicas são excelentes para os condutores e passageiros. Ele explica que deficientes visuais são os maiores ganhadores com o sistema que faz aviso sonoro das paradas. “Facilitou muito. A viagem fica mais agradável e está mais rápida, com os corredores e as faixas exclusivas”, disse o motorista.

Informações: Prefeitura de São Paulo
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