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Em Goiânia, Motoristas de empresa de ônibus põem fim à paralisação

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Motoristas de ônibus de uma empresa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia anunciaram, na manhã desta quarta-feira (11), o fim da paralisação da categoria. A greve durou dois dias e prejudicou, principalmente, os passageiros das regiões oeste e noroeste e de cidades vizinhas à capital. Os trabalhadores alegavam atraso no pagamento dos salários.

Na madrugada, durante assembleia na realizada na garagem da empresa, os motoristas da Reunidas aceitaram a oferta que propôs o pagamento dos salários atrasados até sexta-feira (13). “O pessoal resolveu dar mais um voto de confiança para a empresa”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de Goiás (Sindittransporte), Alberto Magno Borges. Com o acordo, todas as linhas foram normalizadas.


Ainda segundo o sindicato, a proposta da Reunidas foi possível depois que o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) prometeu antecipar parte da receita para que a empresa consiga completar a folha até sexta-feira.

Dos 250 ônibus da empresa que operam normalmente, apenas 130 circularam durante a greve. Para tentar diminuir o impacto da paralisação, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) pediu às demais empresas que realocassem parte de sua frota para atender aos passageiros.Temendo revoltas e depredações, as empresas de ônibus requisitaram o apoio da Polícia Militar (PM) para reforçar a segurança dos motoristas e passageiros nos terminais.

Informações: G1 Goiás
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Hong Kong lança ônibus elétrico para reduzir poluição

O primeiro ônibus público movido a bateria de Hong Kong tomou as ruas esta segunda-feira como parte de um esforço para reduzir a sufocante poluição na cidade.

Leung Chun-ying, chefe do executivo, tinha prometido transformar a poluição em uma de suas maiores prioridades durante seu mandato de cinco anos, depois que um informe oficial disse que esta era o "maior risco diário de saúde" para os moradores da cidade.

Mas pelo menos um grupo ambientalista local foi cético sobre o compromisso anti-poluição do governo, afirmando que "um ônibus não faria diferença" e que Hong Kong estava ficando para trás de outras cidades do mundo no que diz respeito a veículos elétricos.

O novo ônibus apresentado esta segunda-feira foi fabricado pela montadora chinesa BYD e é alimentada por baterias de lítio-íon-fosfato que levam três horas para carregar e dão ao veículo uma autonomia de cerca de 180 km.

A mesma empresa produziu os primeiros táxis elétricos da cidade do sul da China, que foram lançados em maio.

O secretário de Meio Ambiente, Wong Kam-shing, disse que o governo estava investindo HK$180 milhões (US$23 milhões) no programa piloto, ajudando a subsidiar a compra de 36 ônibus elétricos até o fim do ano, que serão geridos por empresas privadas.

"O objetivo de longo prazo é de emissões zero ao longo da via", afirmou a jornalistas durante uma coletiva de imprensa, sem fornecer um cronograma para a possível expansão do programa piloto.

"Precisamos fazer isto passo a passo", declarou.

A Kowloon Motor Bus, maior operadora envolvida no projeto de testes, informou que será preciso tempo e dinheiro para transformar sua frota de 3.800 ônibus e que cada veículo movido a bateria custaria HK$5 milhões (US$644.700).

"O ônibus movido a bateria ainda é uma tecnologia nova", disse o diretor-gerente da KMB, Ho Tat-man said.

Um estudo da Universidade de Hong Kong demostrou que doenças relacionadas à poluição mataram mais de 3.000 moradores por ano nesta cidade de importância financeira, e grupos ambientalistas culpam as emissões provocadas pelo tráfego como a principal causa da poluição.

Novas metas de qualidade do ar anunciadas no ano passado para sete poluentes, incluindo dióxido de enxofre e monóxido de carbono, foram criticadas como muito modestas, muito tardias e em agosto do ano passado a cidade foi envolvida no pior smog (neblina misturada a fumaça) já registrado.

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EMTU SP intensifica renovação da frota na região do Vale do Paraíba

O Governo do Estado, por meio da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), realizou nesta terça-feira (10), em Pindamonhangaba, cerimônia para apresentar os novos ônibus que irão atender as cidades de Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava e Tremembé.

No total, 15 novos ônibus foram trocados por  por veículos novos e adaptados ao transporte de passageiros com necessidades especiais.

Segundo Manoel Adair, diretor da  ABC Transportes, empresa que opera o transporte intermunicipal nas quatro cidades, 180 mil pessoas serão beneficiadas. “São 100% acessível, seguindo normas da ABNT, todos com 3 portas e elevador”, destacou ainda  Adair. Ainda segundo o diretor, os ônibus também são certificados com a EURO 5, usando biodísel, combustível menos poluente ao meio ambiente.


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Evandro Losaco, diretor da EMTU, também falou sobre os novos ônibus. “Estamos trocando 100% da frota que atende esta região e isso, com certeza, irá beneficiar todos que usufruem deste meio de transporte, com muito mais acessibilidade e comodidade.

Os novos ônibus oferecem espaço especial, com cintos de segurança, para cadeira de rodas e ocupante, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais acompanhados de cães-guia.

O prefeito de Pindamonhangaba, Vito Ardito Lerario, que esteve no evento, destacou a importância da renovação. “A população com certeza será muito melhor atendida com estes novos carros. Agradecemos ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, por olhar com carinho para a nossa região”, disse o prefeito.

Informações: Portalr3.com.br
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Em São Paulo, Novas faixas de ônibus beneficiam 2 milhões de pessoas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A cidade de São Paulo alcança nesta segunda-feira, 9, a marca de 150 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, uma meta de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mais 9,9 km de faixas só para os coletivos começam a funcionar.

Ao todo, cerca de 2,2 milhões de passageiros devem ser beneficiados. Diariamente, o sistema transporta 9,8 milhões de usuários. A CET não divulgou quando começa a aplicação de multas nas novas faixas.


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Do novo lote, a Avenida Ragueb Chohfi, na zona leste, terá a maior quantidade de quilômetros de faixas exclusivas: 3,5 km, nos dois sentidos de segunda a sexta-feira das 6h às 9h e das 17h às 20h. Outra avenida da região, a Amador Bueno da Veiga, na Penha, terá 1,3 km de faixas exclusivas. No sentido centro, das 6h às 9h. No sentido bairro, das 17h às 20h.

Na Avenida Nordestina, serão 1,2 km de faixas exclusivas que também vão funcionar entre 17h e 20h, nos dias úteis.

Zona sul. A zona sul de São Paulo também receberá novas faixas a partir de hoje. Na Rua Pedro de Toledo, na Vila Mariana, serão 500 metros, de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h. No Ipiranga, a Avenida Dom Pedro 1.º terá faixa de 900 metros. No sentido centro, ela vai ser ativada das 6h às 9h e, no contrário, entre 17h e 20h, somente em dias úteis.

Ali perto, a Rua Clímaco Barbosa, no Cambuci, terá 1,1 km de faixa exclusiva ativa das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira.

Motoristas na Avenida Imirim, na zona norte da capital, passarão a ter que respeitar a faixa de ônibus à direita em 1,4 km da via entre 6h e 9h. E das 17h às 20h, no rumo oposto.

A Prefeitura planeja abrir mais 70 km de faixas, totalizando 220 km até o fim de 2013. O objetivo inicial era que os 150 km originais fossem abertos até o fim da gestão Haddad, em 2016. Especialistas em transportes sustentam que as faixas exclusivas são uma opção paliativa para resolver o problema do deslocamento dos ônibus.

Para eles, a velocidade e a pontualidade dos coletivos só irão melhorar de fato com a abertura de corredores de ônibus à esquerda e totalmente segregados dos automóveis. Atualmente, existem 130 km de corredores à esquerda na capital.

Informações: O Estado de SP
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No DF, Retomada a fiscalização eletrônica na faixa exclusiva da W3 Sul

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) retoma nesta segunda-feira (9) a cobrança de multas aos motoristas que desrespeitarem a faixa exclusiva para ônibus da W3 Sul, em Brasília.

A fiscalização, que será feita por pardais e fiscais de trânsito, havia sido suspensa porque houve troca do asfalto e a pista ficou sem sinalização.

Na pista da direita só podem trafegar ônibus do sistema público de transporte, táxis e vans escolares.

Motoristas de veículos não autorizados que trafegam na faixa exclusiva cometem infração leve, com multa no valor de R$ 53,20, mais três pontos na carteira. Motoristas de ônibus que usarem as outras pistas estão sujeitos a multa de R$ 85,13 e recebem quatro pontos na carteira.

Projeto

O corredor exclusivo foi estabelecido em dezembro de 2011 na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), na W3 Sul e na W3 Norte. A criação das faixas tem como objetivo desafogar o trânsito nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico. Na W3 Sul, a faixa exclusiva começou a valer no dia 15 de março de 2012.

Informações: G1 DF

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Multa para quem invadir faixa de ônibus começa em mais 11 corredores de São Paulo

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A partir desta segunda-feira (9), o motorista que for flagrado pela Prefeitura de São Paulo invadindo as 11 faixas exclusivas para ônibus nas zonas norte e sul da cidade, receberá uma multa no valor de R$ 53,20, além de quatro pontos na carteira de habilitação.

Haverá fiscalização na avenida Tucuruvi, a faixa fica entre a avenida Guapira e a rua Paulo de Faria, uma extensão total de 120 metros, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 9h.


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Na avenida Senador Teotônio Vilela, uma extensão de 1,25 km, da avenida do Jangadeiro até a avenida Atlântica, largo do Rio Bonito, a faixa vale em ambos os sentidos da via, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 22h.

No Cambuci, região central, a faixa de ônibus fica entre as ruas do Lavapés e Independência, no sentido bairro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, uma extensão de 2,2 km.

Há 1,4 km de faixa nas ruas Maria Cândida e Olavo Egídio, na zona norte. Na primeira via, a faixa fica entre a rua Guaraçaí e a avenida Luís Dumont Villares. Na segunda via, a faixa fica entre as avenidas Luís Dumont Villares e Cruzeiro do Sul. A faixa funciona no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Na rua Monte D’Ouro, na zona norte, sentido bairro, os 300 metros de faixas ficam no trecho entre a avenida Tucuruvi e a rua coronel Sezefredo Fagundes de segunda-feira à sexta-feira, das 17h às 20h.

Na avenida Nova Cantareira a faixa funciona no sentido centro, no trecho entre a avenida Tucuruvi e a rua Domingos Calheiros, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, um total de 300 metros.

Na avenida Água Fria, na zona norte, a faixa funciona no sentido centro, entre a rua Jerônimo Dias e avenida Nova Cantareira de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.

Na avenida Nova Cantareira, na zona norte, a faixa é no sentido bairro, entre a avenida Água Fria e Rua Agente Gomes de segunda a sexta-feira, no pico da tarde, das 17h às 20h.

Na rua coronel Sezefredo Fagundes, na zona norte, sentido centro, no trecho entre a rua Monte DOuro e a avenida Tucuruvi, a faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, uma extensão de 200 metros.

Na rua Domingos Calheiros, sentido bairro, na zona norte, a faixa funciona no trecho entre a avenida Nova Cantareira e a avenida Tucuruvi de segunda-feira a sexta-feira, das 17h às 20h, uma extensão de 300 metros.

Informações: Folha de SP
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