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Ônibus do sistema BRT é apresentando em Aracaju

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito João Alves Filho (DEM), apresentou um ônibus do sistema BRT [Bus Rapid Transport], que deve entrar em circulação no próximo ano, mas para isso é preciso a realização de obras de infra-estrutura em cinco avenidas da cidade.

"Hoje o BRT comprovou ser o transporte mais eficiente em termos de custo benefício. Hoje são 166 cidades importantes do mundo que já o utilizam com sucesso", explicou o prefeito.

O modelo apresentado em Aracaju é um protótipo dos que já circulam em outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba com capacidade para levar 160 passageiros. "Ele tem uma largura bem maior que o ônibus tradicional, a altura interna é bem mais alta. Então ele permite uma circulação interna muito mais cômoda para os passageiros. Muita gente vai deixar o carro em casa e vai usar esse conforto", explicou Victor Moning, representante da empresa fabricante.

O secretário de comunicação, Carlos Batalha destacou que o projeto é macro. “Ele faz parte de um projeto de mobilidade urbana. Ele vai atender a um circuito determinado. Já foi feita a licitação do projeto básico. Estamos preparando agora todo o projeto estrutural”, explicou.

Entre locais apontados como corredor para o BRT na capital estão as avenidas: São Paulo, Coelho Campos, Tancredo Neves, Adélia Franco e Hermes Fontes.

Informações: G1 Sergipe

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Tatuzão de obras da linha 4 do Metrô Rio começa a ser transportado

O equipamento conhecido como Tatuzão, que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô Rio terminou de ser pré-montado na Leopoldina, na Região Central da cidade, e começou a ser levado na madrugada desta quinta-feira (15) para o túnel no subsolo, ao lado da Estação General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, onde está sendo montado para iniciar a escavação.

O transporte do equipamento será feito em 92 viagens, em rotas especiais e durante a madrugada, para minimizar o impacto no trânsito. As peças saem da Leopoldina já na ordem de montagem.

Segundo a assessoria da empresa responsável pelas obras, este é o maior Tatuzão da América Latina e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil. Com 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, a máquina escava de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados anteriormente no Rio de Janeiro.

A Linha 4 do Metrô ligará a Barra da Tijuca à Ipanema e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia. A previsão é que cerca de 2 mil veículos não circulem mais nas ruas por hora/pico.

Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.

O passageiro poderá seguir sem baldeação do Jardim Oceânico, na Barra, à Estação Uruguai, na Tijuca. O trajeto Barra-Ipanema será feito em 15 minutos e o Barra-Tijuca em 50 minutos

Informações: G1 Rio de Janeiro

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Sinalização pode atrasar 1ª etapa do BRT em Uberaba

Sem citar prazo, prefeito Paulo Piau (PMDB) garantiu em entrevista à Rádio JM - 730kHz prioridade para conclusão da primeira etapa do BRT. O peemedebista havia estabelecido data-limite em setembro para entrega do trecho leste/oeste, mas a necessidade de novo sistema de sinalização eletrônica no trajeto deverá prolongar o término da obra.

Piau lembra que problemas judiciais e técnicos no início do ano atrasaram a construção do terminal oeste, na Univerdecidade. No entanto, ele garante que os entraves foram solucionados e a terraplenagem na área está pronta para começar a concretagem do piso. “Vamos concretar antes das chuvas, pois o local é atingido com as enchentes. Então, o pavimento será concluído para não termos prejuízos na obra”, salienta.


Enquanto isso, a pavimentação do terminal leste, no bairro Manoel Mendes, começou ontem. A concretagem está sendo feita na pista onde correrão os ônibus do sistema. Na semana passada a estrutura metálica que dará suporte à cobertura do terminal foi instalada no local.

Mesmo com recursos escassos, o prefeito assegura que não haverá paralisação no serviço. A obra do terminal leste custará aproximadamente R$4,5 milhões. O valor estava garantido em parcerias com a iniciativa privada que ainda não se concretizaram. Então, o montante está saindo exclusivamente dos cofres da Prefeitura. “Não vamos colocar isso como empecilho. Vamos dar prioridade para que o BRT avance”, pondera.

Piau admite, entretanto, que o gargalo na implantação da primeira etapa do BRT é o novo sistema de sinalização semafórica para a avenida Leopoldino de Oliveira. O prefeito justifica que a adequação é obrigatória tanto para a fluidez do trânsito quanto para a segurança dos pedestres.

PP afirma que contratação de empresa está sendo feita por meio de pregão eletrônico para dar mais agilidade ao processo. No entanto, a concorrência está marcada para o fim de agosto e a vencedora terá prazo de três meses para desenvolver o projeto técnico dos semáforos. Desta forma, será praticamente inviável cumprir a data-limite de inauguração da primeira etapa do BRT em setembro.

Informações: Jornal da Manhã
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Em SP, Falha em trem e chuva provocam transtornos no Metrô

Uma falha em uma composição provocou acúmulo de passageiros nas estações da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira. Segundo a assessoria da empresa, o trem teve um problema no fechamento de uma das portas na estação Luz, às 8h. Por causa da pane, os passageiros tiveram que desembarcar e composição foi recolhida.

Além da falha, passageiros que utilizam as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás encontraram maiores intervalos entre as composições por causa da velocidade reduzida dos trens, provocada pela chuva que atingia as áreas descobertas do sistema metroviário da cidade.

Às 10h15, apenas as linhas 1-Azul e 4-Amarela operavam normalmente, segundo o Metrô.

Informações: Portal Terra


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Em Olinda, Terminal Integrado de Xambá começa a funcionar no sábado

Foi inaugurado nesta quinta-feira (15) o Terminal Integrado do Xambá, na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. O novo terminal começa a funcionar no sábado (17) e vai contar com 19 linhas de ônibus.

O novo terminal conta com 16 plataformas de embarque e três de desembarque. Todas as linhas vão operar com passagem a R$ 2,15, inclusive as que o ligam aos terminais de Joana Bezerra, Afogados e Rio Doce, além das linhas que vão circular pelo subúrbio ou seguir para o Centro do Recife.


Uma das preocupações da população é o corredor exclusivo de ônibus que passa a funcionar na Avenida Presidente Kennedy. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, admitiu que a via tem problemas, mas afirmou que a gestão municipal vai trabalhar para minimizá-los. “Toda a Região Metropolitana do Recife tem graves problemas de trânsito, são muitos carros na rua. A [avenida] Kennedy é uma avenida estreita, historicamente com buracos e lama. Tudo o que for necessário mudar, nós faremos”, garantiu o prefeito.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, explica que o governo do estado vai atuar junto da prefeitura nos próximos dias para sinalizar a via. “Vão ter que ser fechados alguns giros na Presidente Kennedy para que o corredor [de ônibus] possa funcionar. Vão ser colocados alguns blocos de concreto para inviabilizar o giro a fim de priorizar a circulação dos ônibus. São ajustes de detalhes, de refinamento, que são fáceis de ser realizados”, afirma Cabral.

Possíveis ajustes estruturais não foram descartados pelo secretário. “Em um primeiro momento, nós vamos analisar em conjunto com a prefeitura de Olinda. Estamos trabalhando de forma sintonizada, vamos acompanhar de perto. Havendo necessidade de algum ajuste e adequação àquilo que já foi implantando, o governo do estado será parceiro para que a gente possa executar essa adequação, mas o foco é o transporte público”, apontou Cabral.

O prefeito de Olinda afirmou que agentes de trânsito serão colocados para orientar os motoristas na avenida diante das mudanças, mas apontou que é necessária também uma conscientização maior da população. “Não é possível que as pessoas para ir a uma loja estacionem na via e deixem o carro trancando uma faixa, a [Avenida Presidente] Kennedy não comporta mais isso”, destacou Calheiros.

Confira abaixo as novas linhas que vão circular pelo terminal:

Alimentadoras 
831 - Aguazinha/TI Xambá 
841 - Nova Olinda (R. Jacira)/TI Xambá 
842 - Águas Compridas/TI Xambá 
843 - Alto da Bondade/TI Xambá 
844 - Santa Casa/TI Xambá 
847 - Alto Nova Olinda/TI Xambá 
852 - Caixa D’água/TI Xambá 
893 - Alto da Conquista/TI Xambá 
892 - Alto do Cajueiro/TI Xambá 
894 - Alto da Sucupira (Cór. do Abacaxi)/TI Xambá 
895 - Alto do Sol Nascente/TI Xambá 

Perimetrais 
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra 
870 - TI Xambá/Afogados 

Circulares 
881 - TI Xambá/Rio Doce (G. Vargas) 
882 - TI Xambá/Rio doce (C.L.Cavalcanti) 
883 - TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) 
810 - TI Xambá/Encruzilhada 

Troncais 
820 - TI Xambá (Cabugá) 
860 - TI Xambá (Príncipe) 
Com Informações do G1 PE
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Governo adia leilão do trem-bala pela terceira vez

terça-feira, 13 de agosto de 2013

O leilão de concessão do trem-bala, que deverá ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, não acontecerá mais no dia 19 de setembro, conforme estava previsto. O adiamento do leilão, que tinha apenas um grupo interessado, foi informado nesta segunda-feira (12) pelo ministro dos Transportes, César Borges, e pelo diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Foi a terceira vez que o governo adiou o leilão do trem-bala. Em 2011, uma tentativa de leilão fracassou.

"Depois de muitas conversas e entendimentos com os prováveis participantes, sentimos que o certame caminhava para apenas um participante. E os outros prováveis participantes, concorrentes, solicitavam o adiamento do processo. Solicitaram mais tempo para formar seus consórcios", afirmou o ministro dos Transportes.


O cronograma anterior, que já não tem mais validade, determinava que a entrega das propostas pelas empresas interessadas deveria acontecer na próxima sexta-feira (16).

Novo leilão em, pelo menos, um ano
Segundo o ministro César Borges e o presidente da EPL, o leilão do trem-bala, que o governo tenta realizar desde o final de 2010 e que já teve seu cronograma adiado por diversas vezes,  foi remarcado para acontecer em, pelo menos, um ano em diante a partir de agora. Uma nova data formal, porém, ainda não foi definida. Segundo o ministro, o governo quer fazer a licitação em 2014.

César Borges acrescentou que a previsão de colocar o trem-bala em operação até o ano de 2020 continua mantida. "E também o entendimento de que é importante para o país a existência desse projeto que vai viabilizar a capacidade de mobilidade interurbana entre pólos demandadores emissores de passageiros", acrescentou ele.

Taxa de retorno ao investidor
No início do mês passado, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) informou que a taxa interna de retorno para investidores no projeto do primeiro trem-bala brasileiro subiu de 6,32% para 7%. Já a previsão para a taxa de retorno para os acionistas da concessionária subiu de 11,57% para 13,56% ao ano.

"Poderá haver aperfeiçoamento de edital. Não há solicitações de mudança, mas não vamos garantir. Daqui a um ano, o que vier para assegurar e dar segurança ao processo, poderá acontecer", afirmou o ministro dos Transportes.

O custo estimado do projeto é de R$ 35,6 bilhões. A minuta do edital, divulgada em agosto, prevê que a tarifa a ser cobrada dos usuários pelo operador do trem não poderá ultrapassar R$ 0,49 por quilômetro. Com esse valor, a passagem entre São Paulo e Rio de Janeiro ficaria em torno de R$ 199. No relatório do Tribunal de Contas (TCU), que aprovou o edital do projeto, mas com ressalvas, foram feitas recomendações à agência como tempo máximo de 99 minutos em viagem expressa entre São Paulo e Rio de Janeiro.

O diretor-presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, declarou que o leilão não foi adiado novamente por falta de interesse das empresas no projeto, mas sim porque o projeto passou a ser "mais atrativo". "Tem mais empresas que querem participar e estamos proporcionando a possibilidade de que elas tenham oportunidade de participar. Não há dúvida sobre a atratividade e interesse do projeto", declarou ele.

Leilão do trem-bala
O leilão do trem-bala deveria ter ocorrido, inicialmente, em dezembro de 2010, mas a licitação acabou sendo adiada para abril de 2011 e depois para julho daquele ano. Como nenhuma empresa ou consórcio entregou proposta naquela ocasião, o governo mudou o modelo da licitação, e decidiu dividir o projeto em duas partes: uma para contratar a empresa que vai fornecer a tecnologia e outra para contratar a infraestrutura do projeto (trilhos, estações etc.).

De acordo com o modelo proposto, leva a concessão do trem-bala a empresa que oferecer o maior valor de outorga – valor pago à União pelo direito de explorar o serviço.

O trem brasileiro terá que trafegar a 300 km/h no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro – que terá que ser percorrido em, no máximo, 99 minutos.

Por Alexandro Martello
Do G1, em Brasília
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