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Em Florianópolis, Setuf convoca rodoviários para cumprirem determinação do TRT-SC

domingo, 9 de junho de 2013

Enquanto aguarda uma decisão dos trabalhadores do transporte coletivo sobre a proposta apresentada na última sexta-feira (8/6), o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Grande Florianópolis (Setuf) age para cumprir à determinação do Tribunal Regional do Trabalho que estabeleceu manutenção de frota mínima de ônibus caso seja deflagrada greve da categoria.

Neste domingo (9/6), as empresas fixaram nos quadros de aviso dos terminais rodoviários o acordão da justiça trabalhista e um edital de convocação para que todos os funcionários se apresentem normalmente no seu posto de trabalho nesta segunda-feira (10).


A convocação nominal aos trabalhadores tem por finalidade o cumprimento à decisão do TRT, explica o presidente do Setuf, Waldir Gomes. “Estamos tomando todas as medidas cabíveis para cumprir o que o Tribunal estabeleceu e evitar que a população da Grande Florianópolis que depende do transporte coletivo seja prejudicada em caso de greve. Para isso, os trabalhadores do sistema devem se apresentar nesta segunda (10) para dar cumprimento as escalas de trabalho que serão estabelecidas”, ressalta.

Além de publicação da convocação nos murais, um comunicado do Setuf e do SETPESC com o mesmo objetivo será veiculado nas principais emissoras de rádio da região a partir deste domingo (9).

Informações: Portal da Ilha
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Em BH, Avenida Amazonas terá BRT e ônibus seguirá até Contagem

Ainda correndo contra o tempo para concluir as obras atrasadas do BRT (sigla para transporte rápido por ônibus) até o fim deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, ontem, que estuda a implantação de duas novas linhas do transporte na cidade. A primeira será construída pela extensão da avenida Amazonas até a divisa com Contagem, na região metropolitana. A outra, chamada de BRT Metropolitano, deverá fazer a ligação da rodoviária da capital a Betim, na mesma região.

Os estudos, anunciados ontem durante o 3º Congresso da Associação Latino Americana de Sistemas Integrados e BRT, começaram em abril. Não há data ainda para o início das obras, mas a previsão é de que os estudos de viabilidade sejam finalizados em até 18 meses, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). 

Linhas.
Na avenida Amazonas, o BRT será construído ao longo dos 9 km de extensão da via, a partir da ligação com o BRT da avenida Paraná, no centro da capital, até o bairro Vila São José, no liminte com Contagem, pouco antes da via se transformar na BR–381.


Com 60 mil veículos circulando por dia na avenida, a BHTrans acredita que o fluxo pode ser reduzido em 40% no local, a mesma estimativa para as outras linhas do BRT na capital. “Na Amazonas, faltam só confirmações técnicas”, frisou o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas. A estimativa de custos é de R$ 300 milhões. Serão 121 ônibus de 33 linhas da capital e 88 metropolitanas. Devem ser 20 estações e 340 mil usuários.

Em Contagem, a previsão da Autarquia de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon) é de que o BRT desafogue em 50% o tráfego em toda a cidade.

O BRT Metropolitano ainda não é consenso entre as prefeituras envolvidas e está em estágio mais inicial. Enquanto a BHTrans planeja uma rota para ligar a rodoviária da capital até Betim, passando pela Via Expressa e pela avenida Tereza Cristina, por onde circulam cem mil veículos diariamente, a Prefeitura de Betim estuda implementar o monotrilho para melhorar a mobilidade.

“Nós também estamos estudando o projeto de 24 km de monotrilho para ligar Contagem ao centro de Betim, e parece viável. Mas vamos esperar as análises do BRT”, disse o presidente da Transcon, Agostinho Silveira.

O engenheiro Juan Carlos Horta Gutiérrez, da UFMG, afirma que o BRT não deve ser suficiente para solucionar o problema do trânsito na capital. “Ele é um transporte que alivia o trânsito. Mas, a longo prazo, as vias movimentadas em que ele é implementado podem sofrer de novo com congestionamentos”.

Por Lucas Simões
Informações: O Tempo
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Prefeitura do Recife estuda implantação de 10 novos corredores de ônibus

O sistema de circulação da rede integrada de transporte público da Região Metropolitana do Recife é composto de 12 corredores radiais e quatro perimetrais. Até 2014, dois desses corredores radiais serão beneficiados com o modelo do corredor exclusivo de ônibus nos moldes do BRT (Bus Rapid Transit), os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, que integram radiais como as avenidas Caxangá e Cruz Cabugá. Mas quais as perspectivas de melhora nos outros 10 corredores?

A Secretaria de Mobilidade do Recife está estudando a implantação de faixa exclusiva de ônibus para cinco vias radiais. Além das avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, também deverão receber faixa exclusiva para ônibus, as avenidas Abdias de Carvalho, Beberibe e Mascarenhas de Morais. A instalação da faixa exclusiva para o transporte público nos corredores poderá representar um ganho entre 20% a 30% na velocidade e melhoria na regularidade das viagens.

A ideia é implantar nas cinco avenidas o mesmo modelo que já faz sucesso no Rio de Janeiro, denominado BRS (Bus Rapid Service), uma versão mais simples do BRT. Numa analogia simples, o BRT estaria para as ciclovias, assim como BRS para as ciclofaixas. O primeiro é segregado e o segundo tem a sinalização horizontal e vertical na faixa.

De acordo com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, a Avenida Norte ficou de fora porque já está contemplada com um projeto do governo do estado. “Já existe um projeto de BRT para a Avenida Norte, que não foi contemplado agora, mas está entre as prioridades, por ser uma linha troncal que faz ligação com o Terminal da Macaxeira”, explicou. Já o binário Rui Barbosa/Rosa e Silva será beneficiado com o projeto de navegabilidade.


A melhoria dos corredores que integram o sistema de transporte público é considerado um avanço para os especialistas. “Qualquer melhora para o transporte público irá significar ganho para a população, mesmo quando gera insatisfação do usuário do transporte individual com a redução das faixas”, ressaltou Maurício Pina, especialista em mobilidade e professor do departamento de engenharia das universidades Federal e Católica de Pernambuco.

“Já que o BRS é um modelo mais simples de ser implantado poderia ser adotado na Avenida Norte, enquanto o BRT não chega. Da mesma forma que será feito na Avenida Domingos Ferreira”, ressaltou. Atualmente o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) realiza 26 mil viagens por dia e transporta cerca de dois milhões de passageiros em um frota de três mil ônibus. “O que vai fazer a diferença também será o investimento nas perimetrais dois, três e quatro. A quarta perimetral na BR-101 liga Abreu e Lima a Prazeres. É de uma importância fundamental”, detalhou Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana.

Por Tânia Passos
Informações: Blog Mobilidade Urbana
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Em Curitiba, Obra desativa estação Antônio Cavalheiro, na Av. Paraná

A Prefeitura de Curitiba desativa na manhã desta quarta-feira (5) a estação tubo Antônio Cavalheiro, que fica na Avenida Paraná, dando continuidade aos trabalhos de desalinhamento das estações para a futura linha do Ligeirão Norte. Com a desativação, os usuários da linha expressa Santa Cândida/Capão Raso farão os embarques e desembarques na estação tubo Holanda, ou no Terminal Cabral.

Durante o período de obras, os ônibus expressos dessa linha, no sentido Capão Raso/Santa Cândida, desviam para a via lenta da Avenida Paraná na saída da canaleta após a Rua Quintino Bocaiúva, retornando para a canaleta bem próximo ao trilho de trem. Já no sentido Santa Cândida/Capão Raso, os ônibus desviam para a via lenta da Avenida Paraná na saída da canaleta perto do trilho, no cruzamento da rua Vereador Garcia Rodrigues Velho.

Informações: URBS

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Justiça exige frota mínima em caso de greve de ônibus em Florianópolis

O Tribunal Regional do Trabalho estabeleceu manutenção de frota mínima de ônibus caso seja deflagrada greve do transporte coletivo em Florianópolis (confira os horário abaixo). A Justiça determinou multa diária de R$ 100 mil se a determinação não for respeitada.

A decisão foi tomada a partir de uma ação do Ministério Público do Trabalho e atinge os sindicatos que representa empresários e os motoristas e cobradores. O desembargador Gilmar Cavalieri considerou que em paralisações anteriores houve transtorno a população por causa do não cumprimento da frota mínima.


A decisão também estipula que sejam garantidas condições de segurança dos trabalhadore e dos ônibus usados para cumprir a determinação. As empresas devem convocar nominalmente os empregados em número suficiente para a operação das linhas.

Índices

Horários de pico - 100% 

Das 5h30min as 8h - 50% 

Das 17h30min as 20h- 50%

Informações: Diário Catarinense
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Prefeitura de Goiânia anuncia bilhete único que permite ao usuário fazer até três viagens pagando o valor de uma passagem

O prefeito Paulo Garcia  (PT) anunciou nesta sexta-feira (7) a implantação do programa "Ganha Tempo".

A partir da próximo segunda-feira (10) os cartões de acesso aos ônibus passam a funcionar com o novo sistema, que permite ao usuário fazer até três viagens pagando o valor de uma passagem, durante um período de 2h30. 

O novo método de utilização dos cartões funcionará em toda região metropolitana da capital. As mudanças prevêem mais qualidade de vida para quem usa o transporte coletivo. Primeiro porque o passageiro vai ter um ganho de tempo de viagem, já que poderá optar pelas linhas de ônibus que desejar sem ter que passar por terminais de integração para evitar o pagamento de uma segunda tarifa.


O usuário escolherá a rota mais conveniente para fazer o trajeto mais curto até o destino. Com isso, os terminais que hoje estão lotados tendem a se esvaziar, porque o passageiro que utiliza o local só para a integração vai ter os cerca de seis mil pontos de ônibus para embarcar sem o pagamento de uma nova tarifa.

A solicitação dos novos cartões do programa é gratuita e pode ser feita nos mais de 400 pontos de venda e recarga do sitpass, bastando informar o CPF e o RG. Os cartões já utilizados pelos 570 mil usuários já cadastrados, como Cartão Fácil, Passe Escolar e Cartão de Integração, serão incluídos automaticamente no sistema sem necessidade de troca.

Informações: Diário da Manhã
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