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Terminal Integrado de Passageiros (TIP) de Pernambuco precisa ser modernizado para a Copa do Mundo

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Faltando menos de 500 dias para a Copa do Mundo, há obras a todo vapor preparando a Região Metropolitana do Recife para receber o maior evento esportivo do mundo. Antes mesmo da Copa, em junho deste ano, será realizada a Copa das Confederações na Arena Pernambuco, estádio construído para sediar os dois eventos, localizado em São Lourenço da Mata. No entanto, a falta de investimento no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), localizado no bairro do Curado, preocupa os recifenses. Com a iluminação externa, estrutura dos banheiros, limpeza e pintura precárias, nenhuma reforma foi inciada ainda na rodoviária. 

Localizado a cerca de 13 Km da Arena Pernambuco, o terminal integra os serviços de ônibus e metrô, realizando 104 viagens interestaduais e 175 intermunicipais por mês nas 122 linhas de ônibus. Em períodos de maior movimentação, chega a realizar 9.000 embarques, número que deve crescer nos eventos esportivos deste e do próximo ano. Mas a opinião de quem frequenta a rodoviária é de que ela ainda não está em condições de receber a maior demanda de usuários das Copas do Mundo e das Confederações.

O funcionário público Alexandre Gomes, 53 anos, utilizou o fórum do portal para denunciar. Ele conta que ficou espantado ao chegar no terminal no fim do ano passado. "Estava chovendo e quando entrei tinham goteiras na parte interna. Vazamento em todo canto. O estacionamento estava muito mal cuidado também. Tenho vergonha de dizer que essa é a nossa rodoviária". Outra preocupação de Alexandre é a sinalização interna. Segundo ele, deve haver mais investimento no local. "O terminal é bem próximo da Arena que será usada agora, na Copa das Confederações e está em péssimas condições, praticamente abandoando. Deve haver mais investimento na estrutura e nas placas de identificação".

A estudante de psicologia Manoela Nascimento, 26 anos, viaja frequentemente e diz que há muito o que melhorar no terminal. "O TIP tem tudo para ser bom, mas está com a estrutura muito deficiente. A iluminação é precária no caminho da BR até o terminal e no estacionamento também". A estudante reclama ainda da falta de conforto do terminal. "Os bancos não são confortáveis e o pagamento do estacionamento é no mesmo lugar do guarda-volumes e só tem uma pessoa para atender, isso gera fila e demora no atendimento".

Outro motivo de insatisfação da estudante é a manutenção dos banheiros. "Nos sanitários nem sempre tem papel e sabão e algumas portas estão quebradas", conta. Em todo terminal há quatro banheiros, apenas um para uso de deficiente físico. Em um dos banheiros, há quatro cabines sanitárias com chuveiros, dessas, somente duas estão funcionando.

O terceiro andar do terminal está abandonado. Segundo o diretor de planejamento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Reinaldo Melo, no local funcionavam lojas, mas foram desativadas há alguns anos. De acordo com ele, o local será a sede da EPTI "futuramente". As escadas rolantes do prédio também estão desativadas e, segundo o diretor, não há previsão para o funcionamento. O estacionamento, com capacidade para 200 veículos, está com buracos no asfalto e parte da calçada quebrada, dificultado a passagem de pedestres e, principalmente cadeirantes. No local também há lixo acumulado.
Obras do Terminal Integrado de ônibus do TIP
Sem fixar prazos, o presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Amaro João, afirmou que todas as providências serão tomadas até 2014. "Até a copa do mundo haverá melhoria na manutenção do TIP visando o de aumento de viagens e passageiros. Todas as providências necessárias, no tocante às melhorias de instalações, organização, sinalização, melhoria dos sanitários, como também nas áreas externas, iluminação, recuperação de acessos, segurança complementar etc, serão tomadas visando propiciar as melhores condições para que as pessoas possam ter o melhor atendimento possível".

Sobre as escadas rolantes, Amaro não justificou o motivo do não funcionamento, mas informou que até o fim do ano voltarão a funcionar. "Existe necessidade de ajuste no contrato de manutenção e está sendo alocado orçamento necessário à recuperação das mesmas. Já foi realizado estimativa de custo para recuperação e ainda este ano estarão recuperadas". O presidente ainda afirma que "está sendo previsto" o aumento no estacionamento, que irá facilitar o acesso do TIP à Arena Pernambuco.

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Em Curitiba, 120 ônibus biarticulados e dois terminais de transporte receberão TV's

Até o fim de março, 120 ônibus biarticulados e dois terminais de transporte, ainda a serem escolhidos, receberão aparelhos de tevê para veiculação de notícias e informações de utilidade pública. Disponível atualmente em 46 ônibus, o serviço de mídia embarcada é, além de um espaço de informação, uma fonte de receita para o município. Sem qualquer custo para a Prefeitura, vai gerar recursos de publicidade que serão destinados obrigatoriamente à melhoria do sistema de transporte coletivo.

Até o início do ano, a novidade estava implantada em apenas cinco ônibus. Hoje, telas de LCD de 19 polegadas estão em toda a frota do Ligeirão Azul (26 ônibus) e em 20 biarticulados vermelhos das linhas Santa Cândida-Capão Raso e Centenário-Campo Comprido.

Para maior conforto dos passageiros, todas as mensagens são veiculadas sem áudio. A programação é dividida da seguinte forma: 40% do tempo para notícias, 15% para informações prestadas pela Prefeitura e 15% para informações prestadas pela Urbs. Com a mídia embarcada, se um determinado ônibus precisar mudar de rota ou não puder parar em uma estação,  em função de acidente ou obra, por exemplo, o usuário será informado durante a viagem.

A mídia embarcada abre espaço também para veiculação de utilidade pública, informando por exemplo, sobre campanhas de vacinação, previsão de tempo, ruas em obras etc.

O restante do tempo (30%) será destinado a publicidade, explorada pela empresa Midiaplan, vencedora de licitação feita no ano passado e responsável pelo investimento e manutenção – o que significa que não há custos para o município. O investimento inicial previsto é de R$ 54,9 milhões.

Terminais

O contrato prevê implantação de mídia embarcada com monitores de alta tecnologia dentro de no máximo três anos em cerca de 1.500 dos 1.920 ônibus da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Dentro de um ano, o mesmo sistema, agora com telas de 32 e 42 polegadas, será instalado nos 21 terminais urbanos e no Terminal Guadalupe.

A estimativa de receita feita pela Midiaplan prevê que já no primeiro ano de operação, R$ 2,7 milhões serão destinados  ao transporte coletivo. Para o final do ano que vem, a previsão é chegar a R$ 14,2 milhões.

Ainda em processo de implantação, o sistema por enquanto oferece notícias e informações, ficando a venda do espaço publicitário para etapas seguintes, quando for maior o número de TVs ligadas nos ônibus e também nos terminais.
  
A Rede Integrada de Transporte (RIT) conta com uma frota operante de 1.920 ônibus e atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados, 21 mil viagens e 490 mil quilômetros percorridos. A Rede conta com 82 quilômetros de vias exclusivas para os ônibus (canaletas), 30 terminais de transporte, 364 estações tubo e cerca de 9,5 mil pontos de paradas.

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Cai número de passageiros de ônibus em São Paulo

O número de viagens feitas nos ônibus de São Paulo caiu pela primeira vez desde que o bilhete único foi criado, em 2004. Em vez de achar isso um problema, a São Paulo Transportes (SPTrans), empresa que gerencia a frota municipal, diz que o movimento é uma tendência: vão ocorrer quedas ainda maiores e, antes do fim da década, haverá mais gente no trem e no metrô do que nos ônibus.

A mudança é uma troca histórica na matriz do transporte público da cidade. Há décadas o ônibus é o principal meio de transporte de São Paulo. Agora, um estudo inédito da SPTrans obtido pelo Estado mostra que, quando as obras em execução e em planejamento do Metrô estiverem prontas, haverá uma migração de passageiros: as viagens são mais rápidas e previsíveis no metrô e, por isso, o passageiro vai trocar de transporte. O número de viagens nos coletivos vai cair até 27%.

Embora pequena, a queda de cerca de 0,6% nas viagens de ônibus na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o ano passado mostra o rompimento de um crescimento médio de 2% que vinha ocorrendo desde 2005. Segundo o assessor técnico Silvio Rogério Torres, da Superintendência de Planejamento de Transporte da SPTrans, a redução já é reflexo da entrega da Linha 4-Amarela, que foi ocorrendo em parcelas entre 2010 e o ano passado.

O levantamento da SPTrans usa o cenário atual para fazer duas projeções: para 2020 e 2030. Atualmente, cerca de 9,8 milhões de viagens são feitas em São Paulo de ônibus e cerca de 7 milhões de trens e metrô. Em 2020, serão 16,5 milhões nos trilhos e 7,8 milhões nos ônibus. A virada deve ocorrer, seguindo esse planejamento, já a partir de 2015, quando as obras em execução terminarem. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo 


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Sistema BRT de Manaus é discutido entre administrações

A pouco mais de um ano da Copa de 2014, o sistema de Trânsito Rápido de Ônibus (BRT) volta à pauta da Prefeitura e do Governo do Estado. Na última sexta-feira (8), o secretário de infraestrutura e vice-prefeito da cidade, Hissa Abrahão, reuniu com a secretária de Governo, Rebecca Garcia. A conversa girou em torno da mobilidade urbana e o projeto Viver Melhor.

“As obras para o BRT já estão licitadas e o orçamento também já está definido”. Esta é a afirmação de Abrahão, que apontou a construtora Construbase como responsável pelo sistema. A quantia investida no projeto é de R$ 260 milhões. Segundo Hissa, o projeto físico está sendo adaptado ao projeto operacional, para que não haja desperdício do dinheiro público.

Para os ônibus integrantes do sistema BRT rodarem, as ruas precisarão ser pavimentadas. Durante a conversa, também foram anunciados investimos para esta parte da obra. Serão R$ 200 milhões só de recursos para as vias manauaras. “Temos seis meses para pavimentar a cidade. É preciso unir forças e isso independe de partido político, credo ou qualquer outra questão”, disse o vice-prefeito.

As desapropriações serão inevitáveis durante o processo. Por conta do BRT, a prefeitura terá R$ 88 milhões para indenizar manauaras que tiverem instalações desapropriadas. Os recursos são do Governo do Estado por meio de um convênio da Caixa Econômica Federal e de recursos próprios da prefeitura de Manaus.

O BRT não será o único projeto de mobilidade urbana. O monotrilho, responsabilidade do Governo do Estado, também foi discutido entre os dois representantes. Entre as ações conjuntas para o empreendimento, estão as obras na Avenida Constantino Nery. De acordo com o secretário e vice, o objetivo do município será melhorar o trânsito no eixo Norte-Centro, nas imediações da Arena da Amazônia. As obras, apenas aguardam o fim do período de chuva para inciarem.

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São José dos Campos vai receber 40 ônibus novos

A cidade de São José dos Campos, no Interior Paulista, vai contar com 40 ônibus zero quilômetro até março deste ano.

O primeiro lote com 14 veículos, pertencentes a Expresso Maringá, foi entregue no dia 06 de fevereiro de 2013.

A renovação, segundo a prefeitura de São José dos Campos, já estava prevista para este ano, mas foi antecipada para ampliar a oferta e a qualidade dos transportes.
Foto: Antônio Basílio/Prefeitura de São José dos Campos
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ao final da entrega dos 40 ônibus novos, a frota em circulação na cidade vai aumentar em 10%.

O veículos entregues nesta quarta-feira são de carroceria Marcopolo, modelo Torino, chassi Mercedes Benz OF 1721, que já obedecem às especificações do Proconve P7 – Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, fase 7, que tem como base as normas internacionais de restrição à poluição Euro V.

Utilizando a tecnologia BlueTec 5, da Mercedes Benz, os veículos emitem 63% menos de Óxido de Nitrogênio e reduzem em até 80% a emissão de materiais particulados.

Para isso, é injetado eletronicamente no sistema de escape dos ônibus um fluido denominado ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, com 32,5% de uréia industrial.

Quando o ARLA entra em contato com os gases de escape, provoca uma reação química que transforma boa parte do óxido de nitrogênio em nitrogênio puro, substância naturalmente presente no ar e inofensiva. Já o óxido de nitrogênio pode ser cancerígeno.

BILHETE ÚNICO
A Prefeitura de São José dos Campos também promete um pacote de ações para a área de mobilidade urbana.

A principal delas é a implantação prevista até novembro deste ano do Bilhete Único, que vai permitir integrações mesmo fora dos terminais, ao longo do trajeto.

O tempo e a quantidade de conduções que podem ser usadas com uma mesma passagem no Bilhete Único ainda carecem de definições.

Além disso, a prefeitura diz que será possível comercializar passagens da bilhetagem eletrônica para pessoas físicas pela internet.

Até o mês de maio, a cidade terá novamente nove ônibus articulados, de maior capacidade de transportes.

Neste ano, administração pública também promete a limpeza e manutenção dos 2 mil 300 pontos de ônibus da cidade.

Também está em estudo a implementação de corredores exclusivos de ônibus e faixas preferenciais para aumentar a velocidade operacional do transporte coletivo.

Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


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Metrô SP: Estação Adolfo Pinheiro está com 85% das obras concluídas

Cerca de 85% das obras civis da Estação Adolfo Pinheiro do Metrô já foram concluídas. Quando estiver pronta, vai beneficiar 14 mil usuários. A obra integra a extensão da Linha 5-Lilás localizada entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin.

A previsão é que os serviços de estruturas metálicas e de concreto sejam finalizados no primeiro trimestre de 2013. Após a instalação e testes, a estimativa é que a Adolfo Pinheiro entre em operação ainda no final deste ano.

Assista ao vídeo da reportagem e entenda a grandiosidade da obra.

Do Portal do Governo do Estado 
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