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VLT de Maceió será integrado aos ônibus

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Enquanto se prepara para dar início à implantação do novo VLT na Fernandes Lima, o Governo de Alagoas já estuda tornar o veículo ainda mais eficiente  no sistema de transporte público da região metropolitana de Maceió. Nesta quinta-feira (22), o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, se reuniu com o governador de Goiás, Marconi Perillo, para conhecer de perto o sistema de ônibus na Grande Goiânia e analisar como o governo goiano pretende integrá-los ao VLT que também será implantado na capital a partir de 2013.

Fireman propôs um termo de acordo operacional com o governo de Goiás para implantar o sistema em Alagoas e pretende trazer a discussão para o estado. O secretário esteve acompanhado pelo secretário adjunto de Transporte, Obras e Logística da Seinfra-AL, Manoel Messias Costa, e pela superintendente de Política de Transporte da secretaria, Roberta Rosas, ambos técnicos especialistas no setor.

A comitiva alagoana foi recebida pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, e pelo secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, Silvio Sousa, que apresentou o projeto do VLT Anhanguera e detalhes sobre sua operação, logística, preço e estudos de impacto. À tarde, a equipe visitou terminais de integração, o Eixo Anhanguera e a Metrobus, empresa que explora o sistema na capital goiana.

Para o secretário Marco Fireman, um dos aspectos que mais chamaram a atenção durante a visita foi a integração entre os governos estadual e municipal e as concessionárias para gerir de forma eficiente o sistema de transporte público goianiense. “É muito interessante como o sistema de transporte metropolitano é operado. A passagem é única na Grande Goiânia e existe uma câmara formada por Estado e Município para fazer as concessões e a fiscalização dos serviços”, disse o secretário alagoano. “Não conhecia nenhum Estado que participasse tão efetivamente do transporte público da capital e acho que isto merece ser discutido em Alagoas”, defendeu Fireman.

Já o secretário adjunto Messias Costa e a superintendente Roberta Rosas aproveitaram para destacar o avanço que o VLT vai representar para o transporte da capital alagoana. “É um ganho que só podemos enxergar a longo prazo, principalmente diante dos grandes problemas enfrentados no trânsito de Maceió. Acredito que há o resgate da autoestima do cidadão ao ver que o Governo fez algo realmente relevante em favor dele”, apontou Messias.

O projeto
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Região Metropolitana de Maceió irá ligar o Centro da capital ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, por meio de uma linha de mão-dupla sobre as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Com vagões do VLT passando em poucos minutos por estações que devem ser construídas a cada quilômetro das avenidas, a perspectiva é de que cerca de 140 mil passageiros utilizem o VLT todos os dias.

Com investimentos de cerca de R$ 280 milhões, garantidos pelo PAC 2, a obra será realizada em duas etapas. Na primeira etapa, serão construídas oito estações, sendo três de integração, um terminal central e outras quatro estações de uso comum. Quando estiver 100% concluída, a linha do VLT de Maceió deverá contar com 18 composições (veículos) e 17 estações, entre estações de embarque e desembarque e estações de integração com outros modais de transportes. O projeto também inclui a transferência da rodoviária da capital, que hoje está localizada no Feitosa, para a área do aeroporto.

A implantação do VLT se dará por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), cujo Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) está no âmbito do Conselho Gestor das PPPs em Alagoas, presidido pelo governador Teotonio Vilela Filho. As empresas interessadas têm até o dia 23 de fevereiro de 2013 para apresentar propostas de projetos básicos e estudos de viabilidade do empreendimento.

Fonte: Ascom Seinfra
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No Rio, Obras da Linha 4 alteram trajeto de Metrô na Superfície a partir deste sábado

A partir de sábado, a Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, será fechada por conta das obras da Linha 4. Com essa mudança o serviço Metrô na Superfície e o ônibus de integração da linha 525 (Barra-Expresso) terão os itinerários alterados.
Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
O Metrô Na Superfície terá mudanças em sua viagem de volta. Em vez de percorrer a Avenida Ataulfo de Paiva, terá o trajeto desviado para a Avenida Delfim Moreira, Avenida Vieira Souto e Avenida Henrique Dumont , para então voltar ao itinerário original na Rua Visconde de Pirajá, chegando ao destino na Praça General Osório. Os pontos do Metrô Na Superfície serão alterados para as seguintes localizações na Avenida Delfim Moreira: um em frente a Rua Bartolomeu Mitre e outro em frente ao Posto 11.

Já a linha de integração 525 (Barra-Expresso) sofrerá alteração no itinerário de ida, sentido Barra da Tijuca. A condução partirá do itinerário usual, na Praça General Osório, onde passará pela Rua Prudente de Morais, Avenida General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre e extraordinariamente seguirá pelas Avenidas Ataulfo de Paiva, Afrânio de Melo Franco, Delfim Moreira, Niemeyer e depois seguirá viagem sem alterações no trajeto até o Terminal Rodoviário da Alvorada.

Excepcionalmente nos dias úteis, nos horários da pista reversível, e aos domingos e feriados, nos horários da área de lazer na orla, (nos bairros de Ipanema e Leblon) o itinerário da Linha 525 (Barra Expresso) será o seguinte: Estação Ipanema/General Osório (embarque); rua Prudente de Morais; av. General San Martin; av. Bartolomeu Mitre; rua Mário Ribeiro; Auto Estrada Lagoa Barra; Túnel Zuzu Angel, até (Barra da Tijuca /Terminal Rodoviário Alvorada).

Informações: O Dia Online

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São Paulo vai investir R$ 4,4 bilhões em mobilidade urbana para Expo 2020

Nesta quinta-feira, 22, os secretários Sidney Beraldo (Casa Civil) e Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) representaram o governo paulista na defesa da candidatura da cidade de São Paulo como sede da Expo Universal 2020 perante os membros do Bureau Internacional de Exposições (BIE), em Paris. O órgão é composto por 161 países e é responsável pela escolha da cidade vencedora, a ser anunciada em novembro de 2013. 

Os compromissos assumidos pelo Estado para conquistar a mostra estão voltados para obras de mobilidade urbana. O objetivo é viabilizar o acesso dos visitantes ao megacomplexo que será construído em Pirtuba, na capital. No total, os investimentos paulistas serão da ordem R$ 4,4 bilhões.

O governo paulista vai assegurar o transporte por trilho a todos participantes da Expo 2020 com a construção da estação Vila Clarice, da linha-7 Rubi da CPTM, que será integrada ao centro de exposição. Também haverá dois novos trens destinados exclusivamente ao deslocamento para o evento, circulando em uma plataforma própria.

Outra obra que vai incrementar a mobilidade urbana para a Expo 2020 será o trem Expresso de Jundiaí a São Paulo. A chegada à capital se dará pela estação Água Branca, onde será possível tomar o trem da linha-7 para o local da exposição. O projeto executivo já está em andamento e a licitação será aberta a partir de 2013. Outra importante obra será a ligação da Rodovia dos Bandeirantes ao local do evento, com a construção de alças de acesso da rodovia, facilitando a chegada de automóveis.

Beraldo ressalta que sediar a Expo 2020 trará grandes benefícios para a população. "Após o evento, as cidades-sede permanecem com um importante legado de revitalização de áreas urbanas degradadas, melhoria e transformação do transporte urbano, com crescimento de linhas de metrô e ônibus, e projetos de recuperação e preservação do meio-ambiente. Para São Paulo, a Expo 2020 é um começo, e não um fim'.

Para o secretário Edson Aparecido, a sinergia do poder público e da sociedade deverão trazer uma grande conquista para o país. "Os esforços do governador Geraldo Alckmin, do governo federal, da prefeitura, dos empresários e da sociedade civil poderão trazer ao Brasil mais de 50 milhões de participantes de mais de 161 países", comenta.

Do Portal do Governo do Estado

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Em Porto Alegre, Aeromovel interligará a Estação Aeroporto ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no mundo interligará a Estação Aeroporto ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998m, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 33,8 milhões, tem previsão de operação para o primeiro semestre de 2013.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.


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Licitação das linhas de ônibus no Recife ficou no papel

Prevista em lei desde 1993 e prometida pelo governo de Pernambuco há mais de dez anos, mais uma vez a licitação das linhas de ônibus em operação na Região Metropolitana do Recife fica na promessa. O processo foi anunciado pelo próprio governador Eduardo Campos, em coletiva no mês de março, com a garantia de que, dessa vez, seria diferente das outras, mas até agora a licitação permanece no papel. E o governo, mais uma vez, silencia. Desconversa. Limita-se a enviar respostas por notas que pouco explicam. O Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do sistema de transporte e do processo licitatório, não dá mais entrevistas. Nem mesmo o Palácio das Princesas se pronuncia sobre o tema.

A licitação das linhas de ônibus está prevista na Lei 8.666, de 1993, na qual é determinado que qualquer serviço público só pode ser prestado mediante concorrência pública. Desde a primeira gestão do governador Jarbas Vasconcelos (1999/2002) o processo é estudado e prometido. A nota que a assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio enviou ao jornal diz apenas que o documento norteador da licitação das linhas de ônibus foi encaminhado aos órgãos fiscalizadores – Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) – e, agora, o órgão vai esclarecer as dúvidas para que o governo possa lançar a licitação.

Nos bastidores, sabe-se que o processo está travado por questões técnicas. O governador Eduardo Campos exige um serviço de qualidade, que representará um avanço diante do que é oferecido hoje, com uma frota totalmente equipada com ar-condicionado, por exemplo, mas não quer subsidiar o sistema nem aceita que o valor das passagens suba demais. Ou seja, a conta não estaria fechando e os técnicos quebrando a cabeça para equilibrá-la. 
“Oferecer a qualidade que está sendo exigida na licitação é possível, mas exige um custo que precisa ser coberto. Com a licitação, os contratos com os operadores passam a ser firmes e exigem equilíbrio financeiro. Quando o documento chegou à Arpe e à PGE, começaram os questionamentos para saber como esse equilíbrio seria mantido após a licitação”, explica uma fonte do governo.

Não estaria havendo pressão do setor empresarial, como muitas pessoas pensam, segundo a mesma fonte. A primeira desculpa do governo do Estado, em junho, para justificar a demora na realização da concorrência pública era que o atraso se devia ao fato de os cálculos de alguns itinerários estarem sendo refeitos. Agora, credita a demora aos questionamentos da Arpe e da PGE.

Pelos prazos oficiais anunciados em março, o sistema de transporte do Grande Recife sofreria um salto de qualidade nos próximos anos. Até junho de 2014 toda a frota do SEI – atualmente com 900 veículos – estaria equipada com ar-condicionado e o restante dos coletivos (2.100) ficaria nas mesmas condições em sete anos. A concorrência seria nacional e internacional. A rede de transporte seria dividida em sete lotes, agrupados por corredores de ônibus. Os contratos de concessão seriam de 15 anos, renováveis por mais cinco. Os vencedores iriam operar um sistema que movimenta R$ 60 milhões por mês.

Na prática, a licitação deveria ter começado em 7 de maio último, data prevista para o lançamento do edital. Depois de 90 dias, os vencedores de cada um dos sete lotes que iriam compor a RMR seriam conhecidos. Sendo assim, em 2013 a RMR teria um sistema licitado. Mas até agora a única etapa cumprida foi a realização, em abril, da audiência pública para apresentar o modelo. De lá para cá, nada mais aconteceu.


Por Roberta Soares
Informações: JC Online


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EMTU/SP cria linha especial para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP, em conjunto com o Consórcio Internorte, colocará em operação uma linha especial para atender os torcedores que desembarcarão no Aeroporto de Guarulhos para assistir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Uma frota de seis ônibus da Linha 437TRO do serviço Airport Bus Service está programada com partidas diretas, sem paradas ao longo do percurso, em direção ao Autódromo de Interlagos no dia 24/11, sábado, para aqueles que desejarem assistir ao treino, e no dia 25/11, domingo, data da corrida.

Os ônibus deste serviço são do tipo rodoviário e oferecem um padrão de conforto diferenciado aos passageiros, como bancos estofados, ar-condicionado, toalete a bordo, entre outros itens. A tarifa custará R$ 35,00 e poderá ser paga com cartão de débito ou de crédito.
A partir do  Aeroporto de Guarulhos os ônibus estarão identificados com placa no para-brisa dianteiro indicando o destino "Autódromo de Interlagos". 

As partidas estão programadas para os seguintes horários:
6h00; 7h00; 8h00; 9h00; 10h00; 11h00; 12h00 e 13h00.

Na volta, os ônibus sairão dos portões A e G, das 15h30 às 17h30, com intervalos a serem definidos pelos organizadores do evento que levarão em conta o volume de usuários.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente da EMTU/SP (0800 724 0555) que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; pelo telefone do Airport Bus Service (11 2445-2058); na página da EMTU/SP na internet (www.emtu.sp.gov.br); e também na página do Airport Bus Service (www. airportbusservice.com.br).

Informações: EMTU SP

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