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Em Goiânia, Transporte coletivo terá operação reforçada para jogo Brasil x Argentina

terça-feira, 18 de setembro de 2012


A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) vai reforçar nessa quarta-feira, 19, a frota de ônibus que opera nos Terminais Praça da Bíblia, Isidória, Bandeiras e Cruzeiro do Sul. O objetivo é atender a demanda de torcedores para o jogo Brasil e Argentina, marcado para amanhã, a partir das 22 horas, no Serra Dourada.

A ação começará a partir das 15 horas e acordo com a gerência de Operação da CMTC, o quantitativo que reforçará a frota será de seis ônibus, com possibilidade de acréscimo, sendo dois para o Terminal Praça da Bíblia, dois para o Terminal Isidória, um ônibus para o Terminal Bandeiras e um  para o Terminal Cruzeiro do Sul.

A ação começará a partir das 15 horas e, de acordo com a gerência de Operação da  CMTC, o quantitativo que reforçará a frota será de seis ônibus, com possibilidade de acréscimo, sendo dois para o Terminal Praça da Bíblia, dois para o Terminal Isidória, um ônibus para o Terminal Bandeiras e um  para o Terminal Cruzeiro do Sul. 

Dois inspetores serão colocados em campo, um no Serra Dourada e outro no Terminal Praça da Bíblia, para acompanhar a operação e, caso seja necessário alterar intervalos ou remanejar veículos, o trabalho será feito.

A operação da linha 001 - Eixo Anhanguera - também terá reforço. Serão disponibilizados ônibus nos terminais que operam ao longo do Eixo, principalmente no Terminal Praça da Bíblia e nas estações de embarque das Ruas 7 e 8 no Centro, sentido Leste/Oeste e Oeste/Leste.

A venda de Sit-pass será feita também no Estádio Serra Dourada, Shopping Flamboyant e na Avenida Fued José Sebba.

Serviço
Assunto: CMTC reforça atendimento para jogo da Seleção
Data: quarta-feira, 19 de setembro
Horário: a partir das 15 horas
Local: nos terminais Praça da Bíblia, Isidória, Bandeiras e Cruzeiro do Sul

Informações: Diário da Manhã

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Recife: Na luta pela ciclofaixa, população repinta faixa apagada pela CTTU


A novela da ciclofaixa instalada na Estrada do Arraial, na Zona Norte do Recife, teve mais um capítulo, ontem. Inconformados com a decisão da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de retirar o espaço exclusivo para os ciclistas no último dia 8 de setembro, a população resolveu, ontem de madrugada, pintar a faixa exclusiva novamente. Então, o que se viu no começo da manhã foi muita confusão entre ciclistas e motoristas sobre a validade da delimitação dedicada aos ciclistas. Na dúvida, muitos motoristas não levaram em consideração a pintura e passaram por cima.

De acordo com o agente de trânsito da CTTU, Rodrigo Dias, longo no começo da manhã, quando se tem o maior fluxo de carros, motos e ônibus, muitos eram os condutores em dúvida. “Durante a manhã muitas pessoas paravam e pergun­tavam se a ciclovia ti­nha voltado. Mas orientamos para que os motoristas passassem normalmente no local, pois a pintura foi realizada irregularmente pela população”, explicou.

O ciclista e funcionário público Evaldo Nunes, 33, foi uma das pessoas que teve dúvida na hora de utilizar o espaço. “Passo por aqui todos os dias. Para mim foi uma surpresa ver a faixa novamente”, contou. Quem também teve dúvida foi o motorista Antônio Pereira, 37. Ele foi a uma galeria localizada na Estrada do Arraial, bem onde a ciclofaixa foi novamente pintada. Na dúvida, Antônio utilizou o espaço. “Não sabia que ela tinha voltado”, disse. Conforme a assessoria de Imprensa da CTTU, para evitar que os motoristas e ciclistas não se confundam novamente, a pintura será retirada nos próximos dias.

Informações: Folha PE

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São Paulo: Subsídio para ônibus em 2012 será recorde

Os gastos da prefeitura para custear o sistema de transporte público em São Paulo serão recorde este ano. Segundo a SPTrans, empresa que administra o sistema, o repasse será de R$ 960 milhões – 84,6% superior a 2011, quando foram transferidos R$ 520 milhões.

O subsídio, segundo a prefeitura, serve principalmente para a cobertura das gratuidades e descontos, que beneficiam mais de 1,7 milhão de pessoas – como idosos e estudantes –, a um custo de R$ 821 milhões neste ano. 

A ampliação de gratuidades ou de benefícios a passageiros pode ter impacto direto no valor que a prefeitura tem de repassar às empresas e consequentemente nos cofres do município.


Por isso, o Metro perguntou aos candidatos a prefeito da capital que planos têm para a tarifação do transporte público, caso sejam eleitos. 

Usado por 92% dos passageiros (veja abaixo), o Bilhete Único é um dos temas que surgiu nas propostas dos candidatos. Criado em 2004 pela então prefeita Marta Suplicy (PT), o Bilhete Único previa a realização de quatro viagens de ônibus em até duas horas. 

Em 2008, quando Gilberto Kassab (PSD) era prefeito e José Sera (PSDB) governador do Estado, uma parceria estendeu o benefício para três horas. O uso foi ampliado também para o metrô e trens da CPTM, com valores inferiores aos que seriam cobrados sem o uso do cartão.

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Em BH, Ônibus "Frescões" começaram a circular


Os “frescões” começaram a circular nesta segunda-feira em Belo Horizonte. Os ônibus executivos operam, inicialmente com as linhas Savassi-Buritis e Savassi-Cidade Administrativa. Pagando até R$ 5, quase 90% a mais que os R$ 2,65 cobrados dos coletivos bairro a bairro na capital, sem direito a gratuidade, o passageiro vai viajar em poltronas de veludo, com ar-condicionado, internet sem fio e TV. O melhor de tudo é que serão 43 passageiros assentados, cada qual com seu cinto de segurança, em todo o trajeto.


O novo sistema de transporte urbano da capital já recebeu o apelido de frescão porque, ao contrário dos fresquinhos do passado, que usavam micro-ônibus, trará ônibus de maior porte, em modelo executivo. As duas novas linhas servem como teste para a BHTrans e também para as empresas de ônibus. Dependendo da aceitação, outros itinerários podem ser criados. 



Os primeiros itinerários foram escolhidos com base em pesquisa de opinião da BHTrans, que identificou o maior número de pessoas dispostas a deixar o carro em casa nesses trajetos, talvez em função dos graves problemas de congestionamento. 


O novo serviço está programado para operar somente em dias úteis, das 6h às 19h. Até terminarem as obras para implantação do transporte rápido por ônibus (BRT) na Avenida Cristiano Machado, os frescões que levam da Savassi à Cidade Administrativa devem fazer o trajeto gastando de 40 minutos a uma hora. Já a linha Savassi-Buritis deve gastar de 25 a 40 minutos no itinerário. 

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Novas faixas exclusivas para ônibus começam a funcionar em Fortaleza


Transtorno para alguns motoristas e satisfação para outros nas vias de Fortaleza que passaram a  ter corredor exclusivo para ônibus nesta segunda-feira (17). As faixas para vans, táxis e ônibus funcionam agora também nas Ruas Padre Ibiapina, Pedro Pereira, Padre Mororó e Castro e Silva, além das Avenidas do Imperador, Duque de Caxias e Tristão Gonçalves.

Segundo o chefe do núcleo de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Arcelino Silva, os motoristas de ônibus que desrespeitarem a faixa estarão cometendo infração média. Já os motoristas de carros de passeio que invadirem o espaço eram de arcar com uma infração leve. As multas devem começar a ser cobradas nos próximos dias, após o período de adaptação.

“Saiu que os táxis e ônibus eram para andar nessas faixas, eu vinha com os passageiros agora e o guarda da AMC não deixou eu passar”, disse um taxista confuso com as regras do corredor exclusivo.

Já os motoristas de vans aprovaram a ideia. “Até agora está fluindo bem, vamos ver na hora de pico. Aí a gente pode dar uma posição melhor”, disse Samuel Aires que trabalha em um transporte coletivo.

Duas faixas da Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, passaram a ser prioritárias para o fluxo de ônibus, vans e táxis com passageiros desde agosto.

Informações: G1 Ceará

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Especialistas discutem a criação do Dia Nacional sem Carro


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará na quinta-feira (20) audiência pública para debater o “uso abusivo” do transporte particular, o tráfego intenso, a poluição urbana e o aquecimento global.

O debate faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro.

O debate foi proposto pelo deputado Márcio Macêdo (PT-SE). Segundo ele, inserir a data no calendário oficial brasileiro é formalizar o movimento crescente na sociedade brasileira contra a falta de políticas eficientes para o transporte público.

O parlamentar manifestou também preocupação com o aumento da produção de automóveis nos últimos anos. “A disponibilidade de financiamento a juros baixos e de longo prazo tem estimulado a aquisição do veículo particular, ao mesmo tempo em que os investimentos em transporte coletivo não têm a mesma prioridade”, afirmou o parlamentar.

Ele afirmou ainda que a celebração da data busca chamar atenção da sociedade e das autoridades para os danos da crescente emissão de carbono de veículos ao meio ambiente e à saúde da população, e para a falta de uma política pública que respeite o pedestre e os portadores de deficiência e que estimule o uso de transportes alternativos, como a bicicleta.

Foram convidados a participar do debate:
- o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato e Silva;
- a diretora-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento Souza;
- a diretora do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Carvalho Neto;
- a assessora da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Maria Alice Barbosa Fortunato;
- o diretor do Centro de Experimentação em Segurança Viária (Cesvi Brasil), Almir Fernandes;
- o chefe da Seção de Acessibilidade e Planejamento Sustentável da Câmara dos Deputados, Fabiano Sobreira;
- o secretário-executivo da Frente Parlamentar  Mista em Defesa das Ciclovias, Renato Zerbinato.

A reunião será realizada às 9h30, no Plenário 8. 

Às 8h30, a Frente Parlamentar das Ciclovias vai promover uma “bicicletada” saindo do Museu da República até a Câmara. O evento tem o apoio do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara (EcoCâmara).

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