Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Iniciada mais uma etapa da expansão do metrô em BH

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Empresa Pública Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A. (Metrominas) divulgou o edital para contratação das empresas que vão prestar consultoria técnica na elaboração dos projetos de expansão da atual linha do trem metropolitano da capital, além de implantação de outras duas. O aviso de licitação foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado (Minas Gerais). Os interessados devem ficar atentos ao prazo de entrega das propostas, que vai até o dia 30 de outubro.

O projeto básico de engenharia para a Linha 1 prevê reforma e melhoria das estações, aquisição de trens, melhoria de sistemas elétricos e de comunicações e ampliação do trecho até o Novo Eldorado. A implantação da Linha 2 será num trecho de 10,5 quilômetros, que ligará o Barreiro ao Bairro Calafate (Noroeste de BH). Está prevista a construção de sete estações: Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmam e Barreiro. A Estação Nova Suíça será construída para o entroncamento com a linha atual.

A Linha 3, totalmente subterrânea, vai ligar a Savassi (Centro-Sul) à Lagoinha (Noroeste). Serão implantadas cinco estações: Lagoinha, Praça Sete, Palácio das Artes, Praça Tiradentes e Savassi. No começo do mês tiveram início as sondagens de solo desse trecho, de 4,5 quilômetros. Equipes da Progeo Engenharia, vencedora da licitação do serviço, iniciaram os trabalhos numa área isolada na Praça Sete, no quarteirão da Rua dos Carijós, entre Avenida Afonso Pena e Rua Espírito Santo, ao lado do antigo Cine Brasil. 

Os projetos, assim como os serviços de sondagem, são necessários para estabelecer os custos de elaboração dos editais para execução das obras. O custo do projeto está previsto em cerca de R$ 18,5 milhões para expansão da Linha 1 e implantação da Linha 2 e R$ 14,6 milhões para a Linha 3. A entrega das propostas está prevista para o dia 30 de outubro, quando ocorrerá a licitação. Depois da ordem de serviço, a execução dos trabalhos ocorrerá em 12 meses. Todas as informações sobre o processo de licitação estarão a partir de hoje no site www.metrominas.mg.gov.br.

A Metrominas é uma empresa pública criada em 1997, por meio da Lei Estadual 12.590, com a finalidade de planejar, implantar, operar e explorar os serviços de transporte de passageiros sobre trilhos na região metropolitana da capital. A empresa foi constituída sob a forma de sociedade anônima, com titularidade acionária do estado e participações das prefeituras de BH e Contagem.


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Edital de licitação do transporte coletivo de Maceió será lançado dia 24


O prefeito Cícero Almeida anunciou oficialmente ontem o lançamento do edital de licitação do transporte coletivo de Maceió. Nesta sexta-feira, (dia 14), os diários oficiais do município e do Estado – além dos jornais de grande circulação de Alagoas – vão publicar o “Aviso do Edital”, informando que o edital será lançado no dia 24.

O documento também estará disponível para as empresas interessadas na Sala de Licitação, que fica Secretaria Municipal de Finanças, no Centro, para que todos possam conferir detalhadamente o que é necessário para participar do processo.

O prefeito Cícero Almeida também confirmou que o certame licitatório (quando serão entregues as propostas) se realizará em 12 de novembro. Ele ressaltou que todo o processo que culminará no resultado do processo de licitação foi realizado em parceria com o Ministério Público Estadual.

Segundo o procurador-geral do município, Carlos Roberto Ferreira Costa, se não houver intervenção judicial o anúncio das vendedoras dos cinco lotes deverá ser finalizado em 90 dias. Já o período de transição, ou seja, a adequação das empresas atuais para as vencedoras se dará em 18 meses. O prazo de concessão é de 25 anos.

Concurso - O prefeito também anunciou que autorizou a contratação da Fundepes para a realização do concurso público que vai preencher 843 vagas na saúde. Almeida informou ainda que serão nomeados imediatamente os aprovados no último concurso municipal, que abriu vagas para os cargos de analista previdenciário, agente de fiscalização de trânsito, fiscal de posturas, fiscal de obras, técnico previdenciário e coveiro.

Fonte: AquiAcontece

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Motoristas de ônibus paralisam serviços em Bauru

Quem dependeu do transporte urbano em Bauru (SP) ficou parado nos pontos de ônibus na manhã desta sexta-feira (14). Os motoristas realizaram uma paralisação e não saíram da garagem às 5h, como acontece diariamente. Os itinerários voltaram a ser cumpridos normalmente por volta das 8h.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sindtran), José Rodrigues, a organização não apoiou a paralisação. Os trabalhadores exigem que a jornada de trabalho dos funcionários mude para três turnos de seis horas. O sindicato estaria negociando a reivindicação com a empresa e a Prefeitura da cidade.

Em nota, as empresas de transporte coletivo de Bauru, pedem desculpas aos usuários pelos trantornos e dizem terem sido surpreendidas. "A motivação dos grevistas liderados por oposição sindical da categoria dos motoristas liga-se à alteração nas escalas de trabalho, adotadas para cumprimento de decisão da Justiça".


Ainda de acordo com a nota, "desde 2 de agosto, as três empresas que atuam na cidade passaram a aplicar intervalo mínimo de uma hora na jornada dos motoristas conforme previsto em acordo com o Ministério Público do Trabalho da União. (...) A sentença determina intervalo de refeição, no mínimo de uma hora, para todos os motoristas. As empresas adotarão todas as medidas cabíveis para retorno do serviço e preservação de seus direito".

O Presidente do Conselho Municipal dos Usuários do Transporte Coletivo e Urbano de Bauru, Pedro Valentim, defende os passageiros em nota. "Entendemos que qualquer movimento que se materialize em paralisações, teria que ser previamente avisado. (...) Os usuários possuem o direito sagrado e constitucional e garantido pela própria Lei Trabalhista de terem pelo menos parte da frota em andamento".

Informações: G1 Bauru-Marília

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Mais um trem chinês da SuperVia começa a circular no Rio


O 21 º trem chinês comprado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para integrar a frota da SuperVia começou a circular nesta quinta-feira (13). A composição passou a reforçar a circulação do ramal de Deodoro.

O governo comprou, ao todo, 30 trens para melhorar o atendimento aos usuários do transporte operado pela concessionária, com investimento de R$2,4 bilhões. Segundo a SuperVia, por exemplo, uma nova viagem expressa, da Central do Brasil para Japeri, na Baixada Fluminense, está sendo feita às 18h em dias úteis com uma das composições chinesas.

A concessionária defende que, até o fim deste ano, todas as aquisições já estejam circulando.

Os novos trens têm capacidade para 1.300 passageiros, e são equipados com ar-condicionado, paineis de led, TVs de plasma, câmeras de monitoramento interno, bagageiros e sistema de comunicação direta com o Centro de Controle Operacional.

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Brasil quer 100% dos ônibus e táxis adaptados para a Copa e as Olimpíadas

O Brasil quer adaptar 100% da frota de ônibus e táxis do país para pessoas com deficiência. E o prazo é 2014, quando várias cidades vão sediar a Copa do Mundo de Futebol. A informação é do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira. Ele está, em Nova York, participando da 5ª. Conferência dos Estados-Parte da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Antonio José Ferreira explicou como o governo pretende alcançar a meta de acessibilidade. "Com garantia para que as pessoas com deficiência possam ir e voltar dos estádios para sua residência com transportes. Sabemos que é um grande desafio, principalmente com as características de nosso país. Principalmente nos transportes. Temos que estar muito preocupados. Nos estádios, a gente consegue garantir a acessibilidade. Mas o problema é tornar todos a frota de ônibus acessíveis e os táxis acessíveis às pessoas com deficiência".

Para Antonio José Ferreira, tornar os transportes acessíveis para a Copa do Mundo e as Olimpíadas é também uma questão de vontade política. "Nós já temos inclusive exemplos de cidades no Brasil que já contam com todos os ônibus acessíveis. Poderia destacar Uberlândia, Goiânia, Joinville, Campinas também tem avançado muito. Então são exemplos de cidades que já têm 95%, 98%, 100% da frota acessível. Então é uma prova de que quando o prefeito quer, quando se tem vontade política é possível conquistar isso aí".

O secretário informou que aumentar a acessibilidade é o objetivo do programa Viver Sem Limite, lançado pela presidente Dilma Rousseff, em novembro passado.

Segundo Antonio José Ferreira está sendo inserida na pauta do governo, um plano de exoneração fiscal para que os empresários se sintam estimulados "a cada dia mais colocar ônibus acessível nas ruas do Brasil".

Antônio José Ferreira disse ainda que até 2014, muitas questões já devem ter sido resolvidas. O governo também está trabalhando com as montadoras para incluir as funções de acessibilidade nos veículos.

Segundo as Nações Unidas, mais de 10% da população mundial vive com algum tipo de deficiências.

De acordo com o Governo Brasileiro, 45 milhões de pessoas no país tem deficiência.

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Metrô de Salvador somente na Copa das Confererações, ou seja, em meados de 2013

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O governo da Bahia aproveitou a visita de representantes da Fifa à Arena Fonte Nova, na manhã de hoje, em Salvador, para anunciar a operação do polêmico metrô da cidade -em obras há 12 anos e até hoje não inaugurado- durante a Copa das Confederações, em 2013.

Uma série de incertezas rondam o projeto, que já havia sido encaminhado à Federação Internacional de Futebol pelo governador Jaques Wagner (PT). Em viagem ao exterior, ele não participou da vistoria.

A chamada "operação assistida" ocorreria na linha 1, entre a Rótula do Abacaxi e as redondezas do estádio, em um trajeto de seis quilômetros. A operação deverá ser provisória durante a Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho de 2013. A possibilidade de não cobrar tarifa dos passageiros está sendo estudada.

"O caráter da operação, se será onerosa ou não, ainda será avaliado na relação custo-benefício, assim como se acontecerá apenas nos dias dos jogos ou no período inteiro do torneio", disse o titular da Secopa (Secretaria Estadual da Copa-14), Ney Campello. "E a gente não vai colocar gente dentro do metrô antes de fazer vários testes", completou.


Campello lembrou que há questões políticas envolvidas. "O único problema é que o metrô é municipal [apesar de contar com verba estadual e federal] e, no dia 7, tem eleição. Tem que ver se a prefeitura, ainda nessa gestão, vai assumir isso. Ela sempre alega falta de recursos", disse.

A mobilidade urbana durante a Copa passou a ser o foco das atenções na capital baiana após a reconstrução da Fonte Nova ser considerada uma das mais adiantadas pelo país, já tendo superado 70% do projeto.

O metrô soteropolitano já custou entre R$ 600 milhões e R$ 700 milhões, a depender de quem faz a estimativa, superando o triplo do orçamento inicial.

Visita

Prevista para as 9h, a visita dos cerca de 50 integrantes da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) começou quase uma hora e meia depois.

As obras nos estádios da Copa não entraram na pauta. "Não viemos para checar obras", disse Fulvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil. "Viemos para resolver questões operacionais, envolvendo umas 15 áreas com pessoas de todo o mundo, sobre como chegarão os times, o árbitro, a torcida, a imprensa etc.", afirmou.

Diretor de competições e operações do COL, Ricardo Trade endossou o discurso, mas se disse empolgado com o estágio da obra na Fonte Nova. "Já está sendo montada a cobertura. É muito legal para mim [ver isso], que estive aqui na implosão, em 2010", declarou.

Antes de Salvador, representantes da Fifa passaram por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.

A capital baiana ainda aguarda uma confirmação oficial da Fifa para ser incluída entre as sedes da Copa das Confederações. Ao lado de Recife, a cidade está em "stand-by" -as duas capitais só entrarão caso o cronograma de obras seja respeitado. O anúncio está previsto para o final de outubro.

Por Nelson Barros Neto / FolhaPress

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