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Grande ABC paulista carece de corredores de ônibus

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Apesar do alto número de automóveis nas cidades do Grande ABC, cerca de 30% da população se utilizam do transporte público todos os dias. Em números absolutos, um contingente de mais de 700 mil pessoas é transportada pela frota de 1,2 mil ônibus que o ABC oferece, entre municipais e intermunicipais.

Silvio Miranda, consultor da área de transportes, no mercado há 60 anos, diz que o problema não é a frota, mas os congestionamentos. “O sistema viário que nós temos hoje não dá a velocidade comercial adequada, o que faz com que os ônibus andem mais devagar e mais lotados. A solução seria melhorar este sistema viário, principalmente com a criação de mais corredores. O trólebus, por exemplo, tem uma aprovação muito melhor que os ônibus de linha comum, pois possuem corredor exclusivo”, diz. E cita a obra do rebaixamento da Av. Lions como exemplo: “aquela obra (Lions) melhorou muito o viário da região. Precisávamos de mais obras deste porte, no ABC todo”, diz.

Para o usuário, a quantidade de ônibus X número de pessoas é insuficiente. O programador Alessandro Bresio afirma que, recentemente, ficou das 17h30 às 19h no ponto de ônibus aguardando as duas linhas que lhe servem. Segundo ele, cerca de 10 ônibus passaram das duas linhas – uma municipal e outra intermunicipal – todos abarrotados. “Precisava ter mais ônibus sim, principalmente em horário de pico. A situação é insustentável”, diz.

Valor é outro fator de discussão: O ABC possui cerca de treze faixas tarifárias, entre ônibus municipais e intermunicipais. Pela qualidade do serviço, os usuários acham caro o serviço de transporte. Nossa reportagem fez uma rápida pesquisa de opinião e constatou que o valor é um dos pontos mais criticados, seguido pela “falta de otimização dos trajetos” e educação dos motoristas.

O consultor Silvio Miranda afirma: “as empresas tem, sim, investido em capacitação de seus profissionais, o que reduziu, inclusive, o número de acidentes”. As empresas afirmam que os reajustes ocorrem “levando em conta a evolução média dos custos do setor de transporte coletivo no período de 12 meses”. Enquanto isso, o usuário aguarda melhorias no setor, com a chegada do tão aclamado metrô leve, a construção dos corredores e o aumento da integração nas cidades.

Por Fábio Silva Gomes - Jornal União do ABC

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Motoristas de ônibus lideram queixas de passageiros em São Paulo

As reclamações sobre o comportamento dos motoristas lideraram o ranking de queixas de passageiros à SPTrans, empresa que gerencia o transporte coletivo de São Paulo, no primeiro semestre deste ano.

Foram 40.547, que representaram 52% de um total de 77,4 mil queixas. Dos 15 problemas mais registrados, 12 eram culpa do motorista.

Os dados da SPTrans mostram que a principal queixa com relação à conduta dos motoristas e cobradores é não atender pedidos de embarque e desembarque.

Foram mais de 15 mil reclamações recebidas tanto no telefone 156 da prefeitura e como no site da SPTrans.

Logo depois vêm direção perigosa (8.978 queixas) e conduta inadequada (6.846).
Tratar mal os passageiros de ônibus aparece em quarto lugar. A falta de respeito com o idoso está na sétima posição, com um total de 948 reclamações.

Resposta
A SP-Urbanuss (sindicato das empresas) afirmou que é preciso "ponderar" sobre a quantidade de ueixas.

Segundo a entidade patronal, o número de reclamações, "se considerada a complexidade dos serviços de transporte" na cidade, está razoável.

O sindicato também diz que investe na reciclagem dos funcionários.
O Sindmotoristas (sindicato dos motoristas e dos cobradores) disse que as reclamações podem estar relacionadas com as lotações de cooperativas.

A SPTrans afirmou que as queixas são direcionadas para os fiscais. Caso a reclamação seja constatada, empresas e cooperativas são multadas.(RI)

Informações: Agora SP

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Governo Federal vai investir R$100 milhões para corredor de ônibus em Brasília

O Ministério das Cidades e o governo do Distrito Federal (GDF) definiram, terça-feira (14), as medidas para iniciar as obras de mobilidade urbana destinadas à Copa do Mundo de 2014 e à Copa das Confederações de 2013. O veículo leve sobre trilhos (VLT) não está incluído no cronograma, já que só ficará pronto depois da Copa do Mundo, que terá Brasília como uma das nove cidades-sede.

Em lugar do VLT, a Copa contará com um corredor de transporte urbano que interligará o Aeroporto Internacional de Brasília ao início da Asa Sul, por meio de um conjunto de pistas e viadutos e dará maior agilidade ao deslocamento das delegações que virão aos dois eventos esportivos e ao transporte na cidade em geral. A obra já está licitada e as propostas serão abertas no dia 20 deste mês.

O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, que representou o GDF na reunião com o ministro das Cidades, Aguinado Ribeiro, e técnicos do ministério, disse que para construir o VLT será feita uma nova licitação, já que a primeira, feita no governo de José Roberto Arruda, foi anulada pela Justiça devido a uma série de irregularidades no processo licitatório.

A nova rodovia custará R$ 100 milhões, de acordo com as estimativas feitas na reunião, e o VLT está orçado em R$ 260 milhões, mesmo valor da licitação anulada.

As obras terão seus custos a cargo do governo federal, por intermédio do Ministério das Cidades, com verbas do PAC da Copa, de acordo com Filippelli. Apesar de não contar com o VLT para a Copa, o vice-governador disse que ele será muito importante para a cidade, "pois não há mais como estruturar o transporte de Brasília sem esse meio de transporte".

Filippelli disse que, mesmo sem o VLT, não haverá problema de transporte para a Copa em Brasília, porque o projeto original previa sua conclusão até 2014 apenas no trecho que vai do aeroporto ao terminal da Asa Sul, mas o sistema que será adotado agora, com ônibus articulado e outros meios de transporte, "supre perfeitamente as necessidades".

A reunião com o GDF foi a primeira de uma série iniciada hoje pelo ministro das Cidades com governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. As informações são da ABr.

Da Redação - Portugal digital

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Rodovias e ferrovias terão R$ 133 bi em investimentos e mais de 17 mil quilômetros para a iniciativa privada

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Programa de Investimentos em Logística para rodovias e ferrovias com o objetivo de estimular uma maior participação da iniciativa privada nos investimentos de infraestrutura no país foi anunciado pelo governo. Serão concedidos 7,5 mil quilômetros de rodovias e 10 mil quilômetros de ferrovias.

Os investimentos, nos próximos 25 anos, vão somar R$ 133 bilhões, sendo que R$ 79,5 bilhões serão investidos nos primeiros cinco anos. Para as rodovias, o total investido será de R$ 42 bilhões, e para as ferrovias, o programa de investimentos soma R$ 91 bilhões. R$ 53 bilhões serão investidos entre o quinto e o vigésimo ano. O total da malha será de 7,3 mil quilômetros. "Até este momento, foram feitos 5,2 mil quilômetros. Então, isso é mais do que tudo o que já foi feito até hoje ", disse Passos durante cerimônia para a divulgação do Programa de Investimentos em Logística: rodovias e ferrovias.

Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, estão previstas a duplicação dos principais trechos rodoviários do país e a expansão da malha ferroviária brasileira. “Temos a convicção de que o o imperativo para o desenvolvimento acelerado do país é a disponibilização de uma ampla e moderna rede de infraestrutura logística eficiente e a prática de tarifas módicas, custos de operações de transportes baratos”, disse Passos.

Os trechos são: BR 101, na Bahia; BR 262, no Espírito Santo e Minas Gerais; BR 153, em Tocantins e Goiás; BR 050, em Goiás e Minas Gerais; BR 163, no Mato Grosso; BR 163/BR 262/BR 267, no Mato Grosso do Sul; BR 060, no Distrito Federal, e BR 153, em Goiás e Minas Gerais; BR 262 em Minas Gerais; BR 116 em Minas Gerais; BR 040 no Distrito Federal, Goiás e em Minas Gerais.

Conforme o ministro, ao lado da criação de uma companhia para gerir o trem-bala, a nova etapa de atuação do governo amplia a escala dos investimentos públicos e privados em infraestrutura. "Falamos em ferrovias e rodovias, destacando a duplicação dos principais eixos rodoviários do País", disse. "Se precisamos reforçar nossa condição institucional, isso se faz a partir de planejamento e logística", acrescentou.

Nas próximas semanas, serão anunciadas também concessões para portos e aeroportos. Participaram do solenidade no Palácio do Planalto, os ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Miriam Belchior; de Minas e Energia, Edison Lobão; da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, e da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. Estão presentes alguns dos principais empresários do Brasil.

No início da manhã, antes da cerimônia de anúncio, o plano foi apresentado aos representantes das centrais sindicais pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. As medidas também foram discutidas com empresários do setor.

Com Agência Estado e Agência Brasil

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Em Fortaleza, Motoristas e usuários de ônibus já percebem melhorias na faixa preferencial da Bezerra de Menezes

No segundo dia de funcionamento da faixa preferencial de ônibus da avenida Bezerra de Menezes, ainda foi possível notar desrespeito de vários motoristas, que usavam indevidamente o Bus Rapid System (BRS) - Sistema Rápido de Ônibus.

O baixo efetivo de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) contribuiu para que alguns “espertinhos” em carros e, principalmente, em motos ganhassem tempo ao utilizar a faixa prioritária. O POVO não encontrou agentes na via orientando aqueles que descumprissem as novas regras de tráfego.

A maioria dos condutores, porém, respeitava a faixa prioritária, mesmo que multas ainda não sejam aplicadas aos infratores. Hoje, por ser feriado, o serviço está suspenso e os motoristas podem utilizar qualquer uma das faixas.
 
Melhorias
Os condutores de ônibus mostravam-se satisfeitos com as novas medidas. “Tivemos todas as orientações. Acho que tem tudo pra melhorar muito o trânsito na Bezerra. Se os carros pequenos obedecerem, vai dar tudo certo”, afirma o motorista Roberto Cristiano, 40 anos.

Os usuários de ônibus também estavam satisfeitos. “Está bem diferente. O ônibus circula muito mais rápido. Eu notei a diferença”, informa o vigilante Wilson Melo, 47.
 
O presidente da AMC e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, informa que os agentes da AMC, neste primeiro momento, observam o trânsito e fazem a abordagem de motoristas que estacionam ao longo da via, em frente a escolas, bancos ou lojas.

O BRS ocupa as duas faixas mais à direita da avenida Bezerra de Menezes e está demarcado por duas listras azuis. Nela, devem circular ônibus, vans e táxis (com passageiros).

Os demais veículos circulam nas duas faixas à esquerda, só devendo acessar o BRS para entrar em estacionamentos ou fazer conversões à direita. A distância máxima que deve ser percorrida é de 100 metros (aproximadamente quarteirão).

A AMC já estuda fazer adequações no sistema.“Na quinta-feira (16), vamos fazer uma reunião durante a manhã para debater a inclusão de táxi sem passageiro e transporte escolar (no BRS)”, adianta Ademar Gondim. Também será avaliado se o efetivo de 216 fiscais da Etufor e de 10 agentes da AMC (por turno) é suficiente para orientar o trânsito na região.

Fonte: O Povo Online

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Governo paulista expõe monotrilho em Vila Prudente

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Consórcio Expresso Monotrilho Leste (OAS, Queiroz Galvão e Bombardier Transportation) fazem festa amanhã na estação Vila Prudente do metrô.

Por um mês, uma réplica do trem de alta capacidade, o Innovia Monotrilho ficará exposta ao público com explicações em video sobre seu funcionamento.

Cumprido o calendário, no fim do ano que vem, o veículo estará circulando no primeiro trecho da futura extensão da Linha2-Verde do Metrô, obra de R$ 4,9 bilhões.

A estimativa é que o sistema terá capacidade para atender a uma demanda de até 48.000 passageiros por hora e por sentido, transportando mais de meio milhão de pessoas por dia para a Zona Leste, uma das mais carentes da capital.

Atualmente, o percurso de 24,5 km (Vila Prudente-Tiradentes)  leva mais de duas horas para ser percorrido, o monotrilho promete reduzir esse tempo de viagem para apenas 50 minutos.

O sistema tem tudo para dar certo e pegar. Não porque, de acordo com o consórcio, custe a metade do valor do Metrô e seja mais ecológico do que o ônibus.

Mas, principalmente, porque o tempo de construção do Innovia cabe em um mandato eletivo. Em quatro anos, dá para licitar, construir e inaugurar.

Por Jorge Felix / Poder Econômico

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