Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Recife, Linhas circulares já sentem o efeito negativo dos novos terminais de integração

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Enormes filas e  pouca oferta de ônibus / Foto: Blog Meu Transporte
Os usuários de ônibus da linha circular estão sendo prejudicados com a baixa oferta de ônibus nos horários de pico, pois com o fim de algumas linhas para a Cde da Boa Vista, os usuários estão tendo que baldear no terminal integrado de Joana Bezerra para irem ao trabalho, pois muitos dos usuários antes pegavam apenas um ônibus para chegar a este itinerário.
Um grande exemplo disso são os moradores do Jordão, que agora tem que baldear em três transportes sendo ônibus/metrô/ônibus, e quando chegam ao terminal de ônibus da Joana Bezerra, se deparam com uma enorme fila, muitas vezes sem fiscalização dos orientadores de filas.
O Blog Meu Transporte esteve no local está semana, onde ficou constatada grandes filas, pouca ou nenhuma fiscalização, poucos ônibus, no qual saem todos lotados.
Também ficou evidente que esta linha precisa de ônibus articulados, pois os que são ofertados hoje são do tipo convencionais, ou seja, não atende a grande demanda de passageiros que descem do metrô.
E a situação tende a piorar ainda mais, pois está prevista ainda este mês a inauguração de mais dois terminais de ônibus, na qual vai aumentar e muito a quantidade de novos usuários destas linhas.
Faltou planejamento do governo, pois era para resolver primeiro a situação dos terminais centrais.
Com a implantação destes terminais, fica uma preocupação, pois a Governo do Estado está colocando todo mundo nos terminais de ônibus, porém a lógica é que estes terminais que recebem estes passageiros já estivessem prontos, é uma troca de prioridades, pois estão deixando os principais terminais de integração como o da Joana Bezerra (que hoje funciona de maneira improvisada) e o de Recife (sem estruturas) para receberem essa grande demanda. Por essa causa é que as comunidades não estão aprovando este plano do governo, onde somente as linhas dos subúrbios estão sendo integradas.

Blog Meu Transporte

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No Rio, Obras do BRT Transoeste estão em fase de conclusão

O esquema é de força-tarefa. Quase dois mil funcionários trabalham em três turnos para dar conta da conclusão da primeira etapa das obras do Bus Rapid Transit (BRT) Transoeste até o final deste mês. Postes para câmeras de segurança foram instalados ao lado das estações, as faixas contínuas amarelas da pista estão sendo trocadas por brancas, já que as vias passarão a ser de mão única, o asfalto está sendo recapeado, as muretas que separam o corredor exclusivo recebem reforços... Quem circula pela Avenida das Américas diariamente acompanha as mudanças na velocidade da luz.

Natália Boere - O Globo
E já há luz em algumas estações. Lâmpadas de LED foram instaladas na cobertura e em trechos das plataformas de parada dos ônibus. De acordo com o engenheiro Eduardo Fagundes, gerente de Obras em Vias Especiais da Secretaria municipal de Obras (SMO), além de contribuírem para a iluminação das estações, esse tipo de lâmpada funcionará como indicador para os motoristas dos coletivos:
— Eles têm que saber exatamente onde parar.
As cadeiras também jestão sendo colocadas. Serão 18 em cada estação simples — as dos ônibus paradores — e 36 nas duplas — aquelas expressas, onde só pararão os ônibus ligeirões. O tamanho de cada uma vai variar de 50 a 170 metros, a depender da demanda. Das 64 estações previstas, 31 serão entregues nesta primeira fase, cobrindo o trecho Terminal Alvorada-Santa Cruz. Segundo a subprefeitura da Barra, as demais ficarão prontas ainda neste semestre. Seis delas serão expressas: Salvador Allende, Glaucio Gil, Recreio Shopping, Estrada da Matriz, Santa Cruz e Campo Grande.
— O tempo de viagem na linha expressa Santa Cruz-Alvorada, que tem 56 quilômetros de extensão, será de uma hora. O mesmo trecho hoje é feito em duas — compara Fagundes.

O tempo de espera nas estações também será reduzido. Cerca de cem ônibus articulados farão a rota do BRT Transoeste, para que os passageiros aguardem, no máximo, cinco minutos nos horários de pico. Para encurtar o tempo de embarque, os bilhetes serão vendidos antecipadamente.

Estima-se que 220 mil pessoas circularão pelo corredor expresso diariamente. Quem partir do Terminal Alvorada, perceberá mudanças. O local ganhará uma cobertura e uma plataforma exclusiva para o BRT, capaz de receber até 14 ônibus simultaneamente. A primeira estação após o Alvorada é na altura do Bosque da Barra. Mas a intenção é seguir com o BRT até a estação Jardim Oceânico do metrô até 2016.
— Construiremos mais uma faixa e mais uma ponte na altura do Downtown, para ligar as avenidas das Américas e Armando Lombardi e dar acesso ao metrô — planeja Fagundes.

O itinerário da Transoeste já conta com três viadutos e uma ponte: sobre a Avenida Salvador Allende, sobre o Canal da Sernambetiba, sobre a Estrada do Pontal e em Guaratiba. As obras do BRT custaram R$ 900 milhões.
BRT, um novo e polêmico caminho
A fase de conclusão das obras do BRT Transoeste provocam engarrafamentos em alguns trechos da Avenida das Américas, mas os motoristas têm sido compreensivos.
— O trânsito, às vezes, fica lento, mas sei que isso é temporário e por um bom motivo. O tempo de trajeto da minha casa, na Barra, até o meu trabalho, em Santa Cruz, já diminuiu de uma hora para 40 minutos — reconhece o advogado Wagner de Oliveira.
Segundo ele, a melhoria é percebida desde dezembro do ano passado.
— Assim que finalizamos a duplicação da pista da Avenida Salvador Allende até a Estrada do Pontal, liberamos para os motoristas. Agora eles dispõem de oito faixas, quatro por sentido. E há ainda outras duas para o BRT — explica o engenheiro da SMO Eduardo Fagundes.

O corretor de imóveis André Leal, morador da Freguesia, também se diz satisfeito com as intervenções. Em especial, com a construção do Túnel da Grota Funda, que liga o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba.
— Por causa da minha profissão, transito bastante pela Zona Oeste e reparei que a circulação melhorou muito. O túnel da Grota Funda facilitou as minhas idas a Campo Grande — ilustra Leal.
No entanto, algumas pessoas estão desconfiadas. Morador da Barra, o leitor Roberto Bilate questiona a construção de um meio-fio para separar a faixa exclusiva do BRT:
— Se um ônibus quebrar no corredor, como os outros passarão? O trânsito vai parar? Se for necessário o uso de um reboque, como ele chegará ali?
Tiago Mohamed, subprefeito da Barra, do Recreio e de Jacarepaguá, informa que os corredores expressos de ônibus terão um esquema de apoio, com carros e reboques à disposição e aptos a fazer o socorro na via em até seis minutos.
— E também deixamos cruzamentos sem muretas, para permitir a saída de um ônibus com problemas da faixa exclusiva para uma das faixas centrais — esclarece Mohamed.
Já o leitor Laudgilson Fernandes, que mora em Pedra de Guaratiba, reclama que foram somados ao trajeto de 24 quilômetros, para quem vai de Pedra de Guaratiba para Campo Grande, outros dez quilômetros.
— O mesmo ocorreu na Estrada do Magarça, em Guaratiba, onde os motoristas terão que se deslocar por mais de seis quilômetros para atravessar um trecho de apenas 40 metros — acrescenta Fernandes.
O engenheiro Eduardo Fagundes explica que tais intervenções ocorreram por falta de espaço:
— Na transversal, há uma reserva ambiental que impede entrar no lado direito de quem vai para a Barra da Tijuca. Na longitudinal, há uma estação com quase 200 metros e uma saída de quem vem da Estrada do Magarça e vai para a Barra — detalha Fagundes. — Mas, com a velocidade permitida de 80 km/h, os motoristas levarão pouco mais de cinco minutos para cumprir o trajeto extra.
Outro questionamento, este do leitor Sílvio Conti, que mora no Recreio e trabalha em Campo Grande, é em relação à curta distância entre as estações:
— Acho a obra fantástica. Sinto-me inclusive contemplado, mas considero espantoso o número de estações e a proximidade entre elas.
A prefeitura afirma que a distância entre as estações varia de 600 metros a um quilômetro, de acordo com a densidade populacional da região.
— Para quem está no ônibus, a reclamação é que são muitas paradas. Para quem quer saltar em um local que não tem ponto, faltam paradas. Fica difícil agradar a gregos e troianos — diz Mohamed.

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Linha Turismo de Porto Alegre tem mais ônibus, horários e paradas nos passeios

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O city tour Linha Turismo oferece uma maneira especial de descobrir e conhecer Porto Alegre. Ao embarcar nos ônibus de 4 metros de altura com o segundo andar aberto, o visitante terá oportunidade de ver a cidade de outro ângulo e conhecer informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.
A Linha oferece dois roteiros, o Centro Histórico que contempla atrativos históricos e culturais, com destaque para Parque da Redenção, Mercado Público e Fundação Iberê Camargo, com possibilidade de embarque e desembarque em cinco pontos durante o trajeto. E o tour Zona Sul, que destaca em um trajeto sem paradas, as paisagens naturais da Cidade, sendo os pontos altos a Praia de Ipanema, algumas propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma vista de 360° da cidade. 

Serviço pioneiro no país, o Linha Turismo entrou em circulação em janeiro de 2003 e recebeu seu primeiro investimento em 2012.  Neste período, o city tour, até agora operado por um único ônibus, transportou 477 mil pessoas, entre turistas e porto-alegrenses. O objetivo da inovação é qualificar e ampliar o serviço, visando a maior demanda durante a Copa do Mundo de 2014.

Veículos - Os novos ônibus seguem o modelo do veículo atual, de dois andares, porém trazem inovações como sistema de áudio informatizado e em três idiomas, fones de ouvido individuais para passageiros falantes em inglês e espanhol, e climatização no primeiro piso. Os veículos contam com acessibilidade universal, porta volumes no andar inferior e capacidade para transportar 72 passageiros, sendo 15 no primeiro piso e 57 no andar superior.

Mais horários e paradas - Os ônibus novos atendem unicamente o roteiro Centro Histórico. As oito saídas diárias, de terças a domingos, ocorrem entre 9h e 16h30, a partir do terminal de embarque em frente à sede da SMTUR, na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. A grande novidade é que o roteiro deixou de ser circular, como ocorria até então. Agora, os passageiros têm a opção de embarque e desembarque em cinco pontos da cidade. Neste novo sistema, o roteiro completo ficou com duração média de duas horas. Como a passagem vale por um dia, os passageiros que descerem numa das paradas podem embarcar no próximo ônibus, que passa pelo mesmo local uma hora depois. Outra novidade é que, para assegurar o reembarque aos passageiros, os ônibus circulam mesmo em dias de chuva. 

Todos os pontos de parada dos ônibus Linha Turismo contam com placas de sinalização exclusivas. Elas estão localizadas na avenida 24 de Outubro, na altura da rua Comendador Caminha, próximo ao Parcão; na avenida Borges de Medeiros, em frente ao Largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público; em frente ao Museu da Fundação Iberê Camargo junto à parada de ônibus convencional existente no local; e no atual terminal localizado em frente à sede da SMTUR. Aos sábados e domingos, os ônibus fazem paradas também na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Mercado do Bom Fim, no Parque da Redenção, junto ao ponto de embarque dos passeios Domingo no Campo.

Pontos de venda - As inovações não alteraram o preço do bilhete para o city tour, que permanece em R$ 15 e pode ser adquirido em mais pontos de venda. Além da Central de Passagens localizada na sede da SMTUR, as passagens para o roteiro Centro Histórico podem ser compradas em outros locais estratégicos, próximos às paradas do roteiro: Café do Brique (no Mercado do Bom Fim, loja 1, junto ao Parque da Redenção), Saúde no Copo (na Av. 24 de Outubro, 742 , em frente ao Parcão); Café do Mercado (no térreo do Mercado Público, ao lado do Centro de Informações Turísticas) e Loja do Museu da Fundação Iberê Camargo. Outro ponto de venda será na agência Bonete Turismo (na Av. Borges de Medeiros, 915, térreo, próximo ao Viaduto Otávio Rocha).

Zona Sul - Neste novo modelo operacional, o ônibus de dois andares que até então realizava todos os passeios agora circula principalmente no roteiro Zona Sul, com uma saída diária, de terças a sextas, às 14h, e duas saídas aos sábados e domingos, às 10h30 e às 14h. Nesta opção de passeio permanece o sistema circular, sem paradas durante o trajeto. Tendo em vista os danos causados pelo temporal ocorrido em 21 de abril, com danos à arborização de ruas e avenidas que fazem parte do roteiro, o city tour Zona Sul está temporariamente suspenso. O roteiro deve ser retomado em15 de maio, após a operação de poda nas árvores atingidas.
Para o roteiro Zona Sul, as passagens são vendidas apenas na Central Linha Turismo que funciona na sede da SMTUR. O mesmo ônibus será empregado para atender as agendas de passeios no roteiro Centro Histórico oferecidos a alunos da rede municipal de ensino e participantes dos workshops de qualificação promovidos pela Escola Social de Turismo, da SMTUR. 
O city tour Linha Turismo é operado pela SMTUR em parceria com a Carris, que fizeram um investimento conjunto de R$ 1,4 milhão para a compra dos novos ônibus. A origem dos recursos é a própria receita gerada pelo serviço.

Tabela de horários Linha Turismo
SAÍDA
ROTEIRO
RETORNO TERMINAL TRAVESSA DO CARMO
9h
Centro Histórico
11h
10h
Centro Histórico
12h
11h
Centro Histórico
13h
12h
Centro Histórico
14h
13h30
Centro Histórico
15h30
14h30
Centro Histórico
16h30
15h30
Centro Histórico
17h30
16h30
Centro Histórico
18h30
10h30
(sábados e domingos)
Zona Sul
12h
14h
(terças a domingos)
Zona Sul
15h30


Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Em Fortaleza, 13 linhas têm itinerários alterados devido a obras do Transfor

13 linhas de ônibus começam a ter o itinerário alterado nesta quinta-feira, 3, em decorrência das obras do Transfor na Av. Paulino Rocha, no bairro Castelão. A mudança já havia sido comunicada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Confira o desvio das linhas envolvidas:

(05) Canindezinho/Iguatemi
(024) Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor
(034) Av. Paranjana I (Corujão)
(035) Av. Paranjana II (Corujão)
(041) Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu

Quando trafegarem no sentido Dedé Brasil/Paulino Rocha: Av. Dedé Brasil, Av. Juscelino Kubitschek, Rua Prof. José Silveira, Rua Regina de Fátima, Av. Dep. Paulino Rocha e segue o itinerário vigente.

Quando trafegarem no sentido Paulino Rocha/Dedé Brasil: Av. Dep. Paulino Rocha, Rua do Contorno, Av. Alberto Craveiro, Av. Dedé Brasil e segue o itinerário vigente.

(603) Jardim União/Centro
(605) Cj José Walter/Br 116/Av. I
(606) Cj José Walter/Br 116/Av. N

Quando trafegarem no sentido Juscelino Kubitschek/Alberto Craveiro: Av. Juscelino Kubitschek, Rua Prof. José Silveira, Rua Regina de Fátima, Av. Dep. Paulino Rocha, Rua do Contorno, Av. Alberto Craveiro e segue o itinerário vigente.

(660) Cj Palmeiras/Centro/Expresso
(666) Jardim Castelão

Quando trafegarem no sentido Paulino Rocha/Bairro: Rua do Contorno, Alberto Craveiro, Juscelino Kubitschek, Prof. José Silveira, Regina de Fátima, Paulino Rocha e segue o itinerário vigente.

(311) Castelão/Parangaba
(321) Jardim União/Parangaba

Quando trafegarem no sentido Juscelino Kubitschek/ Dedé Brasil: Av. Juscelino Kubitschek, Rua Prof. José Silveira, Rua Regina de Fátima, Av. Dep. Paulino Rocha, Rua do Contorno, Av. Alberto Craveiro, Av. Dedé Brasil e segue o itinerário vigente.

(633) Passaré/Centro

Quando trafegar no sentido Bairro/Centro: Av. Alberto Craveiro, Av. Juscelino Kubitschek, Rua Prof. José Silveira, Rua Regina de Fátima, Av. Dep. Paulino Rocha, Rua do Contorno, Av. Alberto Craveiro e segue o itinerário vigente.

Redação O POVO Online 

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SPTrans cria linha circular 24h para atender a Virada Cultural

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa a criação de uma linha especial de ônibus para facilitar o deslocamento daqueles que querem aproveitar as atividades oferecidas pela Virada Cultural 2012. A linha 2001/10 Terminal Amaral Gurgel/Terminal PQ. Dom Pedro II funcionará ininterruptamente entre às 18h do sábado, 5 de Maio, e 20h de domingo, 6 de maio, operando com ponto inicial no Term. Amaral Gurgel e atendendo os Terminais Bandeira, PQ. Dom Pedro II e Princesa Isabel. O intervalo médio programado é de 10 minutos.

Também para atender ao público da Virada Cultural, o Atende realizará uma operação especial, com partidas do Terminal Parque D. Pedro II e da Estação Barra Funda do Metrô. Os passageiros com deficiência serão transportados destes pontos até a região central, onde estará a maior parte das atrações do evento. Este atendimento será realizado entre 18h de sábado e 18h de domingo.
Para melhor atender ao público, 72 linhas operarão durante a madrugada, fazendo o transporte entre o Centro e diversos pontos de interesse da Capital, como estações do Metrô.
Vale lembrar que o horário de funcionamento do Bilhete Amigão, que permite ao usuário realizar até quatro viagens em um período de oito horas, será antecipado e valerá para todo o sábado e domingo.

Linha Especial:
2001/10 TERM. AMARAL GURGEL – TERM. PQ. D. PEDRO II
Sentido Único – Term. Amaral Gurgel, acesso baixos do Viaduto, R. Ana Cintra, R. Sebastião Pereira, R. Frederico Abranches, R. Amaral Gurgel, R. Marques de Itu, R. Dr. Vila Nova, R. Major Sertório, Av. Ipiranga, Av. São Luiz, Viaduto Nove de Julho, R. Santo Antonio, Term. Bandeira, R. Santo Antonio, Viaduto Jacareí, R. Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clovis Bevilaqua, Av. Rangel Pestana, R. Dr. Bittencourt Rodrigues, Pça. Fernando Costa, R. Gen. Carneiro, acesso, Term. Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, Viaduto Vinte e Cinco de Março, Viaduto Mercúrio, Av. Mercúrio, Av. Sen. Queiroz, R. Dom. Francisco de Souza, Av. Prestes Maia, Túnel Papa João Paulo II (Norte-Sul), Av. Nove de Julho, R. Alfredo Gaglioti, R. Álvaro de Carvalho, R. Martins Fontes, R. Augusta, R. Caio Prado, R. da Consolação, R. Rego Freitas, Lgo. do Arouche, Av. Duque de Caxias, R. Guaianases, Term. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, R. Helvetia, R. Barão de Campinas, Alameda Nothmann, Rua das Palmeiras, Alameda Glete, Av. São João, acesso e Term. Amaral Gurgel.

Linhas que atenderão as estações de metrô ininterruptamente
8055 / 51 PERUS – BARRA FUNDA
8500 / 10 TERMINAL PIRITUBA – METRÔ BARRA FUNDA
978A / 10 T.T.V.N. CACHOEIRINHA – METRÔ BARRA FUNDA
938V /10 JD. VISTA ALEGRE – METRÔ BARRA FUNDA
978T / 10 JD. GUARANI – METRÔ BARRA FUNDA
1772 / 10 JD. FILHOS DA TERRA - METRÔ TUCURUVI
1783 / 10 CACHOEIRA -  METRÔ SANTANA
172P / 10 VILA ZILDA – METRÔ BELEM
1786 / 10 VILA ALBERTINA – METRÔ SANTANA
273R / 10 JD. ROBRU - METRÔ ARTUR ALVIM
2766 / 10 JD. CAMARGO VELHO - METRÔ ITAQUERA
2703 / 10 JD. ETELVINA - METRÔ ITAQUERA
2721 / 10 JD. NAZARE - METRÔ ITAQUERA
3765 / 10 JD. SANTO ANDRE - METRÔ CARRAO
3781 / 10 CIDADE TIRADENTES - METRÔ PENHA
3778 / 10 JD. SANTA TEREZINHA - METRÔ CARRÃO
3754 / 10 INACIO MONTEIRO - METRÔ ITAQUERA
3746 / 10 JD. IMPERADOR – METRÔ BELÉM
4717 / 10 JD. MARIA ESTELA – METRÔ SANTA CRUZ
4735 / 10 JD. VERA CRUZ – METRÔ CARRÃO
574R / 10 TERM. SAPOPEMBA/TEOT. VILELA – METRÔ BELÉM
502J / 10 ESTAÇÃO AUTODROMO - METRÔ SANTA CRUZ
695Y / 10 TERMINAL PARELHEIROS – METRÔ VILA MARIANA
5702 / 10 REFÚGIO SANTA TEREZINHA - METRÔ JABAQUARA
675V / 10 TERMINAL CAPELINHA – METRÔ JABAQUARA
857C / 10 TERMINAL CAMPO LIMPO – METRÔ CONCEIÇÃO
719R / 10 RIO PEQUENO – METRÔ BARRA FUNDA

Linhas que funcionarão das 23h00 do dia 5 às 06h00 do dia 6 de maio:

8400/10 TERM. PIRITUBA – PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO
8549/10 TAIPAS – PRAÇA DO CORREIO
9500/10 TERM. CACHOEIRINHA – PAISSANDU
9653/10 PEDRA BRANCA – LARGO DO PAISSANDU
1721/51 VILA EDE – TERMINAL BANDEIRA
1728/51 JD. BRASIL – PRAÇA DO CORREIO
1743/51 JD. PERY ALTO – TERM. AMARAL GURGEL
1758/51 JD. ANTÁRTICA – TERM. AMARAL GURGEL
1767/51 EDU CHAVES – TERMINAL BANDEIRA
1778/51 JAÇANÃ – PÇA. DO CORREIO
1783/52 CACHOEIRA – PRAÇA DO CORREIO
2123/10 VILA MEDEIROS – METRÔ LIBERDADE
2182/10 JD. BRASIL – PRAÇA DO CORREIO
9300/10 TERM. CASA VERDE – TERM. PQ. D. PEDRO II
971X/51 TERM. CACHOEIRINHA – TERM. AMARAL GURGEL
1177/51 TERM. A.E. CARVALHO – TERM. AMARAL GURGEL
208V/51 TERM. A.E. CARVALHO – TERM. AMARAL GURGEL
2363/10 JD. DANFER – TERM. PQ. D. PEDRO II
2435/51 TERM. A.E. CARVALHO – TERM. AMARAL GURGEL
312T/51 GUAIANAZES – PQ. D. PEDRO II
3310/10 TERM. AMARAL GURGEL – CIDADE TIRADENTES
393C/10 TERM. AMARAL GURGEL – COHAB II
696P/10 TERM. AMARAL GURGEL – PINHEIROS
702N/10 TERM. PQ. D. PEDRO II – PINHEIROS
2100/10 TERM. VILA CARRÃO – PRAÇA DA SÉ
2291/10 TERM. SÃO MATEUS – PRAÇA DA REPÚBLICA
393H/10 TERM. AMARAL GURGEL – JD. SANTO ANDRÉ
3160/10 TERM. VILA PRUDENTE – TERM. PQ. D. PEDRO II
4222/10 PQ. SANTA MADALENA – PRAÇA JOÃO MENDES
5101/10 TERM. SACOMÃ – TERM. PQ. D. PEDRO II
5102/10 TERM. SACOMÃ – TERM. AMARAL GURGEL
5290/51 DIV. DIADEMA – TERM. AMARAL GURGEL
6312/10 JD. LUSO – TERM. AMARAL GURGEL
6960/10 TERM. VARGINHA – TERM. SANTO AMARO
5300/10 TERM. SANTO AMARO – TERM. PQ. D. PEDRO II
6450/10 TERM. CAPELINHA – TERM. BANDEIRA
6455/10 TERM. CAPELINHA – LARGO SÃO FRANCISCO
6500/10 TERM. SANTO AMARO – TERM. BANDEIRA
737A/10 TERM. JD. ANGELA – TERM. SANTO AMARO
8605/10 TERMINAL CAMPO LIMPO – TERM. BANDEIRA
7282/10 PQ. CONTINENTAL – P. RAMOS DE AZEVEDO
7903/10 JD. JOÃO XXIII/EDUC. – P. RAMOS DE AZEVEDO
8615/10 PQ. DA LAPA – TERM. PQ. D. PEDRO II
8700/10 TERM. CAMPO LIMPO – P.RAMOS DE AZEVEDO

Assessoria de Imprensa – SPTrans

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São Paulo: Lotação supera o limite aceitável em três linhas da CPTM

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Apesar de colocar mais 24 trens em operação, aumentar em 6% a oferta de composições no horário de pico e crescer em 7% o número de viagens diárias na comparação com 2010, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fechou 2011 com três das sete linhas acima do limite tolerável de conforto (6 passageiros por metro quadrado). Os dados estão no recém-divulgado Relatório da Administração de 2011 da companhia.

Foto: Diogo Moreira

As linhas críticas, segundo a própria CPTM, são a 7-Rubi, 11-Coral e o Expresso Leste (serviço que funciona em conjunto com a Linha 11). Mas a Linha 12-Safira chega quase lá: 5,6 passageiros por metro quadrado. Somadas, essas linhas transportaram uma média de 1,15 milhão de usuários por dia no ano passado.

Significa dizer que metade dos 2,3 milhões de usuários diários de toda a rede da CPTM viaja no limite do desconforto. Cada passageiro percorre, em média, uma distância de 20,3 quilômetros nesse aperto, em cerca de 30 minutos, ainda segundo os dados do relatório.

No ano passado, a CPTM teve aumento de 9% no total de usuários em relação a 2010, quando transportou 2,1 milhões de pessoas por dia. Mas as linhas "desconfortáveis" tiveram aumento de apenas 4% na comparação com o ano anterior.

O índice de 6 passageiros por m² é uma medida adotada internacionalmente para avaliar o quanto um sistema de transporte é desconfortável. "A concentração dos passageiros é, praticamente, em dois horários. Das 5h30 às 7h30 e das 17h às 19h.

Só esses dois horários representam 50% de toda a movimentação de passageiros", diz o diretor de Relacionamento da CPTM, Sérgio Carvalho Júnior. Foi a primeira vez que o índice esteve no relatório, portanto, não é possível fazer comparação com outros anos.

Campeã
De cada dois passageiros novos que a CPTM ganhou em 2001, um foi para a Linha 9-Esmeralda. Sozinha, essa linha ganhou mais 98 mil usuários por dia, em média, na comparação entre 2010 e 2011 - um aumento de 36%. O motivo é a expansão da rede metroviária. Esse ramal, que sai do Grajaú, na zona sul, e vai até Osasco, na Grande São Paulo, passando pela Marginal do Pinheiros, ainda não era integrado ao Metrô em 2010. Com a integração com a Linha 4-Amarela, houve uma redução no tempo de viagem até o centro e a linha ficou mais atrativa.

Nesta terça-feira, a linha teve mais uma falha na rede elétrica, que interrompeu a circulação entre as Estações Presidente Altino e Osasco desde o começo da manhã. Os usuários tiveram de utilizar a Linha 8-Diamante para contornar essas duas paradas.

Outra pane, em 14 de março, já havia motivado a CPTM a fechar a linha aos domingos para acelerar obras de modernização. A CPTM promete reduzir o intervalo entre trens de 5 para 3 minutos até 2014, quando todas as obras terminarem.

Projeções
A perspectiva até 2014, ainda de acordo com o relatório da companhia, é de melhora. Se todas as promessas de modernização forem cumpridas, nenhuma linha será tão superlotada. Mas o líder no quesito aperto continuará sendo o Expresso Leste, com 5,8 passageiros por m². E o Expresso ABC, linha prometida para 2014 que vai ligar a Estação Luz a Mauá, paralela à Linha 10-Turquesa, já vai nascer no limite do conforto: 5,9 passageiros por m². A Linha 10, por outro lado, é a que deve melhorar mais esse índice, passando dos atuais 5,1 para 2,9 passageiros por m².

O destaque, entretanto, é a perspectiva de piora da Linha 9-Esmeralda, na Marginal do Pinheiros. Em 2014, ela deve ficar com média de 4,6 passageiros por m², contra os atuais 4. Segundo a CPTM, esse índice deve ficar estabilizado de 2015 em diante, quando a ampliação da Linha 5-Lilás do Metrô entrar em operação. A promessa é que a extensão do ramal, entre a Chácara Klabin e o Largo Treze, atraia parte dos passageiros da Linha 9. 

Para o engenheiro Creso de Franco Peixoto, professor da Fundação Educacional Inaciana (FEI), o desconforto nas linhas de trem traz mais incômodo para o usuário do que no metrô. "No metrô, a viagem é mais curta, então o passageiro só senta se tem lugar perto. Nos trens de subúrbio, a viagem é mais longa e há uma tendência de as pessoas se moverem mais."

Fonte: Ultimo Segundo

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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