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No Recife, Prefeitura revitaliza corredor de ônibus da Cde. da Boa Vista

sábado, 10 de março de 2012

 
A avenida Conde da Boa Vista, que tem o principal corredor de ônibus da cidade, onde circulam aproximadamente 100 linhas de ônibus passara por uma revitalização neste fim de semana.

Paradas de ônibus desgastadas e muitas sem iluminação

A revitalização chega em boa hora, pois além de ser o mais movimentado da cidade, ele ultimamente vinha sendo alvo de muitas reclamações por parte dos usuários e pedestres, pois além da insatisfação de seu projeto, onde as paradas são estreitas deixando os passageiros sem conforto nenhum, as paradas estão se desgastando e faltando até iluminação, isso sem falar da sujeira que é visível deixando um aspecto de completo abandono.
A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realiza neste sábado (10) ações de manutenção e limpeza na avenida Conde da Boa Vista. O trabalho tem investimento de R$ 29.500 mil e prevê a recuperação do gradil que separa a Avenida, execução de poda, limpeza das paradas de ônibus, canteiro e calçada, além do plantio de 19 mudas nos alegretes que compõem a via.
Foto: Blog Meu Transporte

“O serviço consiste na manutenção de um importante corredor viário para cidade. Pretendemos melhorar o aspecto da avenida e as condições de tráfego para os pedestres“, explicou o diretor de manutenção urbana da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana, Fernando Melo. Para a intervenção, serão mobilizados cerca 20 servidores, um caminhão de elevação e um triturador. Os serviços seguem no domingo (11) com término programado para o final da tarde.

Blog Meu Transporte



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População de Macaé-RJ comemora a chegada do VLT(Veículo Leve sobre Trilhos)

Chegou a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé. O projeto Metrô Macaé do governo municipal que busca ampliar a oferta de transporte público no município cumpriu com mais uma parte do cronograma de implantação, cujos estudos tiveram início em março de 2009. A operação de desembarque durou cerca de três horas na passagem de nível no acesso ao Bairro da Glória, logo em seguida, o VLT seguiu para a antiga Estação Ferroviária onde ficará durante os testes operacionais. Por todo o percurso, centenas de pessoas pararam para ver de perto a composição.
Depois de totalmente implantado, o Metrô Macaé será ligado ao Sistema Integrado de Transporte, que neste final de semana recebeu mais 40 novos ônibus para reforçar as principais linhas. Será possível usar o Metrô e os ônibus usando a penas uma passagem, que desde sábado teve o preço reduzido de R$ 2,50 para R$ 2 pela Prefeitura.

De acordo com o prefeito Riverton Mussi, o compromisso do governo com a qualidade de vida da população vem sendo cumprido e o Metrô Macaé faz parte deste processo de melhorias.

- Sabemos das demandas que o nosso município tem por ampliação da oferta de transporte. Estamos trazendo a primeira composição e até o final do ano outras duas estarão na cidade, afirmou o prefeito, acrescentando que os investimentos feitos para aquisição dos veículos e obras operacionais estão sendo feitos integralmente pela prefeitura, uma vez que a verba do governo federal de R$ 47 milhões destinados ao Metrô Macaé ainda não foi liberada.

Segundo o cronograma de ação, após o recebimento da máquina serão iniciados os testes necessários à operação, que começam a ser agilizados de imediato. O trabalho será realizado pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), órgão ligado à Secretaria de Estado de Transportes, cujos técnicos já estão na cidade. As composições, movidas a diesel e equipadas com ar condicionado, têm capacidade para atender a 368 passageiros cada uma.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, este é um momento ímpar para o transporte de Macaé.

- Desde 2009 viemos trabalhando em parceria com o Estado, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ferrovia Centro-Atlântica a fim de contribuir para que Macaé tenha cada vez mais transporte de massa eficiente e de qualidade e hoje podemos constatar que todo esforço está valendo a pena, comemorou Jorjão.

A partir deste momento, serão realizadas ações de relacionamento com a comunidade do entorno da linha férrea com alertas sobre medidas de segurança a convivência com o VLT. O secretário de Governo, André Braga, destacou ainda a importância do bom planejamento para o alcance de ações integradas que tragam benefícios à população.


- O Metrô Macaé faz parte das ações do programa Planejando Macaé, que cada vez mais vão sendo traduzidas em realidade no dia a dia do cidadão. Ficamos satisfeitos em poder fazer parte deste momento único para Macaé, que desponta no cenário estadual pelo pioneirismo em adotar uma tendência mundial, o VLT, como uma alternativa que irá integrar o transporte já existente, ressaltou André.
Informações: Prefeitura de Macaé


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Belo Horizonte sem ônibus, Rodoviários entram em greve a partir desta segunda-feira

A segunda assembleia dos rodoviários de Belo Horizonte confirmou a greve de ônibus que vai começar na segunda-feira. Em reunião na tarde desta sexta-feira, os trabalhadores votaram a favor da paralisação. Logo depois, saíram em passeata pela Avenida Amazonas e ocuparam duas faixas da via no sentido bairro/Centro.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), Ronaldo Batista, os trabalhadores vão respeitar as 72h impostas pela lei de greve e na segunda-feira às 17h já começarão a reduzir a circulação de veículos. De acordo com o presidente, apenas uma escala mínima de 30% de ônibus será mantida na capital e região metropolitana.

Depois da reunião no Colégio Pio XII, no Bairro Gutierrez, Região Oeste da capital, cerca de 400 motoristas e cobradores saíram numa passeata em direção à Praça Sete, no Centro de BH. Alguns colegas de trabalho, que estão em serviço, seguiram o grupo formando o famoso “linguição” de ônibus pela Avenida Amazonas.

Os rodoviários ocuparam duas faixas da avenida, sendo a terceira liberada para motos e carros pequenos. O Batalhão de Eventos da Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal acompanham a manifestação. Houve tumulto no cruzamento com a Rua Araguari, quando o motorista de um ônibus da Estação Barreiro tentou passar à frente dos manifestantes para fazer uma conversão à esquerda. Ele foi cercado e barrado pelos colegas. A PM conteve a confusão.

Os problemas no trânsito refletiram em toda Região Central, principalmente nas ruas que cortam a Amazonas. Alguns motoristas de carro buzinaram demonstrando apoio ao protesto dos rodoviários. Além de engarrafamento, o belo-horizontino encarou barulheira no fim da tarde. De acordo com o Batalhão de Trânsito da PM, motoristas devem evitar as avenidas Amazonas, Contorno e Afonso Pena.
Muitos passageiros desistiram de chegar ao Centro de ônibus por causa da lentidão e engarrafamento. Alguns desceram dos coletivos e seguiram a pé. Os rodoviários revindicam reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação de R$ 15, a instalação de banheiros femininos nos pontos finais, participação nos lucros e resultados (PLR) e uma jornada de trabalho de seis horas diárias. Os sindicatos das empresas de ônibus propõem reajustar em 13% o salário dos motoristas e trocadores - condicionado ao aumento de 20 minutos na jornada de trabalho diária - e de 9% para a manutenção e administração.

As empresas também oferecem um aumento de 6% no ticket-alimentação, R$ 150 na participação dos lucros (para quem ganha até R$ 1.000), e R$ 300 para quem recebe acima desse valor. Outra proposta aos motoristas e trocadores é o aumento de 6%, sem mudança na carga horária.

No fim da manhã desta sexta-feira, logo depois da primeira assembleia às 11h, também houve protesto. O trânsito complicado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A Avenida Amazonas, Praça Raul Soares e Avenida Afonso Pena foram os pontos de maior retenção.

Mais problemas no trânsito

Além da manifestação e dos problemas na Região Central, o trânsito na Avenida Presidente Antônio Carlos ficou muito lento por causa de uma acidente na barragem da Lagoa da Pampulha. Os dois sentidos da via ficaram praticamente parados, conforme informou a BHTrans. Um veículo com problemas mecânicos complicou o tráfego no Anel Rodoviário, no viaduto da Avenida Amazonas. Segundo a BHTrans, no fim da tarde também houve grande retenção na Avenida Cristiano Machado, do Túnel da Lagoinha até a Rua Jacuí.

Tumulto

De acordo com PM, um grupo de sindicalistas tentou barrar a saída de ônibus na Estação Eldorado, em Contagem. Desde 14h, um grupo de manifestantes ocupou o terminal e, segundo a polícia, iniciaram um tumulto. O Batalhão de Choque e a cavalaria da corporação foram ao local para controlar a confusão. Por volta de 18h, dois ônibus tiveram os pneus furados, um da linha 1630 (Cascata/ Estação Eldorado) e outra da 6981 (Cachoeira /Estação Eldorado).


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Conheça a Linha Oeste do Metrô de Fortaleza

sexta-feira, 9 de março de 2012

Você já andou de trem? Pois saiba que você pode fazer um passeio bem peculiar por trilhos entre Fortaleza e Caucaia. A linha Oeste do metrô de Fortaleza está em pleno funcionamento e transporta mais de 10 mil pessoas por dia. Conheça a linha que liga Fortaleza a uma das principais cidades da Região Metropolitana.
Linha Oeste
A linha Oeste do metrô de Fortaleza liga o centro da Capital ao centro de Caucaia. A linha de 19,5 quilômetros de extensão possui nove estações em funcionamento. Em 2010, tanto as estações quantos os trens foram reformados: quatro locomotivas foram modernizadas e 31 carros de passageiros receberam nova fuselagem e sistema de climatização.
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) investiu cerca de R$ 125 milhões nessa melhoria. Com isso, mais passageiros estão utilizando a linha. Em 2011, os trens da linha Oeste transportaram mais de 3,46 milhões de passageiros.
Hoje, os passageiros podem embarcar ou desembarcar em nove estações ao longo do trecho: João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia.

Metrofor transportou 3,7 milhões de pessoas em 2011
A linha Oeste, em Fortaleza, respondeu por 92% do transporte de passageiros no Ceará em 2011. Por mês, mais de 300 mil pessoas utilizam as vias férreas.
Mais de 3,7 milhões de passageiros utilizaram o transporte ferroviário no Ceará em 2011. As duas linhas em atividade da Metrofor, uma em Fortaleza e outra no Cariri, levaram 3.764.187 passageiros no ano passado. A linha Oeste, que liga o centro de Fortaleza ao centro de Caucaia, respondeu por 92% das passagens. Foram 3.468.787 passageiros utilizando os trens do Metrofor na Capital. No interior, foram 295.400 pessoas transportadas.
Climatização de carros ajudou a atrair passageiros
Segundo o diretor de operação do Metrofor, Plínio Saboya Neto, o transporte ferroviário continua atraindo muitos passageiros pelo baixo preço da passagem e pelo conforto que oferece. Para utilizar o trem, o passageiro paga somente um real. O valor é subsidiado para beneficiar a população que mais utiliza esse meio de transporte, que está concentrado nas classes C e D.
Plínio afirma, ainda, que outro atrativo é o conforto. O Metrofor investiu na modernização de locomotivas e carros de passageiros, que receberam sistema de climatização. Além disso, há muito mais seguranças dentro dos trens e nas estações para orientar o correto uso do transporte sem risco à segurança dos usuários.
Festas aquecem o setor
Os períodos de festas foram responsáveis pelos “picos” no transporte ferroviário no Ceará. Em Fortaleza, o mês que registrou o maior número de passageiros (351.632) foi dezembro. Muitos consumidores aproveitaram o trem para fazer compras no Centro de Fortaleza.
Já no Cariri, os dois meses com maior número de passageiros foram setembro (33.756) e julho (32.792). Nos dois casos, as festas religiosas elevaram a movimentação. Em julho, milhares de romeiros visitam o túmulo de Padre Cícero. Em setembro, os fiéis realizam duas festas: procissão dos carros e N. S. Das Dores.

Fonte: Governo do Ceará

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Em meio aos engarrafamentos nas grandes cidades, viva a baixa velocidade das bicicletas

Somos uma Nação de ciclistas. Estima-se que nossa frota de bicicletas some 60 milhões de unidades atualmente. Mas nem todos imaginam a importância da bicicleta como um meio de transporte capaz de interagir eficientemente com todas as outras formas de mobilidade urbana, além de proporcionar a melhoria do meio ambiente e ajudar a promover a inclusão social. A mudança dos modelos de deslocamento dos habitantes através do uso de meios de transportes não motorizados é crucial para a construção de cidades com padrões de qualidade de vida mais elevados. A bicicleta pode ser importante elemento de reordenação e reconfiguração do espaço urbano e da lógica social, além de ser um vetor de melhoria ambiental.

TRAGÉDIA INOMINÁVEL - O ciclista tem direito de trânsito como qualquer outro veículo. Porém, alguns motoristas parecem ignorar os ciclistas, atrapalhando a circulação das bicicletas ou mesmo colocando-as em situações de risco de acidente. Infelizmente, tragédias horríveis vêm acontecendo: morre um ciclista por semana na cidade de São Paulo. Lembram da ciclista Márcia Regina, que morreu atropelada na Avenida Paulista em 14 de janeiro de 2009? Ciclista experiente, ela ocupava o lugar correto na via, o mais à direita possível, quase rente ao meio-fio, seguindo na direção do fluxo dos veículos. Não foi o bastante, porém, para escapar de um ônibus que trafegava justamente naquela faixa mais à direita. Ela foi derrubada e terminou esmagada pela roda traseira do coletivo. No dia 2 de março de 2012, três anos depois de Márcia Regina, outra ciclista, Juliana Dias, morreu praticamente no mesmo local da primeira, na mesma avenida, também massacrada por um ônibus.

MÚLTIPLOS USOS DA VIA - A segurança do ciclista pode ser garantida por meio da moderação de tráfego, sinalização adequada, educação, além da implementação de ciclofaixas e rotas cicláveis e, obviamente, pela construção de ciclovias. A divisão e delimitação física de espaços, em locais de grande fluxo de veículos motorizados, aumentam a segurança tanto para os veículos automotores quanto para pedestres e ciclistas.

Após a implementação e o planejamento de ciclovias na Dinamarca, por exemplo, o número de acidentes foi reduzido em 80%. Então, constatamos que política de mobilidade adequada tende a reduzir de forma significativa o índice de acidentes fatais, e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida urbana.

VAMOS POUPAR VIDAS - Você, motorista, sabe diferenciar os comportamentos seguros dos comportamentos de risco no trânsito? Geralmente nós não conseguimos manter nossa atenção durante o tempo todo enquanto dirigimos. Constantemente somos levados a pensar em outras coisas, sejam elas importantes ou não. Force a sua concentração no ato de dirigir, acostumando-se a observar sempre tudo à sua volta alternadamente enquanto dirige.

Muito mais ousado seria revermos os limites de velocidade nos centros urbanos, como fizeram os europeus. Nas ruas francesas e inglesas, como exemplos de inclusão, ao invés da segregação - lá todos convivem, partilham. O que pouca gente sabe e ninguém quer revelar é a mágica que viabiliza essa convivência civilizada de ciclistas e motoristas: a regulação e fiscalização severas da velocidade nas ruas da cidade.

A VELOCIDADE MUDA TUDO - A 30 km/h você restitui ao condutor do carro a possibilidade real de ver o ciclista, não tanto ao condutor do ônibus ou dos caminhões, cujos pontos cegos são imensos e insolúveis. De qualquer maneira, equalizam-se as disparidades mencionadas acima, a partir da escala mais humana da bicicleta, asseguram-se condições de segurança melhores para os mais frágeis. Em Londres, as velocidades variam entre 30 km/h e 50 km/h. Queremos partilhar as vias por aqui? Lutemos, então, pela revisão dos limites de velocidade: na Avenida Paulista, 50 km/h, no máximo; E nas vias locais, 30 km/h ou menos, e assim por diante. Vamos encarar?

Informações: www.dgabc.com.br

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Em São Caetano, Integração do bilhete municipal (SITS) com a CPTM deve começar em junho

Os usuários de transporte público em São Caetano podem ter uma redução no valor pago. Tudo isso porque foi aprovado o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de São Caetano e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) firmarem um convênio que possibilitará desconto para as pessoas que usam o transporte coletivo da cidade na baldeação com a estação da CPTM no município.

A integração será feita com o bilhete municipal SITS e será cobrada uma tarifa integrada para a utilização sequencial dos dois serviços. O contrato será nos mesmos moldes do assinado em Barueri, em que o usuário que embarcar nos dois sistemas usando o cartão local, tem custo de R$ 4,40, sendo R$ 2,90 do ônibus e mais R$ 1,50 do trem. Sem a integração, o gasto seria de R$ 5,90, ou seja, 25,4% a mais.

Ainda não existe nenhuma definição para saber quanto será o valor descontado do usuário na transferência. A tarifa e outros detalhes só serão oficializados após a assinatura do convênio entre as duas partes.
O cronograma prevê a instalação das novas catracas entre abril e maio para iniciar a fase de testes. A operação deve iniciar em junho.
O convênio entre São Caetano e CPTM ainda estabelece a construção do terminal rodoferroviário, que será feito para a readequação da estação para a passagem do Expresso ABC, que tem previsão para entrar em operação em 2015.

O dinheiro da reforma será aplicado pela empresa responsável pelas linhas férreas. Além disso, está prevista a construção de um bicicletário com acesso tanto pelo Centro quanto pelo Bairro Fundação.                       

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