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Projeto proíbe música em ônibus de Sorocaba

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Usuários do transporte coletivo de Sorocaba (SP) serão proibidos de ouvir música nos ônibus urbanos, a menos que usem fones de ouvido. Um projeto de lei aprovado pela Câmara veda o uso de aparelhos de som ou celulares no modo alto-falante no interior dos coletivos. Os infratores podem ser multados em R$ 50 e ainda serão desembarcados compulsoriamente.
Foto: Sandro Alves
De acordo com o vereador Francisco França (PT), autor da proposta, usuários e motoristas têm sido incomodados por rádios, aparelhos de MP3 e celulares ligados em alto volume, tocando músicas de todos os gêneros. "O usuário paga pelo transporte e tem o direito de fazer o percurso sem ser incomodado pelo som alto", disse. Motoristas também se queixaram que, além de prejudicar a concentração, o volume alto impede que eles ouçam o aviso sonoro de parada, segundo o vereador.

O projeto, que ainda passará por segunda votação, prevê que as empresa serão obrigadas a fixar cartazes informativos nos ônibus. A fiscalização será feita por agentes da prefeitura. O valor da multa dobra em caso de reincidência e, se o infrator for menor, o pagamento caberá aos pais ou responsáveis. Após a segunda votação, o projeto precisará do aval do prefeito Vitor Lippi (PSDB) para virar lei.


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Metrô do Rio terá tarifa reajustada para R$ 3,20

O conselho diretor da agência regulatória do transporte público do Rio de Janeiro, a Agetransp, autorizou nesta terça-feira o aumento da tarifa do Metrô Rio de R$ 3,10 para R$ 3,20. O reajuste entra em vigor a partir do dia 2 de abril e representa um acréscimo de 4,5% - referente ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), indicador de inflação, registrado entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012.

Ainda na mesma sessão regulatória da empresa controladora, ficou definida uma multa para a concessionária de R$ 41 mil, em função do descarrilamento de uma composição de manutenção ocorrido em março de 2011, fato que provocou a suspensão do funcionamento do Metrô entre as estações Estácio e Central no período da manhã.

Barcas
Um outro aumento, muito mais polêmico, começa a valer a partir da próxima quinta-feira para quem necessita diariamente atravessar a baía de Guanabara, entre o Rio e Niterói. Por meio de decreto no Diário Oficial de 30 de janeiro deste ano, está autorizado o reajuste nas tarifas das Barcas de R$ 2,80 para R$ 4,50.
O acréscimo, bem acima do nível da inflação, terá contrapartida do governo - pelo valor de R$ 3,10, os usuários do Bilhete Único poderão usufruir do sistema, entre eles os moradores de Paquetá e Ilha Grande.

Fonte: Terra

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Em Cuiabá, Usuários do transporte coletivo pedem a volta dos cobradores

“Cadê o cobrador, sumiu?”. Esta tem sido a pergunta feita pela cadeirante Eumara do Carmo Paz ao pegar o transporte coletivo em Cuiabá e dos demais passageiros que utilizam transporte coletivo na Capital.
 
Há pouco mais de um mês, Eumara observou que os ônibus da Capital estão sem cobrador, o que tem sido uma nova dificuldade para ela ao utilizar este meio de condução. Moradora do condomínio Canaã, ela diariamente se desloca da sua casa até ao bairro Três Barras para pegar suas filhas na escola e o que era para ser uma simples ação a cada dia se torna uma maratona com novas dificuldades. “Além de aguardar muito tempo no ponto, a falta de cobrador tem sido um novo obstáculo, pois na maioria das vezes há necessidade do motorista e do cobrador me auxiliar na entrada do ônibus e na saída”, relata.
 
A usuária ressalta que mesmo antes deste procedimento ser implantado, já foi deixada por várias vezes no ponto por horas, aguardando “a boa vontade dos motoristas”, mesmo tendo sinalizado solicitando a parada. “Sei que eles têm um horário a cumprir e acredito que sozinho o motorista perde muito mais tempo para operar o elevador, que permite a entrada dos cadeirantes”.
 
Diante desta situação, o vereador Arnaldo Penha (PMDB) apresentou nesta terça-feira (28) um requerimento que será direcionado ao Executivo cobrando explicações a Secretaria Municipal de Transporte Urbanos (SMTU), quanto ao surgimento desta normativa que já está sendo implantada nas empresas de transportes coletivos sem que houvesse nenhuma consulta à população, aos motoristas ou informação ao parlamento municipal.

“Tenho recebido muitas reclamações e denúncias deste novo sistema, entendo como algo que deveria ser esclarecido à população antes mesmo da implantação para que fosse ponderado os prós e contras, pois para toda mudança há necessidade de uma preparação ou uma análise de viabilidade”, disse o vereador.



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Em Aracaju, Presidente do Setransp ressalta que transporte coletivo precisa de prioridade

Finalmente saíram da falácia para projetos sérios,diz Adierson Monteiro sobre Plano de Mobilidade . Presidente do Setransp ressalta importância da mobilidade, e insiste que transporte coletivo precisa de prioridade
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Trânsito (Setransp) Adierson Monteiro, comentou nesta segunda-feira, dia 27,sobre a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana, que tem iniciado um processo de alterações no trânsito da capital sergipana, com a perspectiva de criação de corredores para ônibus. Adierson ressaltou que o plano é de grande valia para Aracaju,e é um sinal contrário àquilo que ele chama de “falácia” existente em relação ao sistema do transporte público.

 “Finalmente saíram da falácia para projetos sérios. Ao longo dos anos só víamos políticos com discursos demagógicos, que na prática não serviam de nada. Foi sancionada no dia 04 de janeiro deste ano a Lei de Mobilidade Urbana. Essa Lei tem vários aspectos e um deles determina que o transporte público tenha seu espaço para trafegar com prioridade. Então, até fazendo uma crítica e parabenizando nossos gestores, eu digo que esse trabalho do Plano de Mobilidade já deveria ter sido anunciado há muito tempo, mas é muito importante que esteja em vigor agora para que tenhamos em curto/ médio prazo um transported e qualidade. E não podemos falar nessa qualidade e agilidade no transporte seele não tiver prioridade em relação aos demais veículos”, pontuou Adierson Monteiro, em entrevista ao radialista George Magalhães no programa Liberdade Sem Censura. 

O presidente do Setransp também mencionou a questão da desoneração do custo do transporte público, que, segundo ele, por não ter sido citada na Lei Nacional de Mobilidade Urbana acaba por impedir que a tarifa do transporte coletivo seja reduzida. “As empresas de ônibus têm feito investimentos em novos veículos e discutido o reajuste salarial de seus colaboradores. Enquanto isso, o poder público se preocupou em desonerar o custo dos tablets (aparelhos eletrônicos), mas não fez questão alguma de ao menos discutir a desoneração do custo do transporte coletivo. Assim, os impostos para prestação do transporte público continuam de forma abusiva, e acabam incidindo sobre a tarifa cobrada da população”, criticou ele, lembrando que o reajuste da tarifa para este ano está em análise na Prefeitura de Aracaju.

De acordo com Adierson Monteiro, só na Grande Aracaju, cerca de 300 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente. Esse número,para ele, mostra que a população, em sua maioria usa ônibus como transporte,mas não conta com a prioridade do governo. “Não adianta ter discurso demagógico.A população quer providências concretas, e é isso que o Setransp tem cobrado, e inclusive tem somado com projetos como esse do Plano de Mobilidade”, disse ele,citando o projeto que foi encomendado pelo Setransp para o ordenamento do trânsito em Aracaju, pensando na fluidez do transporte coletivo.  
Por Raissa Cruz
Finalmente saíram da falácia para projetos sérios,diz Adierson Monteiro sobre Plano de Mobilidade . Presidente do Setransp ressalta importância da mobilidade, e insiste que transporte coletivo precisa de prioridade

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Trânsito (Setransp) Adierson Monteiro, comentou nesta segunda-feira, dia 27,sobre a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana, que tem iniciado um processo de alterações no trânsito da capital sergipana, com a perspectiva de criação de corredores para ônibus. Adierson ressaltou que o plano é de grande valia para Aracaju,e é um sinal contrário àquilo que ele chama de “falácia” existente em relação ao sistema do transporte público.

 “Finalmente saíram da falácia para projetos sérios. Ao longo dos anos só víamos políticos com discursos demagógicos, que na prática não serviam de nada. Foi sancionada no dia 04 de janeiro deste ano a Lei de Mobilidade Urbana. Essa Lei tem vários aspectos e um deles determina que o transporte público tenha seu espaço para trafegar com prioridade. Então, até fazendo uma crítica e parabenizando nossos gestores, eu digo que esse trabalho do Plano de Mobilidade já deveria ter sido anunciado há muito tempo, mas é muito importante que esteja em vigor agora para que tenhamos em curto/ médio prazo um transported e qualidade. E não podemos falar nessa qualidade e agilidade no transporte seele não tiver prioridade em relação aos demais veículos”, pontuou Adierson Monteiro, em entrevista ao radialista George Magalhães no programa Liberdade Sem Censura. 

O presidente do Setransp também mencionou a questão da desoneração do custo do transporte público, que, segundo ele, por não ter sido citada na Lei Nacional de Mobilidade Urbana acaba por impedir que a tarifa do transporte coletivo seja reduzida. “As empresas de ônibus têm feito investimentos em novos veículos e discutido o reajuste salarial de seus colaboradores. Enquanto isso, o poder público se preocupou em desonerar o custo dos tablets (aparelhos eletrônicos), mas não fez questão alguma de ao menos discutir a desoneração do custo do transporte coletivo. Assim, os impostos para prestação do transporte público continuam de forma abusiva, e acabam incidindo sobre a tarifa cobrada da população”, criticou ele, lembrando que o reajuste da tarifa para este ano está em análise na Prefeitura de Aracaju.

De acordo com Adierson Monteiro, só na Grande Aracaju, cerca de 300 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente. Esse número,para ele, mostra que a população, em sua maioria usa ônibus como transporte,mas não conta com a prioridade do governo. “Não adianta ter discurso demagógico.A população quer providências concretas, e é isso que o Setransp tem cobrado, e inclusive tem somado com projetos como esse do Plano de Mobilidade”, disse ele,citando o projeto que foi encomendado pelo Setransp para o ordenamento do trânsito em Aracaju, pensando na fluidez do transporte coletivo.  

Por Raissa Cruz / FAXAJU
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Apenas 30% dos ônibus de João Pessoa estão adaptados para pessoas com deficiência

Aumenta o índice de insatisfação da população com o transporte público eficiente (adaptado para cadeirante) e o promotor do cidadão, Valberto Lira, afirma que desde dezembro de 2009 há um termo de conduta entre órgãos autorizando que os novos ônibus sejam eficientes.

Segundo informações do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do total de 453 ônibus, apenas 137 são eficientes o que representa apenas 30% da frota da Capital. O promotor revelou que desconhece o dado de 729 cadeirantes para um ônibus, informado pela Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB).

O gerente executivo da Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB), Normando Vitorino, reconhece o aumento na quantidade de ônibus adaptados em João Pessoa, mas revela que o número ainda é insuficiente para atender a demanda.

Segundo o promotor Valberto Lira, o termo de compromisso foi firmado entre a Superintendência de Transportes e Trânsito na Paraíba (STTrans) e a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) autorizando que todos os novos ônibus adquiridos sejam adaptados aos deficientes.

Outra reclamação da população é a falta de conscientização dos motoristas de transporte público que ainda não sabem lidar com a entrada do deficiente físico no ônibus. "A AETC promove anualmente treinamento para os motoristas, mas, não podemos fazer nada em relação à falta de educação de alguns deles", disse o promotor.


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Motoristas de ônibus fazem paralisação em Florianópolis

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Depois de uma paralisação relâmpago do transporte coletivo de quase uma hora em Florianópolis, o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano (Sintraturb) decidiu na noite desta terça-feira que não haverá nova ação. A assembleia terminou por volta das 20h.

 
Veja as imagens da paralisação no fim da manhã e início da tarde
Segundo o diretor de comunicação do Sintraturb Antonio Carlos Martins, a entidade foi chamada para negociar com os patrões e, portanto, ficou decidido que não haverá nova interrupção do transporte coletivo. A ação revindicava melhores condições de salário, como tempo de intervalo ao fim das rotas, banheiros para uso dos motoristas e cobradores e ônibus em boas condições de uso.

No fim da manhã desta terça, os passageiros foram pegos de surpresa. Por volta das 11h30min, o Sintraturb de Florianópolis fechou a saída de ônibus do Terminal do Centro (Ticen). A paralisação, que durou até as 12h10min, provocou confusão no Centro da cidade, com congestionamento nas vias mais movimentadas da cidade, como as avenidas Paulo Fontes e Gustavo Richard.


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