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Edital do trem-bala será colocado em audiência em janeiro

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O novo edital do Trem de Alta Velocidade (TAV) deve ser colocado em audiência pública em janeiro. A afirmação foi feita hoje, em São Paulo, pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

"No começo de janeiro devemos submeter à audiência pública o edital de licitação da primeira fase do TAV", afirmou, durante palestra em evento promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre).

O governo chegou a realizar, em julho, após dois adiamentos, um leilão para a concessão do TAV, mas a iniciativa fracassou, já que nenhuma empresa apresentou proposta. O governo anunciou então que adotará um novo modelo de licitação, em duas etapas: uma para selecionar a tecnologia a ser usada e quem cuidará da operação do trem e outra para escolher o responsável pela construção da ferrovia que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

A estimativa inicial era de que a minuta do edital com esse novo formato fosse divulgada em agosto.

Informações: economia.ig.com.br

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São Paulo: Monotrilho da região continua sem definição de prazos

Continua sem definição a novela que envolve a chegada do Metrô à região. Na manhã de ontem, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, visitou o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para informar aos prefeitos o andamento dos trâmites para a construção da linha 18-Bronze. O trajeto, que será feito por meio de monotrilho elevado, ligará São Bernardo até a Estação Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô), passando por Santo André e São Caetano.

Apesar dos avanços anunciados pelo governo do Estado, ainda não há definição de datas para a licitação e, consequentemente, prazos para o início e conclusão das obras. "A primeira etapa já está cumprida, com o projeto funcional. Agora, o próximo passo é dar sequência à montagem do fundo financeiro que vai dar sustentação ao projeto", explicou o secretário. Segundo ele, equipes da Pasta estão providenciando o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental.

"O EIA/Rima dá sustentação para a licença prévia. Depois vem a licença de instalação, que vem quando já estão sendo feitos os canteiros de obra. Depois de prontos os projetos, tem a licença de operação."

O titular da secretaria informa que, nesse momento, está sendo preparado o edital para a contratação do levantamento topográfico, com avaliações do terreno por onde passarão os trilhos. Ele estima que serão gastos R$ 230 milhões em desapropriações.

Ao todo, a primeira fase do projeto, que ligará a Capital ao Paço de São Bernardo, deverá custar R$ 2,8 bilhões. Desse total, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social deverá financiar R$ 1,2 bilhão e o governo de São Paulo deverá dar contrapartida de R$ 1,1 bi. O restante deverá vir do Programa de Aceleração do Crescimento 2.

Na sexta-feira, será feita reunião entre a secretaria e a comissão do Programa Estadual de Desestatização para avaliar proposta da criação de parceria público-privada. Caso aprovada, a comissão terá de definir o tipo de participação da iniciativa privada no projeto, seja na construção ou na operação da linha.

HISTÓRICO
A criação de Metrô Leve com destino à Capital é discutida desde 2008 na região. O assunto foi abordado na campanha do então candidato à Prefeitura de São Bernardo Luiz Marinho (PT). Em 2009, foi a vez do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), planejar a construção. Em maio de 2010, o mandatário andreense, Aidan Ravin (PTB), conseguiu desviar o traçado da linha. A mudança incluiu no projeto a futura Estação Fundação Santo André. O município também reivindica criação de linha até Guarulhos.


Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC

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Obras de Mobilidade urbana em Fortaleza só iniciam em 2012

Nos eventos que a Fifa realizará no Brasil, a cidade de Fortaleza surge como a grande surpresa: além de ter sido indicada para a Copa das Confederações em 2013, ainda poderá receber até dois jogos da seleção brasileira no Mundial de 2014. Tudo isso graças ao ritmo forte dos trabalhos no Castelão, cuja execução já ultrapassou os 50% e segue como a mais avançada obra da Copa.

No planejamento da mobilidade urbana, porém, não se vê o mesmo bom desempenho. Os seis projetos do governo do Ceará e da prefeitura de Fortaleza, que deveriam começar neste mês de dezembro, ainda estão sendo licitados, e a previsão mais otimista é que saiam mesmo do papel somente em 2012.

Ao todo, R$ 627,2 milhões serão investidos para melhorar vias e o transporte público de Fortaleza. Investimento que promete desafogar o trânsito da cidade, que nos últimos dez anos assistiu a um crescimento de 160% em sua frota de veículos.
Além da demora para iniciar as obras, a capital cearense é uma das poucas cidades-sede que reduziu seus projetos de mobilidade para o Mundial. Em 2009, quando as obras foram definidas, o objetivo era que três avenidas contassem com corredores exclusivos de ônibus, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit). Agora, das cinco vias que passarão por intervenções para o Mundial, duas terão os corredores, uma será alargada, enquanto nas demais serão construídos apenas túneis e viadutos para desbloquear cruzamentos (confira abaixo a lista completa).

VLT, a principal obra
O projeto de transporte de maior fôlego ficou a cargo do governo estadual. É um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que ligará o bairro de Parangaba ao porto de Mucuripe, melhorando o acesso do aeroporto ao centro da cidade, onde se concentram os principais hotéis.

Tipo de bonde moderno, o VLT de Fortaleza terá 13 km de extensão e capacidade para transportar 1,8 milhões de passageiros por ano. O projeto está orçado em R$ 330,7 milhões e, como foi incluído na Matriz de Responsabilidades, documento assinado entre a União e os estados e municípios que receberão a Copa, terá financiamento de R$ 170 milhões do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Só que as obras, que já estão atrasadas, esbarram ainda na questão das desapropriações para deslanchar. Ao menos três mil famílias de nove bairros terão de ser realocadas. 

O governo propôs indenizações que variam de R$ 5 mil a R$ 40 mil e pretende construir um conjunto habitacional no bairro José Walter para abrigar os atingidos. Enquanto os apartamentos não ficam prontos, está previsto o pagamento de um aluguel social de R$ 200 por família.

Mesmo com as promessas, há divergências nas comunidades no que diz respeito às desapropriações. Enquanto os moradores reclamam da falta de diálogo, o governador Cid Gomes promete negociar as remoções pessoalmente.

Os habitantes da comunidade do Trilho, uma das 22 afetadas pelas desapropriações, estão divididos. Parte deles pretende aceitar a proposta do governo, mas um número grande promete comprar briga para aumentar o valor das indenizações.

Avenidas receberão obrasPara a Copa, a prefeitura de Fortaleza planeja intervenções em cinco avenidas do centro da cidade: Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Dedé Brasil, Raul Barbosa e Almirante Henrique Saboya, conhecida como Via Expressa.

Os envelopes da licitação foram abertos em 9 de novembro passado. As construtoras Delta e Queiroz Galvão apresentaram propostas e foram habilitadas.
A previsão é que a vencedora seja conhecida no começo de dezembro e contratada ainda em 2011. A previsão é que as obras tenham início em janeiro de 2012 e estejam prontas em agosto de 2013. 

O governo municipal também terá que fazer desapropriações no entorno das avenidas. Na Raul Barbosa, por exemplo, uma oficina mecânica recusou a proposta da prefeitura, que acionou a Justiça para resolver o caso.
VLT Porangaba-Mucuripe terá 13 km de extensão e 10 estações

VLT Parangaba-Mucuripe
Status: atrasada
O que é: linha terá 13 km de extensão e 10 estações. Prevê 6 obras de arte (4 passagens subterrâneas rodoviárias, 1 elevado ferroviário e 1 viaduto rodoviário)
Estágio: desapropriações em negociação
Valor: R$ 330,7 milhões
Eixo Via Expressa / Avenida Raul Barbosa
Status: atrasada
O que é: construção de túneis nos cruzamentos da Via Expressa com as avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Tomaz e Alberto Sá. Construção de viaduto no cruzamento da Raul Barbosa com a rua Murilo Borges. Melhorias na drenagem, na malha viária e na iluminação pública nas duas avenidas
Estágio: licitação lançada em 9/11
Valor: R$ 151,6 milhões
Avenida Alberto Craveiro
Status: atrasada
O que é: alargamento da avenida para 45 m, ampliando o número de faixas para 4 faixas por sentido. Implantação de BRT e construção de túnel no cruzamento com as avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha. Melhorias na drenagem, malha viária e iluminação pública
Estágio: licitação lançada em 9/11
Valor: R$ 33,7 milhões


Avenida Dedé Brasil
Status: atrasada
O que é: implantação do complexo viário da Parangaba, com a construção de viadutos nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Frank, e de túnel no cruzamento com o metrô da linha sul. Implantação de BRT. Melhorias na drenagem, malha viária e iluminação pública.
Estágio: licitação lançada em 9/11
Valor: R$ 41,6 milhões
Avenida Paulino Rocha
Status: atrasada
O que é: restauração com melhorias em drenagem, malha viária e iluminação pública
Estágio: licitação lançada em 9/11
Valor: R$ 34,6 milhões


Informações: Portal 2014

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Prefeitura de São Paulo empresta bicicletas para estudantes irem à escola

Locomover-se de bicicleta nas grandes cidades está cada vez mais comum. Trânsito caótico, transporte público ineficiente e poluição causada pelos combustíveis dos automóveis são alguns dos motivos que têm levado muitas pessoas a optarem pelas bicicletas. Agora, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá emprestar bicicletas para os alunos da rede pública de ensino irem à escola pedalando.

Serão entregues um total de 4600 bicicletas para 45 CEUs (Centros Educacionais Unificados). Alunos entre 10 e 14 anos, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, serão beneficiados pelo projeto.

A ideia é incentivar a prática de exercícios físicos e conscientizar os adolescentes sobre atitudes sustentáveis. Nenhum aluno será obrigado a utilizar a bicicleta se não quiser, e os pais deverão concordar com o novo meio transporte de seus filhos.

Várias medidas de segurança serão tomadas para que os alunos não sofram nenhum acidente de percurso. Eles receberão aulas de segurança e educação no trânsito, além de serem acompanhados por monitores em sistema de comboio.

Inovação e criatividade

Esse projeto da Prefeitura de São Paulo é criativo e inovador, porque atende às necessidades dos estudantes e das cidades. No Brasil, essa ação que parte dos órgãos públicos é recente, mas deve crescer nos próximos anos com a demanda crescente nos grandes centros urbanos. Em muitos países da Europa e nos Estados Unidos isso já acontece em muitas escolas.

Em agosto deste ano, estudantes do Distrito Federal começaram a receber as primeiras bicicletas do Programa Caminho da Escola do governo federal. O objetivo é facilitar a vida dos alunos que residem a até sete quilômetros da escola. O Distrito Federal foi a primeira cidade do país a aderir o programa. Até o final do ano serão distribuídas três mil bicicletas em todo o Distrito Federal.


Fonte: Terra

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Jacareí: Rodoviária nova é motivo de reclamações entre os usuários

Inaugurada há uma semana, a rodoviária nova de Jacareí já é motivo de reclamações. A cidade planejou a mudança, mas esqueceu que com ela viriam os problemas. Resultado: o aumento na espera pelo transporte público e mais gastos com passagens.

“Eu moro no Jardim Emília, para eu vir até a rodoviária e pegar o ônibus para São Paulo ou para São José, eu tenho que pegar dois ônibus. Fica muito difícil para nós, fora o risco que hoje as pessoas estão correndo. Isso aqui fica deserto à noite. O risco de assalto, o risco de crimes maiores é muito maior”. "Antes era só pegar o ônibus em algum ponto no centro, agora tem que ir até a rodoviária. “Insatisfeita toda a população, com certeza. Devido o tempo de espera, complicou para o cidadão”, reclamam alguns usuários.

Nem todas as lojas estão funcionando e outros serviços importantes também não estão funcionando. Não tem telefone público e se precisar de ajuda ou pede para alguém ou pega o folheto. Na manhã desta terça-feira (6), o guichê de informações estava sem nenhum funcionário. E quem esperava nos bancos não estava nada contente. Tem até abaixo assinado para corrigir os problemas. “Tem que ter mais informações e mais recursos, está perdido isso aqui”.

Para quem anda de ônibus em Jacareí o gasto de tempo e dinheiro aumentou. Quem precisa acordar de madrugada para ir trabalhar ou voltar do serviço muito tarde acaba dando de cara com a falta de sincronismo das linhas.

Os primeiros e os últimos ônibus que fazem o trajeto até a rodoviária chegam muito antes ou muito depois dos que fazem viagens para outras cidades. “Vinte e oito linhas de Jacareí não são integradas com a linha que serve o terminal rodoviário. Então, a pessoa necessariamente tem que vir ao terminal, não pode pegar o ônibus que vai para São Paulo no centro da cidade. Isso significa um dispêndio a mais de R$5,60 por dia, fora o tempo de espera”. “Cheguei aqui por volta das 8h, já vai dar 9h e eu estou aqui ainda esperando”.

E depois de ouvir os moradores e conhecer os problemas, a reportagem do Vanguarda TV foi até a prefeitura de Jacareí em busca de respostas para tanta insatisfação com o transporte público.

Resposta do prefeito de Jacareí, Hamilton Mota:
“Não haverá tantas alterações, apenas adaptações entre as linhas urbanas e os ônibus rodoviários, que continuarão partindo da rodoviária. Os primeiros ajustes que precisavam ser feitos, foram feitos logo no primeiro dia de operação, assim que nós percebemos os problemas. Os outros nós estamos avaliando, quarta-feira (07) eu faço uma nova conversa, contratamos equipes para monitorar isso e vamos fazer todos os ajustes necessários para dar uma melhor qualidade para o usuário em Jacareí.

Todas as cidades em que as rodoviárias saíram do centro da cidade e foram para perto da rodovia criam um desconforto inicial, mas é um processo de crescimento da nossa cidade.

Já fizemos o pedido para a Telefônica para que a gente faça [a instalação dos telefones públicos] o mais rápido possível. Muitas sugestões da população vêm chegando aqui para a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Governo e estamos levando em conta tudo isso para que a gente possa fazer o melhor em razão dessas mudanças, que na verdade melhoraram muito o trânsito da cidade”.


O telefone para sugestões é o 0800-163010. Ainda segundo prefeito, era para ter um funcionário na rodoviária orientando a população. Por isso, a prefeitura vai procurar saber, porque ele não estava no balcão de informações quando a equipe do Vanguarda TV esteve no local. Sobre a instalação de telefone público, a Telefônica informou que está avaliando as condições técnicas do local.


Fonte: VNews

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Passageiros reclamam da linha circular em Taboão da Serra

O transporte municipal de Taboão da Serra continua a ser criticado, pessoas de idade, grávidas e mulheres com crianças de colo relatam que constantemente são destratados pelos motoristas, que arrancam os ônibus com brutalidade, não esperam idosos sentarem e obrigam os a apresentar o rg para a câmera instalada nos coletivos. As reclamações referem-se aos transportes da linha circular, segundo os passageiros, é um absurdo ter de passar por estas situações diariamente, pois pagam pelo serviço.

Não é de hoje que a população reclama da forma como são tratados pelos condutores dos circulares, os idosos são os que mais expõe situações de injurias, segundo eles os motoristas parecem donos dos veículos, e não funcionários das viações.  A demora em algumas horas do dia, para que circule determinadas linhas, é outro alvo dos apontamentos. “Não basta ter ônibus, tem que haver respeito”, disse Arlindo Souza.

Hoje as duas únicas empresas que atendem ao transporte público de Taboão da Serra, pertencem ao mesmo grupo de sócios, são elas Pirajuçara e Fervima. A população diz que é preciso criar uma central de reclamações, já que o que se tem hoje, não da prioridade aos acontecimentos que ferem se ao direito do consumidor. “Se existem problemas no transporte, não há para quem reclamar, pois se reclamamos na prefeitura de nada adianta”, disse Antonio Augusto.

Nessa semana um caso relatado pela mãe de um bebê de 8 meses, retrata bem a forma como os motoristas agem com os passageiros. “Eu dei sinal pouca coisa antes do ponto com meu bebê no colo, e o motorista parou, mas reclamando e com grosseria, quando em outras situações, para aos amigos e mulheres fora do ponto”, disse.

Na ocasião outras reclamações surgiram durante esta reportagem, como o caso de uma senhora de 71 anos que foi ignorada por um motorista de lotação, que não respondeu sua duvida e a deixou no ponto. “Eu dei sinal, ele parou e pediu para entrar por trás, quando perguntei se passava aonde iria, ele nervoso saiu e arrancou o carro com tudo”, disse dona Elvira Zambiane.

Fonte: Jornal.Net

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