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BRT traz muitas dúvidas sobre o que está por vir na Grande BH

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

As intervenções estão a pleno vapor. Basta olhar nos canteiros de obras das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado para perceber que algo diferente – e grande – está a caminho. Entre especialistas de trânsito, o assunto é natural. Mas, para quem usa o transporte coletivo todos os dias em Belo Horizonte, o termo BRT (Bus Rapid Transit, ou transporte rápido por ônibus, na sigla em inglês) é quase uma incógnita. A percepção é geral e os relatos são unânimes: muita gente já ouviu falar, mas não tem a menor ideia do que se trata. Do imaginário, saem as mais diversas apostas. Há quem acredite que o metrô, finalmente, sairá do papel com um nome mais moderno. Outros apostam que a sigla representa o resgate de modelos do passado, como bondes ou trólebus. E há quem simplesmente nem arrisque uma resposta.


O Estado de Minas ouviu 10 pessoas, moradoras de várias regiões da capital e Grande BH. Nenhuma delas soube definir o que é o BRT. A aposentada Maria Lúcia de Azevedo, de 69 anos, moradora do Bairro Ouro Preto, na Pampulha, repete o discurso da funcionária pública Nadir de Aquino, de 67, ao se lembrar do trólebus. “Era muito bom, não sei por que acabou. Tem alguma coisa a ver?”, questiona. O trólebus, ou ônibus elétrico (que se movimenta conectado a uma rede de fios) foi implantado em BH no início da década de 1950. No fim da década seguinte, parou de circular, sob alegação de alto custo de operação e da rede elétrica. Em 1986, foram feitos novos estudos para reimplantação. Na ocasião, foi feita concorrência pública para a compra de novos carros que trafegariam no sistema a ser construído na Avenida Cristiano Machado. No fim de 1987, as obras foram interrompidas, ônibus ficaram nas garagens das empresas e nunca mais se tocou no assunto.

Para a universitária Carolina Ferreira dos Santos, de 24, moradora do Bairro Mantiqueira, na Região Norte da capital, o novo modal é tema que ainda precisa ser discutido com a população. “Esperávamos pelo metrô e agora só falam nesse tal de BRT. Até hoje não entendi o que é isso. A única coisa que sei é que estão quebrando toda a Antônio Carlos, que foi construída outro dia mesmo, numa clara demonstração de falta de planejamento e de desperdício do dinheiro público”, critica.

O tema, que ainda não está claro para a população, é dúvida até entre estudiosos. Em pesquisa sobre a logística do transporte urbano de Belo Horizonte para seu curso de MBA, o marketólogo Helder Michetti indica pontos considerados essenciais para atender as necessidades da população no transporte coletivo e as demandas das copas do Mundo e das Confederações. Entre eles, está a necessidade de desafogar o tráfego de acesso às principais cidades vizinhas e de priorizar o conforto dos passageiros, dando mais segurança e eficiência ao sistema existente e a ser implantado.

Para ele, a nova aposta ainda não está bem explicada. “Parece que estão trabalhando numa justificativa à falta do metrô, uma maquiagem para simular um conforto maior. Não acho que responderá à necessidade de maior rapidez e fluidez. Haverá um canal exclusivo para esses veículos, mas e o restante das vias?”, questiona.

ESCOLHA
Dois modelos estão em estudo para circular nos corredores do BRT. Um deles é um veículo com 18,6 metros de extensão e 2,5m de largura, motor traseiro a biodiesel e capacidade para 160 passageiros, sendo 47 sentados. O modelo conta com portas laterais à esquerda, poltronas ergométricas e corredores amplos para o deslocamento de passageiros. É o mesmo modelo que circula em Curitiba (PR), São Paulo (SP), no Chile e na Colômbia.

A outra opção tem 20m de extensão e 2,6m de largura, motor central a diesel e capacidade para transportar até 160 passageiros, sendo 58 sentados. O modelo também conta com portas laterais à esquerda, poltronas ergométricas e corredores amplos. Tem área envidraçada nas janelas, ar-condicionado, três locais para acomodação de bicicletas e espaço no teto para informação aos passageiros. Esse modelo ainda não circula em nenhuma cidade brasileira.



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Convênio entre a Prefeitura de Guarujá e EMTU-SP prevê a construção de 60 novos abrigos aos usuários do transporte coletivo

O documento foi assinado na última quinta-feira (10) durante o 50º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Trânsito e Transporte. O evento, realizado pela Associação Nacional de Transporte de Passageiros (ANTP), ocorreu no Sesc Bertioga.

O objetivo do convênio de “Cooperação Técnica e Apoio Recíproco” com a Prefeitura é de desenvolver e executar ações relacionadas aos programas da EMTU/SP, que visam estruturar o transporte coletivo, por meio da implantação de infraestrutura.

Segundo o diretor presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, a infraestrutura prevista no convênio permite a integração dos sistemas municipal e metropolitano, de baixa e média capacidade. “Isso vai propiciar mais mobilidade, viagens mais rápidas e seguras aos usuários da Região Metropolitana da Baixada Santista”, garante.

Durante a solenidade de assinatura, a prefeita de Guarujá e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) abordou os avanços já conquistados através da gestão da Administração na área de transportes. Entre eles, a gratuidade aos idosos a partir dos 60 anos e a tarifa social no último domingo de cada mês, ao valor de R$ 1,70. “Criamos ainda a linha que liga Monte Cabrão ao Guarujá. Esta era uma demanda do Município há tempos”, frisa.

Os novos abrigos de passageiros de ônibus em Guarujá serão viabilizados por meio de um intercâmbio de estudos, com troca de dados e análises técnica, a fim de identificar a demanda de usuários, para instalação dos pólos em local adequado.

Além disso, a prefeita lembra que desde fevereiro de 2009 pleiteava assinar este convênio de cooperação técnica com a EMTU/SP. Ela levará ainda a discussão aos prefeitos da reunião na próxima reunião do Condesb. “O aumento populacional durante a temporada de verão e feriados exige ações diferenciadas com tecnologias e alternativas para dar maior fluidez”, acrescenta.

Outra preocupação apontada pela prefeita foi sobre a necessidade de atenção às modalidades de transporte na Região. “Temos de lembrar que vivemos em uma área portuária. Precisamos discutir ainda as modalidades de transporte hidroviário, ferroviário, marítimo e aeroportuário, assim como a integração do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com os transportes de passageiros e de cargas, sem esquecer também da circulação crescente de ciclistas na Região”.



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Sistema BRT vai tirar 800 ônibus do Centro de Belo Horizonte

Sistema que chega a BH com a promessa de fechar as portas do Centro para 800 ônibus apenas no horário de pico, convencer o motorista a trocar o carro por coletivos e suprir a carência de um metrô insuficiente ainda é ilustre desconhecido para maior parte da população. EM antecipa como será o aspecto das estações e a lógica de funcionamento do projeto na área central.

Um novo sistema está perto de mudar o aspecto de algumas das principais vias de Belo Horizonte, e chega com a ambiciosa tarefa de suprir as lacunas deixadas por um metrô incipiente, além de transformar a lógica de um dos aspectos críticos da cidade: a mobilidade urbana. Se as linhas arquitetônicas das novas estações são novidade e as propostas de mudança ainda soam estranhas aos ouvidos de muita gente, pela capital elas já mostram seus reflexos. Mal deu tempo de trafegar pela nova Avenida Antônio Carlos e aproveitar as melhorias na Avenida Cristiano Machado e estão de volta o barulho ensurdecedor das máquinas, retenções no trânsito, concreto quebrado e ferragens expostas. Desta vez, a requalificação viária lança as bases do BRT, ou Bus Rapid Transit (transporte rápido por ônibus, na sigla em inglês).

O projeto está sendo preparado com a difícil missão de dar mais conforto aos passageiros, convencer motoristas a deixar o carro na garagem e desafogar o Hipercentro de Belo Horizonte. Nessa região, o BRT vai fechar as portas para cerca de 800 ônibus apenas no horário de pico da manhã, uma redução de 24,25% no tráfego local. Mais que isso: vai simplesmente proibir o tráfego de veículos de passeio em vias onde hoje o trânsito é frenético, como as avenidas Santos Dumont e Paraná.

O Estado de Minas mostra hoje, com exclusividade, o traçado do projeto na área central e o desenho das estações. E revela como essa sigla e o nome estrangeiro ainda soam estranhos aos ouvidos do belo-horizontino, que já ouviu falar, mas não tem a menor ideia do que será esse tal de BRT.

Principal aposta da capital em termos de mobilidade para a Copa’2014, o BRT terá nome e sobrenome em português, para facilitar entendimento e comunicação. A ideia é que o público dê sugestões e vote para batizá-lo. Inicialmente, dois corredores serão contemplados: o percurso das avenidas Antônio Carlos/Pedro I e o da Cristiano Machado, não por coincidência as duas opções de ligação do aeroporto de Confins com o Centro da cidade. Serão 27 quilômetros de linha distribuídas nas duas avenidas e no Hipercentro (avenidas Paraná e Santos Dumont). Para que se tenha uma ideia do que representa isso, a distância equivale a cruzar duas vezes BH de leste a oeste ou a atravessar a capital do Barreiro até Venda Nova. O sistema tem entre seus trunfos um ônibus articulado (sanfonado) que pode transportar quase três vezes mais passageiros que os convencionais.

As vias serão totalmente modificadas e terão pistas exclusivas para o BRT, ao longo das quais haverá 41 estações de embarque e desembarque. Na Área Central, as intervenções estão sendo licitadas. As propostas de obra viária e construção das estações foram entregues à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) semana passada.

Os ônibus terão portas à esquerda ou dos dois lados e vão dispor de piso nivelado com as plataformas das estações. O pagamento da passagem ocorrerá antes, na área externa, o que facilitará o acesso aos coletivos, feito em tempo menor. Ao entrar na estação, basta pegar o primeiro ônibus. Todo o sistema será integrado às linhas municipais e metropolitanas. Será criado um conjunto de linhas alimentadoras que sairá dos bairros para levar os passageiros até as estações do BRT.

A partir dessas estações, haverá duas categorias de linhas: a expressa partirá direto ao Centro, com parada apenas nas avenidas Paraná e Santos Dumont. A segunda terá pontos ao longo do trajeto. Na volta, vale a mesma regra e nas estações haverá ônibus para levar os passageiros aos bairros, como ocorre atualmente no sistema BHBus de Venda Nova, São Gabriel e Barreiro: ônibus partindo rumo ao Centro e, a partir das estações, uma rede interligando os bairros.

O Plano de Mobilidade Urbana de BH prevê uma rede de transporte estruturada por ônibus convencionais, articulados e o metrô. De acordo com o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a médio e longo prazo a rede de BRTs será ampliada para toda a cidade. Há previsão para implantação nas avenidas Amazonas e Andradas. No Eixo Sul, em direção ao Bairro Belvedere, há estudos em andamento para verificar se o modal é a melhor opção. O projeto das avenidas Pedro II/Carlos Luz ficou para trás, sob a justificativa do alto custo das desapropriações, apesar de se tratar do segundo mais importante corredor para o palco principal da Copa: o Mineirão.

Para a via, restou a proposta de faixas exclusivas para ônibus, nos moldes das adotadas na Nossa Senhora do Carmo. Será construída ainda a estação de integração São José, no bairro homônimo, nas proximidades do Anel Rodoviário. “A Antônio Carlos e a Cristiano Machado foram escolhidas porque ocorreu uma coincidência, que é Copa do Mundo, e esses corredores são caminho para estádio e aeroporto. Foi uma janela de oportunidades”, justifica o presidente da BHTrans, garantindo que o novo modelo não vai afetar os custos da passagem.

PELO MUNDO
Esse sistema de transporte coletivo vem sendo implantado em vários países, como Colômbia, Chile, México, África do Sul, China, Estados Unidos, Canadá, além de nações da Europa. Na Colômbia, há cinco cidades operando o BRT e em outras duas o sistema está em construção. A engenheira civil Monica Vanegas Betancourt, em workshop promovido em Belo Horizonte sobre o tema, disse que 20% dos motoristas colombianos deixaram de usar o carro depois da implementação do projeto. Em Los Angeles (EUA), o público do transporte coletivo aumentou em 25% depois do BRT, segundo Ethan Arpi, da rede Embarq (grupo internacional de consultoria a governos e empresas sobre transporte e mobilidade).



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Em Campinas, Motoristas e cobradores voltam ao trabalho

Após três horas de paralisação entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (16),  os motoristas e cobradores de ônibus do transporte público de Campinas da linha azul claro voltaram às atividades. A categoria cruzou os brazos e interrompeu a circulação dos ônibus para protestar em frente à garagem da VB Transportes e reivindicar o pagamento de folgas e horas extras. Eles também reclamavam de multas e punições que a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) estaria aplicando aos trabalhadores. A área afetada pela falta dos ônibus da cor azul claro na cidade são as regiões do Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras.

Segundo Emdec, poucos ônibus saíram da garagem esta manhã, e veículos de outras linhas foram colocados para tentar diminuir os transtornos. Mesmo assim, houve atrasos. O reestabelecimentos dos ônibus está sendo feito gradativamente.



Fonte: EPTV Campinas


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Dilma Rouseff visita a Bahia na sexta-feira para anunciar verbas para mobilidade urbana

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Na manhã desta terça-feira (15), o governador Jaques Wagner anunciou que Dilma Rousseff estará em Salvador nesta semana. "Vamos receber a visita na sexta (18) e no sábado (19) da nossa querida presidenta, que vem aqui anunciar um volume de dinheiro para Salvador na mobilidade urbana”, afirmou Wagner no programa semanal "Conversa com o Governador", veiculado pela Rádio Educadora.

A presidente fará o anúncio oficial dos investimentos do Governo Federal para as obras do sistema viário na capital baiana, visando a Copa do Mundo de Futebol 2014. Além disso, no encontro será discutida a solução dos problemas de congestionamento de trânsito em algumas regiões da cidade.

Dilma Rousseff também estará na agenda do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), que acontece em Salvador, entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções.

Entre outros assuntos, o petista comentou sobre a instalação de mais uma montadora de veículos na Bahia. De acordo com Wagner, a JAC Motors anuncia nesta quarta-feira (16) a fabricação de modelos que, apesar da sua origem ser chinesa, serão adaptados à realidade brasileira. "Eu, inclusive, no dia 10 de dezembro devo estar indo à China para visitar a fábrica".

Fórum de discussão
Nesta quarta-feira (16), membros da sociedade civil latino-americana participam do fórum de discussão do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A abertura do evento será na quinta-feira (17) com encerramento marcado para o sábado (19). O Afro XXI reunirá líderes da sociedade civil, de governos e parlamentares de países ibero-americanos e africanos para refletir sobre a realidade da população negra nos países participantes e propor ações que assegurem os direitos dos povos afetados pelo racismo.

Todas as vagas para participação no evento já foram esgotadas, mas abertura e o encerramento, além de algumas das principais palestras e debates, serão disponibilizados em tempo real no site do encontro, onde também está toda a programação do Afro XXI.



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Ônibus da linha Azul param nesta quarta-feira em Campinas

O sindicato dos rodoviários de Campinas anunciou uma nova paralisação, desta vez das linhas de cor azul do transporte coletivo. Os trabalhadores da empresa VB cruzam os braços a partir das zero hora desta quarta-feira, 16/11.

As linhas atingem essencialmente a região do Ouro Verde.

Uma das reivindicações é o não pagamento de folgas e horas extras, além de problemas nas escalas de trabalho dos motoristas.
A paralisação será de 100% na parte da manhã e depois em uma assembléia junto à classe poderá voltar alguns trabalhadores em deferimento de alguma possível ordem judicial.
As Linhas Central, Rotula, Shopping Dom Pedro e Shopping Iguatemi serão prejudicadas.
A Emdec só irar se pronunciar nesta quarta-feira sobre essa paralisação.
Informações da CBN e Blog Meu Transporte




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