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Veja a construção de uma das estações do corredor exclusivo de ônibus da TransOeste

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Olimpíada promete mudar a "cara" do sistema de transportes da cidade do Rio de Janeiro até 2016. Ao menos 15 projetos devem ampliar a rede e a integração com a região metropolitana. Nesta semana, a prefeitura da cidade entregou a estação BRT (corredor exclusivo de ônibus) do Trevo do Magarça, em Guaratiba, zona oeste do Rio.

Esta é uma das estações da TransOeste, que começará na Barra da Tijuca e terá dois pontos finais: um em Santa Cruz e outro em Campo Grande. Veja vídeo abaixo.

Para aumentar os deslocamentos, a prefeitura e o governo do Rio se comprometeram a construir - em tempo para a Olimpíada de 2016 - BRTs e a linha 4 do metrô - que liga a zona sul à Barra da Tijuca - , que já havia sido prometida para os Jogos Pan-Americanos de 2007, mas não ficou pronta.

Para concretizar os projetos, o setor de transportes públicos no Estado receberá R$ 30 bilhões para desenvolvimento e implantação de modais que conectem todo o sistema, segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

Se todos os planos saírem como previsto, o Rio será cortado por quatro BRTs, sendo um na avenida Brasil, que ligará o centro à zona oeste. Em obras, a TransOeste deve ter a etapa Barra-Madureira inaugurada em 2012.

Já o trecho Barra-Santa Cruz da TransCarioca está atrasado, mas a prefeitura quer entregar a obra até a Copa de 2014. A TransOlímpica está prevista também para 2014. Já o BRT da Avenida Brasil não tem cronograma definido, mas a ideia é que esteja pronto até 2016.

Entretanto, enquanto projetos como o da TransOeste já contam com a primeira estação - na avenida das Américas -, há os que ainda não saíram do papel, como o da TransOlímpica, que está na fase de licitação [concorrência entre empresas].

O sistema BRT, segundo estimativas da prefeitura, transportará 900 mil pessoas por dia e tornará as viagens mais rápidas. O trajeto Penha-Barra, por exemplo, poderá ser reduzido em até 49 minutos. De acordo com a prefeitura, o trajeto que é feito atualmente em 1h36 levaria 47 minutos.



Fonte: R7.com


 
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Vejam algumas imagens do dia em Recife, sobre a paralisação dos ônibus da Expresso Vera Cruz

Depois de uma manhã complicada para os usuários das linhas da Expresso Vera Cruz, onde os motoristas e cobradores paralisaram os serviços para reinvindicaem melhores condições de trabalho, o Blog Meu Transporte trás algumas imagens desta manhã onde algumas empresas foram convocadas pelo GRCT para amenizar a situação dos usuários prejudicados.

Linha 132* foi atendida a partir das 8hs no plano de emergência do GRCT pela Empresa Santa Cruz

No Barro e em Afogados as Empresas São Paulo, Globo e Metropolitana deram reforço as linhas do Barro/Prazeres e Aeroporto/Afogados.

Empresa Santa Cruz na linha 132*UR-02(Ibura)

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Em São Luís, Passageiros passam sufoco para usar transporte coletivo

Quem depende do transporte público em São Luís enfrenta um enorme sufoco todos os dias. Nos terminais de Integração, filas desorganizadas e ônibus que já chegam superlotados. Problemas que parecem não ter fim. Assista à reportagem de Elbio Carvalho, da TV Mirante.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes reafirmou que 312 ônibus foram inseridos na frota da capital maranhense, que é de 1.072 coletivos, o que, segundo a SMTT, é suficiente para atender à demanda. Com relação ao fato de os novos ônibus estarem circulando sem placas, a Secretaria não se pronunciou.


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Campanha sobre Lei do Assento chega a terminais de ônibus de Fortaleza

Ação de sensibilização sobre a Lei do Assento Preferencial (7811/95), que dispõe sobre o local reservado aos idosos, gestantes e pessoas conduzindo crianças de colo nos transportes coletivos, é promovida na próxima quinta-feira, 3, partir das 9h, no Terminal do Siqueira, em Fortaleza.

Segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), a ação tem o objetivo de chamar a atenção de passageiros para a importância do cumprimento da lei. A mobilização conta com apresentação da peça teatral “Assento preferencial”, encenada por adolescentes do projeto Crescer com Arte Jangurussu, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Funci).

A Prefeitura de Fortaleza promete levar a ação ainda ao Terminal do Papicu e ao Terminal da Parangaba. As informações são da SDH.


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Em Campo Grande, Tarifa com cartão magnético já vale em 36% dos ônibus na Capital

Mais 17 linhas do transporte coletivo em Campo Grande, passam hoje, 1º a fazer parte do sistema, onde o pagamento só pode ser feito com cartão.
A obrigatoriedade do pagamento automatizado começou a valer em 26 de agosto, com os ônibus articulados. A previsão é que até janeiro de 2012 o sistema esteja valendo em todas as linhas.
Com a nova adesão, a regra passa a valer para 36% da frota de ônibus, segundo informou o presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur), João Rezende.
A venda de cartões dentro dos ônibus está prevista, valendo o acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), sendo que cada motorista deve ter 10 cartões. Outra regra é que o número permitido é de 4 vezes para pagamento com dinheiro para cada pessoa.
A partir de hoje, a obrigatoriedade do cartão passa a valer para as linhas 51, 61, 62, 64, 65, 70, 72, 73, 74, 75, 76, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89. Todas fazem o trajeto entre terminais, e são identificadas pela cor vermelha.


Fonte: A Critíca

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Usuários do transporte coletivo de Santos elogiam a implantação do corredor de ônibus

A implantação do corredor de ônibus na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), em Santos, foi bem aceita entre os usuários do transporte coletivo e até entre motoristas, de acordo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Iniciado na tarde de segunda-feira, o sistema funciona das 17h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, no sentido Centro/praia. Neste período, de acordo com a CET, cerca de 8 mil passageiros são transportados.

Desde esta segunda, por conta da nova intervenção, o estacionamento de veículos é proibido do lado direito, junto às edificações, e liberado do lado esquerdo, junto ao canal, exceto das 17h às 20 horas.

No primeiro dia de funcionamento, de acordo com o diretor técnico-operacional da CET, foi constatada a prioridade aos ônibus. “Observamos que os motoristas respeitaram a preferência ao transporte de massa. Ao longo de dois quilômetros de extensão, apenas três veículos permaneceram estacionados à esquerda da via e nenhum na faixa de ônibus. Também pouquíssimos carros compartilharam a faixa com os coletivos, mesmo ela sendo preferencial”.


Fonte: A Tribuna

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