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São Paulo: Sistema metroferroviário esvaziará Itaquerão em 30 min

sábado, 22 de outubro de 2011

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje que o sistema metroferroviário da capital paulista será capaz de, a partir de 2013, esvaziar o futuro Estádio do Corinthians, o Itaquerão, em dias de partidas, em 30 minutos. Segundo ele, essa vazão será possível devido à implementação do sistema Controle de Trens Baseado em Comunicação (CBTC, em inglês), que regula a distância entre trens.

No Metrô, as composições passarão a ter um intervalo de 85 segundos, 20% a menos do que os atuais 103 segundos. Nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), esse intervalo passará de 5 minutos para 3 minutos em 2013. As mudanças resultarão, segundo o tucano, em um aumento de 89 mil passageiros/hora para 120 mil passageiros/hora nos dois sistemas de transportes.

"Se todo mundo no estádio tomasse trem ou metrô, ele estaria vazio em 30 minutos", afirmou o governador, após entregar três novos trens para a frota da Linha 3 - Vermelha, na Estação Corinthians - Itaquera do Metrô. "É raro no mundo uma situação dessa", ressaltou. O tucano informou ainda que, até o final de 2012, o governo estadual entregará, ao todo, 98 novos trens, e que todos os grandes investimentos estaduais em transporte serão voltados para o modal metroferroviário. "Todos os investimentos vultosos vão para o transporte metroviário, que é de alta capacidade, qualidade e rapidez", afirmou.

Ele explicou que a velocidade média dos ônibus na cidade de São Paulo é de 15 km/h, enquanto a do Metrô, mesmo com as paradas, é de 38 km/h. O tucano ainda afirmou que está em estudo a implementação de um trem expresso em Itaquera para os dias de jogos.



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Em Campo Grande Mais 17 linhas de ônibus vão operar com cartão eletrônico

A segunda etapa de implantação de cartões eletrônicos nas linhas de transporte coletivo de Campo Grande começa no próximo dia 1°. Nesta etapa, mais 17 linhas vão operar com o cartão eletrônico, não podendo o passageiro pagar a passagem com dinheiro. 

Com isso, as linhas 51 (Bandeirantes – Shopping), 61 (Moreninha- Shopping), 62 (Moreninha Expresso), 64 (T.Guaicurus/T.Morenao/Shopping Norte Sul Plaza), 65 (T. Guaicurus – Praça Ary Coelho), 70 (Gal Osório – Bandeirantes), 72 (Nova Bahia – Morenão), 73 (Nova Bahia – Júlio de Castilho), 75 (Guaicurus- Br 262), 76 (T. Aero Rancho – Hércules Maymone), 80 (Aero Rancho – Gal. Osório), 81 (Nova Bahia), 82 (Aero Rancho – Shopping), 83 (Aero Rancho – Expresso), 84 (Nova Bahia – Ary Coelho), 85 (Morenão – Júlio de Castilho), 86 (Júlio de Castilho – Shopping), 87 (Gal. Osório – Gauicurus), 88 (Guaicurus – Shopping) e 89 (Guaicurus – Expresso) passarão a usar somente o cartão. 
A estratégia de por fim a circulação de dinheiro já começa a apresentar os primeiros resultados positivos, como a redução no número de assaltos. Segundo a contabilização da Assetur, cerca de 600 assaltos são registrados por ano aos ônibus coletivos. Na primeira quinzena do mês de setembro foram registrados 13 ocorrências, contra 30 no mesmo período de 2010. 

“Devemos aumentar em 300 o número de novos postos de venda do cartão. Ampliaremos os locais firmando parcerias com bancas de revistas, conveniências e vendedores ambulantes. Esses últimos irão trabalhar nas proximidades dos pontos de ônibus da região central”, explicou João Rezende Filho, diretor da Assetur.

Com a implantação do sistema nessas linhas, sobe para cerca de 200 os ônibus que vão operar somente com cartão. 



Fonte: Midiamax


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Governo define transporte coletivo entre Manaus e Iranduba após inauguração da ponte Rio Negro

O Governo do Amazonas definiu a estrutura de funcionamento do transporte coletivo de passageiros entre Manaus e Iranduba após a inauguração da Ponte Rio Negro. A partir do dia 25 de outubro, quando a ponte será liberada para o tráfego de veículos, os ônibus urbanos de Iranduba (a 27 quilômetros da capital) terão sua rota estendida até o início da avenida Coronel Cyrillo Neves (antiga Estrada da Estanave), no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus, onde haverá ponto de embarque e desembarque de pessoas, que estará interligado ao transporte coletivo da cidade.
Foto: Chico Batata
Os principais pontos da integração metropolitana do transporte coletivo foram definidos pelo governador Omar Aziz, nesta segunda-feira (17), em reunião na sede do Governo, no bairro Compensa II, com o vice-governador, José Melo, o diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam), Fábio Alho, e o secretário Municipal de Transporte Urbano de Manaus, Marcos Cavalcante.

Com a integração, a população da Região Metropolitana de Manaus (RMM) terá uma nova alternativa para a locomoção intermunicipal, além da travessia por lancha no porto do São Raimundo, que continuará em funcionamento sem alterações após a inauguração da ponte Rio Negro. “O transporte rodoviário intermunicipal, aquele em que o passageiro faz o percurso da rodoviária de um município para a de outro, seguirá normalmente sem sofrer alterações”, explicou o presidente da Arsam.

Em Iranduba, o transporte urbano é feito por duas empresas privadas que operam com um total de vinte ônibus. Eles percorrem trechos urbanos e rurais do município e cobram uma tarifa de R$ 3,50. A rota das linhas dentro do município não será alterada. A única mudança será a expansão do itinerário até a cabeceira da ponte, em Manaus. “O ponto exato onde vamos instalar a parada de embarque e desembarque de passageiros, em Manaus, será delimitado amanhã (terça-feira), após visita ao local. Os ônibus do transporte urbano de Iranduba vão trazer as pessoas para Manaus e levá-las para Iranduba”, afirmou Fábio Alho.

Em Manaus, os passageiros que vierem de Iranduba no transporte coletivo urbano e quiserem se deslocar para outros pontos da cidade terão que pagar a tarifa do sistema na capital, que atualmente é de R$ 2,25. A Secretaria Municipal de Transportes Urbanos de Manaus (SMTU) ainda estuda quais linhas de ônibus terão as rotas adaptadas para atender à população na cabeceira da Ponte Rio Negro.

As Prefeituras de Manaus, Iranduba e a Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) deverão assinar, na quarta-feira (19), o convênio para oficializar a integração do transporte coletivo. Fábio Alho reforça que não será permitida a travessia por mototaxi e taxi lotação através da ponte, conforme proíbe o Código Nacional de Trânsito.


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Decisão judicial mantém tarifa de ônibus em Manaus a R$ 2,75

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Ministério Público do Estado (MPE) informou, nesta sexta-feira (21), que dentro de 20 dias, a contar da próxima terça-feira, 25, entrará com recurso para tentar reverter o reajuste da tarifa de ônibus de R$ 2,25 para R$ 2,75. Ainda segundo o MPE, a Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon) está aguardando os autos do processo para que seja feita a análise dos documentos apresentados pelo município de Manaus.

Na noite de quinta-feira, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) derrubou liminar que mantinha a tarifa a R$ 2,25 na capital.

O presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, informou que, nesta sexta, as empresas iniciaram a reprogramação dos computadores de bordo dos ônibus para a cobrança da tarifa de R$ 2,75.

Cavalcante disse, ainda, que agora só depende das empresas fazer valer a nova tarifa. “Elas são as maiores interessadas, afinal se deram conta de modificar o sistema quando o reajuste foi suspenso, imagina agora que é para ganhar mais”, disse.

Na manhã desta sexta, o assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), Fernando Borges, informou que as empresas ainda não haviam recebido nenhum comunicado oficial da SMTU sobre o reajuste da tarifa e que, dificilmente, a nova tarifa passaria a vigorar neste sábado, já que são necessárias 48h para a reconfiguração dos carros.

Reação
Os deputados estadual José Ricardo (PT), federal Francisco Praciano (PT) e o vereador Waldemir José (PT) informaram que vão ingressar no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) com uma Ação popular contra o reajuste da tarifa.
Segundo José Ricardo,  os advogados estão verificando todos os aspectos legais da peça, e caso o plantão do Tribunal aceite, a ação será protocolada antes de terça-feira, 25.

“Não podemos ficar calados. Esse é um reajuste abusivo é  um chute de informações que a Prefeitura fez com base em dados das empresas”, disse ele, referindo-se ao argumento das empresas de que somente com o aumento da tarifa é possível renovar a frota.

Na semana passada, José Ricardo encaminhou requerimento para o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) solicitando a relação dos ônibus recém-chegados à cidade para que com a análise dos chassis, haja a confirmação se todos são novos.  “Há indícios de que parte desses coletivos foi apenas maquiada para parecer nova. Estamos falando de renúncia fiscal, dinheiro do povo retirado da saúde, da segurança e da educação e colocado nas mãos dos empresários do transporte coletivo”, disse.

Executivo
Com a derrubada da liminar que suspendia o reajuste da tarifa de ônibus, o presidente da Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas (Fecootram), Equias Sobrinho, garantiu que, a partir de hoje, o valor cobrado pelos ônibus executivos salta de R$ 3 para R$ 5,50.


Fonte: D24 AM

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Prefeitura de Curitiba entrega mais 161 ônibus novos nesta segunda

Curitiba ganhará na segunda-feira (24) mais 161 ônibus zero quilômetro para a Rede Integrada de Transporte.  Serão 13 novos biarticulados de 28 metros; 35 Ligeirinhos; 6 Interbairros; 63 Alimentadores e 44 Convencionais.

Esta é a terceira entrega de ônibus feita neste ano como parte de um projeto que prevê uma renovação de 30% da frota em 2011. Até dezembro serão 557 ônibus novos no total, num investimento de R$ 253 milhões.

Com os novos ônibus, a idade média da frota de Curitiba cai de 4,7 para 4,5 anos. Os resultados são mais conforto e segurança para os passageiros e redução na emissão de poluentes.  Só a renovação da frota neste ano significa 18.273 toneladas de poluentes a menos.

Modernos, os novos veículos atendem em 100% as normas nacionais de acessibilidade. Esta é outra vantagem da renovação constante que vem sendo feita: a acessibilidade no sistema de transporte em Curitiba é de 90%.

A Rede Integrada de Transporte (RIT) tem 1.915 ônibus e registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil. São 355 linhas, 364 estações tubo, e seis mil pontos de parada. Os ônibus da RIT percorrem por dia 490 mil quilômetros e fazem 21 mil viagens/dia.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

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Usuários apontam problemas do transporte público no Maranhão

Em grande parte do Estado do Maranhão, as dificuldades dos usuários de transporte público são praticamente as mesmas. Tanto na capital quanto em vários municípios, a frota não é suficiente para atender a demanda. Em algumas cidades, as pessoas são obrigadas a esperar horas por transporte debaixo do sol porque faltam abrigos nos pontos. E, às vezes, acredite, falta o próprio transporte público.

As prefeituras de Timon e Bacabal se manifestaram sobre os problemas mostrados na reportagem. Em nota, a assessoria da Prefeitura de Timon reconheceu o problema com as paradas de ônibus e disse que trabalha no desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana em parceria com o governo federal. Já segundo a assessoria de Comunicação do município de Bacabal, não existem linhas definidas para o transporte coletivo no município, mas existe, na Câmara Municipal, um projeto para regulamentar o serviço de transporte publico.


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