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Prefeito do Rio apresenta sistema BRT na Barra como o principal legado das Olimpíadas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

RIO - Foi apresentada, nesta terça-feira, a primeira estação da BRT da Transoeste (Bus Rapid Transit, sistema de pontos de ônibus em faixa exclusiva, com estruturas de estações para embarque de passageiros). O ponto modelo fica na Avenida das Américas, na altura do condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca (Zona Oeste). O prefeito Eduardo Paes ressaltou que este é o principal legado das Olimpíadas para a cidade.
 - Esse é o pontapé para resolver a mobilidade na cidade. Essa é uma mudança que envolve vários outras questões como a de moradia, por exemplo. Por que muitas das vezes as pessoas moram barracos? Porque em locais com melhores condições, elas iria demorar horas para chegar ao serviço. Esse é um sistema que vao mexer com a logística da cidade - afirmou o prefeito.

A estação do Novo Leblon mede 250 metros e tem capacidade para até cinco mil passageiros por hora. O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que a próxima estação a ser finalizada será a de Guaratiba, no início de outubro.

- Estamos dentro do prazo e vamos entregar todas as estações dentro do tempo previsto - afirmou.

As obras do BRT Transoeste, no trecho entre Campo Grande/Santa Cruz e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, só ficarão prontas no fim do primeiro semestre de 2012. Mas a prefeitura decidiu antecipar a construção de duas das 39 futuras estações de embarque e desembarque, para que a população comece a se familiarizar com o projeto.

O BRT Transoeste faz parte de um projeto maior, coordenado pela Secretaria municipal de Transportes e ainda em estudo, para reorganizar a circulação das linhas de ônibus. Tanto no Transoeste como nos demais BRTs - Transcarioca, Transolímpico e Transbrasil -, não haverá venda de bilhetes nos veículos. Será preciso comprar antes os tíquetes e validá-los nas estações. Os veículos articulados circularão com intervalos entre 60 segundos e 90 segundos.



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Curitiba poderá ter ônibus ligeirão em todos os eixos

Dez sugestões para tornar o transporte coletivo de Curitiba mais eficiente foram encaminhadas pelas concessionárias que operam o sistema para análise da Urbs, empresa da prefeitura que gerencia o setor. As medidas visam aumentar a velocidade média dos ônibus, principalmente nos horários de maior movimento de passageiros, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).

As principais propostas são a implantação de faixas exclusivas para ônibus nas Ruas Alferes Poli, Nilo Cairo e Conselheiro Laurindo, na região central, e a criação de uma nova linha chamada InterTerminais para dividir o fluxo do ligeirinho Inter 2 e evitar a parada em estações-tubo localizadas entre os terminais. Outras sugestões visam transformar linhas convencionais, como Novo Mundo e Portão, em alimentadoras e melhorar os acessos aos terminais Campina do Siqueira e Pinheirinho, e ao bairro Campo do Santana, onde a demanda é crescente.
Sugerir ideias para melhorar o transporte público se tornou obrigação das três concessionárias vencedoras da licitação do transporte coletivo. De acordo com a Urbs, as sugestões estão em análise pelo setor técnico.

Proprietário da Transcraft, empresa responsável pela análise que culminou com as propostas, o engenheiro civil Alan Cannell considera provável realizar as obras a curto prazo, sem necessidade de grandes intervenções. “Procura­mos minimizar a exposição do ônibus aos congestionamentos. Existe sempre algo a ser feito no transporte coletivo, não se pode parar de investir”, diz. No momento, segundo ele, uma pesquisa com os motoristas está sendo feita para localizar os principais gargalos dos sistema.

Cannell afirma que a medida mais importante para Curitiba é a implantação do ligeirão em todos os eixos. “Não há dúvidas de que atende aos interesses do cliente e aos custos operacionais”, afirma. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia do Paraná , Luiz Cláudio Mehl compara o transporte público de uma cidade ao sistema circulatório do corpo humano. “As veias e artérias compõem um sistema que transporta produtos que vão alimentar todas as funções do corpo humano. Não é diferente o processo de manutenção da cidade; é preciso mantê-la cuidada em suas funções, e criar instrumentos inovadores que se integrem aos existentes para melhorar o desempenho”, diz.



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SPTrans amplia o número de ônibus em operação para Dia Mundial Sem Carro

A SPTrans informa que, visando um aumento da demanda de passageiros no transporte público por ônibus em virtude do Dia Mundial Sem Carro, ampliará o horário de pico do sistema em duas horas, nesta quinta-feira, 22 de setembro.

O pico da manhã, que vai das 5h às 8h30, será ampliado em 30 minutos, indo das 5h às 9h. Esse acréscimo irá gerar uma oferta de 12% a mais de viagens, passando de 95.060 para 106.467 partidas.

Já o pico da tarde, que é das 16h às 20h, nesta quinta-feira será das 15h30 até as 21h, aumentando a oferta de partidas em 22%, passando de 112.500 para 137.252 viagens.

Além da ampliação já programada, todas as linhas do sistema de transporte público municipal serão monitoradas durante o dia e, caso seja constatado aumento maior na demanda, a frota será reprogramada para propiciar adição de veículos e, consequentemente, maior oferta de lugares.

Horários de pico programados para o Dia Mundial Sem Carro:
Manhã: entre 5h e 9h
Tarde: entre 15h30 e 21h



Informações da Prefeitura de São Paulo
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Prefeito de João Pessoa vai de ônibus para prefeitura no Dia Mundial Sem Carro

A não ser que saia um pouco mais cedo de casa, é provável que o prefeito Luciano Agra chegue um pouco atrasado em seus compromissos na próxima quinta-feira (22). É que ele vai aderir ao Dia Mundial Sem Carro e usar transporte coletivo pra se deslocar de casa para o trabalho.
Não se espante, portanto, se encontrar o prefeito da Capital dentro de um ônibus nesta quinta. Ele vai sair de Manaíra para o Ponto de Cem Réis, onde faz anúncio de obras referentes à mobilidade urbana. Entre elas, a construção de uma ciclovia de mais de 100 quilômetros.
Depois, pega um ônibus do Centro da Cidade para o Centro Administrativo, em Água Fria, para cumprir o expediente do dia. Pra ele, que vai tentar reeleição em 2012, quanto mais lotado o ônibus melhor.



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População da Grande Vitória pode contar com transporte coletivo durante 24 horas por dia

A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) lançaram, no dia 15 de setembro, a campanha de divulgação dos horários de circulação das linhas dos serviços Terceiro Pico e Bacurau, do Sistema Transcol.
O objetivo é dar amplo conhecimento a respeito do funcionamento dos dois serviços e esclarecer eventuais dúvidas sobre horários e itinerários.
O Bacurau e o Terceiro Pico são dois serviços implantados pela Ceturb-GV com o objetivo de proporcionar aos usuários do sistema de transporte coletivo urbano da Grande Vitória mais conforto e mobilidade em horários especiais.
A campanha engloba ações de distribuição de folderes informativos nos dez terminais de integração do sistema, afixação de cartazes nos ônibus, instalação de tótens nos terminais com informações a respeito dos itinerários percorridos pelos ônibus nos dois serviços; busdoor, veiculação de anúncios em jornais e spots em rádios, além de ações no Youtube, com veiculação de vídeos mostrando cenas de usuários que utilizam os dois serviços. Esta, a ser iniciada a partir da próxima semana.

Terceiro Pico
Com o objetivo de ampliar a mobilidade das pessoas que estudam e trabalham à noite, o Governo do Espírito Santo mantém o projeto “Terceiro Pico”, que consiste em viagens extras, entre as 21h30 e às 23 horas, faixa de horário correspondente às saídas de estudantes de escolas e faculdades (2ª a 6ª feiras) e ao fechamento de shoppings centers e outros estabelecimentos comerciais (todos os dias da semana).

Atualmente, 19 linhas de ônibus do Transcol operam com 51 veículos extras. A implantação do Terceiro Pico tornou-se necessária devido ao crescimento do número de faculdades, escolas e estabelecimentos comerciais que funcionam à noite e de usuários que precisam voltar para casa mais tarde.

Um estudo realizado pela Ceturb-GV demonstrou que esses usuários representam 10% da demanda atual de passageiros nos dias úteis. Para elaborar a programação das linhas e horários visando atender às necessidades de deslocamento desses usuários, a Companhia realizou pesquisas de campo, que identificaram as demandas das linhas nas diferentes faixas horárias. Neste levantamento, foram detectados 66 pólos geradores de demanda noturna (escolas, faculdades, shoppings, entre outros):

37 pólos em Vitória
17 pólos na Serra
08 pólos em Vila Velha
04 pólos em Cariacica

A partir dos estudos, os horários de partida dos ônibus foram adequados aos locais e horários de saída dos estabelecimentos, proporcionando assim mais conforto e agilizando o embarque dos usuários. A oferta do serviço tem garantido a chegada mais rápida aos terminais de integração, de onde partem as linhas alimentadoras que dão acesso aos bairros.

Bacurau
A população da Grande Vitória pode contar com transporte coletivo durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Isto porque, além do serviço diário tradicional, a Ceturb-GV mantém uma programação especial de horários durante as madrugadas, que atende a quem precisa se deslocar nos chamados
horários de exceção, que vão da meia-noite às 04h30.

O serviço, denominado Bacurau, que é uma ave de hábitos noturnos, oferece atualmente 13 linhas que percorrem trechos estratégicos, capazes de atender a todos os que necessitam se deslocar durante as madrugadas.

Os ônibus do serviço Bacurau circulam por todos os municípios da Grande Vitória e, desde o último domingo (21), as 13 linhas do Serviço Noturno da Grande Vitória passaram a fazer integração no Terminal São Torquato, em Vila Velha, que passou a funcionar 24 horas. Desta forma, esta rede com linhas integradas permitem o pagamento de tarifa única também de madrugada.

Atualmente, 21 ônibus realizam 56 viagens todas as madrugadas. Confira
abaixo as linhas
:
622 - Praia da Costa / Hospital São Lucas – via Lindenberg / Terminal São Torquato
628 - Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás / Terminal São Torquato
634 - Terra Vermelha / Terminal São Torquato
735 - Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari / Terminal São Torquato
774 - Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu / Terminal São Torquato
775 - Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco / Terminal São Torquato
776 - Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho via Terminal São Torquato
777 - Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha / Terminal São Torquato
835 - Serra / Terminal São Torquato – via BR-101
836 - Serra Dourada I / Terminal São Torquato – via Serra dourada III / Eldorado
837 - Nova Almeida / Terminal São Torquato - via Jacaraípe / Feu Rosa / Camburi
838 - Balneáio de Carapebus / Terminal São Torquato - via Bicanga / Cidade Continental
927 - Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia / Terminal São Torquato



Informações da CETURB

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Vem aí o Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana que antecede a data é repleta de atividades, na chamada Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).

A mobilização que ocorre nesta data é um exercício de reflexão muito bem-vindo sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade, já que boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, recebe um grande número de informações sobre o impacto do uso do carro na nossa vida. Nas notícias, além dos danos sobre a nossa saúde – mais notados na respiração, no sono afetado e no stress de congestionamentos e do transporte público -, vemos frequentemente a influência dos acidentes ocorridos no trânsito como pauta rotineira na sociedade moderna.

O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, sem meu Carro", reunindo 760 cidades. Em 2001, 1.683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade. O movimento vem crescendo em todo o planeta e ganha novas programações envolvendo prefeituras, ONG’s e a sociedade civil a cada ano no Brasil.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, tema da campanha em 2011, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. Na próxima quinta, deixe o carro na garagem e não deixe de participar!

Por Éverton Oliveira,
da redação Uai Meio Ambiente

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