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Primeira ciclorrota de São Paulo começa a funcionar

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A primeira ciclorrota de São Paulo começa a funcionar hoje na Zona Sul, cortando o Brooklin, a Chácara Santo Antônio e o Jardim Cordeiro. São 15 quilômetros ligando os Parques do Cordeiro, na Avenida Professor Vicente Rao, e Severo Gomes, perto da Avenida Santo Amaro, à Avenida Jornalista Roberto Marinho.

A sinalização foi finalizada ontem pela Secretaria Municipal dos Transportes e inclui logotipo de bicicletas no solo e placas e faixas informando sobre a existência da ciclorrota e alertando motoristas para reduzirem a velocidade.

Diferentemente das ciclovias, onde o tráfego das bicicletas é isolado, a rota de bicicleta consiste em uma via compartilhada que funcionará 24 horas por dia. Na prática, o novo serviço é uma forma de a Prefeitura cumprir o artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê preferência para bicicletas em todas as vias públicas urbanas.

Mas nem bem surgiu e a ciclorrota já é motivo de polêmica. O ponto que poderá causar mais discussão é o limite de velocidade de 30 km/h nessas vias, eminentemente residenciais. A exceção ficará por conta das Ruas Alexandre Dumas e Verbo Divino, onde o limite será de 40 km/h - a justificativa é que contam com tráfego mais intenso e servem de passagem de ônibus. Não estão previstos radares.


As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo.

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No Rio, Estação Cinelândia do metrô terá dois acessos fechados para obras de modernização

Os acessos Rio Branco e Consulado Americano da estação Cinelândia serão fechados para obras de modernização a partir desta sexta-feira (22). As informações foram divulgadas pelo Metrô Rio na manhã desta quarta-feira (20). A previsão é de que os acessos sejam reabertos em cerca de 45 dias.

As obras prevêem a revitalização total das áreas comuns, com remodelação dos espaços, melhorias de infraestrutura e nova iluminação.

De acordo com a empresa, os acessos Pedro Lessa e Santa Luzia, fechados anteriormente, foram reabertos no início da semana. A concessionária informou também que o investimento nas obras de modernização da estação Cinelândia é de R$ 4 milhões.


Fonte: G1

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No Recife, Mudança no trânsito da Avenida Agamenon Magalhães altera o itinerário de 13 linhas

Em virtude de mudanças no tráfego que serão realizadas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) na Avenida Gov. Agamenon Magalhães a partir do próximo sábado (23), o Grande Recife irá alterar o itinerário de 13 linhas. Deste total, cinco linhas terão seus itinerários modificados após o fechamento de duas agulhas (acessos entre a via principal e a via local) localizadas em frente ao Clube Português e mais oito terão suas rotas alteradas devido ao fechamento do acesso localizado em frente ao Hospital da Restauração.

Na primeira etapa, as cinco linhas que utilizavam uma das duas agulhas localizadas em frente ao Clube Português e que trafegavam pela Rua São Salvador passarão a trafegar pela Rua 48 para ter acesso à Avenida Governador Agamenon Magalhães. A parada em frente ao clube que era atendida por estas linhas será desativada e removida. Os usuários deverão procurar a parada localizada em frente ao nº 1160 (próximo à Embratel).

Já na segunda etapa, as sete linhas provenientes da Rua Dom Bosco, irão deixar de entrar na pista local pelo acesso existente em frente ao Hospital da Restauração e de atender à parada de ônibus localizada na pista local em frente ao hospital. Assim, passarão a atender a parada localizada na pista central. Após este atendimento, o acesso a via local pela avenida só será possível pela agulha em frente à concessionária Toyolex, posterior à que foi interditada.

Entre as 13 linhas envolvidas na alteração, a única exceção é a linha 982-Conjunto Beira Mar/Derby, que também atende ao Hospital da Restauração. Ela passará a ingressar na pista local da Avenida Gov. Agamenon Magalhães pelo primeiro acesso após a descida do Viaduto João de Barros, deixando de atender as paradas do canteiro central, em frente ao CREA e ao Medical, para atender as da pista local em frente aos mesmos pontos de referência.

Os usuários das linhas envolvidas na operação serão avisados das alterações com cartazes nos ônibus das linhas e nas paradas. Quem quiser saber mais informações pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

Detalhamento das linhas que participarão da mudança de itinerário:

1)Fechamento dos acessos localizados em frente ao Clube Português:

723-Cajueiro (Via Derby)
760-Dois Unidos/Derby
780-Alto Santa Terezinha/Derby
830-Caixa D’Água/Derby
850-Aguazinha/Joana Bezerra
982-Conjunto Beira Mar/Derby*

*Esta linha terá seu acesso à pista local antecipado para a primeira agulha após a descida do Viaduto João de Barros.

2)Fechamento da agulha localizada em frente ao Hospital da Restauração:

351-Curado II
352-Curado II (Bacurau)
361-Curado IV - R.14
362-Curado IV (Bacurau)
363-Curado IV - Av. 01
421-Torrões
431-Cidade Universitária


Fonte: CGRT



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Em Curitiba, Carros são multados por trafegar nas canaletas exclusivas para ônibus

Uma blitz realizada por agentes de trânsito da Urbs, policiais do BPTran e polícia civil abordou nada menos do que 707 condutores que trafegavam pelas canaletas exclusivas do transporte coletivo. A blitz foi feita das 8h às 12 e das 14h às 18h em trechos de canaleta da Travessa da Lapa, Sete de Setembro, Marechal Floriano, Alferes Poli e Presidente Faria, na região central da cidade.

Foram 123 autuações aplicadas pelos agentes de trânsito e seis apreensões de veículos por falta de documentação ou habilitação vencida. A infração, prevista no artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, é leve, com multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira.

Nada menos do que 438 ciclistas foram abordados, recebendo orientação sobre o risco de trafegar em vias exclusivas para os ônibus. Também receberam orientação, skatistas, carrinheiros e até mesmo dois atletas que treinavam corrida nas pistas dos ônibus.

O objetivo da operação, explica o coordenador de fiscalização de trânsito da Urbs, Alceu Portella, é coibir o tráfego de veículos nas canaletas. “Quando o motorista opta por trafegar por uma canaleta ele está assumindo o risco de provocar um acidente, com consequências não só para ele mesmo, mas para motoristas e passageiros dos ônibus”.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que apenas veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, e veículos de polícia, fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias, quando em serviço, com sinais sonoros e luzes características (giroflex) ligados, têm livre circulação e parada, podendo portanto utilizar vias exclusivas. Mas se não estiverem a serviço, nem mesmo ambulâncias ou carros de polícia podem trafegar pelas canaletas.

A blitz realizada terça-feira foi definida pelo Comitê Técnico Operacional de Trânsito (CTOT) que reúne técnicos da Diretran e policiais do BPTran. Há três meses foi enviada correspondência a órgãos policiais, hospitais, Samu e empresas de atendimentos de emergência, entre outros, alertando para os riscos de veículos circularem nas canaletas quando não estão a serviço. A correspondência também informava da fiscalização em todos os eixos de transporte, a ser feita ao longo do ano.

A intensificação da fiscalização foi definida a partir de estudos feitos pelo CTOT indicando o aumento do tráfego de veículos particulares e de salvamento e socorro que não estão em serviço, como um dos fatores a provocar acidentes com ônibus do transporte coletivo.

Dados do BPTran mostram que a maioria dos acidentes nas canaletas, ocorre na região central da cidade. As colisões transversais na região totalizaram 28% no período. Outros 14,5% do total de acidentes com ônibus, conforme o BPTran, resultam de pequenas frenagens abruptas feitas pelos coletivos em função da presença de outros veículos na via exclusiva.

A frota operante de ônibus expressos – aí incluído o Ligeirão, é de 185 veículos que utilizam 82 quilômetros de canaletas exclusivas nas avenidas Marechal Floriano Peixoto, Winston Churchill, República Argentina, Sete de Setembro, João Gualberto e Paraná, além da Travessa da Lapa e trechos na Presidente Faria e Alferes Poli. Por dia, o sistema Expresso transporta em torno de 600 mil passageiros.


Fonte: Jornale



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Em Uberaba, Quatro linhas de ônibus terão novas rotas e novos horários

A partir de sábado (23) as linhas 21, 28, 29 e 32 do sistema de transporte coletivo urbano terão novas rotas e novos horários. Para isso, foram colocados quatro novos veículos em circulação.
O objetivo é visar melhorias no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba, e mudanças nas linhas foram realizadas pela Seplan (Secretaria de Planejamento), através do Departamento de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo.
De acordo com o diretor de Operações do Transporte Coletivo da Seplan, Claudinei Nunes, já foram distribuímos mais de 5 mil panfletos informando a população sobre as mudanças.
A principal mudança será na linha 28 – Jardim Morumbi/Centro, que passará a chamar Jardim Copacabana (via João XXIII ou via Uniube/PMU), além de aumentar seus atuais 29 horários para 60 horários que oferecerão aos uberabenses transporte a cada 20 minutos.
A linha 21 – Alfredo Freire/Valim de Melo - tem 70 horários que passam pelo Distrito Indutrial I. Com a mudança, os ônibus vão intercalar em passar pelo Distrito Industrial I ou seguir adiante via Beija-Flor. “Vai ser intercalado, um sim e outro não, vai estar sinalizado no para-brisa do ônibus, então essas pessoas também terão uma nova opção nessa linha”, indica.
Na linha 59 – Cássio Resende/Uniube -, o ponto final que tinha no bairro Estados Unidos passou a ser circular. Com isso fez-se uma alteração no bairro Santa Maria, que agora circular[a pela rua Goiás, tendo como ponto final a Uniube. “As pessoas não vão mais ficar dando voltas dentro do ônibus coletivo. Ele retorna pelo mesmo caminho com os passageiros para o centro da cidade. Ficou mais ágil”, conta.
A linha 17 – Santa Maria/Uniube via Santos Dumont - teve apenas uma pequena extensão. Agora ela abrange mais oito ruas do bairro Santa Maria. Para maior detalhamento, a população pode procurar a Seplan pelo telefone 3318-0414 ou então nas empresas que oferecem o serviço de transporte coletivo na cidade. (MS)


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Em Campo Grande, Frota de ônibus deve ser reforçada no início de Agosto

Campo Grande deve receber 69 novos ônibus do transporte público coletivo já no início de Agosto. Essa foi a promessa da Assetur (Associação das Empresas do Transporte Público Urbano) ao prefeito da Capital, Nelson Trad Filho (PMDB).

Segundo o prefeito, os novos ônibus são parte da contrapartida das empresas pelo investimento do Pró-Transportes, linha de crédito conseguida pelo município junto ao Governo Federal, que irá asfaltar 100% das linhas de ônibus de Campo Grande.

Nelsinho afirmou, em evento ontem no Parque Isabel, que teve duas reuniões com representantes das empresas, que prometeram comprarem 69 novos ônibus e entregá-los já em Agosto.

Pró Transportes - A Prefeitura abriu em março o primeiro lote, com 27 licitações para contratação das empresas que ficarão responsáveis pelas obras do programa Pró-Transporte, financiado junto ao governo federal.

As obras licitadas são para a criação de corredores de transporte coletivo em Campo Grande, e, de acordo com o município, vão garantir asfalto em cem por cento das linhas de ônibus na cidade.
O projeto Pró-Transporte prevê, ao todo, investimento de R$ 60 milhões. Eles incluem os corredores de transporte e também corredores estruturais na cidade. Serão beneficiados os seguintes bairros: Jardim das Nações, Jardim Noroeste, Avenida Oceania, Vivendas do Bosque, Jardim Racho Alegre, Parque Dallas, Jardim das Cerejeiras II e II, Vila Oeste, Parque dos Laranjais, Jardim Ouro Preto, Loteamento Nova Serrana, Jardim São Pedro, Parque Izabel Garden, Nova Campo Grande, Vila Futurista e Residencial Sírio Libanês.

Também integram a lista os bairros Vila Jardim Beija-Flor, Jardim Manaira, Jardim Vilas Boas, Danúbio Azul, Residencial Barra da Tijuca, Loteamento Dona Dedé, Jardim Portal do Panamá, Bairro São Caetano, Jardim Inápolis, Jardim Morada do Sol, Jardim Nova Jerusalém e Jardim Indianópolis.



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