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Metrô da Cidade do México tem mais de 200 km de malha

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O transporte público de qualidade contribui para diminuir a poluição. A rede de Metrô na Cidade do México é bem maior que a de São Paulo. Mas os mexicanos também passam o maior aperto.
Todos os dias, 5 milhões de pessoas disputam espaço no Metrô da Cidade do México. O estudante de música Fernando Angeles mora a cerca de 30 km do centro da cidade e depende também das vans e dos ônibus para ir para à aula. “Já aconteceu de demorar até três horas. Na volta, é pior. Tem muito mais gente. As pessoas se empurram”, compara.

A sala de controle do Metrô da Cidade do México funciona como a de São Paulo. Por meio de um painel, os técnicos conseguem saber tudo o que acontece no Metrô, como onde está cada trem. Eles também podem detectar problemas. A diferença está na extensão do Metrô.
Enquanto em São Paulo são 70 km de trilhos, na Cidade do México há mais de 200 km. É quase o triplo. A construção dos dois sistemas começou na mesma época nas duas cidades.

“Nos anos 70, o Metrô de São Paulo firmou um convênio com o Metrô do México para que os maquinistas fossem capacitados. Foi uma experiência muito interessante”, avalia o diretor geral de operações do Sistema de Transporte Coletivo, Salomon Simon.

São interessantes também as tentativas de melhorar a vida de quem tem que pegar o Metrô no horário de pico. Por exemplo, há dois vagões exclusivos para mulheres. “Como está sempre cheio de gente, acontecem muitas coisas no Metrô. É perfeita essa divisão”, avalia a secretária Lourdes Torres.

Essa separação já começa na entrada das estações, com cada um para um lado. Para garantir que todos consigam entrar nos vagões, os seguranças controlam a quantidade de passageiros que podem entrar do Metrô. “É muita gente, mas o metrô é rápido”, conclui a passageira.

Fonte: G1


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BRT em Sorocaba é questão de debate

BRT em Curitiba é referência mundial
Em Sorocaba, quarta (04), às 19h30, na Câmara Municipal, acontece um debate sobre o BRT (Bus Rapid Transit), um moderno sistema de transporte coletivo urbano. Técnicos, estudiosos e interessados em geral nesse assunto são convidados a participar do evento.

O objetivo é debater e discutir a viabilidade de implantação do BRT em Sorocaba, num complemento às profundas mudanças no sistema de transporte coletivo urbano da cidade.

A discussão também poderá ser acompanhada ao vivo via internet por este link:
http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/
sitecamara/tvcamara/tvcamara3.html

Sobre o BRT
O BRT prevê um serviço rápido, eficiente e confortável de transporte coletivo urbano que funciona à base de corredores exclusivos ou preferenciais para a circulação de ônibus, embarques e desembarques rápidos através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e pré-pagamento de tarifa, usando veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas que promovem a transferência entre rotas sem incidência de custo adicional.


Curitiba, capital do Paraná, foi a pioneira na implantação desse sistema de transportes, em 1979. Hoje, ele é copiado em diversos países, reconhecido como a melhor escolha para a mobilidade urbana principalmente por seu conceito flexível, absorvendo tanto ônibus como trens leves (VLT) e cabendo dentro da realidade física e condições do município de Sorocaba.

Fonte: Viva Cidade

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Ipea divulga estudo sobre mobilidade urbana

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta quarta-feira, dia 4, às 10h, a segunda edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) sobre mobilidade urbana. A divulgação será feita pelo técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Ernesto Galindo, na sede do Instituto, em Brasília, no auditório do 16° andar (SBS, Quadra 1, Bl. J, Ed. BNDES).
O estudo mostra a percepção que os usuários de diferentes tipos de transporte (carro, transporte público, bicicleta, a pé) têm sobre a mobilidade urbana. A pesquisa revela as respostas dos entrevistados sobre os meios de transportes mais usados nas regiões metropolitanas e não metropolitanas, nas capitais e não capitais, os motivos principais para a escolha do meio de transporte e as condições apontadas por quem não usa transporte público para utilizá-lo.
O texto traz ainda a percepção dos entrevistados quanto às características mais importantes para um bom transporte, a avaliação dos meios de transporte, a percepção da frequência de congestionamentos e sensação de segurança no meio de transporte.
O Sips foi realizado por meio de entrevistas domiciliares, num total de 2.786 questionários válidos, com 30 questões aplicadas a pessoas maiores de 18 anos. Considerou-se uma distribuição pelas grandes regiões do país e por cotas, tendo como parâmetros a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008 (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: IPEA

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Malha cicloviária do Rio de Janeiro será ampliada

A Prefeitura do Rio informou nesta terça-feira que vai ampliar ainda mais a malha cicloviária da cidade. A Secretaria Municipal de Obras já está licitando as obras de construção de calçadas e ciclovias ao longo da Estrada do Curtume, em Santa Cruz, na Zona Oeste.
As obras acontecerão durante o dia e terão tempo de duração de cinco meses. Nesse período, a Estrada do Curtume terá meia pista interditada. Serão implantados 1.655 metros de ciclovia e 3.300 m² de calçadas. A SMO vai investir R$ 3,7 milhões nessas intervenções.
A licitação vai ocorrer no dia 31 de maio, às 10h30, na sede da Gerência de Licitações, na Rua Afonso Cavalcanti, nº 455 – 9º andar, Cidade Nova. O Edital estará disponível para consultas no mesmo endereço, no horário de 9h às 12h e de 13h as 17h ou pelo site http://ecomprasrio.rio.rj.gov.br/.
Ainda nesta terça-feira, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, estará iniciando a modernização da iluminação na Estrada do Magarça, que faz a ligação entre os bairros de Campo Grande e Guaratiba, também na Zona Oeste Oeste da cidade.
As equipes da Rioluz substituirão o total de 310 luminárias antigas, com lâmpadas a vapor de sódio de 250 watts de potência, por luminárias modernas que oferecem um rendimento luminoso de 40% superior em relação as que hoje estão instaladas na estrada. A nova iluminação vai melhorar a segurança na via expressa.
A conclusão do trabalho está previsto para o dia 10. O trabalho faz parte de um investimento da Prefeitura de R$ 30 milhões para modernizar a iluminação em toda a cidade. No total, serão reformulados 37 mil pontos de iluminação pública e outros cinco mil novos pontos serão implantados. A previsão é que os serviços estejam concluídos até o final do ano.


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Entram em circulação neste mês os novos ônibus de Criciúma

Entram em circulação no próximo dia 22 os novos ônibus que servirão ao transporte público em Criciúma. Os coletivos já estão na cidade, e passam por um período de testes. Inicialmente, a entrada em circulação seria em meados de abril.
"Transferimos pois eram necessárias algumas reformas na malha viária que vai receber os ônibus", revelou o presidente da ASTC, Mauro Sônego. "São adequações estruturais importantes que estão sendo feitas no sistema".
No terminal central, o raio das curvas será ampliado, pois os novos ônibus são mais compridos que os antigos. "Vamos quebrar uma parte das calçadas para auxiliar os motoristas nas manobras".
Os corredores que servem aos ônibus ao longo da avenida Centenário passam por reformas. Na área próxima às plataformas, está sendo posto o piso de concreto. Nos demais trechos, uma nova capa asfáltica vem sendo implantada.
No terminal central, a ASTC providenciará a construção de extensões de 60 centímetros nas plataformas, permitindo que os ônibus estacionem com mais tranquilidade permitindo o acesso dos passageiros com segurança.


Fonte: Engeplus

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No Rio, Novos trens do metrô terão TV e a temperatura será de 23 graus

Muitos são os detalhes a serem acertados para que os novos trens do metrô atendam efetivamente às necessidades da população e está semana foram divulgados alguns que têm tudo para agradar. Os 19 novos trens, que vão circular na linha 2, terão TV, melhor iluminação com lâmpadas de LED, circuito de refrigeração 33% maior que o atual, passagens entre os vagões e bancos longitudinais (paralelos ao corredor), permitindo maior número de passageiros. O primeiro trem chega no fim do ano, passa por teste e a previsão é que comece a operar em março.

Esse acabamento foi constatado por representantes da Concessionária Metrô Rio, que viram uma maquete em tamanho natural, na China. Entre outras novidades haverá, para quem viajar em pé, alças pega-mão, além das barras para os passageiros segurarem. Sinais sonoros indicarão o fechamento das portas. Painéis eletrônicos em LED informarão a estação em que o trem está e o lado do carro em que a porta será aberta. Cada vagão será monitorado por duas câmeras. A cor dos detalhes internos, escolhida pelos passageiros, é azul, que combina com branco e cinza, que predominam. O piso emborrachado italiano tem decoração geométrica também azul.

A refrigeração dos trens será mantida em 23 graus, independentemente da temperatura do lado de fora. Não há portas entre os vagões, permitindo a livre circulação de passageiros, de acordo com a lotação de cada. Além disso, o sistema chamado gangway permite melhor distribuição do ar-condicionado. A novidade amplia a capacidade dos trens, já que passageiros podem viajar no espaço entre os vagões nos horários de rush. Em cada vão entre os trens, cabem mais de sete pessoas. O investimento é de R$ 320 milhões.

A demonstração da maquete foi uma exigência de contrato da empresa brasileira, para ter dimensão real de como funcionarão as 114 composições que estão sendo construídas pela fábrica Changchun Railway Vehicles. Tudo foi aprovado, mas engenheiros brasileiros farão acabamentos mais detalhados quando oa carros chegarem ao Rio. É o caso, por exemplo, das alças pega-mão. "Os pega-mãos precisam de uma proteção para evitar machucar os dedos de quem segura. Isso será feito no Rio", afirmou o presidente do Metrô Rio, José Gustavo Costa. Os atuais trens da linha 2 serão transferidos para agilizar a linha 1, porém, reformados, com refrigeração modernizada.

Quando será concluído o sistema de sinalização?
Não havia sistema de proteção instalado. Estamos em fase final de instalação de um novo sistema comprado ano passado. O grau de sofisticação é bem maior. O sistema atual permitiria incidente por falha humana, embora nunca tenha ocorrido. Mas o novo evitará falhas humanas, porque é automatizado.

Como estão as obras do metrô Uruguai?
Entre 24 e 36 meses estará funcionado. Temos compromisso de entregar em 2014, mas estou tentando fazer uma surpresa.

E obras de adaptação para acesso de deficientes?
Devem ser concluídas em uns seis meses. Será o primeiro dos metrôs que não foram construídos com acessibilidade que vai atingir os 100%.


Fonte: A Voz dos Munícipios

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