Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Metrô de São Paulo expandiu-se, em média, apenas 1,6 quilômetro por ano nos últimos 36 anos.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O metrô é considerado o mais eficiente meio de transporte urbano por não dividir espaço na superfície com outros veículos. Em São Paulo, metrópole que em março ultrapassou 7 milhões de veículos, o metrô chegou tarde, foi entregue somente em 1974, quando entrou em operação o trecho de sete quilômetros, com sete estações, entre o Jabaquara e a Vila Mariana, e desde então cresceu. Pouco.

Atualmente com 61 estações distribuídas em cinco linhas que somam 70,9 quilômetros de extensão, o Metrô de São Paulo não se desenvolveu o suficiente para atender às necessidades da metrópole. Preto no branco, o metrô da capital expandiu-se, em média, apenas 1,6 quilômetro por ano nos últimos 36 anos.

Durante seminário sobre mobilidade urbana realizado em março último na capital, o arquiteto Marcos Kiyoto, especialista em transportes de alta capacidade, afirmou que o ritmo lento de crescimento do metrô paulistano deixa muito a desejar em relação ao sistema de outras metrópoles, como é o caso da Cidade do México, com 200 quilômetros de rede.

Outro problema apontado durante o seminário foi a pouca integração das linhas entre si. De acordo com Kiyoto, o mais importante não é esticar as linhas, mas, sim, criar mais intersecções entre as já existentes para que seja criada, de fato, uma malha metroviária.

Já o arquiteto Fábio Pontes informou que o número de habitantes por quilômetro de linha de metrô em São Paulo está entre os mais altos do mundo : 315. Londres, no Reino Unido, tem apenas 19 habitantes para cada quilômetro do Tube, o metrô de lá, o que significa trens mais presentes e menos cheios.

Até mesmo cidades menores do que São Paulo possuem sistemas bem melhores. É o caso de Barcelona, na Espanha, que oferece aos seus cerca de dois milhões de habitantes 148 estações de metrô - número duas vezes e meia maior de estações que o da capital paulista para um contingente populacional cinco vezes menor.

As 61 estações do metrô de São Paulo recebem todos os dias cerca de 3,3 milhões de passageiros. As 126 estações do metrô de Barcelona recebem diariamente cerca de 1 milhão de usuários. Talvez esteja aí a explicação para a falta de ânimo do motorista paulistano em deixar o carro na garagem e procurar a estação de metrô mais próxima.

Parceria com o setor privado

No começo desta semana, o diretor de operação do metrô, Mário Fioratti, admitiu em entrevista para a BandNews FM que o metrô está no limite técnico de quantidade de trens. Segundo ele, não há como colocar mais trens em circulação porque o sistema de sinalização que controla a movimentação do trem não pode ser redimensionado.

O Governo de São Paulo, responsável pela gestão do metrô paulistano, reconhece as deficiências do sistema. Na inauguração da estação Butantã, no último dia 28 de março, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reconheceu que a rede deveria ter pelo menos o dobro do atual tamanho.

Umas das soluções sinalizadas pelo governador são as parcerias público-privadas (PPPs) - como já acontece com a Linha Amarela da rede, administrada pela ViaQuatro, empresa do grupo CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias). Segundo Alckmin, as propostas de parceria devem começar a chegar já nos próximos dias.



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Recife, Uma Cidade sem Ciclovias


Foto: Clayton Leal / Ciclistas se arriscam nos canteiros das avenidas

Para quem usa a bicicleta como principal meio de transporte em Recife, atravessar a cidade é um desafio. Não há ciclovias em ruas e avenidas da cidade que sirvam como meio de transporte por uma parte da população, onde se anda, não se encontra em canto nenhum da cidade uma ciclovia sequer, sendo uma falta tremenda de planejamento em relação a uma boa mobilidade urbana, e nesta falta de planejamento, está também à falta de respeito a cidadãos que tem que se arriscarem no meio dos carros e ônibus, correndo sérios riscos de acidentes, corredores importantes da cidade como Av. Mascarenhas de Moraes, Av.Abdias de cavarlho, Av. Cruz Cabugá, e até Av. Norte não tem ciclovias. Para se ter uma idéia da total falta de planejamento, a última ciclovia de apenas 1,5Km, a da Av. Norte, inaugurada pela prefeitura levou mais de 05 anos para ser feita e no final da história ficou incompleta e não ligar nada a lugar nenhum. Ou Seja, a cidade do Recife hoje tem menos de 20 km de ciclovias, o que resulta em engarrafamentos na qual hoje a cidade é uma das campeãs em falta de mobilidade urbana.
Exemplos:
O Rio de Janeiro (RJ) é a cidade brasileira com a maior malha de ciclovias, com 160 km de extensão – bem mais do que a segunda colocada, Sorocaba (SP), com 80 km. Porém, mesmo na cidade maravilhosa, as rotas não penetram nos bairros, possuem poucas interligações entre si e são mal integradas ao sistema de transporte público. Além disso, cerca de 250 mil pessoas que se deslocam de bicicleta estão na zona oeste do Rio, enquanto as ciclovias se encontram na zona sul.
Blog Meu Transporte
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Metrô de São Paulo indica rota de fuga para caso de pane

Foram instaladas placas luminosas dentro dos túneis da linha 1-Azul do Metrô com a indicação da rota de fuga mais próxima e a distância que deverá ser percorrida para atingi-la, caso os trens precisem ser esvaziados por falta de energia ou qualquer outra emergência ou anormalidade.
Leonardo Soares/AE
Leonardo Soares/AE
A nova sinalização com luz verde já pode ser vista entre as Estações Conceição e Jabaquara, na zona sul da capital. Elas serão instaladas ao longo de todos os túneis, vias elevadas e em nível e nas saídas de emergência também nas Linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 5- Lilás da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
O Metrô explica que o projeto está sendo desenvolvido para cada trecho de via, analisando-se as condições existentes e as melhores alternativas. Além disso, a colocação segue exigências legais e normativas para facilitar a saída dos passageiros quando necessário. A previsão dos técnicos da companhia é de que toda a instalação esteja concluída no segundo semestre de 2012.
Em janeiro, a companhia instalou placas dentro dos vagões com um passo a passo para orientar os passageiros sobre como eles devem agir em caso de emergência - sobretudo quando as composições precisam ser esvaziadas. Os primeiros trens a receber a sinalização também foram os da Linha 1-Azul.
Os passageiros são informados que devem caminhar pela passarela de emergência utilizando o corrimão, devem ajudar pessoas com dificuldades de locomoção e ainda segurar crianças no colo ou pelas mãos. As regras de evacuação também sugerem que os passageiros abandonem objetos volumosos para facilitar os deslocamentos nas passarelas. A empresa informa que caso seja necessário deixar objetos no vagão eles ficarão sob responsabilidade da companhia e poderão ser retirados em outra ocasião.
Paralisação. Essas placas começaram a ser instaladas três meses após um incidente que paralisou no ano passado a Linha 3-Vermelha, a mais movimentada do sistema. Na ocasião, a paralisação das operações durou mais de duas horas e afetou cerca de 150 mil pessoas.
A demora causou pânico entre os passageiros que estavam dentro dos vagões parados nos túneis da linha Vermelha. Muitos acionaram os botões de emergência das composições, quebraram janelas e portas e caminharam pela via, o que obrigou a companhia a desligar a energia de toda a linha para evitar que as pessoas fossem eletrocutadas ou se acidentassem. Na época, houve um efeito cascata, pois os demais trens também pararam e ficaram sem nenhuma ventilação.


Fonte: Estadão

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Agência adia licitação do trem-bala para julho, e ACM Neto diz que Trem Bala não é prioridade

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou nesta quinta-feira (7) o adiamento da apresentação de propostas para a licitação do trem-bala para o dia 11 de julho. A abertura dos envelopes com as propostas também foi adiada e está marcada para 29 de julho.

De acordo com o presidente da agência, Bernardo Figueiredo, o adiamento em três meses das datas foi pedido pelas empresas interessadas na obra. Dentre as justificativas dadas pela ANTT estão a demora na aprovação da MP (Medida Provisória) que autoriza o financiamento público pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a insegurança sobre a viabilidade do projeto durante as eleições.

- Tivemos um processo eleitoral que colocou em dúvida o projeto, já que os custos eram elevados. Assim que foi definido o quadro político, as empresas puderam voltar a investir no projeto. Além disso, o fato de não termos podido aprovar a MP antes, e por ela ainda ter de ser votada no Senado, também gera instabilidade. Não poderíamos manter o prazo se a votação não fosse concluída, como ainda não foi. Como esse processo estaria sujeito a ser modificado, seria difícil para os investidores formular uma proposta sem ter definidas as regras para o financiamento.

Na quarta-feira (6), a Câmara dos Deputados concluiu a votação da MP enviada pelo governo que garante o financiamento ao consórcio vencedor da licitação para a construção do trem. A matéria ainda tem de ser votada pelo Senado, que tem até o dia 17 para aprová-la, sob risco de perder a validade.

A MP autoriza o BNDES a conceder um empréstimo de até R$ 20 bilhões ao consórcio vencedor da licitação e cria a Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A.). Uma das funções da empresa será planejar e promover o desenvolvimento desse tipo de trem de forma integrada com os outros transportes.

Segundo o projeto, o primeiro desembolso do BNDES, de R$ 3,5 bilhões, será em 2012 e prosseguirá anualmente até 2016. A Etav deverá aportar R$ 3,4 bilhões até 2016, sendo a maior parte em desapropriações, e os investidores privados deverão entrar com aproximadamente R$ 10 bilhões.

Obras
Bernardo Figueiredo disse que a ANTT trabalha para que as obras sejam iniciadas no início do segundo semestre de 2012, sendo que o prazo máximo para o término é de seis anos. O presidente da agência disse, contudo, que é possível antecipar esse prazo.

- O caminho crítico para o início das obras é o processo de licenciamento ambiental, que está a cargo da ANTT. Por isso mesmo já contratamos alguns estudos e vamos fazer todo o esforço possível para que tenhamos essa liberação rapidamente. Vamos tentar recuperar esse tempo junto com o consórcio que vencer o leilão para fazer essa mais rápido. A meta é ficar pronto para as Olimpíadas [de 2016]. Para a Copa [de 2014], está muito em cima. Tínhamos de ter licitado há dois anos.


O trem-bala O TAV (Trem de Alta Velocidade) tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a ANTT, e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km. Desse percurso, 312 km serão de superfície, 108 km sobre pontes e 91 km em túneis.

Ao total, estão previstas oito estações obrigatórias no traçado, incluídas paradas nos aeroportos do Galeão (Rio), Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas). Há outras três estações, nas cidades paulistas de Jundiaí e Aparecida e na fluminense Resende, que podem ou não ser incluídas a critério do consórcio vencedor.

A passagem da estação Barão de Mauá, no Rio, a Campo de Marte, em São Paulo, deve ficar em R$ 150, a econômica, e R$ 250, a executiva. No horário de pico, esses valores sobem para R$ 200 e R$ 325. Pelo estudo encomendado pela ANTT, o valor é menor que o das passagens aéreas do Rio para São Paulo que fica em R$ 400 no horário de pico e R$ 180 nos demais horários. Os valores foram calculados a partir de uma tarifa teto de R$ 0,49/km estabelecido no edital da construção.

O tempo de viagem do Rio a São Paulo, com velocidade média de 280km/h, será de 93 minutos contra 110 minutos por avião (incluindo o tempo de vôo e espera para embarque e desembarque). A velocidade máxima prevista do trem-bala é de 350 km/h.


Fonte: R7.com

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No Rio, Sinalização do corredor exclusivo da Barata Ribeiro é concluída

A sinalização dos 20 abrigos dos pontos de ônibus do corredor exclusivo na Barata Ribeiro, em Copacabana, Zona Sul do Rio, foi concluída nesta quinta-feira. As Ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia terão duas de suas quatro faixas dedicadas ao transporte público.

Um efetivo de 25 agentes de trânsito, entre guardas municipais e operadores da CET-Rio, atuará no corredor viário para orientar o trânsito. As linhas de ônibus que passam pelo bairro estão divididas em três grupos com 20 pontos de parada distribuídos pelas duas vias, priorizando o acesso ao metrô e a pontos de interesse. A redução da frota circulante no bairro aumentará a velocidade operacional dos ônibus, que passará dos atuais 13km/h nos horários de pico para 24km/h, ou seja, quase o dobro. A expectativa é que o passageiro possa cruzar o bairro em um tempo até 50% menor.

Todos os 20 pontos de ônibus do BRS Barata Ribeiro / Raul Pompéia serão nomeados individualmente e sinalizados com identidade visual própria, que, além de informar todas as linhas que param ali, informa as que param em pontos próximos. Também terão um grande mapa da avenida com a localização de todos os pontos para ninguém ficar perdido.



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SPTrans informa como chegar de ônibus a show de rock no Morumbi

Em virtude do show da banda de rock U2, que ocorrerá no estádio do Morumbi, nos dias 9, 10 e 13 de abril, sábado, domingo e quarta-feira, a SPTrans criará uma linha exclusiva para que o público seja atendido após o término do show, com 20 carros disponíveis.

O início do show está marcado para as 21h e com término previsto para à 0h.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

Morumbi - Pça. Ramos de Azevedo
Ponto Inicial:
Av. Jorge João Saad entre a Pça. Roberto Gomes Pedrosa e o n.º 931 da Av. Jorge João Saad.
Sentido único: Av. Jorge João Saad, Av. Prof. Francisco Morato, Pça. Jorge de Lima, Pte. Euzebio Matoso, Av. Euzébio Matoso, Av. Rebouças, Rua da Consolação, Rua Cel. Xavier de Toledo, Pça. Ramos de Azevedo.

Além do serviço exclusivo, saiba a relação das demais linhas que circulam nas imediações do estádio:

- Avenida Jorge João Saad:
746H/10 Jd. Jaqueline - Santo Amaro
756A/10 Jd. Paulo VI - Santo Amaro

- Avenida Morumbi:
6291/10 INOCOOP Campo Limpo - Term. Bandeira
8020/10 Butantã - Shop. Morumbi
7040/10 Paraisópolis - Pinheiros

- Avenida Giovanni Gronchi:

5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco
647A/10 Valo Velho - Pinheiros
647P/10 COHAB Adventista - Pinheiros
7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo
807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi
775F/10 Jd das Palmas - Hosp. das Clinicas

- Avenida Professor Francisco Morato:
857A/10 Term. Campo Limpo - Metrô Santa Cruz
857P/10 Term. Campo Limpo - Paraíso
809P/10 Term. Campo Limpo - Pinheiros
809C/10 Term. Campo Limpo - Hosp. das Clínicas*
8605/10 Term. Campo Limpo - Term. Bandeira
6245/10 Vila Sônia - Hospital das Clínicas
6250/10 Jd. Jaqueline - Term. Bandeira*
857R/10 Term. Campo Limpo - Aclimação
8700/10 Term. Campo Limpo - Pça. Ramos de Azevedo
775P/10 Jd. Guarau - Metrô Ana Rosa**

- Avenida Eliseu de Almeida:
7013/10 Pq. Arariba - Pinheiros
7043/10 Jd. Ingá - Pinheiros
7357/10 Pq. Ipê - Pinheiros
7701/10 Jd. Guaraú - Term. Amaral Gurgel
809L/10 Campo Limpo - Lapa

Informamos também que nove linhas de ônibus terão os seus itinerários alterados em virtude do evento, das quais seguem abaixo:

5118/10 Terminal João Dias - Lgo. São Francisco*
Ida:
normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, Rua Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

5119/10 Terminal Capelinha - Lgo. São Francisco
Ida:
normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, Rua Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

647P/10 COHAB Adventista - Pinheiros
Ida:
normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

647A/10 Valo Velho - Pinheiros
Ida:
normal até Av. Carlos Caldeira Filho, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo (Circular)
Sentido único:
normal até Rua Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, prosseguindo normal.

746H/10 Jd. Jaqueline - Santo Amaro
Ida:
normal até Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, R. Taborda, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Silvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panômia, R. Dr. Silvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, R. André Saraiva, R. Gen. Francisco Morazan, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.

807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi
Ida:
normal até R. São Pedro Fourrier, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, retorno, Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Gen. Francisco Morazan, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

775F/10 Jd. das Palmas - Hospital das Clínicas (Circular)
Sentido único:
normal até R. São Pedro Fourrier, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, retorno, Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Gen. Francisco Morazan, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

756A/10 Jd. Paulo VI - Santo Amaro
Ida:
normal até Av. Eliseu de Almeida, R. Edmundo Scannapieco, R. José Jannarelli, R. Regente Leon Kanielfsky, R. dos 3 Irmãos, R. Pe. José Achoteguim, R. Aristeu Seixas, R. Prof. Luis Oliani, Av. Com. Adibo Aires, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Dr. Chucri Zaidan, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.

* Linhas que não operam aos sábados, domingos e feriados.
** Linha que não opera aos domingos e feriados.


Fonte: SPTrans

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