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Em São Paulo, Faltam ônibus para os passageiros que usam a estação Vila Prudente

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O ideal seria que um grande benefício como a estação Vila Prudente do Metrô viesse acompanhado de outros meios de transportes interligados de forma eficaz. No entanto, a Prefeitura não está conseguindo fazer a sua parte. Desde que a estação passou a funcionar das 4h40 às 21h, atendendo os horários de pico, o que se vê são pontos de ônibus abarrotados, principalmente após às 17h.

“Após a liberação do Metrô, o caos foi detectado nas linhas de ônibus. Precisam aumentar urgente o número de ônibus nos horários de pico, pois os coletivos estão totalmente lotados”, comenta Mônica T. Silva. “À tarde, os pontos em frente à antiga Tecelagem Vânia e em frente à estação (sentido bairro) parecem um mar de pessoas...
Lógico, quando melhora uma coisa, piora outra! Ou será que eu acredito em milagres?!?”, ironiza a usuária.

A moradora da Vila Ema, Ângela Nascimento, conta que não consegue mais entrar nos coletivos por volta das 18h. “Saio da estação Vila Prudente, atravesso a Anhaia Mello e fico muito tempo no ponto. Apesar de ter várias linhas que me servem, já cheguei a gastar 30 minutos só para entrar no ônibus, pois os veículos param e não dá para subir. É muita gente!”, relata. “Demoraram tanto para conseguir fazer essa estação funcionar direito, será que nesse período não dava para organizar as linhas de ônibus? Todas têm trajetos muito longos, por isso ficam tão cheias”, completa.

Usuários do transporte público afirmam que o “efeito Metrô” está se propagando para outros trechos da região. Moradora da Vila Ema, Andréia Pietracatelli, também reclama que não está conseguindo entrar nos ônibus, desta vez no sentido estação. “No dia 22 gastei 20 minutos para subir em um ônibus na avenida Vila Ema e quando consegui, fiquei na porta. Isso passou a acontecer após o metrô funcionar no horário de pico”, conta. “Quando irão colocar condução digna?”.

Residente no Parque São Lucas, Patrícia Marcatti afirma que o metrô facilitou muito a sua vida e a de outros moradores do bairro, mas que a situação das linhas de ônibus está insuportável. “Os pontos ficam cheios e nada dos ônibus. Quando chegam, estão extremamente lotados. Já que o metrô está funcionando a todo vapor, deveriam colocar mais ônibus na região”, reclama.

O que diz a SPTrans

Questionada pela reportagem, a São Paulo Transportes (SPTrans) informou na noite da última segunda-feira, dia 28, que “desde a inauguração desta estação, alterou o itinerário de seis linhas de ônibus municipais, visando proporcionar a integração entre os sistemas de transporte. Também foi criada a linha 5109/41 São Mateus - Metrô Tamanduateí, que opera durante os horários de pico e que atende os pontos próximos à  Estação Vila Prudente”. A nota cita ainda que “a SPTrans acompanha a operação das linhas da região, com equipes de fiscalização de campo e monitoramento via GPS, e quando são constatadas irregularidades, como descumprimento de partidas, o que pode ocasionar atrasos e lotação excessiva, as empresas e cooperativas responsáveis são multadas. No entanto, em  virtude da reclamação dos moradores, a fiscalização nos pontos da região será intensificada nos próximos dias”.



Fonte: Folha VP

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Prefeitura do Rio estuda reajustar a tarifa, pela segunda vez, a partir de maio

Pouco mais de quatro meses após a implantação do Bilhete Único Carioca (BUC) nas linhas municipais do Rio, a prefeitura estuda reajustar a tarifa, pela segunda vez, a partir de maio. Os cálculos, feitos com base no custo de insumos, salários de rodoviários, entre outros itens, ainda não terminaram. Mas, segundo fontes da prefeitura e empresários, a passagem deve subir dos atuais R$ 2,40 para R$ 2,55 (6,25%) ou R$ 2,60 (8,3%) para os veículos sem ar condicionado.

Caso o novo valor fique mesmo nesse patamar, a tarifa dos ônibus subirá acima da inflação acumulada ano passado: 5,91% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE. Por sua vez, neste sábado entra em vigor o aumento do metrô: o tíquete unitário subiu de R$ 2,80 para R$ 3,10. E, desde quarta-feira, andar de táxi está 14% mais caro.

Em novembro, a passagem dos ônibus já havia subido, com a adoção do BUC, de R$ 2,35 para R$ 2,40. O edital de licitação previa que as concessionárias poderiam ter reajustes a partir de maio.

Além do aumento, outro privilégio assegurado aos consórcios que assumiram a operação das linhas de ônibus da cidade foram incentivos fiscais. Os operadores deixaram de recolher R$ 33 milhões por ano de ISS (com a redução da alíquota de 2% para 0,01%) para atender a gratuidades. Apesar disso, a prefeitura não reconhece que o incentivo fiscal seja subsídio às empresas.

Mesmo com o reajuste, a tarifa do Rio ainda será inferior à de São Paulo, onde os ônibus municipais subiram de R$ 2,70 para R$ 3 em janeiro. O valor deve ficar acima do praticado em Belo Horizonte (R$ 2,45), mas abaixo do que é cobrado em Porto Alegre (R$ 2,70).

Em São Paulo, o reajuste ocorreu em setembro. Bastou a prefeitura anunciar o aumento da tarifa para R$ 3 a partir de 5 de janeiro para a capital paulistana virar palco de uma série de protestos. Formados principalmente por estudantes, grupos de manifestantes fecharam avenidas, fizeram batucada, entraram em confronto com a polícia e chegaram a queimar um boneco de pano que simbolizava o prefeito Gilberto Kassab na porta da casa dele, nos Jardins. O reajuste foi o segundo desde que Kassab assumiu a prefeitura, em 2006. Quando era candidato à reeleição, em 2008, ele prometeu manter a tarifa, na época em R$ 2,30.



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No Recife, Cartão VEM Idoso está emperrado deixando muitos Idosos prejudicados

Os idosos que precisam usar o transporte público na Região Metropolitana do Recife estão tendo que sofrer, pois mesmo com a lei que permite aos motoristas de abrirem a porta traseira em caso de não ter mais assentos na parte da frente, é comum vermos idosos em pé na frente dos ônibus e muitos motoristas não respeitam esse direito deixando muitos idosos em pé na parte dianteira do ônibus.
Para se ter uma idéia, são muitos os problemas enfrentados ainda como queima de paradas, mal atendimento e até com arranques com os idosos ainda nos degraus do coletivo, a falta de cuidado e fiscalização é tamanha que as fiscalizações do consórcio grande recife de transporte quase não existe para punir tanto as empresas como os motoristas.
Para o Sr. André, morador da UR-02, os motoristas não respeitam mesmo os Idosos, ele relata que tem até motoristas Idosos que não respeitam. Relato reforçado por Dário, Morador da Estância, que nos falou que já discutiu com alguns motoristas pela falta de respeito.
Passageiros Fantasmas
E para piorar ainda mais a situação, estima-se que pelo menos 20% dos passageiros (Idosos, Livre Acesso e Deficientes) sem falar nos acompanhantes, não são contabilizados pelo sistema de transporte, ou seja, se não rodam a catraca, não são passageiros registrados, deixando de certa forma muitas linhas de ônibus lotadas, porém para o sistema, essas linhas não estão. É dado que hoje, o sistema de transporte da região metropolitana do Recife transporta cerca de 1,8 milhão de passageiros por dia, ou seja, cerca de 300 mil pessoas não são registradas, fazendo com que a demanda de algumas linhas seja bem maior do que a informada.
Cidadania
Mesmo com todas essas dificuldades, ainda existem pessoas que não tem direito a gratuidade ocupando o assento reservado aos Idosos, e não são chamados a atenção pelos operadores, sem falar na invasão de carteiras de livre acessos dentro do sistema e que acabam ocupando o espaço reservado. As vítimas devem registrar a queixa. “A pessoa tem que anotar o número da linha e o número de ordem do veículo e ligar para o 0800-081- 0158”, explica o diretor de imprensa do CGRT.
O que é o VEM Idoso?

Cartão que será destinado a pessoas com 65 anos ou mais. Com o VEM Idoso, o usuário terá seu direito à gratuidade garantida e não ficará restrito aos bancos da frente do ônibus, mas passarão na roleta e terão acesso à parte traseira do veículo, que também dispõe de assentos preferenciais

Sem Previsão
E para piorar a situação, não existe ainda prazo para implantação do VEM Idoso, pois é, o cartão que poderia enfim amenizar esta situação está parado sem data para implantação, segundo o próprio consórcio grande recife, foi colocado uma nova diretoria da qual vai elaborar uma estratégia para essa implantação do cartão VEM Idoso, porém para este ano não será possível.

Clayton Leal / Meu Transporte


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Eixo Anhanguera vai passar por ampla reforma este ano

O governo estadual vai investir este ano R$ 120 milhões na melhoria e extensão do Eixo Anhanguera. Dentro de 60 dias, a Metrobus pretende iniciar as obras que vão afetar a circulação dos ônibus dentro dos terminais e o conforto dos usuários. Segundo o presidente, Carlos Maranhão, além das pistas e locais de embarque, os banheiros também serão reformados. Junto com a reforma, a Metrobus prepara licitação para compra de 90 novos ônibus articulados.

A Metrobus está fazendo este mês vistorias nos terminais. Qual o objetivo deste trabalho?
As vistorias estão sendo feitas por engenheiros e arquitetos da Metrobus para a elaboração do projeto de reforma do Terminal Padre Pelágio, primeiro, e dos demais na sequência. Todos os terminais do Eixo Anhanguera, por determinação do Governador Marconi Perillo, vão ser reformados na medida em que adquirirmos a nova frota de 90 ônibus articulados. Com estas ações queremos oferecer ao usuário do Eixo um transporte de melhor qualidade.

Que tipo de melhorias estas reformas vão proporcionar ao passageiro?
As obras vão ser direcionadas especialmente para a melhoria na circulação dos ônibus e conforto dos usuários. Observamos que houve um aumento na quantidade de passageiros que utilizam os terminais do Eixo Anhanguera, especialmente no Padre Pelágio, Praça A e Praça da Bíblia. Estes três terminais tiveram um aumento muito grande depois do subsídio na passagem porque muitas linhas que circulam por Goiânia fazem integração em um deles. Neste pacote de obras, os sanitários também serão reformados e adequados para esta nova demanda. Os banheiros estão velhos, malcuidados e, em grande parte, quebrados. Queremos dar conforto e higiene aos usuários.

Quando o usuário vai sentir estas melhorias?
O início dos trabalhos depende de processo licitatório. Tanto a compra dos veículos quanto a reforma dos terminais. Mas queremos começar as reformas nos terminais em no máximo 60 dias. Tudo será feito com a agilidade possível. No final deste mês e março já abriremos a licitação para compra dos veículos e acreditamos que no início de julho os ônibus comecem a chegar. Nesta data queremos estar com boa parte das obras dos terminais finalizadas ou em andamento.

Quanto a Metrobus e o Governo Estadual vão investir no Eixo Anhanguera?
Os investimentos nestas obras serão superiores a R$ 9 milhões. Este dinheiro vai ser pago com recursos do Tesouro Estadual. Para a compra de ônibus, os recursos são da própria Metrobus, que fará um financiamento. Estes gastos são necessários porque hoje a realidade do Eixo mudou. Antes do subsídio a circulação era de 80 a 90 mil passageiros/dia. Hoje é superior a 180 mil, chegando a 200 mil por dia. Nos terminais Praça da Bíblia e Praça A o reflexo deste aumento é ainda maior.

Estas mudanças já oferecem a estrutura necessária para a extensão do Eixo Anhanguera?
A extensão do Eixo será feita este ano. Uma na direção de Trindade, de início até o Conjunto Vera Cruz no segundo semestre, com conclusão até dezembro. Na região Noroeste, até a Vila Mutirão será feito no próximo ano. As obras de extensão começam somente no segundo semestre. Com tudo isto, pretendemos investir R$ 120 milhões no Eixo Anhanguera ainda este ano.

Fonte: Goiás Agora

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Terminal Ouro Verde em Campinas recebe melhorias

O Terminal Ouro Verde, no Jardim Cristina, vai passar por um processo de reforma. O posto de vendas de créditos do Bilhete Único (BU) vai mudar de local e ganhará mais dois novos guichês, que serão construídos com a frente voltada para a área externa. Além disto, serão totalmente acessíveis. Com isto, o terminal passará a contar com seis guichês para a venda dos créditos (quatro internos e dois externos); e os usuários do Ouro Verde não precisarão entrar no terminal para recarregar o cartão do BU.

No local do antigo guichê de vendas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) irá implantar um fraldário. Essa é uma antiga solicitação dos usuários do terminal. Com isto, o Ouro Verde será o primeiro terminal urbano do município com este tipo de equipamento. Ao lado do fraldário serão construídos dois novos banheiros acessíveis, ampliando para quatro o número de banheiros no local.

O projeto para a realização das obras foi executado pela equipe técnica da EMDEC e as ações serão custeadas pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).

Mais novidadesO Terminal Ouro Verde também vai ganhar um bicicletário na área interna, com capacidade entre 10 a 20 vagas. Outra novidade é a forma de acesso ao hortoshopping instalado ao lado terminal. A identificação das pessoas que vão realizar as compras e voltam ao terminal será por biometria.

Pela palma da mão será realizada a identificação do usuário, que terá um tempo pré determinado para realizar as compras. Ao passar nas catracas, o usuário coloca a mão no sensor, que procede a leitura das características físicas. A identificação biométrica tem margem de erro perto de zero. Atualmente, a identificação dos usuários é por senhas.

A ligação de acesso do Ouro Verde ao hortoshopping, num trecho de cerca de 100 metros, também receberá nova cobertura, com recursos da Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. (Ceasa).

A reforma do Terminal Ouro Verde começa na próxima terça-feira, dia 5 de abril; e deve prosseguir por dois meses. Os trabalhos não irão interferir na distribuição das linhas dentro do Terminal, evitando transtornos para os usuários.

Dados do Ouro VerdeO Terminal Ouro Verde foi inaugurado em 1988. Ele fica na Rua Armando Frederico Renganeschi, no Jardim Cristina.

O Ouro Verde recebe 28 linhas do Sistema InterCamp. Entre 65 e 75 mil usuários circulam pelo espaço diariamente.

Conheça as linhas no Terminal Ouro Verde:1.01 – Parque Universitário (inclusivo);
1.02 – Recanto do Sol (inclusivo);
1.03 – DIC I e III;
1.04 – DIC IV;
1.05 – COHAB I (inclusivo);
1.06 – COHAB II;
1.07 – Jardim Melina (inclusivo);
1.08 – Jardim Aeronave I (inclusivo);
1.09 – DIC VI;
1.10 – Adhemar de Barros;
1.11 – Jardim Aeronave;
1.12 – Jardim Planalto I (inclusivo);
1.13 – Jardim Planalto II;
1.16 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro (inclusivo);
1.18 – Terminal Ouro Verde;
1.19 – Terminal Ouro Verde (expressa);
1.20 – Terminal Ouro Verde (inclusivo);
1.21 – Terminal Ouro Verde;
1.22 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping (inclusivo);
1.23 – Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde;
1.25 – Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi (inclusivo);
1.28 – Terminal Vida Nova;
1.32 – Terminal Vida Nova (inclusivo);
1.34 – Terminal Barão Geraldo (inclusivo);
1.96 – Terminal Ouro Verde / Jardim Fernanda;
1.98 – Terminal Ouro Verde / Aeroporto de Viracopos;
2.05 – Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde;
2.39 – Terminal Ouro Verde.



Fonte: EMDEC

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Rio: Saiba o que já mudou nas linhas de ônibus da cidade em função do BRS em Copacabana

O BRS (Bus Rapid Service) é um corredor preferencial para ônibus. O primeiro a ser adotado no Rio foi o da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, em fevereiro deste ano. O segundo da lista é o da Rua Barata Ribeiro, no mesmo bairro, em abril. O principal benefício do sistema é a redução do tempo de viagem nos ônibus. Para impedir que as faixas preferenciais sejam invadidas por carros — além dos ônibus, somente táxis e veículos de emergência como ambulâncias e carros de polícia têm permissão para usar o corredor — a prefeitura usa radares eletrônicos.

Com a implantação do BRS, é feita uma reordenação dos pontos de ônibus. Embarques e desembarques só podem ser feitos em paradas determinadas. Uma sinalização especial nos abrigos de ônibus indica as linhas que param em cada local.

As faixas azuis são liberadas nos dias úteis, das 21h às 6h; aos sábados, a partir das 14h, e aos domingos e feriados, em qualquer horário.

VEJA AQUI AS LINHAS E OS PONTOS DE PARADA

Fonte: O Globo

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