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Especialistas criticam ignorância de deputados sobre mobilidade urbana no Grande ABC

quinta-feira, 24 de março de 2011

Congestionamentos geram estresse, atrasos, problemas de saúde e são alvos de críticas de parte da população e promessas de políticos em épocas de campanha. Mas, para deputados com base eleitoral no Grande ABC, isso tudo não é relevante. Portanto, especialistas em trânsito e mobilidade urbana ouvidos pelo Diário recomendam que esses políticos digam ao eleitorado o que é mais importante que resolver os problemas que fazem o fluxo parar na região.

"Trânsito livre significa melhorar a qualidade do transporte público", disse o professor de Engenharia Civil da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Creso Frando Peixoto. "Uma central de monitoramento mudaria o trânsito do Grande ABC. É um recurso usado em países desenvolvidos", argumentou o professor. A atual responsável pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, cobrou de autoridades políticas e do Consórcio Intermunicipal sobre esse tema. Apesar disso, a criação da central não chamou a atenção dos políticos na última reunião do Consórcio, na segunda-feira.

Professor de Engenharia do Mackenzie João Virgílio Merighi fez uma orientação direta aos deputados que consideram o trânsito um problema a ser pensado em segundo plano. "Que esses senhores vejam o ranking de corrupção no site do Banco Mundial. Vão percerber que o Brasil está em um dos primeiros patamares", criticou o docente. "A questão do trânsito envolve tudo: da saúde pública à habitação. Pena que alguns políticos ignorem essa realidade."

SEM SOLUÇÃOPara o professor de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia e consultor em políticas públicas Adriano Murgel Branco, se as prefeituras do Grande ABC demorarem mais para investir em projetos de melhoria do fluxo a reversão do problema no futuro pode ser quase impossível. "Se (as prefeituras) permitirem que a situação fique semelhante ao que acontece em São Paulo, vai ser difícil mudar", pontuou.

Ele ressaltou ainda a importância da criação de uma central de monitoramento. "É um sistema que otimiza o trânsito e também os equipamentos de controle, como os semáforos", explicou. "Mas também é preciso investir muito no transporte de massa. É a solução mais viável para o que enfrentamos no trânsito da Capital e Região Metropolitana", continuou.


Fonte: Diário do Grande ABC

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Trens das Linhas Azul e Vermelha do Metrô de São Paulo vão ser reformados

Os 98 trens das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha da frota original do Metrô de São Paulo passarão por reforma. O primeiro trem modernizado está em fase final de testes e deverá operar na Linha 3 (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) nos próximos 60 dias.
O trem modernizado tem ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, situação comum nos dias de chuva.
A composição, de seis carros, é a primeira de um lote de 98 unidades, 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha, que passarão por atualização tecnológica. Um segundo trem modernizado da frota da Linha 3 também deverá iniciar a operação comercial nas próximas semanas. A modernização irá igualar o padrão de desempenho, conforto e acessibilidade dos "velhos trens" com as novas unidades entregues recentemente.



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Em São Paulo, Licitação do metrô no ABC está cada vez mais próxima

A chegada do metrô à região do ABC deverá avançar mais um passo nos próximos dias. Ontem, em visita a São Bernardo para anunciar investimentos da Sabesp no município, o governador Geraldo Alckmin afirmou que aguarda apenas o sinal verde do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para a abertura do processo de licitação do projeto básico para avançar na ligação da região à malha metroviária da capital paulista.
“Vamos contratar o projeto básico. O Jurandir Fernandes já está preparando ele para a gente ter o mais rápido possível o projeto básico pronto, o custo da obra e assim estabelecer o seu funding (financiamento) para licitá-la”, disse Alckmin.
Em discurso, o governador mencionou uma data na próxima semana para a abertura do processo licitatório. Entretanto, pouco depois negou à imprensa que o anúncio ocorra dentro de sete dias. “Não darei a data ainda”, limitou-se a dizer.
Com o avanço nas tratativas do projeto básico, a região entra em nova fase na questão do transporte de massa. Com o projeto funcional definido e o projeto básico em licitação, a expectativa do Governo do Estado é que as obras possam começar no primeiro semestre de 2012.
Em reunião com o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr, e o deputado estadual, Alex Manente, Jurandir Fernandes colocou como meta a inauguração das primeiras estações do metrô a partir de 2014. O sistema deverá ter capacidade média de 30 mil passageiros.



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CTBel apreende 17 ônibus sucateados

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) já apreendeu 17 ônibus a partir da intensificação do trabalho de fiscalização que vem sendo feito pelos fiscais da companhia, desde a semana passada. Dos ônibus apreendidos, 10 estão com mais de 10 anos de uso e os demais estão com o licenciamento vencido.
Além das apreensões de veículos, os fiscais também estão fazendo uma média de 30 autuações administrativas por dia referentes a irregularidades como o desvio de itinerário, a queima de paradas, a circulação com portas abertas e paradas no meio da rua que prejudicam os usuários.
O objetivo da fiscalização - que deverá prosseguir por tempo indeterminado - é obrigar as empresas concessioná-

rias a cumprirem o que determina o Regulamento do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Belém. “O que nós queremos é dar mais segurança para o usuário e melhorar o sistema”, afirma o diretor de Transporte da CTBel em exercício, Paulo Serra.
As irregularidades podem ser denunciadas pelos usuários através do telefone 8733-2552. Os denunciantes devem informar o número de ordem dos ônibus (pintados nas latarias) que identificam a empresa, a linha e o veículo. Os usuários também devem informar se possível o horário da infração. Eles também podem denunciar à CTBel se os ônibus começarem a circular sujos.


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Em Natal, Estudantes vão ter desconto de 50% na migração para o cartão de transporte híbrido

Os estudantes de Natal que possuem o cartão NatalCard e optarem pelo uso do cartão híbrido (com dois chips), vão poder fazer a migração com 50% de desconto. O acerto foi feito na manhã desta quarta-feira (23) entre a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), e a Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário  (Transcop), a cooperativa que administra os novos cartões.

Os cartões são distribuídos gratuitamente e o valor da taxa de R$ 8,80 para adultos e R$ 4,40 para estudantes é apenas para quem vai fazer a transferência dos créditos do cartão. De acordo com o diretor de Operações e Permissões da Semob, Márcio Ataliba, os estudantes que já fizeram a opção e pagaram o valor da taxa inteira, receberão o que foi pago a mais em créditos. “Na próxima vez que o estudante for adquirir os novos créditos, o que ele pagou a mais estará creditado no cartão dele”, garante.

Para adquirir e carregar o cartão híbrido, o passageiro precisa ir a um dos postos de vendas do NatalCard localizados no Alecrim, no Shopping Via Direta, no Posto instalado na Praça Augusto Leite (em frente ao Teatro Alberto Maranhão) e no posto da Fundação Augusto Severo, no bairro de Igapó.

Com o cartão híbrido, o usuário tem a vantagem de poder usar ônibus ou alternativo quando quiser, basta ter o crédito nas duas opções. Quem desejar usar apenas um dos meios de transporte põe o crédito na opção desejada. Não é obrigatório o crédito nas duas opções.

Fonte: Tribuna do Norte

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Câmara aprova meia passagem para alunos do Prouni e cotistas no Rio

Foto: Aloiso Freire
A Câmara Municipal do Rio aprovou, durante votação na tarde desta quarta-feira (23), o projeto de lei que garante a meia passagem no transporte público aos alunos do ProUni e beneficiados por programas de cotas e reservas de vagas.
A votação foi 44 a 1. O projeto agora volta para o prefeito Eduardo Paes para ser sancionado.
No entanto, na noite desta quarta-feira, o projeto de lei será submetido a uma segunda votação para os vereadores que quiserem apresentar emendas ao projeto já aprovado.
Mais cedo, estudantes fizeram um protesto e ocuparam as duas faixas da Avenida Rio Branco, no Centro, para pressionar o voto dos parlamentares a favor do projeto. A passeata foi organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). O protesto fez parte de um movimento que acontece em várias cidades do país.


Fonte: G1.com.br

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