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Sistema BRT circula por Salvador e atrai atenções

sábado, 19 de março de 2011

O ônibus do futuro circulou ontem à tarde por Salvador e chamou a atenção que nem trio elétrico. O Mega BRT (Bus Rapid Transit) saiu da Avenida Tancredo Neves, trecho da Dismel, e seguiu pela Av. Luis Viana Filho ( Paralela) até o Aeroporto para, em seguida, retornar via CAB, Rótula do Abacaxi, Acesso Norte,  e encerrar a viagem na garagem da BTU, na região do Iguatemi. Durante o percurso, sempre acompanhado por batedores da Transalvador e Polícia Militar, foi fotografado e aprovado como opção para o sistema de transporte de massa em Salvador.

“É muito lindo e confortável. Vou perder todos os pontos porque vou acabar dormindo nele. Isso aqui é o metrô que já chegou sobre rodas. Pode mandar o outro metrô embora”, disse o técnico Alberto Pedreira, 36, que entrou no ônibus e gostou do que viu. O supervisor Evanilson Pereira de Souza, 45, passou diante do Mega BRT ainda parado e comentou: “Nota dez, show de bola. É o ideal pra o transporte de massa em Salvador”.

“A nossa intenção hoje é trazer uma solução pro transporte de passageiros na condição do BRT. Cidades como Salvador, que comporta um corredor, precisarão de um veículo igual a esse”, declarou Renato Miotto, da empresa gaúcha Neobus, responsável pela fabricação do ônibus de designe inspirado no trem bala, com ar-condicionado, circuito fechado, sistema de anúncio digital e de áudio da próxima parada, dois aparelhos de vídeo, sistema de câmeras interno e externo, GPS, moderna tecnologia, quatro portas do lado esquerdo, duas no direito, espaço para bicicletas e poltrona de obesos e cadeirantes. Se aprovado pelo poder público, cerca de 300 ônibus neste estilo poderão circular em Salvador em corredores especiais que poderão fazer as ligações Calçada-Pituba, Aeroporto-Lapa.

“É o mínimo que precisará ser  implantado para a gente poder oferecer um serviço de qualidade pra cidade”, ressaltou na oportunidade Horácio Brasil, superintendente do Setps, que participou do passeio do Mega RBT, que tem capacidade para 50 passageiros sentados e 110 em pé, e confirmou já ter o sistema desenhado, cobrindo 42 kms, para ser posto em prática a partir da sua aprovação.

“Estamos muito contentes com esta perspectiva do BRT porque o ônibus tem uma configuração e padrão muito legal e vai fazer com que melhore o sistema de transporte coletivo da cidade”, disse o “busólogo”- pessoa que gosta de ônibus e corre atrás de informações a respeito do tema – Frant Hechir, 19, estudante de Arquitetura da UFBa, ao final do passeio.
Informações: Tribuna da Bahia


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Grande Recife: Corredor exclusivo para ônibus na PE-15 só deve ser concluído em julho

Foto: Blog Meu Transporte
O segundo viaduto do Complexo de Salgadinho,a PE-15, em Olinda, foi inaugurado  na quarta-feira.  Agora, motoristas e passageiros esperam a conclusão das obras do corredor exclusivo de ônibus que vai atender as comunidades. Mesmo inacabados e mau sinalizados, os viadutos do foram liberados para o tráfego. Isso fez com que o trânsito no local ficasse ainda mais intenso.

Normalmente, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), são 50 mil veículos por dia na PE-15 e no seu prosseguimento, a avenida Pan-Nordestina. A situação só deve melhorar com a ampliação do corredor exclusivo para ônibus.

Atualmente, ele só vai até a área próxima ao quartel do Exército, na PE-15, no sentido Paulista-Recife. A partir daí é tráfego misto do qual ninguém gosta, a começar pelos motoristas de carros menores.

Os passageiros de ônibus também preferem os corredores exclusivos para ônibus e o motivo é simples. “Várias vezes os ônibus já queimaram a parada e tive de esperar outro”, reclamou uma passageira que aguardava um coletivo no local. Ansiosos mesmo pela conclusão dos serviços estão os motoristas de ônibus.”Há quatros anos eu espero pelo fim dessa obras, tomara que agora termine”, comentou um motorista.

A obra está fora do prazo. De acordo com as datas na placa da obra, ela deveria ter terminado em dezembro do ano passado, mas acabou atrasando por conta das mudanças no projeto dos viadutos do Complexo de Salgadinho. A previsão agora é o fim do mês de julho.

Até lá, o corredor exclusivo vai ganhar mais 1,1 quilômetro. Por ele, vão circular os ônibus de 15 linhas diferentes. Dessas, 11 seguirão direto pelos viadutos, quanto as outras quatro que atendem as comunidades de Cohab e Ouro Preto, em Olinda, terão que passar por pistas locais. Elas começarão depois do canal que fica ao lado do Fórum da cidade.

“A idéia é que esse corredor venha de Igarassu até Joana bezerra. Há todo um projeto de integração desse corredor com outros corredores existentes na Região Metropolitana”, explicou Manuel Marinho, presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes.




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Paulistanos terão acesso a informações sobre linhas do Metrô em tempo real

Os passageiros do Metrô passarão a ter acesso a informações em tempo real sobre o funcionamento das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás a partir da próxima segunda-feira (21). Um aplicativo estará disponível no site da empresa e poderá ser acessado também por meio de celulares.

Por meio do “Direto no Metrô”, será possível saber sobre falhas que “afetem uma linha em sua totalidade”, e os motivos que causaram o problema. Falhas pontuais e breves não serão exibidas pelo sistema. As informações são emitidas do Centro de Controle Operacional.


Fonte: R7.com

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Governo abandona projeto de metrô leve na Baixada Santista

Depois de 11 anos de promessas, o governo do Estado de São Paulo abandonou o projeto de implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos ou metrô leve), que integraria o SIM (Sistema Integrado Metropolitano) na região da Baixada Santista. O projeto já havia perdido credibilidade depois que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) declarou a licitação do VLT deserta em fevereiro deste ano.

Em visita à região na última semana, o governador Geraldo Alckimin confirmou que encaminhou à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a proposta de criar um trem regional.

Segundo o governo do Estado, a medida ampliaria ainda mais a prestação de serviços, uma vez que o VLT consistia em um tronco de ligação rápida apenas entre Santos e São Vicente, e o trem serviria também as demais cidades da região. Procurada pela reportagem, a CPTM não soube informar detalhes da proposta. O responsável pela análise de projetos da empresa também não foi localizado.

Além do VLT, outro antigo plano para a região pode não sair conforme o anunciado. De acordo com o governo do Estado, além da construção de uma ponte estaiada ligando Santos e Guarujá, a proposta da Ecovias de criar uma ligação entre as duas margens, que serviria apenas aos caminhões, também está em análise pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo.


Fonte: eBand



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Transcarioca prevê outra ponte estaiada na Barra, além de mergulhões e viadutos rumo à Zona Norte

sexta-feira, 18 de março de 2011

A região da Barra deve ganhar mais uma ponte estaiada (suspensa por cabos) com a inauguração do BRT Transcarioca, o mais importante da cidade e cujas obras foram lançadas nesta quinta-feira. A exemplo da Linha 4 do metrô - que, dependendo da aprovação pelo Iphan, terá uma ponte semelhante sobre a Lagoa da Tijuca - o corredor exclusivo para ônibus articulados traz no projeto uma estrutura do mesmo estilo sobre a Lagoa de Jacarepaguá, que terá pistas usadas tanto pelo sistema BRT (Bus Rapid Transit) quanto pelos veículos que fluirão da Linha Amarela. Na manhã de quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes iniciou oficialmente os trabalho de implantação do Transcarioca, o BRT que vai ligar a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ), Carlos Fernando Andrade, disse que, em ambos os casos, o órgão está analisando se há impacto na paisagem.

Segundo a prefeitura, o tempo gasto no trajeto entre a Barra e a Ilha do Governador deve ser reduzido em mais de 60% após a conclusão da obra, que será entregue em três anos como parte do pacote que prepara a cidade para os Jogos Olímpicos. Com 39km de extensão, o corredor expresso será construído em dois lotes.

Ao todo, nove pontes e dez viadutos

Projeto da Transcarioca (Foto: Divulgação)
Na quinta-feira, foi iniciado o primeiro lote da Transcarioca, que terá 28km e começa com a construção de um mergulhão exclusivo para os ônibus articulados no encontro das ruas Cândido Benício e Domingos Lopes, em Campinho, na Zona Norte do Rio. Este primeiro lote, orçado em R$ 798,4 milhões, inclui a ampliação da via (que passará pelos bairros da Barra, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Penha). Somente nesta primeira etapa serão construídas sete pontes (incluindo a estaiada), dois mergulhões na Barra, próximo à Cidade da Música, quatro viadutos, uma passagem inferior e urbanização. O segundo lote, que trata do traçado entre a Penha e o aeroporto, ainda está em fase de licitação.

- A ligação das ruas Cândido Benício e Domingo Lopes terá seis faixas de rolamento e teremos um mergulhão exclusivo para BRT que vai dar agilidade ao trânsito. Os ônibus não vão parar no sinal da Intendente Magalhães com a Cândido Benício, eles vão passar por baixo e, na saída do mergulhão, haverá uma estação de BRT - explicou o secretário municipal de Obras, Alexandre Lopes.

Ao todo, serão construídas 45 estações, três terminais para embarque e desembarque, nove pontes, três mergulhões e dez viadutos. O Transcarioca também prevê a duplicação de pistas e urbanização de áreas próximas ao BRT. O corredor também vai permitir uma integração com outros meios de transporte, como trens e metrô, beneficiando 400 mil passageiros por dia.

Meio bilhão em desapropriações

Na avaliação de Paes, o Transcarioca é uma das intervenções mais importantes para a prefeitura.
- Das obras que estamos fazendo olhando para as Olimpíadas, esta é a mais importante da cidade, porque ela não é só um corredor de transporte mudando completamente a lógica de comportamento das pessoas de todo o subúrbio carioca. Ela é uma revolução urbana. Esta região aqui é de difícil andar e ela vai abrir novas vias, melhorar o fluxo de veículos, tirar ônibus das ruas e oferecer transporte confortável. É mais importante que o Transolímpico, que o Transoeste e que a Linha Amarela - disse Paes.

Segundo Paes, um dos maiores desafios enfrentados pela prefeitura estão sendo as desapropriações de imóveis localizados ao longo do traçado da obra. O prefeito afirmou na quinta-feira que as desapropriações, iniciadas há mais de um ano, vão custar à prefeitura R$ 500 milhões. Inicialmente, a previsão de gastos era de R$ 300 milhões com indenizações, quando o projeto se limitava ao trecho Barra-Penha. A obra completa está orçada em 1,3 bilhão.

- Essa é uma intervenção muito complexa. Tivemos que desapropriar mais de três mil imóveis e ainda temos um trabalho grande pela frente. Há um conjunto grande de processos na Justiça, mas a prefeitura está tentando fazer o melhor possível - afirmou.

Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Lopes, para esta primeira fase da obra já foram feitas 70 desapropriações, entre imóveis comerciais e residenciais.

Fonte: O Globo
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No Recife, Suspensa abertura de propostas da 2ª e 3ª etapas da Via Mangue

O lendário embróglio que envolve a construção do sistema viário da Via Mangue, futuro corredor da Zona Sul do Recife, teve mais um capítulo na manhã desta sexta-feira, dia em que seriam abertas as propostas das empresas participantes no processo de licitação da 2ª e 3ª etapas da via. Após decisão judicial, a presidente da URB Débora Mendes, juntamente com a comissão de licitação, decidiu suspender por tempo indeterminado o processo para conhecimento das propostas.
Seis empresas estiveram presente hoje no certame. São elas: Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Consórcio Constran e Egesa, Construbase e a Mendes Junior. Tudo parecia que o processo transcorreria dentro da nomarlidade, quando na primeira parte do certame, três das empresas participantes, a Camargo Corrêa, Construbase e o Consórcio Constan/Egesa foram desclassificadas do processo licitatório por apresentarem parte da documentação irregular. Após a desclassificação, a Camargo e o Consósio Constran entraram com recurso administrativos para participar da licitação.

Somente o recurso da Camargo Corrêa foi deferido. Logo em seguida, o Consórcio entrou com mandado de segurança para assegurar a participação no certame. Depois foi a vez da Queiroz Galvão também entrar com mandado de segurança para que a Camargo Corrêa não abrisse o seu envelope com a proposta.
Após a confusão, a presidente da URB, em conjunto com a comissão de licitação, decidiu suspender o processo, baseado nos inúmeros recursos administrados impetrados.   

Com a suspensão, a presidente da UBR informou que ainda não há uma nova data para a continuidade do processo. A partir de agora, as ações serão analisadas e, de acordo com Debora, o novo encontro para conhecimento das propostas deve ser realizado o mais rápido possível. Ainda segundo ela, a intenção é que o cronograma não sofra nova alteração. As obras estão mantidas para abril.

Fonte: FolhaPE

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