Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Campinas teve 66 ônibus depredados durante o carnaval

quarta-feira, 9 de março de 2011


Foto: Luciano Roncolato

Pelo menos 66 ônibus foram depredados durante os quatro dias de carnaval em Campinas, em São Paulo. O balanço foi divulgado pela Associação das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo de Campinas (Transurc), que informou tratar-se de um número recorde. Os coletivos tiveram vidros quebrados, bancos destruídos, parte elétrica danificada e alguns foram pichados.
Somente na noite desta terça-feira, 20 ônibus foram alvo de vandalismo, oito a mais do que foi registrado na noite de segunda-feira. O prejuízo é de R$ 230 mil, segundo as concessionárias. A marca bateu os registros de 2009, quando 50 veículos foram depredados. No ano passado foram depredados 40 ônibus, um prejuízo de cerca de R$ 100 mil. O aumento na comparação de 2010 a 2011 foi de 65%.
As concessionárias VB Transporte e Turismo, Expresso Campibus, Itajaí Transportes Coletivos e Onicamp Transporte Coletivo, todas associadas à Transurc, disponibilizaram os veículos para transportar as pessoas que foram assistir aos desfiles das escolas de samba na Vila Industrial.
De acordo com diretor de comunicação da Transurc, Paulo Barddal, a empresa VB Transporte e Turismo solicitou à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para operar com frota reduzida nesta quinta e sexta-feira, principalmente na região do Ouro Verde. A empresa teve 41 veículos depredados. Outras empresas estão emprestando peças para que a VB Transporte e Turismo faça os consertos.
Em nota, a Transurc ressaltou que o balanço é referente apenas aos veículos das concessionárias que são suas associadas e que não possui os dados referentes aos veículos dos permissionários (alternativos), que se reúnem atualmente em cooperativas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a Guarda Municipal reforça o patrulhamento nos terminais de ônibus antes do encerramento dos desfiles das escolas de samba, mas o vandalismo ocorre quando os ônibus estão em trânsito, o que dificulta o trabalho.
A Polícia Militar também informou que reforçou o patrulhamento nos terminais e corredores de ônibus para evitar esses casos de depredação.



READ MORE - Campinas teve 66 ônibus depredados durante o carnaval

São Paulo: Informativo SPTrans na Zona Leste

Informamos que a partir do dia 12 de março, sábado, a linha 3745/10 Jd. Imperador – Tatuapé terá o seu percurso prolongado para atender aos moradores do bairro Chácara Califórnia, na Zona Leste da Cidade, e as proximidades do Shopping Metrô Tatuapé.
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
Linha e itinerário:
3745/10 Jd. Imperador – Tatuapé
Ida:
normal até a Av. Cons. Carrão, Rua Cantagalo, Rua Antonio de Barros, Rua Serra de Botucatu, seguindo normal.
Volta: sem alteração.


 
Fonte: SPTrans

READ MORE - São Paulo: Informativo SPTrans na Zona Leste

DF: Metrô pode parar por tempo indeterminado

terça-feira, 8 de março de 2011

Em meio a denúncias graves envolvendo parte da frota de ônibus do Distrito Federal, o serviço de transporte público sofrerá outro baque. Os metroviários anunciaram greve para a próxima segunda-feira, por tempo indeterminado. A paralisação afeta cerca de 150 mil usuários por dia. A categoria quer abrir negociações com o governo para que sejam cumpridas uma série de reivindicações.

A decisão de parar foi tomada durante uma assembleia realizada no domingo, na Praça do Relógio, em Taguatinga.  No entanto, a categoria volta a se reunir no próximo domingo. Caso a direção do Metrô não acene com a intenção de negociar cerca de 70 cláusulas que fazem parte do acordo coletivo dos metroviários, a greve estará automaticamente mantida para começar no próximo dia 14.

De acordo co com o diretor-geral do Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô-DF), Israel Almeida, o acordo coletivo da categoria vence em 1º de abril e a direção do Metrô ainda não concordou em abrir as negociações. “Nossa classe está com benefícios defasados em relação a outros cargos dentro do GDF. A decisão de parar os serviços foi tomada depois que se esgotaram as conversações. Agora teremos que parar”, afirmou.

Aumento

Entre as principais reivindicações dos metroviários está um reajuste salarial de 25%, além de um abono especial temporário que deseja equiparar os vencimentos mensais em relação a outros cargos dentro do GDF. “Precisamos dessa equiparação já que os salários estão defasados. Existem carreiras dentro do metrô que não recebem aumentos há anos”, disse o diretor-geral do Sindmetrô-DF.


READ MORE - DF: Metrô pode parar por tempo indeterminado

Japão inaugura um trem-bala mais veloz e confortável

O Japão irá lançar neste fim de semana seu novo trem-bala da última geração, com vagões elegantes em verde e prata com faixas rosas e um nome inspirado no falcão peregrino.

O "Hayabusa", a primeira versão modernizada do trem-bala japonês desde a frota anterior, lançada há 14 anos, causou muito rebuliço entre os entusiastas de trens. Um ingresso para a estreia, no sábado, foi vendido por milhares de dólares na Internet, segundo a mídia.

O trem atinge uma velocidade de 300 quilômetros por hora, tornando-o no mais rápido do Japão - pouco atrás da chinesa Harmony Express, uma linha de alta-velocidade que chega a 350 quilômetros por hora.

"Realmente, o trem-bala representa o alto nível de nossa empresa e da tecnologia do Japão", disse Tomoyuki Endo, gerente do Shinkansen Group do East Japan Railway Company.
"Não apenas por ser de alta velocidade, mas também por ser ecológico, confiável e ter um desempenho mecânico confortável, além de ser um serviço elegante para passageiros", acrescentou.

O trem oferece um serviço "GranClass" com assentos de couro, iluminação pessoal para leitura e descanso para as pernas, junto com acesso irrestrito a bebidas alcoólicas e refeições leves - por um custo extra de 9.490 ienes (116 dólares), dependendo do destino.

O primeiro trem-bala do Japão foi inaugurado em 1.º de outubro de 1964, e durante quase duas décadas foi o trem de passageiros mais rápido do mundo. Nestes 46 anos, o sistema não registrou nenhum acidente fatal, apesar da alta velocidade e dos frequentes desastres naturais do Japão.






READ MORE - Japão inaugura um trem-bala mais veloz e confortável

Em São Paulo, Uso da bicicleta aumentou 183% em 10 anos

De acordo com a Pesquisa Origem/Destino 2007, realizada pelo Metrô de São Paulo a cada 10 anos, das 25,5 milhões de viagens/dia realizadas na capital, cerca de 156 mil (0,6%) são feitas por bicicletas. Em 1997, apenas 56 mil viagens eram feitas por bicicletas, o que representa um aumento de 183% neste tipo de viagem no período. “A bicicleta é o modal cuja utilização mais cresceu no intervalo entre as duas pesquisas”, afirma a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP).

Atualmente, a CET prepara a licitação para a contratação de um projeto para a implantação das três ciclovias em regiões distantes do centro da capital paulista, num total de 55 km de percurso. Serão 26 km de infra-estrutura cicloviária no Jardim Helena, na zona Leste; outro circuito no Jardim Brasil, na zona Norte, com 17 km de extensão; e o terceiro trecho será o circuito Grajaú/Cocaia, na zona Sul, que terá 12 km, sendo 5 km de ciclovia e 7 km de ciclofaixa. A companhia afirma que esses locais foram definidos com base em uma pesquisa que indica o maior nível de utilização da bicicleta como meio de transporte. No entanto, ainda não há previsão para que as ciclovias entrem em funcionamento.

Mas o diretor da Federação Paulista de Ciclismo (FPC) Marcos Mazzaron acredita que ainda faltam políticas públicas para incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte. Para ele, a construção de mais ciclovias interligando pontos da cidade é um incentivo. A extensão das ciclovias na capital paulista hoje é considerado abaixo do ideal, diz ele.

“Em vários países da Europa, o uso de bicicletas é cada vez mais frequente e é superincentivado por empresas privadas. As pessoas utilizam a bicicleta para ir ao trabalho, fazer compras. A opção por esse transporte tem se tornado uma tendência mundial”. Mazzeron lembra, no entanto, que Sorocaba, no interior paulista, é referência, com pelo menos 85km de ciclovias e sistemas para utilização de bicicletas.

Segundo ele, além da recém-inaugurada ciclovia da zona leste, que facilita o transporte de funcionários de empresas da região, a construção de ciclofaixas de lazer (que funcionam apenas nos finais de semana) “ambientou” o paulistano à utilização desse meio de transporte. “Se você perguntar para cem pessoas, 90 vão saber o que são as ciclofaixas. É uma ação de lazer, que transformou esse sistema em um grande parque linear.” Atualmente, de acordo com a CET, a capital paulista tem 30km de ciclofaixas, ligando o Parque das Bicicletas aos parques do Ibirapuera, do Povo e Villa-Lobos. A ciclofaixa funciona aos domingos, das 7h às 14h, e conta com monitores para orientação de usuários.

Ande seguro
  • Nunca transite contra o fluxo (as pessoas acham que é seguro, mas não é);
  • Use roupas claras e refletivas;
  • Utilize equipamentos de segurança, principalmente o capacete;
  • Não use fones de ouvido para pedalar – isso faz o ciclista perder a referência dos carros;
  • Opte por vias secundárias e evite avenidas movimentadas, como a 23 de Maio, na zona sul.
  • Bicicletas modelo mountain bike, com 18 ou 21 marchas, são boas opções para o iniciante.

Fonte: Terra

READ MORE - Em São Paulo, Uso da bicicleta aumentou 183% em 10 anos

Ônibus da Região Metroplitana do Recife serão equipados com GPS

Um novo modelo operacional para o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) promete minimizar o turbulento cenário de atrasos e problemas que marcam os pontos de ônibus e atormentam os quase dois milhões de usuários do sistema. Até o final de agosto deverá ser implantado em 2.980 coletivos da RMR aparelhos GPS que permitem ao usuário ter acesso, através do próprio aparelho celular, a localização do seu ônibus. A mudança foi anunciada ontem, pelo governador do Estado, Eduardo Campos, durante a assinatura da ordem de serviço do terminal do Largo da Paz, no bairro de Afogados, no Recife e o lançamento do edital de licitação para as obras do Terminal de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O primeiro passo para a implantação desse serviço é a instalação de uma central de monitoramento que deve ser instalada até o final de agosto.
Quando a central estiver ligada aos aparelhos de rastreamento via satélite, os usuários do sistema de transporte urbano poderão receber no seu celular uma mensagem com o horário que o ônibus estará chegando em sua parada. “Hoje em dia quase todo mundo tem celular, mesmo um pré-pago. Na hora que o ônibus usar o GPS, o sistema avisa a central e nós avisamos aos usuários que estiverem cadastrados. Isso traz maior comodidade e segurança evitando que você fique exposto ou exposta durante muito tempo em uma parada ou um terminal de ônibus”, destacou o governador.
A expectativa do Poder Executivo é de que o monitoramento via GPS, a instalação de novos terminais de integração e a criação de um grande corredor de transporte público resolvam o problema de trafegabilidade enfrentado no Recife e Região Metropolitana. “Só no ano passado tivemos 106 mil carros novos, fora Vans e microônibus. São 106 mil carros a mais com praticamente as mesmas ruas. Nós sabemos que o único caminho não é inventar a roda, é ter a roda que já foi inventada adaptada a nossa realidade, expandindo a linha do metrô, duplicando o número de passageiros e fazendo os corredores de ônibus exclusivos”, observou Campos.

READ MORE - Ônibus da Região Metroplitana do Recife serão equipados com GPS

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960