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Suspensa em Curitiba greve de ônibus marcada para o dia 1º de março

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma reunião na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) entre trabalhadores e patrões do transporte coletivo de Curitiba suspendeu a greve dos motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana que estava marcada para o dia 1º de março. O encontro entre os representantes do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindmoc) e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e região metropolitana (Setransp) . A desembargadora Rosemarie Dietrich Pimpão determinou o reajuste de 10% , conforme o previsto pelos estudos do Dieese. A decisão foi uma resposta a um pedido de dissídio coletivo impetrado pela categoria no Ministério do Trabalho.
 O Sindimoc queria aumento de 38% sobre o salário, além da troca da cesta básica para vale alimentação e plano médico. A contraproposta do patronal é de reajuste de 8% sobre o salário, já inclusa a atualização do INPC.


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No Rio, Motoristas tentam desviar de regras em corredor de ônibus

No quarto dia do corredor de ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, muitos passageiros e motoristas ainda não se acostumaram com as alterações de linhas, os novos pontos de parada e as faixas exclusivas. Alguns 'driblaram' as novas regras, fazendo embarque e desembarque na calçada ou invadindo a seletiva longe dos olhares dos guardas de trânsito. A Secretaria Municipal de Transportes adverte que, na semana que vem, as irregularidades, até agora motivo de simples advertências, já vão virar multa.
Quem for flagrado infringindo as normas relacionadas à faixa seletiva terá que desembolsar 45 Ufirs (R$ 90,83) e perderá três pontos na carteira de habilitação por cada bandalha cometida. A punição será a mesma no corredor da rua Barata Ribeiro, a ser implantado na segunda quinzena de março.

Em adaptação
Parada em ponto desativado à espera de seu ônibus, Rosa Maria Serra, 54 anos, não desanimou apesar da confusão. "O carioca é resistente às mudanças. Mas o tempo de viagem nos ônibus realmente diminuiu, e já é perceptível a diferença no tráfego", ponderou. O aposentado Francisco Adelino Neto, 77, se queixou das letras dos folhetos explicativos: "Deveriam ser maiores".
Quem pagou o preço pela desinformação foram os condutores de coletivos, que ganharam trabalho extra explicando, a cada ponto do seu trajeto, as mudanças, inclusive de número das linhas.
Segundo a Secretaria, houve diminuição de 25% na frota de todas as linhas que passam pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Para o secretário Alexandre Sansão, o usuário não teria percebido a redução pelo aumento da velocidade dos coletivos. Na terça, a Secretaria multou 21 caminhões fazendo carga e descarga na avenida em horário proibido.
Mas uma reclamação une motoristas ônibus e carros: o confuso trânsito no fim do corredor expresso da Nossa Senhora de Copacabana. Como a maioria dos ônibus que vêm pela pista seletiva da direita entram à esquerda na avenida Princesa Isabel, a mudança de faixa pode representar risco de 'fechar' os veículos que seguem em direção ao Leme.

Meta é a troca de carro e táxi por transporte coletivo
Na terça, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que a meta principal a ser atingida com a implantação dos corredores é tornar o transporte público o principal meio de condução: "Com a diminuição de carros nas ruas, teremos melhora na qualidade de vida. Haverá, por exemplo, menos poluição".
E esse é também um temor para os taxistas. Com a maior rapidez com que os ônibus têm circulado na avenida Nossa Senhora de Copacabana, os motoristas de carros de praça acreditam que a tendência é que boa parte dos seus passageiros migrem para o transporte coletivo. "Com exceção dos idosos, todos vão querer ir de ônibus, já que o trânsito flui melhor do lado de lá", reclamou o taxista Ronaldo Santos da Silva, 31.

Fonte: Terra

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No Recife, Trecho da BR-101 terá via exclusiva para ônibus, os chamados BRT's

Um trecho de 30km da BR-101 que contorna a Região Metropolitana do Recife, entre Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho, vai ser reformado e ganhar uma via exclusiva para transporte coletivo, em um conjunto de obras orçado em R$ 450 milhões.
O assunto foi discutido durante uma reunião realizada na tarde de ontem entre o governador Eduardo Campos e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luiz Antonio Pagot. O empreendimento é tido como "indispensável" à realização da Copa do Mundo de 2014.
“Pelo cronograma, o projeto estará pronto até o dia 2 de maio, para que a obra possa ser licitada ainda no primeiro semestre”, declarou Eduardo Campos através de sua assessoria de imprensa. Também participaram do encontro o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, e diretores do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE).
De acordo com nota encaminhada pela assessoria do governo do estado, a solução prevê elevados e corredores de BRTs (Bus Rapid Transit), uma variedade de transporte público em que os ônibus trafegam em faixas exclusivas e independentes dos demais veículos.
Para o diretor do DNIT, a realização da obra apresenta poucos obstáculos em termos de desapropriações. “No local mais densamente urbanizado, que é o trecho entre Dois Irmãos e o entroncamento da BR-232, construiremos uma via elevada”, esclareceu Pagot.

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Valor da passagem de ônibus sobe para R$ 2 em Fortaleza

Subiu para R$ 2 o valor da passagem de ônibus de Fortaleza, enquanto a meia passagem passa de R$ 0,90 para R$ 1. O reajuste equivale a 11,1% de aumento. no valor das tarifas. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 23, após reunião da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e empresários do setor.

Durante os períodos de 9h às 10h e de 15h às 16h, haverá uma tarifa diferenciada por todos os dias da semana. Trata-se da Hora Social. Durante estes horários, a passagem custará R$ 1,80, enquanto a meia será R$ 0,90. Poderá utilizar o benefício quem tiver os cartões de ônibus nas cores cinza ou vermelha, além de estudantes com carteira com crédito.




De acordo com a Etufor, a tarifa social de domingo permanece com o valor de R$ 1,40, e meia de R$ 0,70.

Os novos valores serão validados a partir do dia 6 de março.
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Falta de acordo sobre validadores do RioCard deixa alunos a pé

Após uma semana sem ir à escola por não conseguir validar o cartão RioCard, a estudante Lara de Souza, de 12 anos, conseguiu voltar a estudar no colégio estadual onde está matriculada em Belford Roxo. Mas para chegar à escola precisou caminhar durante uma hora, pois, mesmo com o início do ano letivo, ela continua sendo barrada nos ônibus, apesar de ter o RioCard.
A situação da adolescente, assim como a de outros estudantes novos do Colégio Estadual Presidente João Goulart, segue sem solução. Apesar de a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) ter prometido para a sexta-feira passada a instalação de um validador para os cartões na escola, nada foi resolvido até ontem à tarde.
A Fetranspor e Secretaria estadual de Educação (Seeduc) mantêm o jogo de empurra na hora de assumir a responsabilidade sobre os cartões. Enquanto a Fetranspor garante que a instalação dos validadores é com a Seeduc, a secretaria reforça que a federação não está colabo$para atender os estudantes que ainda enfrentam problemas com o RioCard.
Amanhã, às 11h, as secretarias de Educação e Transportes se reunirão com a Fetranspor para discutir os problemas relacionados aos cartões dos estudantes, incluindo o caso da escola João Goulart. O encontro estava marcado para ontem, mas foi adiado.
Trinta dias
A Fetranspor reconheceu que o problema, afirmando que o software estava desatualizado em parte das empresas de ônibus da região, e reforçou que ele foi solucionado ainda na semana passada.
— A Fetranspor terá que explicar o motivo de as empresas não deixaram os alunos seguirem viagem. Em janeiro, a Seeduc enviou um ofício à federação solicitando que o aluno com problemas no cartão pudesse embarcar só com o uniforme por um período de 30 dias. Era o nosso prazo até atualizarmos todos os cadastros — disse o subsecretário de Infraestrutura e Tecnologia da Seeduc, Sérgio Mendes.


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Em Natal, Integração de ônibus e vans será realizada a partir de 21 de março

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e a cooperativa Transcoop acordaram no início desta semana que a partir do dia 21 de março já estará em pleno funcionamento a unificação dos cartões de passagens na cidade do Natal, o Sistema Automatizado de Bilhetagem Eletrônica (SABE).

Ônibus e opcionais utilizarão o mesmo cartão de passagens. Em todos os pontos de vendas da NATALCARD, o usuário do transporte coletivo da cidade poderá comprar os créditos para os dois sistemas de transportes.

Como publicado no Decreto Municipal 9.313 de 10 de fevereiro de 2011, o cartão de passagens terá dois chips, que poderá ser abastecido separadamente.

A Seturn deixará de comercializar os cartões com uma área de memória, devendo os cartões já comercializados serem substituídos gratuitamente, mediante solicitação do usuário.

Fonte: No Minuto

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