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Tarifa de ônibus em Campo Grande aumenta para R$ 2,70

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Prefeitura de Campo Grande confirmou hoje que a tarifa de transporte coletivo urbano passa de R$ 2,50 para R$ 2,70 a partir do dia 28 de fevereiro, conforme já tinha sido antecipado pelo jornal Correio do Estado nesta semana. A planilha definindo o valor para reajuste foi elaborada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Agência Municipal de Regulação, chegando ao valor de R$ 2,68, que foi arredondando para R$ 2,70.
O valor do 'fresquinho' passa de R$ 3 para R$ 3,20. os valores da passagem de Campo Grande para Anhanduí e para o Bairro Chácara das Mansões também têm valores diferenciados, mas esses aumentos ainda não foram informados.

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Validação do cartão de transporte escolar no Rio segue até dia 2 de março

Estudantes da rede municipal do Rio poderão para ativar os cartões de transporte até 2 de março. As máquinas validadoras estão em 20 postos instalados em ônibus devidamente identificados espalhados pela cidade. Até ontem, 45 mil dos 300 mil alunos da rede municipal já tinham feito a ativação. Os ônibus só ativam os cartões de quem estuda em escola municipal no Rio.
O estudante deverá comparecer pessoalmente, munido do cartão. Não é preciso marcar hora. Depois de 2 de março, o procedimento só poderá ser feito em um dos postos RioCard existentes na cidade.
Quem não tiver ativado o cartão não poderá usá-lo nos ônibus nem registrar presença na escola, pois o RioCard Escolar passará a ser utilizado também para este fim.
Márcia Gabrieli de Jesus, 14 anos, procurou o posto móvel instalado na Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua de Santana. Em menos de um minuto, a jovem validou o cartão.
- Demorei para vir porque não tinha sido informada que precisava atualizá-lo. Agora, poderei pegar o ônibus tranquilamente – comentou.
A listas de postos está disponível em cartazes afixados dentro dos 8.600 ônibus urbanos, nas 1.069 escolas municipais, nos postos RioCard e també no site http://www.riocard.com/.


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BRT: Tempo de espera de ônibus em Salvador cairá 83%

Com a Copa do Mundo em 2014, Salvador busca implementar um sistema de transporte público de massa mais eficiente. O principal projeto refere-se ao BRT (Bus Transit Rapid), um corredor exclusivo para ônibus, com duas faixas, que cortará a cidade do Aeroporto até o Acesso Norte, permitindo a ligação com o metrô. O investimento está estimado em R$ 570 milhões e é inspirado no sistema de transporte de Bogotá, capital da Colômbia. 

Com corredores exclusivos, o tempo de espera média dos ônibus será reduzido em 83%, saindo de 18 para apenas 3 minutos. Segundo a Secretaria dos Transportes e Infraestrutura da Prefeitura de Salvador (Setin), também haverá uma redução no tempo das viagens.

Os passageiros ingressarão no sistema com o bilhete já pago, o que agilizará o acesso
Dados do BRT de Bogotá apontam que ônibus convencionais que tinham uma velocidade média de 8 a 10 km/h circulam hoje com 28 km/h, afirma Carlos Rada, diretor comercial da Transmilênio, sistema público que coordena sete empresas que operam no BRT. São os corredores exclusivos que reduzem o tempo. Com uma cidade de 7,2 milhões de habitantes, o desafio hoje de Bogotá é estender o sistema, que só atende 16% da população.

Velocidade 
Em Salvador, somente no trecho Aeroporto-Acesso Norte, o governo do estado vai gastar R$ 570 milhões, sendo que as licitações já estão previstas para começar entre março e abril. A novidade é que a prefeitura pleiteia mais R$ 400 milhões para construir o trecho que ligará a Estação Iguatemi até a Lapa e a Calçada. Francisco Ulisses, chefe do setor de planos e projetos da Setin, confirma que o prefeito João Henrique já esteve em Brasília, há duas semanas, encaminhando a nova proposta.

O projeto BRT em Salvador, inicialmente, terá 42 quilômetros. Mas, o projeto total atinge 127 quilômetros de corredores. Quando questionado sobre a possibilidade de metrô, em vez dos ônibus, Ulisses sintetiza: “Sem dinheiro, a solução é esta. Temos que melhorar os modelos que já existem”. Segundo a Transmilênio, em Bogotá, foram investidos R$ 30 milhões para a construção de um quilômetro de BRT, enquanto o metrô seria R$ 120 milhões.


Problemas
É a demanda um dos maiores problemas do sistema. Mesmo com 10 ônibus biarticulados, que chegam a levar 260 passageiros na hora de maior trânsito, Bogotá sofre com a alta demanda, e o presidente da Transmilênio, Jairo Mendieta, também informa que a população reclama dos ônibus cheios.

“Há uma alta ocupação dos ônibus e, por isso, estamos construindo uma terceira fase de trechos”, acrescenta Medienta. A fase três do BRT em Bogotá corta outro corredor em paralelo, e Medienta explica que há necessidade de mais corredores exclusivos no centro da cidade, por causa da alta demanda de passageiros.

Estações 
Assim como em Bogotá, o sistema em Salvador contará  com estações exclusivas para a parada dos ônibus, e os passageiros já ingressarão no transporte com bilhete pago, o que agiliza o acesso do público para 20 segundos em cada estação. Também há a previsão de três tipos de ônibus para compor o sistema: o expresso (que cruzará do Aeroporto ao Acesso Norte sem parar em nenhum ponto); o semiexpresso (que parará  em estações alimentadoras para pegar mais passageiros) e as paradoras (responsáveis por pegar os passageiros em São Rafael, por exemplo, e deixar na estação BRT da Paralela).

O BRT conta com corredores exclusivos, que proporcionam a redução de espera
O fato de ter duas faixas permitirá o convívio dos três sistemas sem atrapalhar a operacionalidade, já que o expresso não será interrompido quando o semiexpresso e os paradores estiverem nas estações.

A possibilidade de levar mais passageiros também aumenta. Os ônibus em Salvador, que transportam hoje 70 pessoas, passarão a transportar 160 e até 240 passageiros. Porém, Ulisses também enfatiza a requalificação urbana que a Transmilênio fez em Bogotá em cada fase, como a construção de praças e estacionamentos para bicicletas, o que torna Bogotá a cidade da América Latina com maior quilometragem de ciclovias (340 quilômetros).

Linhas do BRT

Mussurunga - Iguatemi
Mussurunga - Retiro
Mussurunga - Lapa
Retiro - CAB
Pituba - CAB
Lapa - Pituba
Lapa - CAB
Retiro – Pituba

Outra questão é o preço da tarifa. Medienda não nega que há uma dificuldade entre oferecer um bom serviço a um baixo custo, como deseja a população. As pessoas que saem da periferia pagam 1.400 pesos colombianos (o que equivale a menos de R$ 1,40).
Ônibus transportam até 260 passageiros durante picoBogotá, capital da Colômbia, possui 10 ônibus biarticulados, que transportam cerca de 260 passageiros sendo 54 deles sentados. Os ônibus só circulam das 5h às 10h e das 17h às 21h, ou seja, a hora de pico do trânsito. Não há em outro país tamanha frota de ônibus biarticulados segundo a Transmilênio, empresa que coordena o sistema.
Furto na capital colombianaMesmo com todo o sistema de segurança existente na capital da Colômbia, onde é comum presenciar o próprio Exército nacional nas ruas, na terça-feira um dos jornalistas baianos que visitavam o sistema BRT foi furtado na Zona Rosa, tradicional área turística de Bogotá. O incidente aconteceu em um bar, durante a hora de almoço, quando um rapaz levou a mochila de Chico Vasconcellos, com todos os seus documentos e pertences, sem ninguém perceber. Interessante foi  encontrar pouca compreensão na própria Embaixada brasileira, cujos funcionários se preocuparam apenas em liberar documentação para o jornalista viajar na manhã seguinte.
Até R$ 2,4 bi do PACSalvador poderá receber até R$ 2,4 bilhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Grandes Cidades. O governo federal colocou ontem à disposição das 24 maiores cidades do país R$ 18 bilhões a serem distribuídos para bancar a realização de obras de infraestrutura de transportes públicos. A capital baiana está no grupo das nove cidades que receberão maior volume de recursos e poderá apresentar até quatro propostas.

A condição para o início dos repasses é a apresentação de projetos executivos, mais detalhados do que o projeto que será avaliado pelo governo até junho. A depender da relevância do projeto, o governo poderá, inclusive, financiar a produção do projeto.

Salvador tem investimentos certos de pouco mais de R$ 1 bilhão. Além dos R$ 570 milhões previstos para a primeira fase do BRT, também estão garantidos mais R$ 300 milhões para obras de acessibilidade no entorno da Arena da Fonte Nova e mais R$ 240 milhões para a segunda fase da primeira etapa do metrô, estendendo a linha do Acesso Norte até Pirajá.

O prefeito João Henrique esteve ontem em Brasília, e participou do lançamento do PAC Mobilidade, que será gerido pelo Ministério das Cidades, liderado pelo baiano Mário Negromonte. João afirmou que o município apresentará outros projetos, além dos já existentes, para melhoria do sistema viário de Salvador. As obras previstas pelo programa serão realizadas com recursos do governo federal e contrapartida do  governo baiano.


 

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Curitiba: Motoristas e cobradores podem entrar em greve na terça-feira

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região, Sindimoc, definiu nesta quinta-feira (17) que a categoria pode entrar em greve na próxima terça-feira (22). A decisão foi tomada após reunião com o sindicato patronal na tarde desta quinta-feira, na qual os empregadores recusaram a proposta dos sindicalistas de 38% de aumento salarial.
Além do aumento exigido pelos trabalhadores, a categoria reivindica a troca da cesta básica pelo vale alimentação e também plano de saúde. Nesta sexta-feira (18) o Sindimoc irá se reunir com o patronal às 14h na Delegacia Regional do Trabalho para definir se a categoria fará ou não a paralisação.

A negociação dos trabalhadores com o patronal iniciou no dia 21 de janeiro. A contraproposta dos patrões é de reajuste salarial de 8% sobre o salário, já incluso a atualização do INPC.
Tarifa de ônibus
Dependendo da negociação do patronal com os motoristas e cobradores, a Urbanização de Curitiba S/A, Urbs, poderá alterar o valor da tarifa de ônibus em Curitiba. De acordo com a assessoria da Urbs um novo valor da passagem do transporte coletivo não foi definido, pois este valor depende da negociação salarial entre os motoristas e cobradores com as empresas de transporte.
No começo da tarde desta quinta-feira cerca de 150 manifestantes protestaram em frente à Câmara Municipal contra o possível aumento da tarifa do transporte. Os protestantes cogitam que o preço da passagem deva mudar de R$ 2,20 para R$ 2,50 ou R$ 2,90. A Urbs afirma que não há valor definido para o aumento do preço.


Fonte: Gazeta do Povo

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No Rio, Corredor exclusivo para ônibus será divulgado através de folhetos

A secretaria municipal de Transportes decidiu liberar o uso da faixa exclusiva para ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana para táxis adaptados aos portadores de necessidades especiais e veículos destinados ao transporte escolar. A utilização será restrita a embarque e desembarque de passageiros. Com a implantação do BRS de Copacabana, foram criadas 21 linhas a partir do seccionamento das antigas. Câmeras de fiscalização eletrônica estão sendo colocadas no bairro para flagrar motoristas que burlarem as regras.
Os passageiros devem ficar atentos porque parte das linhas antigas também terão sua circulação limitada por horários. É o caso de: 441 (Caju - Lido, via Sao Cristóvão); 442 (Mare - Copacabana, via Praça Mauá); 443 (Mare - Leblon, via Central); 444 (Mare - Copacabana, via Túnel Santa Barbara); 445 (Morro do Alemão - Copacabana, via Túnel Santa Barbara); SP455 (Engenho Novo - Copacabana, via Parque do Flamengo); SPA 484 (Bonsucesso - Copacabana); SPB 484 (Parque Oswaldo Cruz - Copacabana).

Dois mil folhetos, inclusive bilíngues, serão distribuídos no bairro explicando as novas rotas e os pontos de parada. A alteração na regra da faixa exclusiva não vale para táxis comuns. Eles só poderão embarcar ou desembarcar passageiros no lado esquerdo das vias ou nas ruas transversais. O corredor de Copacabana terá duas faixas exclusivas para coletivos. As linhas foram dividas em três grupos, que terão 15 pontos.

CARTAZES

Prevendo confusões entre os passageiros, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) mudou a comunicação visual dentro dos ônibus. Cartazes de alerta e de utilidade pública também serão afixados. Um deles é uma nova versão para um aviso bem conhecido: “Este motorista foi treinado a não parar fora do ponto. Fale apenas o necessário”.

Para os moradores de Copacabana, o corredor é bem-vindo. “É uma mistura muito grande. Com a faixa só para ônibus vai dar uma organizada no trânsito. Aqui, no bairro, tem excesso de ônibus. Essa diminuição deixará o trânsito fluir melhor”, antecipa a dentista Dionísia Cataldo, de 55 anos.


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No Recife, Interdição no Cais da Alfândega altera paradas e itinerários de 11 linhas

Em decorrência interdição do Cais da Alfândega  para montagem das estruturas do Carnaval 2011, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar provisoriamente, a partir do próximo sábado (19/02), os itinerários e pontos de embarque e desembarque de 11 linhas. A alteração de tráfego será realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Das 11 linhas envolvidas na operação, cinco terão apenas mudanças de itinerário e seis terão
mudanças de itinerário e de paradas (veja lista de detalhamento abaixo). Com a alteração, os
ônibus trafegarão pela Rua 1º de Março e seguindo pela Rua do Imperador Dom Pedro II.
Depois disto, poderão seguir para o Cais de Santa Rita ou pela Av. Nossa Senhora do Carmo até a Martins de Barros, dependendo do itinerário da linha.
A divulgação está sendo feita por meio de cartazes, nos ônibus das linhas envolvidas na operação e nos tapumes que irão cercar a área interditada. Outras informações sobre a alteração de itinerário e mudança de parada podem ser obtidas na Central de Atendimento ao
Cliente, através do telefone 0800 081 0158 ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.
DETALHAMENTO DA OPERAÇÃO:
Listas de linhas que sofrerão apenas mudança de itinerário:
Linhas :
117–CIRCULAR (PREFEITURA)
612–MORRO DA CONCEIÇÃO
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal
...Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Rua da
Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita...

Linha: 333–TOTÓ (BACURAU)
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal
...Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Cais Santa Rita, Terminal de   Passageiros Santa Rita...

Linhas:
136–UR-05 – VIA PCR
411–ESTRADA DOS REMÉDIOS
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal
...Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Rua da
Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Cais Santa Rita...
Listas de linhas que mudança de itinerário e de pontos de embarque/desembarque:

Linhas:
331–TOTÓ (JD. PLANALTO) - VIA PCR
622–VASCO DA GAMA (CABUGÁ)
642–GUABIRABA (CÓRREGO DO JENIPAPO)
722–CAMPINA DO BARRETO
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal

...Ponte Buarque de Macedo, Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros (Parada Provisória – Lado oposto ao Fórum Tomáz de Aquino)...

Linha:
611–ALTO JOSÉ DO PINHO
Alteração de itinerário
Sentido: Ponto de Retorno/Terminal
...Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Av.
Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros (Parada Provisória – Lado oposto ao Fórum Tomáz de Aquino)...

Linha:
133-TRÊS CARNEIROS (IMIP)
Alteração de itinerário
Sentido: Subúrbio/Centro/Subúrbio

...Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II  (parada provisória – Ao lado da Igreja do
Espírito Santo), Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Dantas Barreto, Av. Sul...

Fonte: CGRT 
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