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No Recife, Desarticulado esquema de fraude para uso do passe livre nos ônibus

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um esquema de fraudes no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife (RMR) foi desarticulado por promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A atuação resultou no oferecimento de denúncia na 8ª Vara Criminal da Capital, com pedido de prisão dos suspeitos de envolvimento nos crimes.

A organização criminosa investigada desde o início do ano passado comercializava atestados médicos falsos para a obtenção do Passe Livre no sistema de transporte coletivo do Grande Recife Consórcio Metropolitano. Os trabalhos de investigação tiveram origem na informação de um colaborador do Núcleo de Inteligência do MPPE. Ele informou que uma quadrilha arregimentava pessoas e as convencia da facilidade de obtenção de documento. De posse do Passe Livre, essas pessoas utilizavam gratuitamente os transportes coletivos em circulação na RMR.

Durante as investigações, ficou constatado que os atestados médicos falsos eram encomendados por telefone, numa espécie de entrega em domicílio da fraude.

Segundo o MPPE, foram expedidos mais de 700 atestados falsos entre 2009 e 2010. Além disso, os documentos apresentavam erros grosseiros, como doenças tipicamente feminina ser diagnosticada em homens.

Ainda de acordo com o Ministério Público, os beneficiários da fraude eram em sua grande maioria mulheres, vinculadas de alguma forma a uma associação de classe com atuação na RMR. Tanto a  presidente da associação e o médico, disputaram seguidamente eleições municipais e nacionais.

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Nove empresas concorrem na nova licitação do transporte coletivo de Manaus

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) anunciou, nesta quarta-feira (2), o nome das nove empresas habilitadas para a nova licitação do transporte coletivo de Manaus. Até o fim desta semana, a Comissão de Licitação do Transporte Coletivo Urbano de Passageiros abrirá os envelopes com as propostas dos participantes da concorrência.

Ao todo, 37 empresas teriam comprado o edital, mas apenas as nove apresentaram todos os documentos: City Transportes Ltda, Viação São Pedro Ltda, Rondônia Comércio e Extração de Minérios Ltda, Viação Nova Integração Ltda, Via Verde Transportes Coletivos Ltda, Transtol Empresa de Transporte Coletivo Toledo Ltda, Expresso Coroado Ltda, Global GNZ Empreendimentos e Participações Ltda e Auto Ônibus Líder Ltda.

De acordo com o edital de licitação da Prefeitura de Manaus, o novo sistema será dividido em dez lotes de linha. Cada conjunto terá no máximo 200 ônibus e uma mesma empresa poderá ter poder sobre apenas dois lotes. A SMTU defende que a medida combateria o monopólio do serviço e os transtornos causados por paralisações, diminuindo a abrangência de greves dos rodoviários, por exemplo. A operação de rota, local, trecho e horário dentro de cada área de abrangência ainda não foram definidas.

O procedimento de abertura das propostas será realizado a partir das 8h de sexta-feira (4), no auditório da SMTU, no bairro de Flores. De acordo com o órgão, cada empresa entregou dois envelopes: o primeiro, com documentos que comprovem que estão habilitadas, de acordo com as exigências do Edital. No segundo envelope, as empresas apresentaram a proposta para o valor pago pelo operador do sistema.

A Superintendência explicou que, se todas as empresas tiverem seus envelopes aprovados nesta sexta-feira, a Prefeitura marcará uma nova sessão para a abertura dos segundos envelopes. Somente após essas etapas, as empresas aptas a operar no sistema de transporte coletivo de Manaus serão anunciadas para a população.

Fonte: Portal Amazônia

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Metrô-DF altera sistema de bilhetagem e usuários terão que se recadastrar

O Metrô-DF iniciou a fase de teste para a implementação de um novo sistema de bilhetagem, dividindo os usuários em grupos específicos e destinando um cartão para cada um deles. A estimativa é que a nova tecnologia já esteja funcionando até o começo de abril, quando acabará a bilhetagem de papel.

De acordo com o que foi informado pela assessoria de imprensa do Metrô, essa mudança será feita aos poucos, de forma gradativa, priorizando os estudantes - que representam a maior demanda.

Novidades

Cinco tipos de cartões de acesso ao metrô já estão disponíveis desde o começo do ano, são eles: gratuidade, estudante, vale-transporte, idoso e múltiplo. A distribuição dos cartões de estudante começou na segunda-feira (31/1) em seis estações: Galeria, Águas Claras, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Terminal Samambaia e Guará. A estimativa é que 50 mil pessoas se recadastrem somente nesse tipo de cartão.

Para fazer o cadastramento, o interessado deve acessar o endereço http://www.metro.df.gov.br/ e clicar no selo do cartão que deseja adquirir. Um horário será agendado para o usuário comparecer a uma das estações.

Com o novo sistema, será possível recarregar pela internet. Para isto, basta o usuário imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento. Depois, é só passar o cartão em alguma máquina de carregamento (totem), que estarão disponíveis em todas as estações, assim que o novo sistema estiver devidamente implantado. Até o momento, há apenas um totem piloto em Águas Claras, mas o Metrô espera receber outros equipamentos ainda nesta semana.

Carão Estudantil:
Para quem vai fazer o cartão pela primeira vez, é necessário entregar cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, declaração escolar, comprovante de residência, 1 foto 3x4 atual, documento de identidade do responsável se for menor e, para quem trabalha, declaração do empregador de que não recebe vale-transporte. Em posse da documentação, o estudante deve se dirigir a um dos postos de atendimento nas estações Galeria, Águas Claras, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Terminal Samambaia ou Guará.

Cartão Múltiplo:
Com este cartão, o usuário poderá comprar várias viagens de uma só vez. Para quem já tem o cartão, basta ir até uma das bilheterias para fazer a troca. Para obter um novo, o interessado deve se cadastrar no site do Metrô e comparecer a qualquer estação para retirá-lo.

Cartão vale-transporte:
Destinado a empregadores para a inserção de créditos de passagens dos funcionários. Também é necessária a realização de cadastro no site do Metrô-DF. A entrega do primeiro cartão será feita no Centro Administrativo e Operacional da companhia, em Águas Claras.

Cartão Gratuidade e Idoso:
A troca dos cartões para idosos, pessoas com deficiência e outros que tenham direito a gratuidade (militares fardados, por exemplo) também ocorrerá de forma gradativa. Pessoas com deficiência devem estar previamente cadastradas na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Enquanto isso, o acesso continua liberado mediante apresentação de documento legal.

Outras informações podem ser obtidas no atendimento ao usuário, pelo número 3353-7373 ou pelo e-mail atendimentoaousuario@metro.df.gov.br.


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Governo avalia viabilidade de incluir Correios como sócio no trem-bala

Os Correios poderá ser sócio e clientes do trem bala ao mesmo tempo. Esta é uma possibilidade que está sendo estudada pelo governo. Caso isto se concretize poderá ser necessária uma nova mudança no edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV). A assessoria da empresa informou que está marcada uma reunião na próxima semana, entre o presidente dos Correios Wagner Pinheiro, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para definir se é viável esta sociedade. O presidente da ECT ainda é o presidente do conselho de administração.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que vai assumir a presidência do conselho de administração dos Correios, com a mudança do estatuto, disse que a proposta de sociedade ainda precisa passar pelo conselho. Mas por enquanto, o presidente do conselho é Wagner Pinheiro.
Se houver uma mudança no edital com a entrada dos Correios como sócio do TAV, o leilão marcado para o dia 29 de abril, será novamente adiado. A licitação deveria ter acontecido em dezembro, foi postergada a pedido dos investidores.


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Transportes vão parar cinco dias em Portugal

Os trabalhadores dos transportes querem paralisar o País na próxima semana. A partir de segunda-feira estão marcadas uma série de greves entre empresas de transporte público, como a Carris, e privadas, em protesto contra o congelamento dos salários.

O Metro de Lisboa pára já esta segunda, entre as 06h30 e as 11h30. Terça não há paralisações, mas na quarta-feira fazem greve a Carris, a Transtejo e os STCP. Os trabalhadores da Carris param entre as 10h00 e as 14h00, na Transtejo a paralisação é de três horas por turno e nos STCP entre as 10h00 e as 14h00. Quinta-feira a greve chega ao sector ferroviário, com a CP, CP Carga, Refer e Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) a pararem o dia todo, com excepção dos maquinistas que fazem a paralisação das 05h00 às 09h00. Os CTT também se associam neste dia aos protestos, fazendo greve durante três horas por turno. Na sexta os privados juntam-se à greve. Soflusa pára duas horas por turno e a Rodoviária da Beira Interior, na zona de Coimbra, e a Entre Douro e Minho, em Braga, param entre as 03h00 e as 14h00.

MINISTÉRIO PEDE ESCLARECIMENTO À TAP E NAER
A TAP e a NAER (sociedade responsável pela construção do novo aeroporto de Lisboa) são duas das empresas às quais o Ministério das Finanças pediu esclarecimentos sobre o plano de redução de custos. A TAP tinha apresentado um plano de redução de custos a três anos destinado a cortar 180 milhões de euros, abaixo dos 300 milhões exigidos pelo Executivo. A alternativa proposta por Fernando Pinto tinha sido a compensação pelo lado do crescimento da receita. A NAER escusou-se a entrar em pormenores, revelando que já tinha esclarecido as dúvidas.


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Metrô de Teresina deverá transportar 40 mil pessoas por dia

Idealizado pelo engenheiro Alberto Silva, o Trem de Prata passa pelos últimos reparos. O Governo do Estado, através da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), vai entregar o veículo para a população na primeira quinzena de março.
O trem é moderno, possui sistema de ar-condicionado reforçado para o calor de Teresina, motor Scania, frente nova de aço, paineis e janelas com maior resistência a degradações e revestimento em alumínio composto, câmeras e sistema de som.
Responsável pela empresa que faz a reforma dos trens da CMTP, o engenheiro Mário Brígido explica que a durabilidade do trem representa uma vantagem econômica na manutenção e na reforma dos trens e dos vagões. “Você tem hoje uma restauração e esse conjunto de trens custou quase o preço de um trem novo, um pequeno trem de duas unidades, uma restauração totalmente voltada para a adequação existente na praça, tanto em termo de mão de obra que foi treinada aqui mesmo como em termo de peças de reposição, a grande maioria das peças que foram colocadas aqui foram pensadas em durabilidades”, disse Brígido.
A previsão da CMTP é de que o Metrô de Teresina possa transportar mais de 40 mil passageiros por dia com os 4 veículos em pleno funcionamento. O número equivale ao transporte feito por 50 ônibus coletivos, o custo também é menor, enquanto no ônibus o valor cobrado na passagem é de R$ 1,90 no metrô é R$ 0,50.
Com apenas um trem em funcionamento, de 6 horas às 20 horas, o Metrô de Teresina transporta 15 mil pessoas por dia. Para o diretor da CMTP, Marcos Silva, quando o projeto de estruturação do transporte ferroviário estiver pronto, o trânsito e o transporte público na capital vão mudar. “Estamos com recursos garantidos para novas estações e nas que já existem estamos fazendo manutenções, vamos adaptá-las para receber dois trens ao mesmo tempo e quando tudo estiver pronto o sistema será o mais eficaz da capital, descongestionaremos o trânsito, será uma nova realidade para nossa população”.


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