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O futuro dos transportes públicos pelo mundo

domingo, 16 de janeiro de 2011

Você está cansado de meios de transporte público lentos, lotados, perigosos, poluentes? Cientistas do mundo inteiro também, e já estão desenvolvendo e até colocando em prática soluções para resolver esses problemas. As ideias parecem ter saído de filmes de ficção científica, como trens que levitam, cápsulas que andam em trilhos suspensos, táxis sem motoristas, entre outros.

Um dos exemplos mais famosos da tecnologia em transportes usada a favor do meio ambiente e do próprio usuário são o trens de levitação magnética (Maglev) que, ao contrário dos veículos sobre trilhos normais, não tocam nas linhas, porque levitam usando forças atrativas e repulsivas do magnetismo e supercondutores.
O resultado é um trem que consome menos energia — os motores não ficam constantemente ligados — e que podem atingir velocidades de até 1 mil km/h. O conceito foi inventado na Alemanha e colocado em prática comercialmente pela primeira vez na China, em 2004, numa linha que liga a cidade de Shangai ao seu aeroporto — um percurso de 30 km que dura 8 minutos. No Brasil, pesquisadores da UFRJ desenvolvem um veículo semelhante.

Outra ideia são os chamados Skytran, ideia do inventor americano Douglas Malewicki. As linhas levam pequenos vagões, onde cabem duas pessoas, erguidos em trilhos suspensos. O sistema é tido como “verde” e rápido, mas esbarra no custo ainda alto. Mesmo assim a cidade de Mountain View, nos EUA, já estuda sua instalação.

PERTO DO CHÃO
Para quem prefere ficar mais perto do chão, mas não suporta mais a poluição e os acidentes de trânsito, o futuro pode estar nos ULTras, espécie de táxis sem motoristas que estão sendo instalados no terminal 5 do Aeroporto de Heathrow, em Londres. Eles levam até quatro passageiros, são movidos a energia elétrica e chegam a velocidade de 40 quilômetros por hora.

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Corredor de ônibus começa a funcionar em Blumenau

Diante da fiscalização dos agentes da Guarda Municipal de Trânsito, o primeiro dos seis corredores de ônibus de Blumenau entrou em funcionamento neste domingo, na Rua 7 de Setembro. Três guardas se espalharam nas proximidades do Shopping Neumarkt para alertar os motoristas que não podiam mais usar a pista da direita.
Desde a esquina com a Rua São José até o Angeloni da Fonte, foram colocados tachões, pinturas no chão e placas indicando que aquela pista pertence apenas aos ônibus coletivos. O agente de plantão da Guarda João Alberto Kuszekowski diz que nesta segunda-feira haverá um número maior de agentes fazendo a fiscalização no corredor, em função do aumento do movimento na Rua 7.
O trecho dos corredores que começou a funcionar neste domingo foi a primeira etapa da instalação. Em março, o sistema será instalado na Avenida Bira-Rio, da Ponte Adolfo Konder até a Avenida Martin Luther) e na Martin Luther (da Ponte de Ferro até a Rua São Paulo). A próxima etapa será da Rua São Paulo (da Ponte do Tamarindo até a Rua Henrique Clasen). O objetivo é facilitar o tráfego dos ônibus coletivos municipais, agilizar o tempo de percurso e incentivar que a população embarque no transporte coletivo e deixe o carro em casa.


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Em Guarulhos, Transporte e Trânsito teve investimentos de R$ 34 milhões em 2010, entre eles a implantação do Bilhete Único

sábado, 15 de janeiro de 2011

O Bilhete Único de Guarulhos, lançado no final do ano passado, entrou em operação de integração no sistema de transporte coletivo municipal. A previsão é que 450 mil passageiros sejam beneficiados, diariamente, pela iniciativa.

Com isso, as pessoas poderão usar quantas conduções forem necessárias em suas viagens, o que resultará em economia de tempo e de dinheiro. A integração será válida pelo período de duas horas, contada a partir do momento em que se passar o cartão pelo aparelho de leitura eletrônica do primeiro veículo. Além disso, o embarque nos veículos da frota municipal poderá ser realizado em qualquer ponto da cidade (pontos de parada, estações de transferência e terminais urbanos).

Não há obrigatoriedade para aquisição do Bilhete Único de Guarulhos. A tarifa pode ser paga com dinheiro. Porém, se o passageiro utilizar outra linha municipal, haverá a cobrança de nova passagem. O funcionamento do sistema é simples: basta aproximar o Bilhete Único com créditos do validador e a catraca será liberada. Os cartões atuais (Guarupasse) continuam válidos, mas como eles não são cadastrados, será preciso entrar em contato com a Central do Bilhete Único e solicitar o cadastramento. Ao fazer isso, será fornecido crédito de R$ 5 na aquisição do cartão. Dessa forma, evita-se prejuízo em caso de perda desse cartão.

Como o Bilhete Único de Guarulhos ainda não permite acesso às linhas intermunicipais, quem precisar se deslocar para outro município terá de pagar a tarifa separadamente. “Esse tipo de integração depende de uma decisão do Governo do Estado. Da nossa parte, estamos preparados para a operação, já que temos, inclusive, tratado disso com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos)”, afirma o secretário.

ACESSIBILIDADE – A implantação do Bilhete Único de Guarulhos conta ainda com 558 ônibus e 301 micro-ônibus, todos movidos a biodiesel e devidamente equipados para permitir o acesso de pessoas portadoras de deficiência física. A previsão é que em fevereiro 90% dos ônibus em circulação já permitam o acesso adequado desse público. Todos os veículos que compõem a frota municipal terão de estar devidamente adaptados até o final de 2011. “Dessa forma, Guarulhos terá uma das frotas de ônibus mais novas em operação no país, com 100% de acessibilidade”, diz José Evaldo Gonçalo.

Com o início da integração, todas as atuais linhas do transporte coletivo tiveram seus números modificados. Algumas permanecem com o mesmo nome e há ainda a criação de novos itinerários. Para informar a população a respeito dessas mudanças, equipes da Secretaria de Transportes e Trânsito, espalhadas por diversas regiões da cidade, estão orientando os passageiros e distribuindo folhetos e cartilhas. Há cartazes afixados no interior dos próprios ônibus com informações sobre o processo de reestruturação do sistema de transporte. Está prevista ainda, em breve, uma ampla campanha de divulgação relacionada ao funcionamento do novo modelo de transporte coletivo da cidade.

CARTÃO GRATUITO – As pessoas que usam o sistema de transporte coletivo municipal têm à sua disposição seis modelos de cartões: Bilhete Único Cidadão (utilizado por qualquer pessoa), Bilhete Único Escolar (para uso de estudantes e professores), Bilhete Único Vale-Transporte (para empregados), Bilhete Único Sênior (para idosos a partir de 60 anos), Bilhete Único Gratuidade (para pensionistas e aposentados) e Bilhete Único Especial (para portadores de deficiência).

A primeira via do Bilhete Único Cidadão, que pode ser usado por qualquer pessoa, é gratuita. Foram produzidos, inicialmente, 30 mil unidades desse cartão, que pode ser adquirido em 40 pontos de venda espalhados pela cidade e nos próprios ônibus nesta primeira semana. Para utilizá-lo, será preciso carregar, no ato de aquisição, o valor mínimo de duas tarifas municipais (R$ 5,80). A segunda via do cartão terá um custo equivalente a oito passagens, que não será revertido em créditos para uso.

A Prefeitura está realizando gestão junto à Caixa Econômica Federal para que as casas lotéricas passem a fazer a recarga do novo cartão, assim como as redes de farmácia. Mais informações sobre o Bilhete Único de Guarulhos, como os pontos de venda existentes, podem ser obtidas na Central do Bilhete Único (0800 559499) ou no site www.guarulhos.sp.gov.br/bilheteunico.

De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, a Prefeitura respeita a decisão da Justiça em relação às liminares concedidas aos profissionais que atuavam no sistema de transporte e que não conseguiram passar no processo seletivo do novo modelo. “Garantimos que todas as decisões judiciais serão devidamente cumpridas”, assegura.


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Governo paulista deve continuar ampliação do metrô mas reavalia prazos dos projetos

Duas matérias simultaneamente publicadas no jornal Folha de S. Paulo em 10 de janeiro de 2011 assinalam que o governo de Geraldo Alckmin pretende continuar a ampliação do metrô mas reavalia prazos. Só uma de quatro linhas de metrô anunciadas pelo governo anterior deverá estar concluída até 2014, ano da Copa do Mundo no País. Em quatro anos, também deverão ser implementados dois dos três monotrilhos previstos e terá prosseguimento o processo de ampliação da frota de trens.

TAV e trens rápidos regionais. Nas matérias, informa-se que Jurandir Fernandes, que recentemente assumiu a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, apoia o Trem de Alta Velocidade (TAV) e planeja implantar trens regionais rápidos, com velocidade de 180 km/h. Haveria sintonia entre os trens rápidos e o TAV, com o objetivo de ligar a Região Metropolitana de São Paulo com as cidades paulistas de São José dos Campos, Campinas, Sorocaba e Santos.

Reavaliações. Jurandir Fernandes disse ainda que irá reavaliar decisões do governo anterior, incluindo a introdução de sistema de direção automático em trens antigos, o cartão fidelidade exclusivo para Metrô-SP e CPTM, e o aluguel de bicicletas junto às estações.

Ele pretende analisar a escala de implantação das portas de plataforma (portas de vidro que separam a plataforma da via e são sincronizadas com os trens) e de adoção de escadas rolantes, que poderão destinadas apenas a estações nas quais não cabem rampas, mantidos os elevadores para portadores de deficiência.

Qualidade de metrô? O secretário contesta que os ganhos operacionais da CPTM signifiquem que o sistema tenha alcançado em certos segmentos “qualidade de metrô”, como afirmava a divulgação no período de seu antecessor. “O metrô é para pequenas distâncias, alta potência, intervalos de segundos. Se tenho um deslocamento até Mogi, não tenho nem preciso de metrô. Ele sai mais devagar, tem menos potência de arranque. A distância média entre estações de metrô é 1 km. Em trens, 3 km. Ao pensar na CPTM como um todo, ela é metropolitana. Sempre terá certa diferença. Não é demérito. Há confusão conceitual achar que tudo tem que ser metrô. O trem também é fantástico", disse ao jornal.

Fonte: Folha de S. Paulo
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IBGE: População que usa carro cresce e atinge 47% em 2009, redultado, mais engarrafamentos

O percentual da população que usa automóveis ou motocicletas para se deslocar aumentou de 45,2% em 2008 para 47%, em 2009. Mesmo assim, quase metade da população ainda depende do transporte público, por não ter alternativa de transporte.
Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseados em estudos da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número de automóveis na área urbana é o dobro do da área rural, onde é maior o número de motocicletas, segundo o estudo. Os veículos de duas rodas estão presentes em cerca de 15% dos lares, com tendência a crescer, levando em conta os preços mais baixos das motocicletas.
Os domicílios da área urbana que têm carro somam 16,5 milhões, motocicletas 4,073 milhões e os lares que têm ambos os veículos são 3,2 milhões. Cerca de 25,9 milhões de residências ainda não têm quaisquer tipos de veículos.
Na zona rural, 1,489 milhão de residências têm carro, 1,566 milhão têm motos e 570 mil têm carro e moto. Além disso, 5,123 milhões de lares não dispõem de qualquer tipo de veículo.
O Ipea destaca que a posse de veículos ocorre até mesmo nas camadas mais baixas da população. Na faixa de pobreza extrema, com renda de até um quarto do salário mínimo per capita, 17,7% das famílias têm carro ou motocicleta. Nas casas onde a renda é de até meio salário mínimo per capita cerca de 23% das famílias já têm veículos próprios.
As políticas para aumentar a renda da população mais pobre, segundo avaliação do Ipea, deverão provocar o aumento da aquisição de automóveis nos próximos anos. A posse de veículos é maior no País, proporcionalmente entre a população, em Santa Catarina, no Paraná, no Distrito Federal (DF) e em São Paulo.
Em Santa Catarina, cerca de 70% das residências têm algum tipo de veículo. No Paraná 61,7%; no DF, 59,7% e, em São Paulo, 59,1%. Em Santa Catarina, 28,5% das residências não dispõem de automóvel ou moto, no Paraná, 38,3%; no DF, 40,3% e em São Paulo, 40,9%.
A maioria dos trabalhadores brasileiros (68%) na área urbana ou rural gasta menos de 30 minutos para ir de casa ao trabalho, independentemente da forma de locomoção. Cerca de 10% da população gasta mais de uma hora nesse percurso. O tempo médio de percurso da residência ao trabalho, segundo o Ipea, mostra que a maior parte dos brasileiros prefere procurar trabalho próximo às suas moradias.
O Ipea considera que a taxa de motorização da população tende a crescer, gerando engarrafamentos e complicações no trânsito. Para o instituto, será necessário que os governos façam investimentos para melhoria da infraestrutura nas próximas décadas para minimizar o problema.

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Consórcio Grande Recife de Transportes tem novo Presidente

O governador Eduardo Campos escolheu nesta sexta-feira (14), o novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte (antiga EMTU) para seu segundo mandato. O cargo ficará com Manoel Marinho, atual presidente do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran). Ligado ao PT, ele foi escolhido pelo secretário de Cidades, Danilo Cabral (PSB), e referendado pelo governador.
Manoel Marinho chega num momento decisivo para o transporte público da região metropolitana, visto que nos próximos 03 anos, os investimentos no estado para o setor ultrapassarão os 700 milhões de reais para serem investidos em corredores de ônibus, terminais integrados e modernização do sistema, além de audaciosos projetos como o BRT.
O Grande Recife Consórcio teve como presidente Dilson Peixoto, que comandará a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), cuja proposta é gerenciar todo o transporte no Interior. Ligada à Secretaria de Transportes, a empresa pública será criada em 2011, conforme lei já aprovada em 2007. Sua principal tarefa na EPTI será discutir com municípios de fora da Região Metropilitana do Recife, Poder Legislativo e sociedade a regulamentação do transporte. “Vamos mediar politicamente nesse sentido”, reforçou, enfatizando que não atenderá aos interesses das empresas. O orçamento inicial da empresa será de R$ 5 milhões. Um concurso para contratação de servidores está nos planos dos dirigentes.

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