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Consórcio Grande Recife terá novo presidente

sábado, 1 de janeiro de 2011

Fonte: Blog Meu Transporte
Depois de uma boa temporada a frente do Consórcio Grande Recife de Transportes, Dílson Peixoto deixará a presidência para um novo presidente ainda a ser escolhido pelo governador reeleito Eduardo campos, Dílson Peixoto deixa o Consórcio Grande Recife sob protestos de muitos da sociedade civil e também de alguns urbanistas e especialistas em transporte público, pois para muitos ele é disparado o mais preparado em transporte público não somente em Pernambuco como também em todo o Brasil, fato do qual fez dele ser o novo Presidente da Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (DAL/UITP), além de ser Membro do Conselho Diretor da ANTP (Agência Nacional de Transportes Público).

Dílson Peixoto comandará a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), cuja proposta é gerenciar todo o transporte no Interior. Ligada à Secretaria de Transportes, a empresa pública será criada em 2011, conforme lei já aprovada em 2007. Sua principal tarefa na EPTI será discutir com municípios de fora da Região Metropilitana do Recife, Poder Legislativo e sociedade a regulamentação do transporte. “Vamos mediar politicamente nesse sentido”, reforçou, enfatizando que não atenderá aos interesses das empresas. O orçamento inicial da empresa será de R$ 5 milhões. Um concurso para contratação de servidores está nos planos dos dirigentes.
O fato é que uma decisão política pode colocar em xeque todos os avanços e projetos realizados em sua gestão a frente do consórcio depois de uma década em que nada se investiu em transporte público na região metropolitana, com Dílson Peixoto a frente do CGRT, foram realizados avanços como; sistema de bilhetagem eletrônica(VEM Trabalhador, Estudantil e Infantil), Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista e o Terminal Integrado do Cabo – José Faustino dos Santos, no Litoral Sul, além de outros terminais já em construção e outros em processos de licitação como os de Xambá, Tancredo Neves, Aeroporto, Santa Luzia, Barro, Prazeres, Cajueiro Seco entre outros.(Terminais Integrados)
Também na ampliação de corredores de ônibus como os da Pan Nordestina e em breve o da Abdias de Carvalho, além dos polêmicos corredores da Agamenon e Av. Norte, o certo é que o novo presidente do consórcio grande recife terá um grande desafio de resolver o problema da mobilidade urbana na cidade do Recife e Região Metropolitana, priorizando corredores exclusivos para ônibus e modernizando o sistema através da conclusão do SEI que foi projetado desde de 1992 e até hoje não foi completado.
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Blumenau: Inauguração do corredor exclusivo para ônibus na Rua 7 será dia 16. As demais ficam prontas até o fim de 2011

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Com 190 mil veículos para 309 mil habitantes e gargalos nas principais ruas, Blumenau começa 2011 com o propósito de melhorar o sistema viário. Dia 16 de janeiro, entra em funcionamento o primeiro corredor de ônibus, na Rua 7 de Setembro. No total, haverá vias exclusivas para o transporte coletivo em seis ruas (veja mapa). Conforme a prefeitura, o objetivo é tornar o transporte público atrativo à população, reduzindo a quantidade de veículos nas ruas. No entanto, o sistema por si só não resolverá as deficiências do trânsito.

– O que precisamos ter é uma mudança na cultura da população. O transporte coletivo foi deixado de lado para a compra do carro e da moto. Mas, se não mudarmos isso, a situação pode ficar ainda mais complicada – alerta o secretário de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri.

Segundo o secretário, com os corredores sincronizados, os coletivos serão pontuais e ajudarão na melhoria do trânsito.

– Neste momento, estamos aguardando o Estado definir uma posição sobre a transferência da Escola Max Tavares D’Amaral para termos um cronograma da Rua 2 de Setembro – salienta Balistieri.

Os outros pontos onde haverá o corredor serão entregues até setembro. Depois da Rua 7, a Martin Luther, que está em obra, será a próxima a inaugurar o sistema. Com o início dos trabalhos, em maio, surgiram reclamações devido à qualidade do transporte, pelos transtornos provocados pela obra e a consequente redução das vagas de estacionamento.

À época, o prefeito João Paulo Kleinübing ressaltava:

– Apesar da resistência, garantir a implantação dos corredores de ônibus é o único caminho, porque o trânsito não se resolve apenas abrindo ruas.

Segundo o chefe do Executivo, a via exclusiva trará economia no custo do sistema, o que possibilitará redução da tarifa. Com os corredores, passageiros também contarão com frota mais moderna.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Secretário explica reajuste na tarifa de ônibus em Salvador

A partir de domingo, os passageiros de ônibus vão pagar R$ 0,20 a mais de tarifa. O secretário municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin), Euvaldo Jorge, reconheceu ontem os impactos  do aumento na passagem de R$ 2,30 para R$ 2,50, mas diz não haver outra saída.
“Claro que é antipático o aumento, mas se o valor da passagem não for reajustado de forma gradual como agora, em outro momento a população pode não suportar”. Segundo ele, os fatores que justificam o reajuste estão relacionados ao aumento de salários dos rodoviários, combustível, manutenção, pneus e ônibus novos. Além disso,  diz, as empresas de transportes de Salvador não recebem subsídios.
“Em São Paulo, por exemplo, há subsídios de R$ 600 milhões. Aqui não existe. Os custos são arcados pelos empresários e, por isso, a tarifa é assim”. O reajuste de 8,6% corresponde ao dobro do aplicado no início deste ano, que foi de 4,1%.
Apesar de o aumento ter sido fechado acima da inflação acumulada, prevista para ficar em 5,78% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o secretário argumentou que o reajuste está abaixo de outros índices. “Fechou abaixo do IGPM (Índice Geral de Preço do Mercado, 11,34%) e da Cesta Básica (8,79%)”, comparou.
Os estudantes já estão se articulando contra o aumento. Ontem foi criada uma comunidade no orkut intitulada Movimento Exu Tranca Ruas - SSA para divulgar uma manifestação programada para  3 de janeiro contra o aumento da passagem. Os estudantes prometem fazer passeata da Rótula do Abacaxi até a Estação de Transbordo do Iguatemi.

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Em Manaus, 53 ônibus são retirados das ruas durante operação nesta quinta

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Uma operação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) retirou de circulação 53 ônibus da empresa São José, na madrugada desta quinta-feira (30), na garagem da operadora de transporte coletivo, na zona Leste da cidade.
O objetivo era retirar das ruas coletivos sem condições de circulação e que oferecem risco aos usuários.

A fiscalização constatou que 155 ônibus tinham problemas graves, como vidros quebrados, pneus carecas, piso danificado, faróis sem funcionar, falta de iluminação interna e de amortecedores. Desses, 53 veículos foram totalmente reprovados e retirados de circulação.

A Prefeitura ainda determinou à empresa a recuperação de 102 veículos que, mesmo com problemas, foram autorizados a continuar realizando o transporte de passageiros. “Infelizmente temos que autorizar a circulação desses coletivos. Se tivéssemos que parar todos os ônibus velhos, a população seria muito prejudicada”, lamentou o titular da SMTU, acrescentando que a empresa terá o prazo de 30 dias para recuperar esses veículos.

Novas fiscalizações devem ser realizadas nas garagens nas outras seis empresas operadoras de transporte coletivo. As vistorias serão realizadas no período de férias escolares, quando é registrada uma redução na demanda de passageiros.

Fonte: A Critica
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Metrô Rio: Projeto da Linha 4 será detalhado em abril de 2011

Em abril do ano que vem, quando haverá outra visita dos dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) para atualizar cronogramas de obras e providências dos três níveis de governo para a realização das Olimpíadas de 2016, a Secretaria de Transportes vai apresentar toda a programação do projeto da Linha 4 do metrô, etapa por etapa, até a entrega da linha para operação. A informação foi dada pelo secretário Julio Lopes, após visita do presidente do COI, Jacques Rogge, às obras do metrô na Barra da Tijuca, nesta quinta-feira.

"Vamos saber quando será inaugurada cada etapa do projeto. Iremos anunciar também a nova Supervia, quando faremos uma grande explanação do acordo que fizemos com a Odebrecht e de todas as transformações e investimentos que faremos no sistema ferroviário", adiantou.

A Linha 4, segundo Lopes, vai se integrar com o sistema rodoviário da Zona Oeste. O plano, que também será anunciado em abril, está sendo elaborado pela Secretaria de Transportes com os órgãos correlatos da Prefeitura do Rio.

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Passagens de ônibus vão ficar mais caras no Distrito Federal

A vitória de um permissionário na Justiça, que conseguiu o direito de aumentar o valor da tarifa das linhas 119, 119.1 e 119.2 de R$ 2,40 para R$ 3, deve gerar um efeito cascata e levar ao reajuste de todas as tarifas de ônibus do Distrito Federal. Denis Jones dos Santos cobrava um valor menor que o previsto na licitação, devido a uma ordem de serviço do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Segundo o jornal Correio Braziliense, o juiz da 5ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Rômulo de Araújo Mendes, entendeu que o DFTrans não pode mudar o que ficou decidido durante a contratação dos serviços. Agora, as cooperativas de micro-ônibus vão entrar com ação usando o mesmo argumento.

As empresas MCS Transportes e as cooperativas Coopatag, Cootarde, Cootransp, Coopetran e Coopatraid exigirão reajuste de R$ 1,50 para R$ 2. O valor também estava previsto em licitação. De acordo com o advogado das cooperativas, Raul Canal, esse aumento pode, posteriormente, se estender às empresas de ônibus. “Não vejo outra saída. Quem descumpriu o edital foi o DFTrans. A decisão estabelece um precedente. Só que isso vai desequilibrar o sistema, já que os micro-ônibus rodam muito menos e têm que ser mais baratos. Além disso, estamos há cinco anos sem reajuste”, ponderou.

Denis Jones dos Santos explora uma linha que faz parte do Serviço de Transporte Público Complementar Rural (TPCR) e realiza o trajeto Park Way-Vargem Bonita e Park Way-Núcleo Bandeirante. Na decisão, o juiz resolveu que, ainda que o DFTrans tenha poder para disciplinar a política tarifária de transporte coletivo, não poderia “violar cláusulas estabelecidas em editais e contratos administrativos”. Rômulo Mendes determinou ao DFTrans respeitar o previsto no contrato, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, caso descumpra a sentença.
 
Fonte: Notibras
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