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Pelotas: Mais de 70 mil são afetados pela greve dos rodoviários

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A paralisação de toda a frota do transporte público da zona urbana de Pelotas afetou cerca de 70 mil usuários na manhã desta quarta-feira (15). Sem ônibus, a alternativa para se deslocar de um bairro ao outro da cidade foi partir para as opões particulares. Lotações improvisadas em veículos de passeio e trabalho triplicado para os mototaxistas.

Os empresários estão reunidos para definir estratégias da retomada do serviço. Por enquanto, a contraproposta permanece pelos 5,39% de reajuste - rejeitada na noite desta terça pelos rodoviários. O sindicato das empresas do transporte público deverão solicitar ao Tribunal Regional do Trabalho a ilegalidade da greve. A medida obrigará, pelo menos, que uma pequena porcentagem da frota volte a circular.

Conforme o presidente do sindicato dos rodoviários, Eder Blank, até agora não houve contato entre categoria e empresários. Os trabalhadores estão concentrados em frente às garagens da Turf, Conquistadora e Santa Maria. A categoria reivindica 9% de reajuste salarial, vale-alimentação também no 13º e plano de saúde.

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Em João Pessoa, Faixa para ônibus melhora fluxo de veículos no Centro

A ampliação da faixa exclusiva para ônibus no Centro de João Pessoa está contribuindo para a redução dos congestionamentos nos horários de grande movimentação de veículos. De acordo com o diretor de Trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), Pablo Fragoso, embora ainda ocorram, os congestionamentos registrados tem sido menores e mais curtos. "Além disso, com um espaço reservado somente para os ônibus, as vias ficaram mais organizadas e não há mais carros entre eles", afirmou.
A medida faz parte do plano de mobilidade urbana da Prefeitura Municipal de João Pessoa e teve como objetivo reordenar o trânsito e dar prioridade ao tráfego de ônibus, tornando o percurso mais ágil e confortável ao usuário do sistema de transporte coletivo. "Somente a partir de um bom serviço é que os pessoenses poderão se sentir seguros para deixar seus carros em casa e andar de ônibus", afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.
"O que eu notei é que os ônibus têm maior facilidade de transitar com a faixa exclusiva, pois os carros respeitam o espaço deles", contou o vigilante, Adenilson Junior. O vigilante afirmou que espera que mais faixas exclusivas sejam implantadas em outros pontos da cidade para facilitar ainda mais os usuários dos transportes coletivos e os próprios motoristas de João Pessoa.
A cidade conta com uma frota de aproximadamente 220.796 veículos circulando pela Capital, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. Além disso, o sistema de transporte público urbano da cidade conta com 445 ônibus em operação, realizando diariamente cinco mil viagens, através de suas 92 linhas e transitando pela região Central em direção ao Terminal de Integração. Com isso, com a implantação da faixa exclusiva, a STTrans está disciplinando o tráfego e melhorando o conflito que existia entre o anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena e a Avenida General Osório, onde o volume de veículo circulando é bastante intenso.
O funcionário público Airton Sales de Oliveira disse que com a faixa exclusiva o fluxo de veículos que passa pela Lagoa melhorou muito, pois os veículos particulares não se misturam com os ônibus. "As viagens são mais rápidas e com isso chego em minha casa mais cedo para descansar do trabalho", disse o servidor.
A faixa exclusiva foi ampliada em três quilômetros no início do mês de novembro. Ela tem início a partir do Parque Solon de Lucena, no anel interno, e se estende pelo Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Cândido Pessoa, Avenida Sanhauá e Avenida Desembargador Trindade. Após os ônibus passarem do Terminal de Integração do Varadouro, a faixa exclusiva segue pela Rua Padre Azevedo e Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com a Rua Guedes Pereira.
De acordo com o chefe da Divisão de Controle Operacional de Trânsito (Dicop), Klebson França, a ampliação da faixa beneficiou motoristas de veículos e usuários de ônibus. "Percebemos que houve uma melhora na fluidez do trânsito e os ônibus agora estão cumprindo melhor os seus horários de viagem. Outro ponto de melhora é que na Avenida Cardoso Vieira, quando ocorria um acidente, causava um grande transtorno, pois como era permitido o estacionamento no lado esquerdo, a via ficava bloqueada. Agora com a faixa exclusiva, o estacionamento foi proibido e não há mais bloqueios, sendo a rua liberada muito mais rápido", explicou.
O motorista de ônibus Josmar Andrade da Silva falou que a medida melhorou 100% para os operadores de transporte coletivo, pois antigamente os coletivos tinham que concorrer com os carros para transitar no Centro da cidade. "Antes os veículos não deixavam a gente transitar em paz, já com as faixas eu ganho tempo de viagem em vários minutos. Espero que a STTrans coloque mais faixas na cidade", disse Josmar.

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Passageiros sofrem com superlotação em Maringá

Diariamente, milhares de pessoas usam o transporte coletivo metropolitano para chegar a Maringá. Uma das linhas que mais apresenta problema de superlotação é a de Iguaraçu. A reportagem acompanhou o trajeto na manhã desta quarta-feira (26) e teve dificuldade até para entrar no ônibus. De acordo com os passageiros, a situação vai piorando ao longo da viagem, já que em todos os pontos o ônibus para para pegar mais pessoas.
“Todo dia é lotado, principalmente da segunda-feira. Cada dia tem mais gente entrando para ir trabalhar e não tem espaço dentro da circular. Dá uma média de 120 a 130 pessoas todos os dias nesse horário”, disse o passageiro Sérgio, que utiliza o transporte diariamente. “Tem dias que vai gente pendurada aqui na porta. Tenho medo, mas tenho que ir trabalhar”, relatou outra senhora.
O ônibus superlotado ainda passa pelo posto do Polícia Rodoviária, mas não é parado. O preço do bilhete também deixa os cidadãos indignados. “É R$2,50. Não acho justo porque não tem conforto nenhum. A maioria dos passageiros vai em pé”, disse um rapaz. Já os idosos contam com a generosidade dos mais jovens para que não precisem viajar em pé.
De acordo com o gerente da Garcia, empresa responsável pela linha que sai de Astorga, passa por Iguaraçu e segue até Maringá, não é verdade que os ônibus fiquem lotados em todos os horários. Mesmo assim, a empresa deve fazer uma pesquisa para identificar as demandas, mas já descartou a implantação de uma linha exclusiva entre Iguaraçu e Maringá.

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Mais da metade dos domicílios no Paraná (61,7%) já contavam com pelo menos um veículo particular

Mais da metade dos domicílios no Paraná (61,7%) já contavam com pelo menos um veículo particular (automóvel ou motocicleta) no ano passado. O dado integra o Comunicado número 73 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos resultados de 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A exemplo do que ocorre no Brasil, todo o crescimento do setor automobilístico tem mudado o padrão de mobilidade urbana. E essa alteração é ainda mais evidente no Estado, que só perde para Santa Catarina no percentual de domicílios com veículos. O percentual catarinense ficou em 70,5%.

No âmbito nacional, o Ipea apontou que quase a metade dos domicílios brasileiros (47%), em 2009, possuíam automóveis ou motocicletas para o deslocamento dos seus moradores. De 2008 para 2009, por exemplo, o percentual de domicílios com automóvel ou motocicleta subiu de 45,2% para 47%.

Apesar desse crescimento, a população de quase a metade dos domicílios do País, ainda é muito dependente dos sistemas de transporte público. Segundo o IPEA, isso é um claro indício de que a situação do congestionamento nas grandes cidades ainda pode piorar, pois a posse de veículos privados tende a crescer.
Aliás, se observar a evolução na aquisição de veículos de 2008 para 2009, mesmo os domicílios com faixas de renda mais baixas aumentaram o percentual de quem respondeu ter motocicleta ou automóvel próprio.
De meio a um salário mínimo, o percentual passou de 33,2% para 36,5%. Entre um e dois salários, o percentual foi de 52,7% para 55,9%. Vale destacar que a única faixa salarial analisada, que sofreu redução no percentual de domicílios com veículos privados, foi a de renda entre três e cinco salários. Nesse grupo, o percentual recuou de 79,6% para 78,9%.


Tempo

Com o volume de carros circulando, o tempo de deslocamento no percurso casa-trabalho fica comprometido, principalmente nas regiões metropolitanas das capitais.
Curitiba, que sempre se destacou pelo planejamento urbano, já apresenta um decréscimo na qualidade do trânsito, a ponto de fazer com que 40,3% dos trabalhadores da capital percam mais de 30 minutos no deslocamento de casa para o trabalho. Em Porto Alegre, por exemplo, esse percentual é de 32,8%. Contudo, São Paulo e Rio de Janeiro apresentam um índice maior - 55,6% e 56,1%, respectivamente.

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Tarifa dos ônibus vai custar R$2,50 em Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá publicou no Jornal Oficial desta terça-feira (14) o decreto que reajusta o valor da tarifa do transporte coletivo e complementar da cidade.

De acordo com o decreto, a partir das 0h do dia 10 de janeiro de 2011, o serviço de transporte coletivo passa a cobrar a tarifa de R$ 2,50 por passageiro (R$ 0,20 a mais do valor atual reajustado em janeiro de 2010), nas linhas de ônibus urbanas e rurais, assim como nas linhas do transporte coletivo complementar.
 
Fonte: VNews
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Transporte Coletivo de Palmas terá novos micro ônibus

A partir da próxima semana, o Sistema de Transporte Urbano de Palmas passará a contar com oito novos micro ônibus. Os veículos foram apresentados pela Empresa Expresso Miracema, na tarde desta terça-feira, 14, ao secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Coronel Antônio Joaquim Martins Benvindo, e aos integrantes do Conselho Municipal de Trânsito.
Segundo a Empresa Miracema, cada micro ônibus custou R$ 230 mil e todos atendem aos requisitos de acessibilidade, com rampa para cadeirantes, poltronas especiais para pessoas que estão acima do peso e catraca diferenciada que facilitam o acesso de gestantes ao espaço das 21 poltronas.

Somados os valores de cada ônibus, o investimento no Sistema de Transporte Urbano de Palmas chega a R$ 1.840.000,00. A empresa revelou, ainda, que no próximo ano novos modelos vão integrar à frota, porém, serão veículos maiores, como os tradicionais que já circulam na Capital. (Informações da ascop)

Fonte: O Girassol
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