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Série Especialistas: O “Problema” do trânsito paulistano

sábado, 20 de novembro de 2010

Os especialistas apontam as deficiências do transporte público como causa do caos no trânsito da cidade de São Paulo. Contudo, se considerarmos o volume de carros da cidade, veremos que a frota paulistana é o real "Problema" da cidade. E pouco se fala na tecnologia disponível para lidar com ele.
Que o transporte público é responsável por uma boa parcela do caos cotidiano dos Paulistanos todo mundo sabe. Todos os especialistas insistem na necessidade de melhorar a qualidade e ampliar a rede de transporte público na maior metrópole da América do Sul. Mas, em termos numéricos, o "Problema" da cidade, com P maiúsculo, é a frota de veículos particulares.

Dados divulgados nesta semana pelo jornal O Estado de S. Paulo dão uma dimensão da questão: a frota da capital deve ultrapassar os 7 milhões de veículos em janeiro de 2011. Serão praticamente 3 automóveis para cada 5 habitantes, em média. Os especialistas mais uma vez culpam a má qualidade do transporte público, mas agora adicionam um elemento: a facilidade de se comprar um carro em uma economia estável e com incentivos fiscais.
Com informações do Detran, o jornal esclarece que ao longo do último ano, a cidade recebeu mais 27 mil veículos por mês. O aumento foi de 4% em relação a 2009, mas de mais de 45% desde que o rodízio municipal foi criado, em 1997. O maior crescimento ocorreu entre carros, motos e veículos utilitários. O número de ônibus permaneceu quase estável e o de caminhões caiu 3,2%.
RODÍZIO PARA ENFRENTAR O PROBLEMA?
Pelas estatísticas, observa-se que o rodízio de veículos na Capital teve um efeito perverso, já observado em outras cidades do mundo, como a Cidade do México. Diante da restrição, ao invés de usar o transporte público uma vez por semana, o cidadão investe na compra de um segundo carro para a família. E em alguns casos, até mesmo em um terceiro automóvel. Infelizmente o rodízio não resolveu o problema do caos nas ruas da cidade, e talvez até tenha contribuído para prejudicar uma situação tão complexa.
De fato, medidas restritivas como o rodízio, ou como o pedágio urbano que já existe em Londres e Cingapura, são alternativas muito radicais e devem ser utilizadas apenas em último caso, quando todas as possibilidades de controle do tráfego e engenharia de trânsito já foram esgotadas. Aqui em São Paulo, por exemplo, as autoridades optaram pelo rodízio antes de investir em tecnologia para melhorar o trânsito.
Já existe no País tecnologia para implantar nos centros urbanos os ITS (Intelligent Transportation Systems), considerados a última palavra em termos de tecnologia para controle de trânsito. A solução nacional, por exemplo, é capaz de alterar automaticamente o tempo dos semáforos, conforme a necessidade do tráfego da rua, sem a intervenção humana.
Se ocorrer um acidente interrompendo uma faixa de uma avenida, e se forma um congestionamento nas demais faixas, o sistema identifica a lentidão e altera a programação dos semáforos da região para restabelecer a fluidez da via. Isso tudo com sincronismo por satélite e comunicação com a central de tráfego via celular, dispensando obras de cabeamento.
Eu te pergunto: você já ouviu falar disso em São Paulo? Será que uma cidade que recebe 27 mil novos veículos por mês nas ruas não deveria tentar melhorar o tráfego de veículos utilizando tecnologia antes de partir para uma medida radical como ampliar o rodízio, ou mesmo implantar pedágio nas Marginais, como já se cogitou algumas vezes no passado?
Alguém pode me dizer qual é a tecnologia empregada para melhorar o trânsito da cidade? Basta ligar o rádio na emissora que transmite 24h por dia de informações de trânsito para ouvir frases do tipo: a medição oficial fala em X km de congestionamento na cidade, mas a nossa percepção é de que a realidade é bem diferente....

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Sindicato dos motoristas de ônibus de Fortaleza descarta greve até dia de assembleia

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) descartou paralisação do transporte púbico até o dia 26, quando acontece a assembleia geral da categoria. Motoristas, cobradores e fiscais estão insatisfeitos porque o dissídio coletivo ainda não foi julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Nesta sexta-feira, o sindicato continuou percorrendo os terminais de integração, para convocar os trabalhadores para a assembleia geral. Durante a manhã, eles percorreram os terminais do Siqueira, Papicu e Messejana.

Em agosto, motoristas e cobradores promoveram paralisações surpresa em terminais de integração e empresas de ônibus.

Fonte: O Povo Online
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Porto Alegre: Primeira semana de ficalização em corredores de ônibus termina sem multas

Os primeiros dias de fiscalização com radares móveis em corredores de ônibus da Capital terminaram sem autuações. A fiscalização ocorre desde a manhã de terça-feira.

A medida foi implantada para diminuir os acidentes. Do ano passado até agora, foram 141 atropelamentos que resultaram em 13 mortes.

Na avaliação do gerente de Fiscalização e Transporte da EPTC, Carlos Pires, os motoristas estão mais atentos e também já foram alertados pelas empresas de ônibus sobre os riscos de multa. A operação vai entrar na rotina de ações da EPTC.

Dentro das estações de ônibus, os coletivos podem trafegar no máximo a 30 km/h. Nos demais trechos, a velocidade permitida é de 60 km/h.

Fonte: Zero Hora
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Caminhos da Leitura: Projeto chegará a novas linhas do transporte público de Belo Horizonte

Divulgar obras de artistas plásticos da região, incentivar a leitura de obras nacionais e despertar o desejo da população em produzir obras artísticas são alguns dos objetivos do projeto “Caminhos da Leitura”, desenvolvido pela Funorte – Faculdades Integradas do Norte de Minas, em parceria com a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e a MCTrans – Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros.
Inspirado no projeto “Literatura para Todos”, da Faculdade de Letras da UFMG, em Belo Horizonte, os usuários do transporte coletivo de Montes Claros, desde setembro deste ano, podem melhor aproveitar o tempo dentro dos ônibus. As linhas circular A e B, em suas poltronas, contam com cartões que possuem trechos de obras consagradas da literatura brasileira e obras plásticas regionais. Os cartões proporcionam aos usuários um contato maior com a literatura e as artes.
Com a participação de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Letras e Pedagogia da Funorte, o projeto tende a chegar a novas linhas no próximo mês. Para isso, a coordenação está selecionando obras inscritas por artistas montesclarenses e da região.
- No primeiro momento, o “Caminhos da Leitura” divulgou trechos de obras dos principais autores nacionais e obras de seis artistas plásticos montesclarenses (Alexandre Zuba, André Assis, André Luiz Nascimento, Guilherme Barbosa, Sérgio Ferreira e Stephanie Pirfo). A idéia agora é expandir essa visibilidade para obras regionais, explica a coordenadora do projeto, professora Lara Araújo.
Além de maior alcance do projeto, essa fase tende a levar a conhecimento do público novos nomes do cenário artístico. “O andamento do projeto beneficia também os acadêmicos envolvidos, pois, desenvolve o intelecto cultural e profissional de todos” ressalta Lara.
- Este momento de leitura permite um percurso intelectual aos usuários do transporte público. O projeto teve ótima aceitação nas linhas onde atua e, por tamanho sucesso, no próximo mês chegará a outras rotas da cidade. Melhor do que isso é o incentivo à leitura que o projeto produz - explica Thiago França, acadêmico do curso de Comunicação Social e participante do projeto.

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BRT Cuiabá/Várzea Grande: Obras devem começar só em março

Até agora nenhuma das grandes obras de mobilidade urbana previstas para Cuiabá e Várzea Grande para preparar as duas cidades com vistas à Copa do Mundo de 2014 está em execução, o que deve acontecer apenas a partir de março próximo. Apesar de reconhecer atrasos, o presidente interino da Agência Estadual de Execução de Projetos da Copa (Agecopa), Yênes Magalhães, garante que há tempo suficiente.

“São obras de um a um ano e meio”, frisou Magalhães ontem, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa (AL) com o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade o projeto de mobilidade para a região metropolitana. Conforme Yênes Magalhães, como se trata de grandes obras e levando-se em conta que os processos licitatórios levam de 60 a 90 dias, a expectativa é que as obras comecem em março de 2011.

Uma das preocupações é quanto aos transtornos que a execução dessas obras poderá provocar no já caótico trânsito das duas cidades. “Serão dois anos de caos. Porém, estamos trabalhando com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande para traçar rotas alternativas e execução de obras de desbloqueios para mitigar e garantir que a população possa de locomover durante este período de obras”, afiançou. São pelo menos 20 obras de desbloqueio. Algumas delas, os processos licitatórios estão sendo adequados para republicação.

O plano de mobilidade urbana conta com a consultoria da empresa paulista Oficina. Entre os seus principais itens está a implantação do BRT, um sistema de ônibus de alta capacidade que prevê um serviço mais rápido que os coletivos urbanos convencionais.

Ao traçar um perfil do quadro atual do trânsito, do sistema viário e do transporte coletivo da Capital e da Cidade Industrial, o consultor da Oficina, Arlindo Teixeira, explicou que o BRT vai operar ao longo de 28 quilômetros de vias compreendendo os eixos Coxipó/Centro e CPA até Várzea Grande.

Pelo percurso destes eixos serão construídas 30 estações de conexões em pontos estratégicos como próximo da Sefaz, Polícia Federal, cruzamento da avenida Mato Grosso com Tenente Coronel Duarte (Prainha), Morro da Luz, na Capital, e Ministério da Agricultura e Posto Zero, em Várzea Grande. “Os terminais do CPA I, Coxipó e André Maggi terão quer ser reformados e remodelados”, frisou Teixeira.

Entre os pontos de conflitos ou gargalos, ele citou os cruzamentos das avenidas Mato Grosso, Getúlio Vargas e Generosos Ponce com a Prainha. Teixeira observou ainda que nos últimos quatro anos o sistema de transporte coletivo perdeu 10 milhões de passageiros. Em 2007, eram 97 milhões. Atualmente, são 86 milhões. “A consequência é a queda da produtividade, que impacta no valor da tarifa e, consequentemente, aumenta o transporte individual. É um ciclo vicioso”, disse. Entre a Capital e Várzea Grande, são 350 mil veículos registrados no Detran.

As obras serão financiadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutra e Transportes, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica Federal e governo do Estado, que conforme Magalhães, aprovou recursos da ordem de R$ 1 bilhão para a Agecopa.
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Em Cuiabá, Tarifa de ônibus volta a valer R$ 2,50

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A tarifa de R$ 2,50 volta a vigorar no sistema de transporte coletivo de Cuiabá, a partir deste sábado (20). A liminar concedida ao Instituto de Defesa do Consumidor (IDC) que derrubou o aumento de 9% na tarifa - no domingo (14) começou a custar R$ 2,50 e na quinta-feira (18) retornou aos R$ 2,30 - foi derrubada na tarde desta sexta-feira (19).

Para evitar desgaste, a Prefeitura já havia anunciado na quinta-feira que não iria recorrer da decisão liminar dada ao IDC, e sim esperar o julgamento do mérito da ação.

Apesar disso, as três empresas de transporte coletivo de Cuiabá tinham a liberdade de contestar a manutenção do novo valor com recurso, o que aconteceu ainda na quarta-feira (19).

Durante esta semana, como houve demora no comunicado que a Procuradoria Geral deveria ter encaminhado à Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU) na terça-feira (17), informando que a tarifa deveria voltar ao preço anterior, o IDC entrou com outra ação, também na quarta-feira, mas dessa vez pedindo a prisão do prefeito Chico Galindo (PTB), por não cumprimento da liminar.

O pedido acabou não valendo, já que na quinta-feira (18) o cuiabano acordou pagando R$ 2,30 pela passagem de ônibus.

Hoje, o desembargador Tadeu Cury deferiu o agravo de instrumento impetrado contra a liminar concedida ao Instituto de Defesa do Consumidor e conseguiu validar os R$ 2,50.

No pedido deferido pelo desembargador, o advogado da Associação Mato-Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), Pedro Verão, questionou o fato dos membros do IDC solicitarem a suspensão devido à existência do artigo 206 da Lei Orgânica, que vincula o aumento da tarifa ao reajuste salarial dos servidores municipais. "Trata-se de um artigo inconstitucional", disse.

Para Verão, o Instituto tentou barrar da mesma forma que o fez em 2009. "Utilizaram a mesma peça e usaram de má-fé ao ingressar com o pedido no domingo, impossibilitando que a juíza da 9ª Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular, Gleide Bispo Santos, analisasse o processo na origem. Assim, induziram a magistrada ao erro", argumentou o advogado.

Fonte: Midia News
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