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Licitação do transporte público em Natal ainda enfrenta “impasses”

domingo, 24 de outubro de 2010

A licitação do transporte público tem até o dia 31 de dezembro de 2010 para sair do papel. Mas, para que isso aconteça, ainda faltam alguns entraves para a publicação do edital. De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Renato Fernandes, a prefeitura aguarda a conclusão do plano de mobilidade urbana de Natal para seguir os outros processos burocráticos.
“Estamos trabalhando em cima da parte jurídica do edital desta licitação. Pela lei temos até o dia 31 de dezembro para publicação e vamos cumprir o prazo. Mas para que possamos dar andamento a esse processo é importante o plano de mobilidade urbana que está sendo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pelo que fui informado, o projeto está 80% concluído”, explicou.

O secretário informou ainda que cabe ao Gabinete Civil da prefeitura de Natal pressionar a UFRJ para a finalização do projeto que teve inicio no final de 2008. Segundo Renato Fernandes, este plano será fundamental para que o edital seja confeccionado.
Renato Fernandes destacou que tem feito o possível para agilizar o processo e espera a publicação do edital até o dia 30 de novembro. “Este é um prazo que eu quero cumprir. Até lá vamos realizar audiências públicas e ouvir a sociedade que são subsídios para a implantação do edital”.

Bilhetagem Única

Em relação a bilhetagem única, o secretário informou que depende de um consenso entre empresários de transportes coletivos, sociedade e permissionários de transporte opcional. “Já tivemos muitas reuniões com todos os envolvidos, mas precisamos ouvir os usuários sobre a necessidade dessa união. A prefeitura defende a bilhetagem única, mas isso tem que ser feito de forma harmônica”.

Renato Fernandes disse ainda que acredita que para a solução deste impasse, será necessário que os donos de alternativos deverão se unir e se associarem a uma ou duas cooperativas para que as negociações sejam agilizadas. “Será muito mais fácil conversar com representantes de duas ou três cooperativas do que com 177 empresas individuas”.

O secretário lembrou ainda que os empresários ganharam na Justiça o direito a bilhetagem única, ou seja, a não integração, porém a prefeitura também defende a unificação do bilhete para facilitar a vida do natalense. “Agora é bom lembrar que os alternativos são uma segunda opção. Devem ir àqueles lugares aonde os ônibus não chegam”.
Há dois meses, os usuários do transporte alternativo esperam a implantação da bilhetagem única, que permitirá a população utilizar o mesmo cartão de passagem nas vans ou nos ônibus. Por causa da demora, o Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn) tem denunciado o domínio do transporte público em Natal.

"Quem decide as coordenadas hoje são as empresas privadas, com um poder público omisso. O que estamos vendo é algo que deveria ser administrado pelos órgãos públicos, e não é. São justamente os nossos concorrentes que decidem tudo e nós, junto com toda a população, é que pagamos o preço", diz Nivaldo Andrade, diretor do Sitoparn.

A polêmica em torno do sistema de bilhetagem eletrônica começou quando a Prefeitura passou a exigir dos permissionários de opcionais o uso das máquinas, que já estavam instaladas nos ônibus. O objetivo do município era de que, após esta etapa, o usuário pudesse utilizar o cartão de passagem nos dois veículos, porém, mesmo equipados, a bilhetagem única não funciona.
Fonte: Nominuto
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Chapecó: Vereadores exigem cobradores no transporte coletivo

O vereador Itamar Agnholetto disse na Câmara ontem (20) que as empresas do transporte coletivo de Chapecó devem ser cobradas nos itens que devem observar pela concessão do transporte público. Ontem a Vereadora Luciane Carminatti solicitou informações sobre obrigações das concessionários para prestar esse serviço, há poucos dias renovados por mais 20 anos. Problema dos cobradores foi novamente levantado.

Alegação para a falta de cobradores é não cumprimento de algumas exigências, como por exemplo, o ensino, o que tem dificultado conseguir esse tipo de trabalhador. Informação recebida por vereadores é que as empresas não estariam cumprindo com a presença de dois trabalhadores dentro dos ônibus. Luiz Antônio Agne disse que a legislação vem sendo cumprida porque não tem notado a falta dos cobradores.

Itamar Agnholetto (foto) disse que os vereadores tem obrigação de ser parceiro do Prefeito José Caramori que tem cobrado o que exige o contrato de concessão. Segundo ele as empresas estão abusando dos motoristas que são obrigados a trabalhar por dois, o que tem originado atrasos de cinco a 15 minutos em algumas linhas. Além disso o consumo a mais de Diesel é pago pelos motoristas, descontado do adicional que recebem pelo trabalho extra que fazem. Sérgio Badalotti destacou que o município tem cobrado bastante das empresas, pensamento compartilhado pelo líder de governo Ivaldo Pizzinatto.

Fonte: DeFato
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Apucarana: Trem em estudo é um veículo moderno, com velocidade média de 80 quilômetros por hora

Começou nesta semana em Apucarana uma pesquisa sobre a viabilidade do projeto “Trem Pé-Vermelho” no eixo Paiçandu-Ibiporã. Além do município, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Arapongas, Rolândia, Cambé e Londrina vão receber pesquisadores sobre a proposta.

Eles devem ouvir cerca de 20 mil pessoas até o dia 26 de outubro, em postos da Polícia Rodoviária e dentro de ônibus que atendam as cidades elencadas. O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, Ivo Martins, explica que esta é considerada a etapa mais importante sobre o estudo do transporte ferroviário de passageiros na região.

“Estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) farão as entrevistas com usuários de veículos particulares ou transporte coletivo que percorra o traçado. O objetivo é ter dados para definir como o trem deve atender nossa região”, afirma.

Isso deve possibilitar, conforme ele, o conhecimento da demanda em relação “Trem Pé-Vermelho”, bem como sobre quem está disposto a trocar o ônibus por esta alternativa. “A partir disso, poderemos projetar quantas linhas e estações vamos precisar e qual será a tarifa a ser cobrada”, salienta.

O coordenador do Trem Pé-Vermelho junto à Agência Terra Roxa, responsável pela articulação da implantação do projeto, Samuel Gomes, explica que a intenção é ter os dados das entrevistas tabulados até dezembro. Já o diretor-executivo da Terra Roxa, Alexandre Farina, ressalta que o trem em estudo é um veículo moderno, com velocidade média de 80 quilômetros por hora. “Não tem nada a ver com aqueles trens lentos e antigos, que estão no imaginário das pessoas que chegaram a usar trem como veículo de transporte no Brasil”, comenta. A volta do trem de passageiros irá exigir também a implantação de novas linhas férreas.

Fonte: TN Notícias
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Consórcios podem suprimir linhas de ônibus na cidade do Rio

sábado, 23 de outubro de 2010

A estreia dos quatro consórcios que venceram a licitação da prefeitura para a operação dos ônibus municipais (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), no próximo dia 30, pode dar início ao processo de reordenamento do sistema. A assessoria do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas de ônibus da capital) informou que os empresários estão estudando uma proposta de supressão de algumas linhas e serviços (variações da mesma linha), que fazem trajetos sobrepostos a outros. O estudo será apresentado na semana que vem ao secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão a quem cabe tomar a decisão. A Rio Ônibus garantiu que a retirada imediata de alguns veículos de circulação, se aprovada, não prejudicará os passageiros.
A Rio Ônibus assegurou ainda que as linhas das seis empresas que deixarão de funcionar no dia 30 serão absorvidas pelos consórcios. Segundo a entidade, os consórcios estão se organizando para operar esses trajetos. Sansão lembrou que, formalmente, os consórcios assumiram a responsabilidade jurídica por essas linhas.
- Elas poderão adquirir os ônibus das empresas que deixarão de operar, colocar ônibus novos, usar veículos de empresas do consórcios. Elas têm a liberdade de escolher como vão fazer. No caso de usarem os veículos das empresas que vão sair, terão de cobrir o nome delas. O número e o trajeto das linhas também tem de estar no ônibus - explica Sansão.
Entre as seis empresas que deixarão de operar no dia 30 está a Amigos Unidos, que atualmente é responsável por linhas como a 107 (Central-Urca), a 176 (Central-São Conrado) e a 521 (Vidigal-Metrô Botafogo). A Breda, a Auto Diesel e a Zona Oeste são outras empresas que não participam dos consórcios. Deixarão de operar ainda os ônibus municipais a Erig e a Top Rio. A Santa Sofia e a Ocidental já não fazem parte do sistema municipal atual, sendo as suas linhas operadas por um pool de empresas.
No primeiro dia de operação dos consórcios deverão circular 200 ônibus - todos novos - com a nova padronização externa fixada por resolução da Secretaria de Transportes. Brancos, os coletivos terão detalhes em outra cor, para identificar a região onde trafegam. Já a implantação do Bilhete Único Carioca acontecerá no dia 6 de novembro, no sábado posterior ao segundo turno das eleições.

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Ciclovia da Radial Leste, em SP, fica pronta com 3 anos de atraso

Com atraso de quase três anos, foi concluída neste mês a ciclovia Caminho Verde, também conhecida como ciclovia da Radial Leste.
Dois trechos já haviam sido entregues, em 2008 e 2009. Mas um percurso intermediário, de 2,4 km, entre o viaduto Aricanduva e a estação Vila Matilde do Metrô, ainda estava em obras.
Os 12 km da pista fazem agora ligação completa entre as estações de metrô Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
O professor de educação física André dos Santos Baieta, 26, usa a ciclovia todos os dias para ir de casa, na Vila Matilde, até a academia onde dá aula, no Carrão.
A viagem de bicicleta, que antes levava 30 minutos, passou a ser feita em 18. A pedalada também ficou mais segura. "Não tenho que ficar atravessando a Radial para pedalar do outro lado", afirma.

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Em Joinville, Novos ônibus do transporte coletivo são apresentados

A cidade terá em circulação 16 novos ônibus de transporte coletivo com pintura personalizada. Uma carreata para apresentação destes ônibus à população acontece hoje, a partir das 8h30, nas principais vias da cidade. Já às 10h30, os ônibus serão direcionados ao Centro Administrativo da Prefeitura, para apresentação ao prefeito.
De acordo com Robinson do Amaral Camargo, superintendente de planejamento de transporte e trânsito, os ônibus trarão imagens de figuras históricas do município. “Imagens de Chico Xavier, do Mercado Municipal, dos dinossauros de Peirópolis, da entrada da ABCZ e outras estarão pintadas nas estruturas dos ônibus”, conta. 
Segundo o superintendente, as duas empresas concessionárias do transporte coletivo possuem uma frota de 136 veículos, com idade média de um ano. Ele afirma que a empresa Líder, comprometeu-se a substituir 44 veículos. “Foram substituídos dezesseis carros que já circulam na cidade. Na  segunda-feira mais dezesseis ônibus com pintura personalizada entrarão em circulação”, explica. Já a Viação Piracicabana possui todos os carros do ano de 2009 e a previsão é de que a frota seja reformulada no final de 2011.
Para o próximo dia 30, aguarda-se a chegada de mais 12 ônibus. “Com esses ônibus, Uberaba estará com 100% da frota adaptada para transportar cadeirantes”, ressalta. Ainda segundo o superintendente, além de elevadores, a frota uberabense possui assentos reservados para idosos, obesos e deficientes. “Desde 2009 as fábricas têm por obrigatoriedade produzir ônibus com determinadas características, seguindo normas federais”,  esclarece.

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