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População ganhará um novo sistema de transporte coletivo em Foz do Iguaçu

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e os responsáveis pelo Consórcio Sorriso, vencedor do processo licitatório para a concessão de operação do serviço de transporte coletivo em Foz do Iguaçu, assinaram na última sexta-feira o contrato que irá modernizar todo o sistema de transporte público no município. A partir da assinatura do contrato, a previsão é que os trabalhos desta etapa sejam concluídos em no máximo 75 dias.

Entre as novidades previstas a partir do novo sistema está a mudança na idade média da frota dos ônibus em circulação, que deverá ser inferior a um ano, menor que a prevista no edital de licitação que é de quatro anos. Já o prazo para a renovação da frota não deverá ser superior a quatro anos. Também será implantado um novo projeto de linhas que irá otimizar todo o sistema, diminuindo o tempo de espera dos passageiros nos pontos de ônibus. Outro problema a ser sanado, segundo os gestores, é a superlotação.

De acordo com o diretor-superintendente do Foztrans, Ailton José de Farias a modernização conta ainda com implantação de aparelhos de GPS nos ônibus para ajudar na fiscalização do instituto. "Com isso, por meio de um programa de computação, a gente pode verificar o horário da passagem dos ônibus em cada ponto", afirmou.

De acordo com Farias estão previstas ainda melhorias nos pontos de ônibus, com o intuito de se proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários. Os ônibus, além de integrarem uma frota nova em cerca de 80%, deverão ser dotados de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

Mais investimentos
Nas próximas semanas o município vai priorizar a construção de novos terminais de ônibus. No total, serão quatro disponibilizados à população nas principais regiões da cidade. "Além do TTU no centro, será construído o Terminal de Integração Leste, na Avenida João Ricieri Maran com Avenida Araucária, em Três Lagoas; o Terminal Norte, na Avenida Tancredo Neves, região da Vila C e Terminal Sul, na Avenida das Cataratas, próximo ao trevo que dá acesso à Argentina", conclui. Farias explica que a construção dos terminais deve ser rápida, em torno de 30 dias. "Já temos o projeto pronto, só iremos executá-lo", afirma.

O diretor-superintendente destaca que a operação do sistema de bilhetagem eletrônica atualmente em curso continua por ser um modelo moderno. "Neste sentido, tudo deve permanecer como está".

Fonte: Aquiagora
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Em Palmas, Nova tarifa do transporte coletivo passa a vigorar nesta sexta-feira

A prorrogação do aumento da tarifa do transporte coletivo de Palmas termina nesta sexta, 15, quando o novo valor da passagem de R$ 2,20 passa a vigorar. A decisão de prorrogar foi tomada pelo prefeito Raul filho, após receber uma solicitação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores, no último dia seis de setembro.

O valor pretendido pelo Seturb era de R$ 2,30, o Conselho Municipal de Trânsito sugeriu o preço de R$ 2,25, entretanto o prefeito Raul Filho baixou-o para R$ 2,20.

Segundo Sílvio Cunha, presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, o reajuste está em conformidade com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual, firmado em 24 de junho de 2009, que determina o reajuste anual da tarifa do transporte público de Palmas.
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Fiscalização retira 34 ônibus de circulação no Rio

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) recolheu na manhã de hoje 34 ônibus que não apresentavam condições de circular no transporte intermunicipal de passageiros no Rio de Janeiro. A ação foi realizada entre as 6 horas e 10 horas em vários terminais do Estado, dentro da operação "Legal tem que ser Legal". Além dos veículos que foram tirados de circulação, o Detro aplicou 56 multas.
As principais irregularidades encontradas foram referentes à má conservação dos veículos, como vidros trincados e pneus carecas, além de documentação irregular. No Rio, foram recolhidos dois ônibus da Transmil, um da Viação Jurema e outro da Trel, no Terminal Américo Fontenelle (Central), além de dois da Evanil, no Terminal da Praça XV, assim como três da Viação 1001 e um da Costa Verde, na Rodoviária Novo Rio. Além destes, outros três veículos foram autuados. Nos últimos três anos, o Detro já tirou de circulação 555 ônibus da frota regular e aplicou 2171 infrações nas ações realizadas em terminais.
Fonte: Estadão
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Brusque: Passagens de ônibus têm novo preço nesta quinta

No dia a dia saímos para fazer compras e às vezes vemos que o preço dos produtos sofreram reajuste, seja por causa do transporte, da matéria prima ou outros fatores como a inflação. Esses mesmos fatores interferem no valor do transporte coletivo. Por isso, a Prefeitura de Brusque, por meio do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade – IBPLAM vai corrigir o valor da passagem do transporte coletivo municipal de passageiros, a partir da zero hora desta quinta-feira (14), para R$ 2,40.

O diretor presidente do Instituto, Alexandre Gevaerd, esclarece que a tarifa não sofria reajuste há 15 meses e todo o processo de análise, para a correção do valor, foi feito com a participação do Conselho Municipal do Transporte Coletivo.

Gevaerd, explica ainda, que fatores como folha de pagamento, equipamentos, combustível e outros interferem na planilha de custo, tento ainda o fato do crescente número de motociclistas, o que faz diminuir a quantidade de usuários no transporte coletivo e aumentar os custos.
Comparativos
A correção será de 9,09% e a nova tarifa será de R$2,40, para se ter ideia em Blumenau o índice do ajuste foi de 11,74%, já em Rio do Sul que é uma cidade menor que Brusque a tarifa cobrada atualmente é de
R$ 2,40.

Fonte: Prefeitura de Brusque
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Sistema Integrado de Transporte de Uberlândia é apresentado a representantes de operadoras do setor

Nesta quarta-feira (13), o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, apresentou o sistema de transporte público a representantes de operadoras de Foz do Iguaçu, Paranaguá, Curitiba e Cascavel. Eles estarão em Uberlândia até o dia 17 deste mês para conhecer o modelo adotado pela cidade, bem como projetos e investimentos no setor. Amanhã (14), profissionais de Porto Seguro, Itabuna, Brasília e São Paulo se unirão ao grupo para visitar os terminais de ônibus e as estações do corredor estrutural da avenida João Naves de Ávila.

Durante duas horas, eles receberam informações sobre o sistema viário, acessibilidade, evolução tecnológica da frota, humanização do trânsito, mobilidade urbana e estrutura do Sistema Integrado de Transporte (SIT) do município. “Uberlândia vem se destacando no cenário nacional, sendo reconhecida por sua frota, com idade média mais nova do Brasil e por seus serviços. Mas para conseguir índices tão bons, é preciso que haja um forte trabalho de sustentabilidade do sistema operacional e das empresas de transporte, acrescida pela aceitação da comunidade. Esta parceria entre o governo municipal, operadoras e usuários nos chamou a atenção e por isso viemos aqui, para absorver bons exemplos”, expôs Juliano Ribeiro, gerente-geral da Rafagnin Transportes, de Foz do Iguaçu (PR).

Após ouvir falar do sistema de transporte público de Uberlândia por meio de reportagens, Angelo Nástas, diretor-executivo da viação Rocio de Paranaguá (PR), aproveitou a oportunidade para conhecer o projeto dos corredores estruturais e a frota 100% acessível. “Estou aqui há pouco tempo e já percebi que esta é uma cidade diferenciada, que teve grandes evoluções em seu transporte coletivo. Paranaguá é uma cidade bem menor que Uberlândia, mas acredito que os projetos exitosos daqui poderão ser adaptados e implantados com sucesso lá. Trabalhar em parceria com a prefeitura é o segredo para atender bem os clientes”, disse.

Segundo Paulo Sérgio Ferreira, estas visitas reforçam o trabalho assertivo da administração municipal e propiciam o intercâmbio de informações. ”Uberlândia está evoluindo e a presença destas operadoras aqui é um reconhecimento muito importante para nós. Mostra que todos os investimentos feitos no município têm dado resultado, e melhorado o atendimento ao usuário. Por isso, ficamos muito satisfeitos em receber visitas assim, que proporcionam a troca de experiências, conhecimentos”.
Fonte: Prefeituta de Uberlândia
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Reunião da Comissão de Transporte e Meio Ambiente teve palestra sobre energia nos ônibus brasileiros

Uma palestra de Guilherme Wilson, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) marcou a realização da 4ª Reunião da Comissão de Transporte e Meio Ambiente da ANTP, no manhã de 23 de setembro de 2010, na sede da ANTP, em São Paulo.

Participaram do encontro: Adalberto Felício Maluf (Fundação Clinton), Ailton Brasiliense Pires (ANTP), Berenice Santana (ANTP), Cacilda B P Silva (Metrô-SP), Cássio Belvisi (Setpesp), Cláudio de Senna Frederico (Artificium), Eduardo A. Vasconcellos (ANTP), Guilherme Wilson (Fetranspor), Hélcio Raymundo (Setpesp), João G. Haenel Filho (SOCICAM), Karin Regina de C.C. Martins (EMTU-SP), Marcos Bicalho (ANTP), Plínio Assman (Brain Engenharia), Reginaldo Paiva (CPTM, ANTP), Renato Boaretto (IEMA), Rosemeiry Leite (CET).

Energia nos ônibus brasileiros. A exposição de Guilherme Wilson versou sobre o uso atual e futuro da energia nos ônibus brasileiros. O palestrante expôs todas as formas de energia que vêm sendo usadas nos ônibus brasileiros, a começar pelo óleo diesel, que corresponde a quase a totalidade dos veículos no Brasil. Relatou a evolução da qualidade do diesel em relação ao seu teor de enxofre.

Houve intensa discussão sobre o problema enfrentado com a lentidão da Petrobrás em reduzir o teor de enxofre e sobre os próximos passos a serem tomados. Ficou evidente a falta de organização das decisões da política brasileira de energia veicular, na medida em que há falta de informações técnicas adequadas e ocorrência de decisões isoladas, desconsiderando o quadro completo. Foi discutido especialmente como adaptar os veículos brasileiros ao diesel com reduzido teor de enxofre (S10) que estará disponível em 2013. Foi feita a proposta de que a ANTP se empenhe em realizar um resumo das conclusões e faça um acompanhamento permanente do tema, com foco no 18º Congresso da ANTP, em 2011, no Rio de Janeiro.

Vantagens, desvantagens e testes. Wilson mostrou as vantagens e desvantagens do uso biodiesel, do etanol, do gás natural, do diesel de cana de açúcar e da tecnologia híbrida nos ônibus nacionais, mostrando o resultado de um estudo detalhado sobre as conveniências do ônibus 'flex' (diesel e GNV). Ele informou que há testes em andamento no Brasil com veículos a etanol em São Paulo e proximamente no Rio de Janeiro; com uso do diesel S50 no Rio de Janeiro (desde janeiro deste ano), e com diesel de cana de açúcar no Rio de Janeiro a partir de 2011.

Finalmente, Guilherme Wilson resumiu o que qualifica como preocupações e sugestões para uma política energética adequada: informações de qualidade, planejamento coordenado, disponibilidade da energia, e adaptação às condições de cada região do país e ao tipo de sistema de transporte coletivo que se pretende incentivar.

Fonte: ANTP
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