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Bilhetagem apresenta falha na integração do transporte urbano em Ribeirão Preto

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Uma falha no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte urbano de Ribeirão Preto, que deixa de cobrar a tarifa pela integração para cobrar uma segunda tarifa normal, gera reclamações de passageiros. Em vez de ser cobrado R$ 0,20 a mais pela troca de veículos, passageiros dizem que são cobrados em mais R$ 2,40, valor da passagem simples.
A Transurb, que representa as empresas, confirma o problema, mas em apenas três linhas.
A auxiliar de limpeza Ana Paula Tavares Ferreira diz que, ao passar o cartão na catraca, percebeu que não há a cobrança de apenas R$ 0,20, mas do valor integral. "É descontado mais R$ 2,40, o que é errado. E a Transurb exige cinco dias para ressarcir o valor indevido. É um absurdo. A gente está sendo lesado", diz.
Ela diz que apenas conseguiu o dinheiro ontem, após brigar na Transurb.
A auxiliar de limpeza Luiza Helena dos Santos tem o mesmo problema. Ela diz que já teve prejuízos de R$ 10 em apenas um dia. "Estou com esse problema desde o dia 20 do mês passado e não resolvem. Hoje [Ontem] fui lá e pediram três dias para resolver. Quero os meus direitos."
O assessor especial da Transurb, Marcelo Rosa, confirma que o problema foi constatado nas linhas 118, 128 e 335. "A falha existe em decorrência da implantação do novo sistema de bilhetagem. É algo que vamos resolver até a próxima semana", disse.

Fonte: A Cidade

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São Paulo: EMTU irá testar ônibus elétricos em outro trecho

A EMTU (Empresa Metropolitana dos Transportes) começará nos próximos dias os testes da operação assistida com ônibus elétricos no trecho entre Piraporinha e Jabaquara.
O segmento de 11 quilômetros do Corredor Metropolitano ABD, entre Diadema e a Capital, passa por obras de eletrificação e está quase pronto para os trólebus.
Segundo a EMTU, inicialmente "os trólebus circularão com o objetivo de testar a rede elétrica e as seis estações retificadoras já instaladas". Serão 14 no total.
Pela projeção do governo do Estado, a operação plena terá início até o fim do ano.
Diariamente, cerca de 100 mil pessoas transitam pelas quatro linhas que trafegam pelo trecho entre Piraporinha e Jabaquara.
A EMTU não acredita que a eletrificação irá provocar aumento dessa demanda.
O benefício do trólebus em relação aos coletivos a diesel está na menor emissão de poluentes e na diminuição do ruído no trânsito.

LONGA ESPERA
Embora o Corredor Metropolitano ABD esteja em funcionamento há mais de 20 anos, o trecho entre Piraporinha e Jabaquara só teve o projeto de eletrificação iniciado em novembro de 2009, ao custo de R$ 21 milhões.
Por mês, 6 milhões de passageiros utilizam o serviço. O sistema liga os bairros de São Matheus e Jabaquara, na Capital, passando por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.
Atualmente, o trólebus está disponível no segmento entre São Mateus e Piraporinha, que possui 22 quilômetros. Ainda assim, os veículos a diesel são maioria em todo o corredor.

Combate à poluição de veículos tem plano regional
Consórcio Intermunicipal do Grande ABC divulgou pauta com sugestões que serão enviadas ao governo do Estado para elaboração do PCPV (Programa de Controle da Poluição Veicular).
As propostas (veja quadro ao lado) foram organizadas pelo Grupo de Trabalho Inspeção Veicular da entidade, que reúne representantes das sete cidades.
A criação do PCPV foi determinada por resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O documento final terá de ser apresentado até o fim do ano.
"Funciona como um plano que determina o que os Estados devem fazer para controlar a poluição veicular", afirmou o gerente do departamento de desenvolvimento tecnológico e de sustentabilidade da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) Carlos Ibsen Lacava.
O programa de inspeção veicular, que poderá ser implantado em todo o Estado, está entre os projetos.
Como a Capital, a região planeja oferecer serviço nas sete cidades. Uma minuta já foi elabora e apresentada ao governo do Estado.

Fonte: Diário Grande ABC

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Mobilidade urbana é um dos maiores problemas de Salvador para o Mundial de 2014

Andar por Salvador não é uma tarefa fácil. A geografia é o primeiro problema, não à toa a cidade é dividida entre alta e baixa, com ladeiras de cansar qualquer jipe. Os 461 anos também atrapalham um pouco, mas o desenvolvimento urbano da década de 60 para cá é que criou o maior problema: a capital da Bahia ocupa o terceiro pior índice de mobilidade urbana quando comparada com outras 21 capitais pelo urbanista Valério Augusto Soares de Medeiros, da Universidade de Brasília. À frente apenas de Florianópolis e do Rio.
A pesquisa é de 2009, mas vale o comentário porque no 1º Encontro de Representantes das Cidades Sedes da Copa de 2014, realizado aqui, em Salvador, na última segunda (12), o tema mobilidade urbana estava lá, entre as discussões sobre estádios, modelos de financiamentos, turismo e marketing.
Dos R$ 567,7 milhões liberados pelo Governo Federal para o chamado PAC Mobilidade Urbana, R$ 381 milhões são para a construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos, para ligar a Ladeira do Cabula ao Porto de Salvador, passando por Dois Leões, Avenida Heitor Dias e Baixa de Quintas. A obra tem previsão de terminar em maio de 2011.
Há ainda projetos de duplicação das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, para melhorar o acesso ao estádio de Pituaçu e Barradão, além da criação dos "corredores de transporte metropolitano de alta capacidade", que nada mais são que vias exclusivas para ônibus, já existentes, mas sem funcionamento na prática por falta de fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Transporte (Setin).

Fonte: De olho em 2014

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Rio de Janeiro: Linha 3 do metrô está desacreditada

O governador reeleito garantiu em entrevista que neste mandato irá construir a tão sonhada Estação das Barcas de São Gonçalo e a Linha 3 do metrô. Sem querer desanimar o discurso de Sérgio Cabral, a população não está esperançosa a respeito destas melhorias no transporte público, quase todo apoiado em empresas de ônibus. É de entristecer e irritar qualquer um o fato de termos uma enorme baía e somente uma linha intermunicipal, Niterói-Praça XV. Enquanto isso usuários se aglomeram e se apertam em ônibus lotados e engarrafamentos monstruosos, tudo para encher os bolsos de meia dúzia de empresários donos de empresas de ônibus. Estamos muito atrasados nestas obras, até porque elas nem saíram do papel. Ter uma linha de barcas ligando São Gonçalo à Praça Mauá nos traria mil e um benefícios como desafogar as atuais estações, que não suportam mais o aumento da demanda; melhoraria o trânsito no centro de Niterói, bairro que virou passagem de usuários de outros municípios com destino ao Rio, melhoraria o caótico trânsito da Avenida do Contorno, estimularia a concorrência que sempre traz benefícios aos passageiros, nesse caso, os ônibus terão que ser mais atrativos para ganhar público.
 
Fonte: O Globo
 
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Rio de Janeiro: Prefeitura adia implantação do Bilhete Único para o dia 6 de novembro

O Bilhete Único Carioca, que entraria em vigor no próximo dia 30, teve sua implantação adiada pela prefeitura para o dia 6 de novembro.
O prefeito Eduardo Paes disse que a data foi transferida por causa da realização do segundo turno da eleição presidencial, no dia 31 deste mês.
Com o novo sistema, o passageiro poderá realizar duas viagens, no período de duas horas, pagando R$ 2,40. O usuário terá que fazer um cadastramento pela internet ou em postos para adquirir o bilhete único municipal.
Segundo o presidente do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas da capital), Lélis Teixeira, quem já tem bilhete único intermunicipal (cerca de 1,2 milhão de usuários) ou vale-transporte (700 mil na capital) não precisará se cadastrar para usufruir dos benefícios do Bilhete Único Carioca e poderá utilizar seus cartões também nos ônibus municipais. O mesmo vale para os futuros portadores de bilhetes municipais, que poderão usá-los em linhas intermunicipais. Só que, neste caso, pagarão R$ 4,40 para embarcar em dois meios de transporte num intervalo de até duas horas e meia entre a passagem pelas catracas.
- O produto será o mesmo. Só com uma roupa diferente - explica Lélis. - Os usuários poderão ter um só cartão, intermunicipal, municipal ou vale-transporte. Será um cartão por CPF.

Como fazer o cadastramento no Bilhete Único
Como os intermunicipais, os cartões municipais serão confeccionados pela RioCard. Diretor-executivo de negócios da empresa, Edmundo Fornasari, informa que os interessados no Bilhete Único Carioca deverão cadastrar seu CPF. A partir de 10 de outubro isto poderá ser feito pela internet (possivelmente através do site www.riobilheteunico.com.br ) ou num dos sete postos que serão criados, na Central, no Largo da Carioca, em Copacabana, em Campo Grande, em Bangu, na Barra (Terminal Alvorada) e em Madureira.

- Quem fizer o cadastramento pela internet, receberá o cartão pelos Correios. A vantagem é que poderá acessar o sistema 24 horas. Ao receber o cartão, deverá desbloqueá-lo, pelo site ou por telefone - esclarece Fornasari. - Nos postos de atendimento, o usuário se cadastra e recebe o bilhete na hora.
Para carregar o bilhete, uma opção é usar a internet, imprimir um boleto e pagá-lo em qualquer banco. Há ainda a possibilidade de carregar os bilhetes numa das 12 lojas do Rio Ônibus.


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Curitiba: Ônibus será ponto de recarga

Passageiros do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana poderão abastecer o cartão transporte com créditos nos próprios ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT). A novidade foi anunciada ontem pela Urbs, empresa municipal que gerencia o sistema. Até então, a recarga só poderia ser feita em 100 pontos de recarga instalados em terminais e estações-tubo. Agora, são 2 mil locais de reabastecimento de créditos.
Segundo a Urbs, a primeira e principal etapa do sistema começou a funcionar em 16 de agosto. Os novos cartões transporte ou segundas vias feitas depois dessa data, bem como cartões que passaram pelo atendimento da Urbs são carregados diretamente nos ônibus depois da compra dos créditos feita pela internet, no site http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/, ou depositados como vales-transporte pelas empresas. Os créditos são carregados automaticamente quando o passageiro encosta o cartão no equipamento de embarque do ônibus.
Os cartões feitos antes de 16 de agosto devem ser convertidos para a nova tecnologia. A Urbs está instalando nesta semana 40 conversores nos terminais da RIT. Nestes equipamentos, a conversão é automática, basta inserir o cartão transporte no equipamento e aguardar o término do processo, que dura em torno de um minuto. Perto dos conversores, a Urbs colocou cartazes explicativos com os passos a serem seguidos para a conversão do cartão.
Nos postos de atendimento da Urbs na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Carmo, Pinhei­rinho, Fazendinha, Boa Vista e Matriz, estão sendo feitos atendimentos com equipamentos portáteis (POS) para conversão dos cartões de passageiros dentro do novo sistema de bilhetagem. Nos dias úteis, os fiscais do transporte coletivo estão nos principais terminais com os conversores fazendo atendimento aos usuários.
Os cartões não convertidos funcionam normalmente. Depois de comprar os créditos pela internet, o cidadão carrega em um dos 94 equipamentos instalados na cidade (a lista dos locais está no site da Urbs). Quando todos os cartões forem convertidos, a Urbs vai de­­sativar os antigos carregadores. Cartões novos, segundas vias ou os já convertidos, não funcionam nos antigos carregadores.

Fonte: Gazeta do Povo

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