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São Paulo: Metrô tem sinalização falha um mês após inauguração de nova estação

sábado, 25 de setembro de 2010

O governo de São Paulo, inaugurou na terça-feira passada (21) a última estação do prolongamento da linha 2-Verde, a Tamanduateí, na zona sul de São Paulo. No entanto, o Metrô ainda não sinalizou na maioria das paradas a existência da estação Vila Prudente, aberta ao público no dia 23 de agosto. A reportagem percorreu estações da linha e constatou que algumas placas ainda indicam como ponto final a estação Sacomã.
A única estação que sinaliza a última parada é a Tamanduateí. Já na estação Sacomã, nas duas plataformas de embarque, o destino consta como Vila Madalena, como se o passageiro só pudesse seguir para o bairro da zona oeste - no sentido oposto, há ainda as estações Vila Prudente e Tamanduateí. Para saber qual plataforma leva a essas estações, é preciso perguntar para algum funcionário.
O Metrô informou que ainda não trocou as placas de destino porque as duas últimas estações da linha 2-Verde ainda funcionam em horário diferenciado, das 9h às 16h30. Não há previsão para que as duas paradas operem no horário da rede, das 4h à meia-noite.

Fonte: R7.com

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Boa Vista: Mais seis ônibus com acessibilidade começam a circular na próxima segunda

A Prefeitura de Boa Vista continua investindo no transporte público coletivo da cidade. Na próxima segunda-feira (27), a empresa Viação Cidade de Boa Vista colocará em circulação mais cinco ônibus seminovos e um novo, adaptados com acessibilidade para atender aos portadores de necessidades especiais.

Esta ação faz parte do plano de renovação da frota municipal para garantir melhores serviços à população, e atenderá à demanda crescente do transporte coletivo em Boa Vista. Devido ao grande investimento na estrutura, o número de passageiros saltou de 29.500 para 33.200 diariamente.

Ainda na próxima semana, a Empresa receberá mais dois ônibus, sendo um seminovo e outro novo, também adaptados com elevadores para atender aos portadores de necessidades especiais. Até o final da primeira quinzena de outubro, serão entregues outros dois veículos novos, que já foram enviados da fábrica de Cascavel, no Paraná.

“A compra de novos ônibus e a melhoria na frota fez com que a população voltasse a utilizar o transporte público coletivo. Com este investimento, diversas melhorias foram notadas, como a redução do tempo de espera nas paradas, além da qualidade e segurança que os veículos proporcionam”, afirma o gerente administrativo da Empresa, Sandro Salgado Pereira.

Este mês a frota de ônibus de Boa Vista recebeu sete ônibus seminovos. Só neste ano, 20% da frota foi renovada e a meta é renovar 50% até dezembro.

Fonte: BV News

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Em Natal, Passagens de ônibus vão custar R$ 1 no dia das eleições

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai adotar a "tarifa social" no próximo dia 3 de outubro, quando serão realizadas as eleições para a Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Com isso, as passagens de ônibus em Natal vão custar R$ 1.

A portaria que estabelece a tarifa, assinada pelo secretário Renato Fernandes, foi publicada na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial do Município (DOM).

O secretário levou em consideração o fato de o dia do pleito eleitoral de 3 de outubro ser feriado nacional.

Os vales-transporte, créditos estudantis e demais benefícios do sistema de transporte público de passageiros serão aceitos normalmente no dia das eleições.

Fonte: Tribuna do Norte

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Câmara do Rio aprova redução no ISS para ônibus de 2% para 0,01%

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou, na noite desta quinta-feira, por 36 votos a quatro, o projeto de lei que reduz o ISS cobrado dos ônibus do Rio de 2% para 0,01%, o que implicará em uma renúncia fiscal de R$ 33 milhões por ano, segundo cálculos da prefeitura. A redução da alíquota era prevista no edital de licitação para a operação dos ônibus da cidade vencida por quatro consórcios de empresas que já atuam no Rio.
O projeto foi enviado à Câmara de Vereadores pelo prefeito no fim de julho. A mensagem, em pleno recesso do Legislativo, surpreendeu os vereadores. Segundo a oposição, Paes, embora negue, com a renúncia fiscal, vai subsidiar a tarifa.
"Não há mistério algum. A redução da alíquota estava prevista no edital. O projeto de lei só não foi enviado antes porque não haveria tempo para votar o bilhete único e a redução do ISS", argumentou, na época, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
Hoje, as empresas de ônibus já têm benefícios fiscais, pois o ISS cobrado de outros setores da economia chega a 5%.

Fonte: O Globo

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Mais 30 Km de ciclovias em Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte comemora a Semana Nacional do Trânsito investindo na mobilidade urbana sustentável com ações que visam desestimular o uso do carro e incentivar os meios de transporte coletivo e não motorizados, como a bicicleta. E a BHTRANS publica, nesta quinta-feira, dia 23/9, o edital de licitação que prevê a contratação de uma empresa para elaborar o projeto de 30km de ciclovias em Belo Horizonte.

O programa Pedala BH visa trazer muitos benefícios para a cidade e para os cidadãos e tem como objetivo promover ou resgatar o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isso, o programa propõe ações que abrangem desde a definição e implantação de ciclovias e estacionamentos até campanhas de educação e de segurança no trânsito.

Apesar do imenso potencial apresentado por Belo Horizonte para o uso mais intensivo da bicicleta como veículo complementar, integrada ao sistema de transporte coletivo, o número de pessoas que fazem uso da bicicleta por aqui ainda é baixo. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro, a porcentagem de viagens de bicicleta como transporte na capital mineira está na casa dos 0,6%, um número inferior à média nacional de 2,8%, e à média das cidades com mais de um milhão de habitantes, 0,9%.

O uso da bicicleta é uma prática cada vez mais valorizada e incentivada em grandes cidades de todo o mundo que buscam novas alternativas para a questão do transporte. A BHTRANS espera que, cada vez mais, as pessoas se tornem adeptas da bicicleta como meio de transporte alternativo. Desta forma, todos serão beneficiados: a cidade, que ficará menos congestionada e com o ar mais limpo, e a população, que vai ganhar mais qualidade de vida.

Ainda neste mês serão entregues as propostas da licitação para a contratação da empresa que irá executar 16,6 km de ciclovias, abrangendo as regiões Leste, Nordeste, Estação Barreiro, Norte, Savassi e avenida Américo Vespúcio, entre as avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz.

Tudo isso faz parte do programa Pedala BH, de incentivo ao uso da bicicleta, da Prefeitura de Belo Horizonte e coordenado pela BHTRANS.
Fonte: BHTrans

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Em Marília, Internet vai colher sugestões para o transporte público

Durante audiência pública na manhã de ontem, para debater o transporte coletivo, o consultor do projeto, Pedro Kassab, informou que a partir de amanhã serão colhidas sugestões pela internet, para posterior elaboração do edital de licitação para duas empresas do setor.
As sugestões serão colhidas ao longo de duas semanas e podem ser enviadas através de link na página da prefeitura na internet (http://www.marilia.sp.gov.br/).
Cerca de 40 pessoas participaram da reunião e puderam debater ao final alguns pontos do projeto, que prevê a instalação de duas empresas de transporte operando em lotes distintos da cidade: classificados como norte e sul.
O presidente da Sociedade Comunitária dos Amigos e Moradores do Prolongamento Palmital, Darci Bueno da Silva, criticou a falta de concorrência. “A população queria duas empresas para que houvesse concorrência na passagem e na qualidade, e pelo que estou vendo vão trocar seis por meia dúzia”, disse.
A presidente da Associação dos Deficientes de Marília, Mary Profeta, questionou a acessibilidade nos pontos de ônibus. “Acessibilidade não é só ônibus com elevador, são pontos com acessibilidade também, o que não tem”. Ela foi instruída a encaminhar as sugestões para a administração municipal.
UJS e SAF defendem monopólio do transporte
Durante argumentação, o presidente da UJS (União da Juventude Socialista), Marcos Aurélio dos Santos, criticou algumas colocações sobre a necessidade da concorrência e defendeu monopólio do sistema.
“As más línguas falam que é necessário concorrência entre as duas empresas. A empresa mais barata não pressupõe qualidade e é um modelo que a gente pauta a qualidade e não o valor econômico do transporte”.
Já o presidente do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização), Antônio Carlos da Silva, afirmou que deve colocar sugestões no site, como a implantação de micro-ônibus para transportar pessoas com maior poder aquisitivo - um transporte de maior qualidade com custo maior -, e a firmação de um convênio com a Telefônica para a implantação de coberturas e bancos nos pontos. Quanto à concorrência, acredita que se praticada entre linhas aconteceria uma guerra na disputa pelo passageiro.

Fonte: Jornal Diário de Marília

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