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Fapesp cria sistema de localização do transporte coletivo

terça-feira, 24 de agosto de 2010


O projeto “Sistema embarcado de informação ao usuário de transportes coletivos”, desenvolvido com apoio do Programa Fapesp ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) – Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), irá disponibilizar uma solução composta de hardware, baseado em plataformas de smartphones, com tecnologia 3G para acoplar ao transporte coletivo de São Paulo.

Esse sistema 3G reúne localização, informação e entretenimento para os ônibus urbanos e intermunicipais e deverá custar 5 mil reais a unidade.

Uma das principais aplicações é que o usuário poderá saber a localização exata do ônibus, percurso e tempo estimado de espera.

Ainda, através dos navegadores GPS, as linhas rodoviárias mais longas terão informações turísticas de cada destino.

Por enquanto nenhum contrato com fabricante foi anunciado.

No Brasil um sistema com as mesmas especificações já é utilizado no metrô e em determinadas linhas de ônibus de São Paulo.

Fonte: InfoGPS
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Aumento da frota e ausência de obras fazem prever nó cada vez maior no trânsito do Grande Rio


O empresário Elizeu Drumond, que nasceu no Espírito Santo há 60 anos e vive há 50 no Rio, acompanha com preocupação o agravamento dos congestionamentos nos acessos, nas saídas e nos grandes corredores de tráfego do Grande Rio. A velocidade de crescimento da economia (à taxa média de 5% ao ano), o aumento da frota de veículos estimado pelo Detran (50% em dez anos), a chegada de novos empreendimento industriais e as poucas obras visando a reduzir os gargalos do trânsito levam o empresário a perguntar: qual será o futuro do trânsito na Região Metropolitana do Rio?

O sinal amarelo de um iminente colapso na circulação viária foi aceso durante uma reunião recente de dirigentes da Secretaria estadual de Transportes com representantes das concessionárias que operam as principais rodovias do estado. O subsecretário de Transportes, Delmo Pinho, alerta que a Região Metropolitana já começa a sentir os efeitos dos engarrafamentos, que infernizam o dia a dia dos paulistas:

- Na época da Copa do Mundo (2014), os engarrafamentos estarão 30% maiores que atualmente. Daqui a dez anos, o Grande Rio vai parar se não houver investimentos públicos e privados, e se não forem feitas mudanças nos contratos de concessão de rodovias. Convocamos as concessionárias para evitar que isso ocorra. Se forem feitas as obras previstas, mesmo com uma frota de veículos bem maior, a mobilidade urbana será melhor do que é hoje.

Poucos projetos estão em execução
O presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio, Eduardo Rebuzzi, é outro a enumerar sinais de que o trânsito do Rio começa a se parecer com o de São Paulo:

- Os gargalos que aconteciam nos horários de rush ocorrem hoje durante quase o dia inteiro, a situação só melhora à noite. É fundamental a conclusão do Arco Metropolitano (que vai ligar Itaboraí a Itaguaí). Também é imprescindível fazer investimentos em transporte de massa, como metrô, trens, barcas e BRTs (corredores expressos de ônibus).

De acordo com relatório ao qual O GLOBO teve acesso, as concessionárias e o poder público têm projetos para eliminar os grandes gargalos. De concreto, no entanto, as únicas grandes obras em rodovias em execução somam R$ 1,34 bilhão: a duplicação da Rio-Santos (em fase final) e a construção do Arco Metropolitano (em ritmo lento, mas com previsão de entrega em 2012). Obras importantes, como a duplicação da Avenida do Contorno (R$ 23 milhões) e a ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha e desta com a Avenida Brasil (R$ 290 milhões), são apenas projetos.

Na capital, a prefeitura e a concessionária Lamsa fazem obras estruturais de R$ 93,3 milhões para aliviar o tráfego na Linha Amarela: a ampliação de um trecho da Avenida Ayrton Senna, na Barra, e de um viaduto em Manguinhos; e a construção de um na Abolição. Já o estado começou este ano a construir a Linha 4 do metrô: a primeira etapa, Barra-Gávea, está estimada em R$ 1,2 bilhão.

Na avaliação de técnicos em transporte, a Avenida Brasil é o maior gargalo do Rio. Elizeu Drumond, que tem uma empresa de guindastes na via, concorda:

- Estou instalando uma filial na área do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio, em Itaboraí) para fugir dos engarrafamentos da Avenida Brasil. Se não fizer isso, inviabilizo minha empresa.

Pela Avenida Brasil, trafegam hoje em média 237 mil carros por dia (eram 228 mil em 2000), segundo a CET-Rio. Outro corredor municipal, a Linha Amarela, teve um crescimento de 39% no volume de veículos, que passou de 72 mil diariamente em 2005 para cem mil este ano. Na Linha Vermelha, o fluxo subiu de 129 mil em 2000 para 143 mil.

Na Ponte Rio-Niterói, a situação é crítica. Quando a via foi inaugurada, em 1974, passavam por ali 15 mil veículos por dia, e a estimativa de capacidade era de 50 mil. Hoje, o tráfego é três vezes maior: 145 mil veículos.

- Os engarrafamentos na Ponte são provocados pelos problemas nos acessos - diz o presidente da CCR/Ponte S/A, Márcio Roberto Moraes e Silva.

Vice-presidente do Rio Ônibus (sindicato das empresas de ônibus da capital), Octacílio Monteiro ressalta que estradas e outros corredores são como vasos comunicantes: um interfere no outro. Ele diz que, em dez anos, a velocidade média dos ônibus no Rio caiu pela metade: de 25 a 30km/h para 14 a 16km/h:

- Mesmo com a redução do número de passageiros (de 110 milhões para 85 milhões por mês), para se manter a frequência a frota teve que aumentar (de seis mil para 8.600 ônibus), devido aos engarrafamentos.

A representante comercial e unitária Pâmela Freitas, que trabalha no Rio e estuda no campus da Uerj em São Gonçalo, perde cinco horas por dia no trânsito:

- A saída é estudar, dormir e fazer relatório no trânsito.

O engenheiro Flávio Almada - que trabalhou nas concessionárias Ponte S/A, Via Lagos, Nova Dutra e Autopista Fluminense (da BR-101 Norte) - lembra que a Região Metropolitana é o centro de negócios e decisões dos empreendimentos instalados no interior do estado:

- O estado está comprando 11 novas embarcações e estudando a criação de linhas de barcas entre a Zona Sul e o Centro - revela Almada, que preside a concessionária Barcas S/A.

O diretor regional da Associação Nacional de Transportes Públicos, Willian Aquino, diz que o enfoque deve ser: "automóvel, use-o com moderação". Para isso, defende prioridade nos investimentos em transportes públicos com grande volume (trens, metrô e BRTs).

- Um bom exemplo foi a implantação do corredor metropolitano na Alameda São Boa Boaventura, em Niterói, que permitiu que 250 mil passageiros de ônibus ganhassem quase 30 minutos por dia, por sentido, em seus deslocamentos - disse, acrescentando que os automóveis transportam menos de 50 mil passageiros por dia.

Segundo Márcio Barbosa, professor da Fundação Getúlio Vargas, é fundamental investir em sistemas rodoviários e ferroviários. Ele destaca, contudo, a necessidade de estimular o transporte marítimo, aproveitando a Baía de Guanabara:

- Em Hong Kong, há um litoral parecido com o nosso e o transporte marítimo é explorado com embarcações de até mil passageiros.

Fonte: Extra Online

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Metrô do Recife amanhece em greve


Os trabalhadores do sistema de metrô que atende ao Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Camaragibe estão em greve desde as 22h de ontem. No entanto, a Superintendência do Metrorec garante que 70% dos 220 mil usuários diários não serão afetados. "Já temos uma estratégia montada para estes casos. O metrô funcionará das 5h às 8h e das 17h às 20h. Estes são os horários de maior fluxo", disse o superintendente interino do Metrorec, José Renato Lira.

Por causa da greve, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema emergencial para atender aos usuários durante a greve. A operação conta com a criação das três linhas especiais e o reforço de frota de outras sete linhas. Serão 67 ônibus a mais nas ruas, além de mais 35 coletivos estocados. Três novas linhas emergenciais foram criadas para operar das 8h às 16h30 e das 20h às 23h. A primeira é a Joana Bezerra/Afogados/Barro, com ponto de embarque e desembarque no Terminal Integrado do Barro e Joana Bezerra. Asegunda é a Jaboatão/Barro que irá operar com ponto de saída e retorno no TI do Barro. Já a Barro/Camaragibe terá ponto de embarque e desembarque no Terminal Integrado do Barro e Camaragibe.

Para atender à demanda de usuários que utilizam a linha Sul do Metrô o consórcio reforçou o serviço da linha 166 - Cajueiro Seco/Afogados, que realizará 58 viagens, a partir de hoje. Também haverá reforço na operação da linha 161 - Brigadeiro Ivo Borges, que irá realizar 102 viagens. Já a linha 469 - Camaragibe/CDU terá o seu itinerário prolongado, passando a ter ponto de retorno no TI do Barro. A linha 209 - Barro/Coqueiral também terá seu percurso ampliado passando a atender o Terminal Integrado de Cavaleiro. As linhas 200 - Jaboatão (Parador) e 115 - Afogados/Aeroporto também serão reforçadas. A última linha a ser reforçada é a 363 - Curado IV (Avenida 1) que passará a atender ao TIP em todas as viagens. Os usuários podem obter outras informações sobre a operação emergencial dos coletivos pela Central de Atendimento ao Cliente através do telefone 0800 081 0158.

Reivindicação - Os metroviários estão em estado de greve desde o último dia 22 de julho, após vários itens do acordo coletivo de trabalho terem sido negados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A categoria reivindica a volta dos benefícios cortados, como tíquete alimentação, plano de saúde e auxílio-creche. A categoria aguardou durante todo o dia de ontem uma nova negociação com a CBTU, como não houve contra-proposta, ratificou a paralisação.

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Curitiba: Passageiros sofrem à espera do Ligeirinho


Quem costuma pegar ônibus na estação-tubo na Avenida Manoel Ribas com a Rua Jacarezinho, em Curitiba, não tem vida fácil. Ponto cheio, filas, ônibus lotados, tudo isso faz parte da rotina destes usuários do transporte público.

Nem mesmo a reforma pela qual passou o local conseguiu resolver os problemas ali enfrentados. Em horário de pico, a situação ganha ares caóticos. A técnica de enfermagem Marlene Pereira, que utiliza a estação-tubo todos os dias, “bota a boca no trombone”.

Segundo ela, as obras, que deveriam melhorar este problema, não resultaram em nada. “Essa estrutura nova que foi colocada não deu conta de suportar o volume de pessoas. Tem dias que fica impossível entrar aqui”, conta.

Para ela, a situação ficaria melhor se a estação-tubo fosse ampliada ainda mais. “Se utilizassem o espaço da praça onde o tubo está localizado, ficaria melhor. De manhã, por volta das 7h30 às 9h, e no final da tarde, das 18h até 19h30, isso daqui vira um inferno”, garante.

A esteticista Amanda Luca também compartilha da mesma opinião. Usuária da linha Inter II, que sempre teve problema com o número elevado de passageiros que transporta, ela conta que é um martírio ter que utilizar esta estação-tubo diariamente.

“Acho que esta reforma nada mais foi do que desperdício de dinheiro público. Os problemas ainda continuam. Em dias de chuva, então, é necessária uma boa dose de paciência. Além da ampliação, acredito que deveriam colocar mais ônibus nesta linha. Tem dias que sou obrigada a esperar três ou quatro ônibus porque não tem como embarcar”, reclama.

Outros tubos

Não são apenas os passageiros da estação-tubo da Manoel Ribas com a Jacarezinho que são “privilegiados” com problemas deste tipo. Outras linhas também enfrentam as mesmas situações.

O auxiliar de produção Élson Selbmann, que utiliza o tubo da Praça 29 de Março, conta que o espaço sempre fica cheio em horário de pico. “Dá até um desânimo quando vejo o tubo lotado. Além do excesso de pessoas, a linha que utilizo, Campo Comprido/Pinhais, sempre atrasa”, lamenta.

O estudante Roberto Garcia, que utiliza a mesma estação-tubo, também reclama dos atrasos na linha. “Se eu não pego o ônibus no horário certo, é certeza que vou atrasar para aula. Cansei de chegar em sala de aula depois do horário”, conta.

Urbs

A assessoria de imprensa da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), responsável pelo transporte público da capital, informa que estão sendo realizados estudos de redimensionamento de uso de estações-tubo espalhadas pela cidade, para saber como e quando agir.

No caso específico do tubo da Manoel Ribas com a Jacarezinho, a Urbs revela que a linha Inter II, que passa no local, é a que tem maior demanda. A Urbs diz estar ciente das reclamações dos usuários e que vai fazer mais estudos para diminuir os problemas relacionados à linha.

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Recife: 45% dos usuários de ônibus acham o serviço de Transporte Coletivo Ruim ou Péssimo


Pesquisa Qualidade do Transporte Público

2,4 mil pessoas foram entrevistadas

Seis municípios passaram pela pesquisa (Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo, Paulista e Igarassu)

86% usam o transporte coletivo diariamente

50% dos usuários têm horário certo para pegar coletivo

Sistema de Transporte em Pernambuco

1,8 milhão é o número de passageiros transportados por dia

15 mil é o número de rodoviários no estado

352 é o total de linhas em operação na Região Metropolitana do Recife

16 é o número de empresas de ônibus existentes na RMR

2.750 corresponde a frota de ônibus

Tempo de espera

45% dos entrevistados consideraram o serviço ruim/péssimo
27% regular
28% ótimo/bom

Percepção do cumprimento dos horários para pegar ônibus

46% Consideraram que os ônibus passam às vezes no horário
42% Acham que passam sempre
12% Afirmaram que nunca passam

Cortesia e atenção dos motoristas

71% Afirmaram que o comportamento é ótimo/bom
23% Acreditam que é regular
6% Consideraram ruim/péssimo

Tratamento dos motoristas e cobrador dispensado a idosos e pessoas com deficiência

60% Acreditam que agem de forma ótima/boa
24% Consideram o tratamento regular
13% Afirmaram ser ruim/péssimo
3% não opinaram

Queima de parada

58% Disseram que nunca/raramente ocorre queima
27% Afirmaram que de vez em quando acontece
15% Disseram que sempre

Limpeza interna dos veículos

63% Acham que os ônibus são ótimo/bom
32% Acreditam que é regular
11% Acham que é ruim/péssimo

Avaliação geral das empresas de ônibus

56% Dos entrevistados acreditam que o serviço é ótimo/bom
9% Disseram que é ruim/péssimo

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Fim do monopólio das empresas de transporte de passageiros em Porto Velho


Por 14 votos a favor e duas ausências de plenário, a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou a quebra do monopólio das empresas que exploram o serviço de transporte público de passageiros da capita do Estado. As ausências justificadas foram as dos vereadores Jean Oliveira (PSDB) e Pastor Delson (PRB) que são candidatos a deputado estadual.

No projeto que foi aprovado hoje e que deve seguir ainda esta semana para a sanção do prefeito Roberto Sobrinho (PT) o município terá que abrir uma concorrência pública para contratar mais empresas a fim de ampliar e melhorar o atendimento atualmente prestado aos usuários do sistema. O projeto também prevê a colocação de um ônibus para cada grupo de dois mil habitantes.

Na próxima semana, a Câmara vai votar outro projeto polêmico também relativo ao transporte público de passageiro. Trata-se do projeto que tira do Executivo Municipal o poder de decisão exclusiva sobre o valor das tarifas do sistema de transporte. A Câmara pretende participar das decisões sobre o aumento das tarifas junto com o município e as empresas de transportes.

Antes da votação, a qualidade do serviço prestado pelas empresas foi bastante criticada por vereadores. Os vereadores do PT não quiseram polemizar o projeto e preferiram votar a favor. Dezenas de estudantes da rede pública de ensino acompanharam a votação e as discussões sobre o projeto.

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