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Greve no Metrô de Recife prevista para hoje

segunda-feira, 23 de agosto de 2010


O ir e vir da população que usa metrô está em suspenso. É possível que, a partir das 22h de hoje, o sistema de metrô do Recife entre em greve, prejudicando diretamente os usuários dos trens e interferindo no trânsito. Por dia, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec) registra um movimento de 220 mil pessoas nas linhas Sul e Centro. São, na maioria, trabalhadores e estudantes que precisarão recorrer a outros meios de transporte caso a categoria confirme a paralisação.
Se isso ocorrer, o Metrorec acredita que poderá manter a operação nos horários de pico e o Grande Recife Consórcio de Transporte (antiga EMTU) garantiu um reforço de ônibus. Mas a troca do meio de transporte, além de alterar a rotina e representar um custo mais alto para o passageiro que percorre grandes distâncias, significa mais veículos em vias, incluindo mais ônibus, já em colapso.

O anúncio de greve preocupou o funcionário público Jarbas Barbosa, que usa a Linha Centro para vir de Jaboatão dos Guararapes ao Centro do Recife,onde trabalha, na Rua Floriano Peixoto. "Com o metrô, desço pertinho. Mas de ônibus vou precisar sair mais cedo ainda. É complicado, a gente é que sofre, né?", comentou. A técnica de enfermagem Laura Costa também espera que a greve não seja deflagrada, pois a partir de quarta-feira ela iniciará um estágio, no bairro de Afogados, e iria usar o metrô diariamente para sair de casa, também em Jaboatão. "O metrô é o transporte mais confortável e seguro. Durante meu curso, usei o sistema durante dois anos e já sofri com as greves nesse período. É horrível", disse.

A decisão, que determinará como será a terça-feira, será anunciada após a assembléia marcada para as 18h de hoje na Estação Central. Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Lenival José de Oliveira, a categoria aprovou a paralisação em uma reunião realizada na quinta-feira passada, mas não deflagrou o movimento imediatamente pois a legislação prevê um prazo de 72 horas após o anúncio. Ele justificou a greve como uma tentativa de restabelecer as negociações com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) após ter encaminhado um documento com nove cláusulas das 42 negadas, propondo a reabertura da mesa de negociações e a devolução de benefícios suspensos desde a interrupção da negociação, como os tickets de refeição e auxílio-creche do mês de setembro.

Fonte: Diário de Pernambuco

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Estação Vila Prudente do Metrô começa a funcionar nesta segunda


A Estação Vila Prudente do Metrô de São Paulo começa a funcionar nesta segunda-feira (23) no sistema de operação assistida, no qual os usuários podem experimentar o serviço de forma gratuita, em horários restritos. Durante o período da operação, a população poderá ir gratuitamente até a Estação Sacomã entre 9h30 e 15h, de segunda a sexta-feira.

A nova estação faz parte da Linha 2-Verde do Metrô, que passa pela Avenida Paulista e vai até a Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo. Com o novo trecho, são quase 15 quilômetros de extensão. No caminho ainda há a estação Tamanduateí, que ainda não está pronta. É nela que será feita a integração da Linha 2-Verde do Metrô com os trens da CPTM que ligam a capital e o ABC.

Foram dois anos e meio de obras até a estação ficar pronta. No conceito da construção, o projeto prioriza a iluminação natural e a economia de energia. Outros aspectos também chamam a atenção, como a porta da plataforma, a catraca em forma de porta de vidro e a escada rolante inteligente, que trabalha de acordo com o volume de pessoas.

Ainda não há previsão de quando a estação Vila Prudente começará a operar normalmente, com cobrança do bilhete. A previsão é de que 65 mil pessoas utilizem a estação por dia. O bairro de Vila Prudente tem uma população de 600 mil habitantes que vão se beneficiar com a nova estação.

Fonte: G1.com.br
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Rio ônibus, Confira os Horários e itinerários dos ônibus


A Rio Ônibus fornece aos usuários de ônibus da região metropolitana do Rio de Janeiro os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso o usuário basta clicar no link a seguir, Fazer Consulta Aqui, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo.


Este serviço também é ofertado em outras cidades do Rio de Janeiro como por exemplo a cidade de Volta Redonda que também presta os mesmos serviços a seus usuários.



Informação: Meu Transporte
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Horários dos ônibus de Belo Horizonte e Região Metropolitana aqui, Confira:


A BHTrans fornece aos usuários de ônibus da região metropolitana de Belo Horizonte os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso o usuário basta clicar no link a seguir, Horários Aqui, e fazer sua consulta, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo, este serviço também é ofertado em outras cidades de Minas Gerais e também do Brasil a fora.

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Salvador: Nova linha diminui percurso entre Paripe e Pituba


Uma nova linha complementará o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) que liga os bairros de Paripe e Pituba. A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) informou que a nova linha começa a circular a partir de segunda-feira (23) e fará um percurso alternativo, evitando a passagem pela Rótula do Abacaxi.

O itinerário da nova opção que transitará entre Paripe e a Pituba deve passar por trecho da BA 528 e da BR 324, a via acesso norte, na ida e na volta. Além de escapar dos congestionamentos na região da Rótula, a nova linha deve fazer maior número de viagens, já que o percurso é menor que o habitual. As informações são do Ibahia.

Fonte: Correio da Bahia
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Obras para desafogar trânsito na região da Pampulha (MG) só devem ficar prontas em 2011


Quem mora ou precisa passar por um dos 34 bairros que compõem a Pampulha convive com a desgastante rotina de congestionamentos. O colapso do sistema viário, principalmente em horários de pico, é reflexo do crescimento populacional ocorrido na última década na região, principalmente em bairros como Castelo e Ouro Preto. Mas obras viárias importantes para desafogar o trânsito só devem ficar prontas entre 2011 e 2013.

Dados da BHTrans (órgão municipal de transporte e trânsito da capital mineira) dão uma ideia do volume de tráfego na Pampulha. Pelos 3,8 km da Avenida Pedro I - que fazem a ligação da Pampulha, a partir da barragem da lagoa, com Venda Nova, na Avenida Vilarinho - passam 45 mil veículos. Já na avenida Antônio Carlos, circulam 80 mil veículos em uma extensão de quase 9 km.

Na Pampulha, a lentidão e o congestionamento atingem os principais corredores de tráfego, como as avenidas Pedro I, Carlos Luz e Antônio Carlos. A última via foi alargada recentemente e ainda passa por obras no Complexo de Viadutos da Lagoinha e em sua interseção com a Avenida Abraão Caram, onde está em construção outro complexo com dois viadutos. As vias secundárias, como as avenidas Portugal e Abraão Caram, também sobrem congestionamento.

Como relata a presidente da Associação Pró-Civitas, Juliana Renault Vaz, as conseqüências são “retenções constantes, barulho e confusão em áreas predominantemente residenciais e acidentes”.

A representante da associação reclama principalmente do volume de veículos, muitos deles pesados, que trafega pela avenida Otacílio Negrão de Lima. A via contorna a Lagoa da Pampulha e abriga monumentos modernistas tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

- Com a lentidão e as retenções no primeiro trecho da avenida Antônio Carlos, que são constantes mesmo com a implantação da trincheira na confluência das duas vias, os motoristas preferem passar pela orla, que é uma via turística e não está preparada para isso.

Morador do Bairro Enseada das Garças e vice-presidente do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha (Propam), Carlos Moreira considera que a lentidão do tráfego da Avenida Portugal é resultado da última intervenção feita na via pela prefeitura, que implantou ilhas para travessia de pedestres em vários pontos de sua extensão.

O taxista José reclama também da interseção da avenida Presidente Carlos Luz com a rua Conceição do Mato Dentro, acesso aos bairros Ouro Preto e Castelo. Juliana Vaz afirma que a BHTrans já apresentou a membros da associação um projeto para requalificar a via. A empresa confirma a existência do projeto, mas diz que ele ainda não foi discutido com a comunidade e que, por isso, detalhes sobre a possível intervenção não podem ser divulgados ainda.

Outra obra em curso que pode melhorar o tráfego local é a ligação entre as avenidas Pedro II e Tancredo Neves. Ela permitirá mais um acesso aos bairros Ouro Preto e Castelo, explica o engenheiro Silvestre de Andrade, sócio diretor da Tectran, empresa especializada em engenharia consultiva.

Desviar o tráfego do centro, melhorando as ligações transversais da cidade, e privilegiar o transporte coletivo são as sugestões do especialista em engenharia do transporte e assessor técnico da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Rogério da Silva Monteiro, para o trânsito de Belo Horizonte. Entre as vias transversais que poderiam ser melhor aproveitadas, ele cita a Avenida Portugal, que corta três regiões da capital: Venda Nova, Pampulha e Norte.

- A [avenida] Portugal é transversal, mas recebeu tratamento de via coletora, com quebra-molas e ilhas. Para a avenida, seria possível pensar na implantação de uma pista exclusiva de ônibus, aproveitando o recuo que existe na sua parte sul.

O diretor operacional da Sudecap (Superintendência do Desenvolvimento da Capital), Roger Gama Veloso, afirma que a prioridade de todas as intervenções em curso ou programadas para a Pampulha é o transporte coletivo. Ele cita a implantação do projeto Transporte Rápido por Ônibus (BRT) nas avenidas Pedro I, Antônio Carlos, Carlos Luz e Pedro II.

Veloso antecipa que nas obras da Pedro I estão incluídos a construção de dois viadutos na interseção da via com a Avenida Portugal, a instalação de pista exclusiva para ônibus, e mais um complexo de viadutos na avenida Vilarinho para a integração com a estação do metrô.

O conjunto de intervenções foi orçado em R$ 300 milhões. O edital de licitação para a execução das obras, excluindo as intervenções na Vilarinho, deve ser publicado em setembro. O início das obras está previsto para março de 2011 e a conclusão, no final de 2012. O diretor ainda acrescenta que as obras nas avenidas Pedro II e Carlos Luz, que devem consumir mais R$ 146 milhões, têm início previsto em julho do próximo ano, com conclusão em dezembro de 2013.

Fonte: R7.com
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