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Fortaleza: Greve de motoristas de ônibus para avenidas de grande fluxo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


O Centro de Fortaleza, as ruas e as avenidas que dão acesso aquela área pararam totalmente ontem à tarde. O caos foi resultado da estratégia utilizada por motoristas, cobradores e fiscais do transporte público que entraram em greve por tempo indeterminado. Desta vez a ação adotada pelo movimento foi diferente da greve anterior em que paravam os terminais. Antes, o que estava concentrado em locais estratégicos como garagens, chegou até mesmo às ruas e calçadas das residências.

Aguanambi, Domingos Olímpio, Tristão Gonçalves, General Sampaio, Carapinima, 13 de Maio, da Universidade e João Pessoa foram as principais avenidas que tiveram fluxos de veículos interrompidos.

Até quem não utiliza o transporte público acompanhou o desespero de milhares de pessoas que tentavam chegar aos seus destinos. Elas eram obrigadas a descer dos ônibus por orientação dos fiscais do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que temiam a violência provocada pelos manifestantes. O problema é que os grevistas abordavam os ônibus, secavam os pneus e, aos poucos, as ruas estavam bloqueadas.

O trânsito virou um caos. Ao tentar furar o congestionamento instalado, motoristas de carros particulares e motociclistas invadiam as calçadas e assustavam os milhares de pedestres que transitavam, em sentido duplo, as avenidas e ruas. Idosos e até crianças tiveram que caminhar longas distâncias. Das 16 até as 20horas, um congestionamento de aproximadamente seis quilômetros se formou entre os bairros Porangabussu e Centro.

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) tentavam controlar alguns trechos caóticos, como a Avenida Domingos Olímpio, onde um ônibus ficou atravessado no cruzamento com a Tristão Gonçalves. No entanto, o esforço não foi suficiente para conter o movimento. Tanto que, o Batalhão de Choque foi acionado para dar reforço. Helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) sobrevoaram a área central no horário de pico.

Nos locais em que a AMC não conseguiu chegar, motoristas de ônibus que não aderiram à greve foram obrigados a abandonar seus carros por conta dos bloqueios provocados.Iniciada ao meio-dia em avenidas de grande fluxo como José Bastos, Leste-Oeste, Bezerra de Menezes, Dedé Brasil, Santos Dumont e com reflexos nos terminais, a segunda greve instaurada em 50 dias, chegou ao seu ápice.

A segurança foi reforçada em cada terminal. Na Parangaba, por exemplo, 40 agentes do pelotão especial da Guarda Municipal montaram vigilância desde as primeiras horas da manhã. Uma viatura da PM circulava de meia em meia hora com a ajuda de motopatrulheiros. O Sindiônibus também disponibilizou um carro-socorro para a reposição de pneus e uma equipe de mecânicos.

As empresas fizeram o mesmo, no entanto, os mecânicos não conseguiram suprir a demanda. Para se ter uma ideia, somente na Domingos Olímpio, entre a Avenida de Universidade e a Imperador, 50 ônibus tiveram os pneus esvaziados.



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Órgãos do setor de transporte vão aumentar fiscalização no corredor Diadema - São Paulo


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a SPTrans, empresa da Prefeitura de São Paulo que cuida do setor de transportes coletivos e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), vão reforçar a fiscalização dos veículos que circulam pelo Corredor Diadema – São Paulo para garantir que apenas os ônibus autorizados usem a faixa exclusiva. A decisão foi tomada na quarta-feira (11), quando representantes dos órgãos estiveram reunidos.
Além disso, para aumentar a segurança dos pedestres, a CET vai colocar agentes orientadores de travessia nos principais pontos do corredor. Os alambrados também serão substituídos por gradis reforçados. Com 12 km de extensão, a faixa exclusiva passa por vias como avenida Presidente Kennedy, em Diadema, e avenida Vereador João de Luca, na zona sul da capital. O corredor foi inaugurado no dia 30 julho pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB).
Segundo a EMTU e a SPTrans, só podem circular no corredor ônibus com porta à esquerda. A única exceção é para os coletivos que fazem o atendimento do serviço semi-expresso, de Diadema a Berrini. Estes não possuem porta à esquerda, mas não realizam paradas durante o trajeto.

Fonte: R7.com


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Curitiba: Recarga de cartões-transporte fora do ar


O trabalho das equipes de manutenção dos aparelhos para compra ou carga de créditos e bloqueio de cartões-transporte, a Urbs, responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte coletivo urbano, manterá fora do ar esses equipamentos no fim de semana, das 20h de sexta-feira, até as 6h de segunda-feira.

Os passageiros do sistema poderão usar os cartões para embarque normalmente nos terminais e estações-tubo, com os créditos que já tenham carregado. O funcionamento dos equipamentos será normalizado a partir das 6h de segunda-feira. “O objetivo da manutenção é garantir o bom funcionamento dos equipamentos”, explica o diretor de Transporte da Urbs, Fernando Gighnone.

Fonte: Paraná-Online


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Transporte coletivo de Bauru recebe 22 novos ônibus 'acessíveis'


Mais 22 ônibus novos totalmente equipados com dispositivos de acessibilidade passam a circular neste mês pelas ruas da cidade, dentro do programa de renovação de frota das concessionárias Grande Bauru e Baurutrans.

O transporte coletivo urbano passa a oferecer 179 ônibus 'acessíveis', equivalendo a 81% da frota operacional. Os novos carros apresentam plataforma de elevação e nicho interno de fixação para cadeira de rodas - onde também pode-se optar por acionar assento dobrável, com espaço para cão guia.

De acordo com as normas que regulamentam o setor, ainda é oferecido banco especial para pessoas obesas. E os assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são destacados na cor amarela.

Atendendo às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama),os ônibus são equipados com motores eletrônicos com menor emissão de poluentes, parametrizados para limitar a velocidade em 60 km/h, e carroceria com vedação que proporciona maior conforto acústico interior.

Fonte: 94FM


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Grande Recife: Bairro de Paulista está sem transporte público


Na Rua 159, no bairro de Jardim Paulista, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, os ônibus pararam de circular porque as empresas que atendiam o local decidiram desativar o terminal por conta de um buraco.

Os moradores precisam andar cerca de 15 minutos para conseguir transporte público. “Começou por causa de um vazamento da Compesa. O pessoal de um condomínio pediu, e elas compareceram. Aí tiraram as pedras dos lugares, mas não colocaram de volta. Chamamos a prefeitura de Paulista, mas disseram que quem tem que fazer é a Compesa.

Ninguém resolve”, disse a dona de casa Luzinete Alves de Lemos.Enquanto isso os moradores sofrem com a falta de transporte. Os ônibus param longe. É preciso andar muito para chegar até a parada. A obra foi concluída em fevereiro e a situação só piora a cada dia: "estamos gastando com peças, pneus e, quem precisa ficar indo e vindo, é ruim", disse o motorista Luiz Ribeiro.

A equipe de reportagem da Rede Globo ligou para Compesa e para a Prefeitura de Paulista para saber quem vai consertar o buraco na rua 159. A Prefeitura assumiu a responsabilidade e informou um prazo para o início da obra: dia 20 de agosto.

Fonte: Pe360graus.com


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TRT determina o fim da paralisação dos rodovíários em Fortaleza


O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, desembargador Manoel Arízio Eduardo de Castro, reconheceu, no início da noite de ontem, a abusividade da greve deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro). No despacho, determinou a volta imediata ao trabalho de motoristas, trocadores e fiscais. Caso ocorra o descumprimento, esses profissionais ficarão passíveis de demissão por justa causa.

A solicitação de reconhecimento da abusividade foi feita pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Sindiônibus), que documentou provas com base nas matérias jornalísticas exibidas pelos noticiários das televisões de Fortaleza, que mostraram motoristas depredando ônibus, furando pneus e fazendo a população descer dos coletivos. Argumentou, também, que ação dos grevistas gerou um verdadeiro caos no trânsito da cidade.

O assessor jurídico do Sindiônibus, Cleto Gomes, faz apelo para que os profissionais retornem, dentro da normalidade, às suas atividades e aguardem as determinações judiciais sobre o dissídio coletivo.DissídioO procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará, Francisco Gérson Marques de Lima, ajuizou, no final da tarde de ontem, perante o (TRT), dissídio coletivo de greve referente aos trabalhadores em transportes rodoviários.

A ação judicial foi proposta após motoristas, cobradores e fiscais do transporte coletivo urbano de Fortaleza terem iniciado ontem uma nova paralisação, aprovada em assembleia da categoria acontecida no último sábado, dia 7.

No dissídio, o procurador sugere que seja fixado reajuste de 10% para os trabalhadores do setor, retroativo a 1º de maio último (data-base da categoria). Ele também pede a concessão de tutela antecipada para que as empresas adiantem, desde já, aos trabalhadores, o percentual de 5,5% retroativo a 1º de maio.

O percentual indicado para o adiantamento é o proposto pelo Sindiônibus e que, segundo as empresas, já começou a ser pago no início deste mês. A diferença em relação ao percentual que vier a ser fixado pelo Tribunal Regional do Trabalho ao final do processo será desembolsada posteriormente.Em seu parecer, Géson Marques justificou o fato de ter mudado o percentual por ele anteriormente proposto de 8,7% para o agora formulado de 10%, alegando que fatos novos motivaram a nova propositura.

Reunião

O desembargador Arízio de Castro agendou para a próxima terça-feira, dia 17, reunião para uma tentativa de negociação entre patrões e empregados.Hoje, ele analisa e determina a posição do TRT sobre a sugestão do procurador do MPT no que se refere à concessão de tutela antecipada.

Leis de trânsito ignoradas

No cruzamento das avenidas João Pessoa e Universidade, os fotossensores disparavam flashs continuamente. Os condutores de carros e motos ignoravam as cores do semáforo, invadindo as preferenciais, ocasionando o risco de graves colisões. "Parece o fim dos tempos, sabe aquele filme o Armagedon?", disse a secretária Lídia Louvriei.

Caminhando desde o Centro até o Porangabussu, ela deparou-se com milhares de pessoas que pareciam compor uma verdadeira procissão de penitentes. Adentrando o meio das ruas, pedestres tentavam parar as topics de qualquer maneira.

Na Avenida João Pessoa, no cruzamento com a Rua Delmiro de Farias, próximo ao Colégio Salesiano, um congestionamento começava a se formar de forma intensa. Nas ruas perpendiculares, os ônibus rodavam em operação tartaruga, bem próximos uns dos outros, impediam que o fluxo prosseguisse.

O patrulhamento dos policias do Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) chegou ao local às 17h30. A partir do cruzamento da Avenida João Pessoa com Rua João Sorongo, próximo a sede do Ceará Sporting Clube, a população era orientada a descer dos ônibus. Indignados por não terem o valor das passagens devolvidos, as pessoas reclamavam e tentavam protestar como podiam.

A funcionária pública Fátima Bastos, de 63 anos, pretendia chegar em casa como nos dias anteriores. Porém, em virtude da greve, não viu nenhuma possibilidade de volta para casa até, pelo menos, às 20 horas. A orientação dos fiscais era para que seguissem a pé. O que parecia impossível já que ela deveria ir ao Conjunto Ceará.

Por volta das 17 horas, na Av. Raul Barbosa, circulavam muitos ônibus vazios, alguns com os letreiros dos itinerantes desligados, outro com destinos diferentes dos convencionais.



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