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Porto Alegre: Prefeitura corre contra o tempo para salvar investimentos nos Portais da Cidade

sexta-feira, 16 de julho de 2010


A prefeitura de Porto Alegre corre contra o tempo para garantir recursos conquistados junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), instituição financeira internacional com sede em Caracas, na Venezuela, para o projeto Portais da Cidade. A proposta prevê a construção de três grandes terminais de ônibus e a adaptação do terminal Triângulo, na Assis Brasil, na Capital.

A partir desses portais, passageiros vindos dos bairros e da região metropolitana de Porto Alegre seguirão viagem em ônibus articulados. A intenção é reduzir o número de veículos no Centro.

Do custo total estimado de US$ 210 milhões (R$ 372 milhões), o projeto tem US$ 100 milhões (R$ 177 milhões) garantidos pela CAF. Pelo termo de cooperação assinado em 16 de novembro passado, o município precisa realizar, por meio de consultorias privadas, uma série de análises prévias como pré-requisito para a liberação do financiamento. Para essa etapa, foram antecipados US$ 1 milhão (R$ 1,7 milhão).

Até novembro para definir modelo e localizações
Apontado como capaz de reorganizar o transporte público de Porto Alegre para a Copa de 2014, o projeto tem até novembro para ter definidas as localizações de terminais e modelo das estações.

A prefeitura agora tenta acelerar estudos em andamento para não perder o empréstimo assegurado. Dividida em seis partes, a fase inicial teve início apenas em abril, com a contratação da empresa Logitrans, de Curitiba.

Ao assumir a prefeitura, em 30 de março, José Fortunati formou uma nova equipe para tratar do projeto. Com base em análises de técnicos como o engenheiro civil Romano Botin, então diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e o arquiteto Severino Feitoza, também da EPTC, a prefeitura sugeriu mudanças relevantes no projeto.

A principal delas era alterar o modelo do Bus Rapid Transit (BRT), sistema de corredores exclusivos para ônibus e veículos mais rápidos e com mais capacidade de passageiros. A ideia era rebaixar as plataformas das estações para facilitar a ampliação do sistema para toda a cidade. Alegando cláusula contratual, a Logitrans informou, dia 8 de julho, que não poderia alterar o modelo das plataformas.

Como funcionará
- Os passageiros de ônibus procedentes dos bairros da Capital e da Região Metropolitana desembarcarão nos portais e no terminal Triângulo.
- Desse terminal, tomarão ônibus articulados especiais para seguir viagem dentro da cidade.
- Os veículos percorrerão corredores exclusivos em direção ao centro de Porto Alegre. Também haverá conexões entre os portais.
- A ideia é reduzir o volume de ônibus que se deslocam por dia ao Centro, 33 mil em média.
- O projeto prevê que os ônibus partam de três em três minutos dos portais.
- O passageiro continuará pagando apenas uma passagem, mesmo tomando mais ônibus, desde que não saia dos portais ou das estações.
- Nos trajetos, serão construídas estações de embarque e de desembarque com plataforma elevada em relação à via. O passageiro pagará ao ingressar nas estações.
- Cada portal terá um prédio, com terminal de ônibus, estacionamento subterrâneo para carros, bicicletário e serviços.

Fonte: Diário Gaúcho
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"Estação Penha, do Metrô, será conectada à linha da CPTM"


O senador Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo de São Paulo, afirmou, nesta quinta-feira (15/07), que pretende transformar a estação Penha, da Linha Vermelha do Metrô, em um ramal de interligação com a CPTM. Durante caminhada pelos bairros São Miguel Paulista e Itaim Paulista, zona leste da capital paulista, Mercadante garantiu que vai dobrar a capacidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e dar aos trens qualidade de Metrô.

“Em dois anos, nós vamos dobrar a capacidade de transporte de passageiros nos trens da CPTM. Temos como colocar até mil carros novos nas linhas e, com essa alça na linha vermelha, vamos aliviar muito essa sobrecarga nos sistemas de transporte”, explicou Mercadante. Segundo ele, o problema de transporte na zona leste é conseqüência da falta de oportunidades de trabalho na região, que obriga os moradores a trabalhar no centro.

“Se nós gerarmos mais empregos aqui [na zona leste] e se complementarmos o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ para gerarmos mais oportunidades de moradia no centro, vamos melhorar bastante o problema do transporte”, afirmou. “Além disso, temos que trazer incentivos fiscais para gerar empregos principalmente na área de serviços para a zona leste”, explicou Mercadante.

Acompanhado de vereadores da capital e de lideranças locais, Mercadante caminhou pelos bairros de Itaim Paulista e São Miguel Paulista e conversou com comerciantes e moradores. Além de prometer investimentos para a CPTM e para o Metrô, o senador também assumiu o compromisso de expandir os corredores de ônibus.

Fonte: Mercadante 13
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Várzea Grande terá dois corredores de BRT


O analista de infraestrutura da Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Igor Guerra, adiantou ontem, durante o 1º Seminário de Mobilidade Urbana, que Várzea Grande terá dois dos três corredores rápidos para ônibus, os BRTs, projetados para Cuiabá. Igor participou como palestrante do seminário que é uma promoção da Agência Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande. O anuncio representa a confirmação de que a proposta dos Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, está praticamente descartada.
Segundo Guerra um dos BRTs ligará a Avenida Rubens de Mendonça até o Aeroporto Marechal Rondon e também um outro, o corredor da rodovia Mário Andreazza que ligará o trevo do Lagarto até a ponte Mário Andreazza, seguindo até a Arena Pantanal (antigo estádio Verdão). Ele ressalta que os BRTs é uma espécie de metrô, mas de superfície onde os ônibus se deslocam com rapidez trazendo mais conforto para os habitantes e passa a ser um incentivo a um transporte barato e acessível a todos. Com isso, muita gente passa a deixar o automóvel em casa.
Além disso, evita congestionamentos no trânsito o que causa prejuízo para toda a sociedade, pois os veículos ficam horas parados. Ele acrescentou que o Governo Federal reservou R$ 85 milhões para a reforma do Aeroporto Marechal Rondon que quadruplicará de tamanho. “Existe um esforço significativo entre os governos federal, estadual e municipal para solucionar o problema de mobilidade urbana”, frisa.
Igor Guerra destaca que o Ministério das Cidades ao vai resolver o problema nas cidades da Copa 2014, mas investir e melhor alguns eixos de mobilidade. São ligações entre o Aeroporto Marechal Rondon a Arena Pantanal, Rodoviária, região hoteleira. “Em Cuiabá, são três BRTs. Um deles, em Cuiabá, liga o Coxipó ao centro”.
Nas melhorias da mobilidade urbana, serão investidos R$ 481,2 milhões do Governo Federal com contrapartida do Governo Estadual.

Fonte: Redação/24H News
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Trem-bala que vai ligar SP ao RJ pode custar R$ 50 bilhões


Na avaliação de um executivo de uma grande construtora interessada no trem-bala, que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, as empresas que participam do consórcio da hidrelétrica de Belo Monte não têm capital suficiente para bancar participação relevante no projeto.

A ideia do governo é formar dois consórcios para disputar o leilão do trem-bala. Um deles incluiria empresas que já estão em Belo Monte, como a Bertin, e grupos sul-coreanos; outro pode associar a Andrade Gutierrez a grupos japoneses.
O Planalto pretende ainda criar uma estatal para ser sócia da vencedora do leilão e financiar, via BNDES, 60% da obra ou R$ 19,9 bilhões -- o que for menor.

Nem condições de entrar no projeto do trem-bala sem se associar a um dos grupos estrangeiros que detêm a tecnologia e a experiência para esse empreendimento.
Estudos preliminares feitos por essa construtora sugerem que o custo do projeto fique perto de R$ 50 bilhões.

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Senado autoriza financiamento externo para metrô de SP


O Diário Oficial da União trouxe na edição de hoje resoluções do Senado que autorizam a contratação de financiamentos externos para obras das linhas Lilás e Amarela da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Para o Programa de Expansão da Linha Lilás, trecho Largo Treze-Chácara Klabin, o Senado autorizou a contratação de financiamento parcial de US$ 650,4 milhões junto ao Banco Mundial e mais US$ 480,9 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Já para a Linha Amarela - que atualmente tem apenas o trecho Paulista-Faria Lima inaugurado, o Senado autorizou a contratação de US$ 130 milhões do Banco Mundial e mais US$ 130 milhões com o consórcio de bancos privados japoneses liderados pelo Sumitomo Mitsui Banking Corporation.

Fonte: Estadão
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Metrô Rio terá esquema especial para Maratona do Rio

O Metrô Rio terá esquema especial para atender os atletas e o público que for assistir à Maratona do Rio no próximo domingo, no Aterro do Flamengo. Os trens vão operar a partir das 5h, duas horas antes do horário de funcionamento aos domingos, até as 23h.
A empresa terá um estande de 50m², em frente à área VIP do evento, com um painel onde o público poderá tirar uma foto gratuitamente. Também será feita distribuição de brindes. O Metrô Rio será responsável pelo transporte dos atletas VIPs que vão participar da Meia Maratona.

Fonte: O Dia
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