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Metrô Rio investe R$ 13 milhões na reforma do ar condicionado dos trens

quinta-feira, 17 de junho de 2010


A concessionária Metrô Rio está reformando dos equipamentos de ar condicionado de todos os 182 carros que compõem os 32 trens da frota. Ao todo, serão gastos R$ 13 milhões na substituição de todos os condensadores, na reforma dos evaporadores e compressores para melhorar o desempenho do sistema e aumentar vida útil de cada um dos 364 aparelhos instalados, sendo dois por carro. A expectativa da empresa é que todos os trens estejam com desempenho melhor até novembro, antes do próximo verão.
A reforma está sendo feita aos poucos, para não prejudicar o atendimento à população, já que exige a paralisação dos carros. Já foram reformados 24 carros e, a cada dia, um é retirado de operação para que o trabalho seja feito. As mudanças foram sugeridas pelas consultorias internacionais Carrier e a Interfleet, contratadas pela empresa para estudar as melhorias tecnicamente possíveis na frota atual do metrô, comprada pelo governo do estado na década de 70, e com tecnologia já ultrapassada.
Segundo a empresa, os 19 novos trens comprados no ano passado, que estão em fase de fabricação, terão sistema de ar condicionado 33% mais potente, com capacidade de 28 TR (toneladas de refrigeração por carro), contra as 21 TR atuais. Os novos trens chegam a partir do segundo semestre de 2011. A empresa também diz que está aumentando os recursos aplicados em manutenção: foram gastos R$ 20 milhões em 2008, R$ 27,4 milhões em 2009 e a previsão para este ano é de R$ 33 milhões.

Fonte: O Globo
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Primeiro dia com frota de ônibus reduzida complica vida do brasiliense


Quem utilizou o transporte público para se locomover no Distrito Federal, na manhã desta quinta-feira (17/6), enfrentou, além da lentidão, uma espera que chegou a 1h30, já que os coletivos passaram nas paradas lotados e não conseguiram atender a demanda no horário de pico, entre 5h e 8h30. Em reunião na manhã desta quarta-feira (16/6), a diretoria do Sindicato dos Rodoviários decidiu, como forma de protesto, colocar os coletivos na ruas fazendo uma "jornada legal", o que representa menos 25% de ônibus rodando nas vias do DF.

A assitente de governaça - que mora em Vicente Pires - Patrícia Giordania Sousa Gonçalves, 36 anos, sofreu com a redução da frota. Ela precisou pegar carona até a rodoviária do Plano Piloto para chegar ao trabalho hoje. "Geralmente pego o ônibus às 5h30, mas não passou nesse horário. Depois de algum tempo passaram dois ônibus lotados, que nem pararam", diz.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Ozório, o primeiro dia com menos coletivos em circulação ocorreu sem incidentes, com apenas uma manifestação de moradores em São Sebastião. "A falta de carros cumpriu o seu objetivo que foi reduzir os ganhos dos empresários", diz Osório.

De acordo com ele, não há previsão de outro tipo de manifestação por parte dos rodoviários hoje.Desde a meia-noite de quinta-feira, os rodoviários pararam de fazer a chamada meia hora - trabalho extra que varia de 30 minutos a quatro horas diárias, o que implica ônibus lotados nos horários de rush, entre 5h e 8h30 e 16h e 20h.

Protesto

Por volta de 7h, moradores de São Sebastião interditaram a via principal da cidade em protesto por conta dos ônibus que passavam pelo local superlotados e, por isso, não paravam. Quatro coletivos foram impedidos de passar. A polícia foi chamada e conseguiu que uma empresa de ônibus enviasse mais dois veículos para levar os passageiros que se indignaram para a rodoviária. No entanto, como parte deles já havia se atrasado ou mesmo perdido compromissos, se recusou a embarcar e permaneceu na via, que foi liberada por volta de 10h. O trânsito precisou ser desviado.

Reivindicações

Os rodoviários pedem um reajuste salarial de 20%, além da renovação do acordo coletivo, que garante tíquete alimentação, cesta básica, quinquênio, e jornada de seis horas corridas.Até o momento, não houve nenhum tipo de acordo entre os rodoviários e empresários, que alegam não ser possível o reajuste sem aumentar o valor da passagem. Segundo a assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte do DF, não nenhuma reunião está marcada para resolver o impasse com a categoria.

Fonte: Correio Braziliense
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São Paulo: EMTU fala com exclusividade sobre reorganização dos transportes intermunicipais do ABC Paulista


Área é a única do Estado que ainda não passou por reformulação com o novo modelo operacional da gestora do governo paulista. Frota é a mais antiga das regiões metropolitanas e EMTU sugere que o entrave é das empresas.

Levantamento da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – constata que das linhas intermunicipais que servem o Estado de São Paulo, a idade média da frota do ABC Paulista é uma das maiores.Em alguns casos, os ônibus ultrapassam a 15 anos de idade, sendo esta média é de 9 anos e meio, superior ao considerado ideal de 5 anos para a frota dos ônibus urbanos na Grande São Paulo.

Regiões de Osasco, Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, já apresentam médias de idade de frota em torno de 3 anos.O Blog entrou em contato com a EMTU por e mail. A justificativa pela existência dessa frota antiga veio pela não realização da licitação da área 5, a única ainda não reformulada, o que implicaria, entre outras medidas, a renovação dos ônibus. A assessoria da presidência da EMTU, nos escreveu o seguinte:
“ Informamos que está em andamento o processo de concessão das 122 linhas de ônibus intermunicipais metropolitanas da região do ABC, gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP.
A denominada Área 5, que inclui os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, é a única da Região Metropolitana de São Paulo onde, ainda, não se colocou em prática o novo modelo operacional que promoverá a flexibilidade no planejamento da rede em consonância com a dinâmica do sistema de transporte metropolitano por ônibus.

As alterações e criação de linhas serão avaliadas mais rapidamente, por conta da redução do número de interlocutores, que hoje no ABC somam 36 empresas de ônibus. As discussões para a melhoria do serviço ocorrerão somente com a concessionária.
O prazo da concessão será de 10 anos e, no novo modelo operacional, o planejamento do sistema deixa de ser por linha e passa a ser por área geográfica, diminuindo, assim, os custos do transporte e agilizando as decisões para um serviço mais racional. Assim como nas outras quatro Áreas de Operação, haverá a renovação da frota com a exigência de manter a idade média de seis anos na região. Hoje a idade média no ABC é de nove anos e meio.”
O número de 36 empresas de ônibus é considerado pela EMTU alto. Com a reformulação, tais empresas deveriam se unir em consórcios. Novas linhas seriam estudadas e as sobrepostas, quando mais de uma linha percorre boa parte do itinerário no mesmo trajeto, seriam racionalizadas, com a diminuição do número de linhas e aumento da oferta de veículos.

A EMTU, no entanto, sugere que o entrave é a postura das empresas que operam no ABC. As únicas que não concordaram com o novo modelo da gestora que controla os transportes intermunicipais por ônibus em três regiões metropolitanas do Estado: Baixada Santista, Campinas e São Paulo.


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Transporte coletivo da cidade de Canoas deverá ter GPS


Até o final do ano a Prefeitura pretende implantar um sistema de monitoramento por satélite (GPS) nos ônibus de Canoas. De acordo com o secretário-adjunto de Transporte e Mobilidade, Carlos Candiota, estão sendo estudados os modelos e a tecnologia a ser usada. A Sogal, concessionária do transporte coletivo, afirma que ainda não recebeu projeto formalizado da administração municipal, não sabendo, portanto, custos ou detalhes da iniciativa. Conforme Candiota, as experiências de Porto Alegre e Curitiba servem de exemplo. Na Capital os usuários podem consultar online, via Internet, o posicionamento, deslocamento e previsão de chegada dos veículos em paradas da zona central. Em alguns pontos foram instalados totens onde os passageiros pesquisam rotas e iontervalos dos ônibus. Nos próximos meses um projeto-piloto deverá estar funcionando nas ruas da cidade para testar o novo sistema.

Fonte: Jornalnh.com.br

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Passe Livre continua sem recarga até semana que vem


A recarga dos cartões do passe livre estudantil continuará suspensa até semana que vem, prazo em que o governador Rogério Rosso (PMDB) pretende costurar o entendimento com os deputados sobre as mudanças na lei em vigor. Hoje e amanhã, os técnicos da Câmara Legislativa se debruçarão sobre as propostas de governo para sanar os problemas do benefício e as intervenções feitas pelos distritais. Ontem, avançaram pouco as negociações no segundo encontro entre representantes do Executivo e do Legislativo. Apenas 16 dos 24 deputados estiveram presentes na reunião da residência oficial, em Águas Claras. A bancada do PT, que apresentou um substitutivo ao projeto do governo, não compareceu. A sugestão da oposição é eliminar o limitador social como critério de concessão do benefício, ao contrário do defendido pelo GDF. Segundo Rosso, o limitador de quatro e seis salários mínimos foi acatado pelos distritais presentes, como a transmissão do controle do gerenciamento do benefício e do cadastro dos beneficiários à Secretaria de Educação.

Fonte: Correio Braziliense
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Fortaleza: Greve de ônibus completa 10 dias


A greve dos cobradores e motoristas de ônibus de Fortaleza, no Ceará, entra no décimo dia nesta quinta-feira (17. Cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte coletivo da cidade estão prejudicados. Apesar de a greve continuar, a situação nesta quinta é mais pacífica do que foi na quarta-feira (16), quando um homem se feriu durante confrontos com a Guarda Municipal.

Os motoristas pedem 33% de reajuste salarial, enquanto os empresários estão oferecendo 5,5%. Após descumprirem uma determinação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 7ª região, o Sintro (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará) terão que pagar uma multa de R$ 90 mil. Ficou estabelecido que eles circulem com 70% da frota nos horários de pico e com 50% fora do pico. O dinheiro será revertido para o Fundo de Amparo ao Trabalhador. O Sintro afirma que está circulando com o número estabelecido nesta quinta-feira.

Na quarta, uma confusão por causa da greve tomou conta do terminal Parangaba. Motoristas e cobradores estão em greve porque reivindicam um aumento no salário.

A greve começou no início da semana.O confronto começou logo no início da manhã, quando os terminais ficaram lotados e as pessoas não conseguiram ir trabalhar porque não havia ônibus. Revoltados, eles fecharam o terminal do Parangaba e a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram chamadas. Eles tentaram retirar as pessoas do local e alguns acabaram feridos por golpes de cassetetes. Houve tiro, mas ninguém foi atingido.

Fonte: R7.com
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